BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 15 de junho de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA CARLOS EDUARDO NORONHA LUZ


CARLOS EDUARDO NORONHA LUZ




ENTREVISTA PARA ISMAEL GOBBO AO

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA



O entrevistado Carlos Eduardo Noronha Luz é mineiro de Itajubá e residente na cidade de Bauru, SP. Formado em eletrônica e tecnologia colaborou com o cientista espírita Hernani Guimarães Andrade quando o IBPP- Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas funcionou na cidade de Bauru por ocasião da mudança de Dr. Hernani da capital de São Paulo para aquela cidade do interior.


Carlos faça-nos, por favor, a sua apresentação
Nasci em Itajubá, no Sul de Minas Gerais bem como minha esposa Neyde. Morei em São Paulo capital e em Jundiaí. No ano de 1971 vim para Bauru e em 1972 me casei aqui nesta cidade, onde resido até hoje. Em Bauru nasceram nossas duas filhas, Ana Paula e Fernanda Raquel.


Qual a sua formação acadêmica e profissional?
Em 1961, aos doze anos de idade ganhei de presente de um tio uma coleção de revistas argentinas que ensinavam teoria e prática de construir rádios a válvula. Desde então estou “plugado” a esta tecnologia que cresceu exponencialmente durante este tempo. Naquele ocasião, em um receptor de rádio de cinco válvulas desfrutávamos a produção sonora que hoje é fornecida por um PC dual core da Intel, que nos permite o conforto de ouvir rádio pela Internet. Este processador evoluiu do Pentium I que tem três milhões e cem mil transistores em seu chip. O Dual core tem mais de 230 milhões de transistores. Portanto, profissionalmente fui obrigado a acompanhar o crescimento da eletrônica que evoluiu de cinco unidades para o processamento do sinal sonoro, para duzentos e trinta milhões. Estudei eletrônica no Colégio Técnico e depois tecnologia na Universidade de Bauru, que se converteu na UNESP. Dei aulas de Eletrônica e Telefonia, no Colégio Técnico e na Faculdade de Engenharia e Tecnologia desta mesma Universidade. Fiz Especialização e cursos de gestão em entidades do terceiro setor. Sou aposentado da CESP.


Como conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?
Desde jovem me interessava por religião e tinha lido o “Livro dos Espíritos” assim “meio” pulando página, pois por ter tido formação católica, a idéia da reencarnação era para o meu entendimento algo que não assimilava. Porém, o sino de Deus que sabemos ser a dor, soou, e o seu chamado me fez buscar em fontes de leitura, no convívio e no estudo, as explicações para os meus inúmeros questionamentos existenciais. Nestas vivências e leituras, consegui superar a barreira do condicionamento religioso incutido por interpretações particulares de teólogos dantanho, vencendo assim a minha resistência ao entendimento da reencarnação como realidade. Após esta constatação, então com trinta e oito dos meus sessenta anos hoje vividos, aceitei a fé raciocinada que me apresentava o espiritismo.

No Movimento Espírita tenho contribuído com atividades de divulgação por textos, rádio e congressos. Também participo como membro do Conselho Diretor do Centro Espírita Amor e Caridade em Bauru.


De que forma se aproximou do pesquisador e cientista espírita Hernani Guimarães Andrade?



Fazia pesquisas em Transcomunicação Instrumental e em 1992 participei de um Congresso Internacional sobre TCI, promovido pelo Jornal a Folha Espírita, no Anhembi em São Paulo, e lá tive o meu primeiro contato com o Professor Hernani e com a professora Suzuko Hashizume. Conversando com eles me informaram, assim de primeira mão, que se mudariam para Bauru, trazendo para esta cidade o Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, IBPP. Já sabendo da importância do trabalho deste Professor e vendo lá mesmo no congresso a maneira como os inúmeros pesquisadores e parapsicólogos estrangeiros reverenciavam este grande cientista espírita, imaginei que seria a sua vinda uma grande honra para a cidade de Bauru. Realmente com a instalação do IBPP nesta cidade, com mais espaço e com nova metodologia, Dr. Hernani retomou as pesquisas com bactérias. Nesta nova fase de suas pesquisas em Bauru, buscou evidenciar empregando indicadores estatísticos a existência do hipotético campo biomagnético. Auxiliei o Professor Hernani neste experimento com a manipulação de imãs, tabulação de dados e levantamentos estatísticos de resultados, que confirmaram as hipóteses de trabalho por ele propostas.


Que nos diz sobre as origens do IBPP e como está atualmente?
O Dr. Hernani a partir da publicação do seu primeiro livro, “A Teoria Corpuscular do Espírito” seguido do segundo, “Novos Rumos À Experimentação Espirítica”, juntamente com um grupo de pessoas dispostas ao estudo e a experimentação espirítica, fundaram em 1963 em São Paulo Capital o Instituto Brasileiro de Pesquisas Psisicobiofísicas - IBPP. Posteriormente, em 1992 este Instituto mudou-se para a cidade de Bauru, como anteriormente relatado. Após o desenlace do seu fundador, em 25 de abril de 2003, a professora Suzuko Hashuzume, retornou a cidade de São Paulo levando o grande acervo do IBPP de volta para a capital. No IBPP foram feitos todos os estudos e trabalhos laboratoriais de fundamentação do conteúdo científico dos Livros de Hernani Guimarães Andrade. Em Bauru, foi dada continuidade as pesquisas com culturas de bactérias, iniciadas em São Paulo. Estes ensaios visaram a confirmação experimental da existência do campo biomagnético, que segundo a proposta de Hernani, estaria em uma região fora do espaço tempo. Neste espaço exterior ao da nossa realidade física, existiria então um campo com as propriedades dos campos magnéticos estudados na física, que ligaria estruturalmente o espírito ao corpo físico.

Nos livros de Hernani Guimarães Andrade constam inúmeros nomes de personalidades do mundo da ciência com os quais se correspondia, recebia em visitas e produziam trabalhos conjuntos, como Ian Stevenson, George W. Meek e Rupert Sheldrake. Atualmente a Professora Suzuko tem dado continuidade ao trabalho de Hernani Guimarães Andrade principalmente na compilação de textos deixados por ele, editando e publicando livros cujos direitos autorais são doados a entidades espíritas e filantrópicas.


Quais os momentos que relaciona dentre os mais importantes do Instituto?
O foco central do trabalho de Hernani Guimarães Andrade foi a construção de um Modelo Geométrico do Espírito no qual podemos estudar cientificamente o Espírito e suas interações com o corpo físico, bem como dar explicações sobre a reencarnação, a manifestação de espíritos desencarnados através de médiuns, fenômenos de telepatia etc...


Como anda o movimento espírita em termos de pesquisas cientificas?
Temos pessoas reconhecidas como referências em suas especialidades nos meios acadêmicos que encontraram na fé raciocinada proposta pela doutrina dos espíritos codificada por Kardec a sua orientação existencial. Acredito que a divulgação do aspecto científico da doutrina espírita, com dificuldade vai penetrando a couraça materialista que reveste o corpo do “saber científico”. Neste saber identifica-se hoje, ainda que timidamente, correntes de pensamento que cogitam em reconhecer como leis naturais a sobrevivência da contraparte espiritual do ser e a reencarnação. Este reconhecimento ocorrerá com certeza mediante evidências coletadas em fatos advindos de pesquisas e experimentações, filtrados é claro com o método científico. Marcos Milani apresentou um trabalho no Terceiro Fórum “Caminhos do Espiritismo”, em novembro de 2009, na cidade de Matão – SP denominado: “A Vertente Científica Espírita” na qual fez um levantamento de dissertações e teses com temáticas espíritas nas universidades do Brasil, entre 1999 e 2006 e constatou em seu trabalho uma curva ascendente em quantidade, evidenciando também que a prevalência foi em universidades com relevância em produção científica.


Que nos diz sobre as fotografias Kirlian atualmente?
Esta pergunta foi feita por um freqüentador do Centro Espírita Amor e Caridade em Bauru, visto que o IBPP foi um importante centro de pesquisa sobre o tema. Informei a este leitor que sob a ótica Espírita, o espiritismo deve se curvar ante a força dos fatos evidenciados em pesquisas feitas com o rigor científico. As pesquisas sobre o “Efeito Kirlian” confirmaram que ele é ainda uma hipótese a ser demonstrada como instrumento de sondagem no campo da Paranormalidade.

Na antiga União Soviética a fotografia Kirlian foi desenvolvida por Semyon Davidovich Kirlian e é baseada no que se denominou "Efeito Kirlian". A idéia é que se poderia através desta técnica, que emprega elevados potenciais elétricos, fotografar a aura que é percebida por Médiuns Videntes em torno dos seres vivos. Eles percebem a mesma como contornos luminosos que variam segundo a presença de doenças e no caso de humanos e animais, também como alterações de estados emocionais ou de estresse. Para Hernani Guimarães Andrade, que é considerado um dos maiores cientistas Espírita que pesquisaram a Paranormalidade, até onde ele chegou em seus estudos, o “Efeito Kirlian” é simplesmente um fenômeno elétrico estudado e bem conhecido na física com a denominação de ‘Efeito Corona”. Apoiando esta hipótese existem pesquisas que demonstram que como o “Efeito Kirlian” não foi observado no vácuo, ele não seria a fotografia da Aura, que não teria esta limitação.

Também o “Efeito Kirlian” mostra aura em objetos inorgânicos como moedas, em torno das quais os videntes não percebem existir a mesma.

Outra evidência contrária a fotografia Kirlian como instrumento de diagnóstico por imagem é que não foi definido pelos pesquisadores da área padrões suficientemente claros, que permitam diagnosticar ou fazer diferenciação de estados patológicos pelas imagens Kirlian.


Existem pesquisas que tendem a obter fotografias do perispírito e não somente da aura?
Segundo a pergunta de número 93 do livro dos espíritos temos:

“O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem

alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?

“Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.”

Complementando esta resposta, podemos entender que esta substancia pode se densificar mais, ficando “menos quintessenciada” a ponto de até poder ser fotografada, ou até mesmo ficar tangível. (agênere – segundo a literatura espírita) – Vide: Revista espírita Fev 1859 – “Os Agêneres”


O que acha que falta para chegar-se a essa teconologia?
Hernani Gimarães Andrade dizia que para encontrarmos o Espírito devemos estudar o ser biológico. Assim, empregando o seu Modelo Geométrico do Espírito e as técnicas sugeridas no seu Livro “Novos Rumos À Experimentação Espirítica”, reeditado pela Editora Didier, é o caminho que ele aponta. As experiências com bactérias buscando a comprovação do campo biomagnético estão descritas nesta obra, que tem em anexo um DVD com o Modelo Geométrico do Espírito.


Não acha que a foto do perispírito será o dia D para se descobrir muitas causas de doenças físicas, psíquicas e espirituais, em grande avanço para medicina terrena?
Desde que uma fotografia da aura que é parte do perispírito, seja um dia comprovada por fatos, com esta técnica seria então possível diagnosticar e até prever futuras moléstias que ainda existem potencialmente no perispírito. Na posse deste diagnóstico e mediante o ajuste dos valores e atitudes do paciente aos valores e práticas ensinadas no Evangelho de Jesus, poder-se-ia então coordenar a medicina da ciência com uma medicina complementar baseada em exercícios de amor e fraternidade e assim realmente promover a cura efetiva das patologias diagnosticadas.



Quais as obras de sua autoria espíritas e não espíritas?
Tenho contribuído há vários anos com artigos para os Cadernos de TCI, uma publicação de Anabela Cardoso, na Espanha. Contribuo para jornais e revistas espíritas bem como para a imprensa “laica” com textos sobre espiritismo em seu tríplice aspecto, bem como em divulgação em Radio e TV.


A que Casa Espírita está vinculado presentemente e as atividades que nela desenvolve?
Estou Vinculado ao Centro Espírita Amor e Caridade em Bauru, do qual faço parte do conselho diretor, dou aulas de Espiritismo Científico e participo de programas de rádio de divulgação espírita.

Também em Bauru, participo de grupo de estudo sobre temas espíritas em seu aspecto Científico no Centro Espírita Vicente de Paulo.


Algo mais que queira acrescentar.

Agradeço a oportunidade de poder entrar em contato com os Leitores do “Blog do Ismael”, que é um espaço onde o Espiritismo, como deve ser, é divulgado com o seu conteúdo doutrinário integrado no seu tríplice aspecto: Filosófico, Científico e Religioso. Também é este um espaço virtual de convivência e amizade, tão importantes aos que compartilham o ideal denominado “Movimento Espírita”.









LEGENDA DAS FOTOS: FOTO 1, Grupo de pesquisas de Transcomunicação Instrumental (TCI) no IBPP em Bauru COM CARLOS EDUARDO NO CENTRO E DR HERNANI GUIMARÃES ANDRADE À ESQUERDA; FOTO 2 IDEM; CAMINHOS DO ESPIRITISMO EM MATÃO, SP; Congresso na Faculdade de Medicina de Botucatu Com David Lucas Desidério; SUZUKO HASHIZUME, DR HERNANI GUIMARÃES ANDRADE E CARLOS EDUARDO; PALESTRA EM JAÚ SOBRE “PERISPIRITO”;



OBS: AS FOTOS DO ACERVO PARTICULAR DE carlos eduardo noronha luz SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO MESMO.

0 comentários: