BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 9 de maio de 2010

Registro: niterói comemorA O centenário de NASCIMENTO DE CHICO XAVIER

Paulo Sérgio M. Peixoto – Diretor de Comunicação Social Espírita do 38º. Conselho Espírita de Unificação de Niterói – (paulosergio@internit.com.br)- 1º de maio de 2010.

Diversos eventos marcaram as comemorações do centenário de Chico Xavier nesta cidade com destaque para o VII Mês da Cultura Espírita de Niterói, promovido pelo 38º Conselho Espírita de Unificação de Niterói (38º. CEUNIT) em abril passado.

O mesmo foi aberto com a palestra “União e Unificação” proferida por Humberto Portugal, do Conselho Espírita de Unificação de Niterói – CEERJ, e outros eventos: a apresentação do Concerto Musical Nós e Vozes, no Campo de São Bento; a peça teatral “Renúncia”, produzida pela Cia. Teatral Os Mensageiros, no Teatro Municipal de Niterói; palestras de pessoas que conviveram com o médium de Uberaba, como: Yeda Hungria (“Um Homem Chamado Amor”); Leonardo Meirelles (“Chico Xavier em Niterói”) e Jhon Harley (“Chico Xavier em Pedro Leopoldo”).

Destaque, dentro desta programação, a Sessão Solene comemorativa do Dia do Livro Espírita, com a conferência “Chico Xavier – Mandato de Amor”, apresentada pelo orador e autor Geraldo Lemos Neto, de Belo Horizonte, realizada, em 23 de abril, no Instituto Espírita Bezerra de Menezes (IEBM).

A solenidade foi transmitida pela TVCEI e pela TV CEERJ, e gravada pela Rádio Rio de Janeiro para veiculação posterior, teve a cobertura do jornal Correio Espírita e a presença de mais de 100 pessoas.

Em clima de elevada espiritualidade, o encontro contou com a participação do Coral Boa Nova, do Grupo Espírita da Fé. Além do orador, falaram Renato Prieto, ator do filme “Nosso Lar” e o Vereador Felipe Peixoto, autor dos projetos de lei que criou o “Dia do Livro Espírita” e que nomeou de “Chico Xavier” a Via em torno da Lagoa de Piratininga, nesta cidade.

O livro “Sementeira de Paz” foi lançado por sua organizadora Wanda Joviano, filha de Rômulo Joviano – chefe do Chico, na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo –, publicado pela Vinha de Luz – Serviços Editorias. A obra é baseada em mensagens inéditas de Neio Lúcio, psicografadas pelo médium homenageado, e guardadas por mais de cinqüenta anos pela família Joviano.

Além dos dirigentes do 38º. CEUNIT e de diversas Instituições espíritas e não espíritas da região, estiveram presentes Darci Neves Moreira e Jandira Freitas, diretoras do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ); Maria José Gomes da Silva, diretora da Rádio Rio de Janeiro; Saulo de Tarso Ferreira, diretor do jornal Correio Espírita; Carlos Henrique Assunção (Caique), produtor da Cia. Teatral Os Mensageiros; Cristina Targino, do IEBM, e Yeda Hungria, produtora do jornal O Espírita Fluminense.

Ainda em comemoração aos 100 anos de Chico Xavier, foi inaugurado, em 25 de abril último, o Núcleo Espírita Chico Xavier, em Piratininga. A nova instituição é coordenada por Márcio Hungria, com o apoio, de seus pais Fernando e Yeda Hungria, de Celso Rufino, de Regilda Medeiros e de outros colaboradores. O evento, prestigiado por 160 confrades e dirigentes de instituições espíritas da cidade, teve as participações do orador Geraldo Lemos Neto, de Belo Horizonte; do entrevistado Eurípedes Higino dos Reis, filho do coração do Chico, de Uberaba e de Neuza Aparecida de Assis(Donda) do Grupo Espírita da Prece, de Uberaba. Abrilhantou a solenidade a participação do Grupo Vocal da Casa Maria de Magdala.

Foram proferidas na cidade, durante o mês citado, palestras alusivas ao Chico e sua obra em outros grupos espíritas de Niterói por: Flávio Mussa Tavares, filho do Clóvis Tavares, de Campos, com o tema “Célia Lucius”, personagem do livro 50 Anos Depois; Jhon Harley com o tema “Chico Xavier em Pedro Leopoldo” e Geraldo Lemos Neto com diversos temas.














FOTOS: GERALDO LEMOS NETO; EURIPEDES HIGINO DOS REIS; GERALDO LEMOOS NETO, EURIPEDES HIGINO, NEUZA DE ASSIS (DONDA), YEDA HUNGRIA; YEDA NA INAUGURAÇÃO DO NECX; PÚBLICO NA INAUGURAÇÃO DO NECX; SESSÃO SOLENE CORAL BOA NOVA; SESSÃO SOLENE DIA DO LIVRO ESPIRITA, CORAL BOA NOVA; RENATO PRIETO NA SESSÃO SOLENE DO DIA DO LIVRO DOS ESPÍRITOS; sessão solene Wanda Joviano e Vereador Felipe Peixoto autor lei dia livro espIRITA e via chico xavier; PÚBLICO NA SESSÃO SOLENE. GERALDO LEMOS NETO NA SOLENIDADE; Jhon Harley DE PEDRO LEOPOLDO E PAULO DE NITERÓI.

0 comentários: