BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 4 de julho de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA ROSÂNGELA PIRES



ROSÂNGELA PIRES



ENTREVISTA PARA ISMAEL GOBBO AO NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA


A entrevistada Rosângela Pires, é nascida de reside na cidade de Guarulhos, SP. É pedagoga e atua como Consultora Motivacional. É espírita desde os onze anos de idade e tem trabalhado no movimento espírita ministrando cursos, palestras, workshops e seminários. Freqüenta O Núcleo Consciência e Evolução de Estudo Espírita em Arujá, SP.



Rosangela, poderia nos falar de suas origens?

Nasci em Guarulhos/SP e continuo morando na cidade. Somos em 05 filhos, sendo 03 mulheres comigo e 02 homens. Minha família tem origem em Portugal por parte do papai, desencarnado há 8 anos e por parte da mãezinha na Bahia. Somos uma família pequena, de hábitos caseiros com valores nas coisas simples. Na casa dos meus pais, todos eram sempre bem recebidos. Presenciamos desde pequenos a caridade; naquela casa ajudava-se todos, não se negava nada. O dinheiro ainda que pouco rendia muito, com todas as dificuldades que ora ou outra passávamos. O papai tinha 04 volumes ilustrados da Bíblia. Com freqüência, lia para nós; éramos pequenos; tínhamos mais ou menos 06 anos de idade. Os livros ainda existem e meus filhos sempre pegam para ver, mais do que para ler.



Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Cursei Pedagogia. Atuo como Consultora Motivacional, fomentando o crescimento do cliente, através dos seus colaboradores. Práticas de marketing, vendas, atendimento e gestão de pessoas.



De que forma e desde quando conheceu o Espiritismo?

Conheci Kardec aos 11 anos, acompanhando o meu pai, que saia da Umbanda, após muitos anos de prática, onde cresci vendo os rituais. Ao conhecer Kardec, fui logo me envolvendo na mocidade, fiz os cursos doutrinários e, ao terminá-los, já comecei a ministrar o preparatório e desde então não parei. Salvo por um pequeno período no nascimento do meu primeiro filho, uma criança especial que necessitava de atenção diferenciada. O meu berço espírita foi o Centro Espírita Discípulos do Evangelho – Guarulhos/SP


Qual tem sido sua participação no movimento espírita?

A minha participação está vinculada à multiplicação do conhecimento através de cursos, palestras, workshops e seminários.

Tenho um perfil definido pelas Casas Espíritas de motivadora, aquela que conforta, não sem antes chamar à responsabilidade que cabe a cada um, incentivando às mudanças que são sempre possíveis, estimulando ao amor próprio e auto estima que fomentam a fé e a esperança.

Vejo o segmento espírita fracionado feito à área da educação e saúde, por exemplo. Muito embora tenhamos um conhecimento global, cada trabalhador se especializa em assuntos que tenha maior interesse e assim o trabalho em equipe atinge o objetivo maior, a divulgação da causa espírita.



A que casa espírita está vinculada presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?

O Núcleo Consciência e Evolução de Estudo Espírita em Arujá/SP. Dirijo a Unidade de Curso Doutrinário, trabalho também na Unidade de Serviço Social, promovendo Campanhas para captação de doações. Levamos doações e promovemos “festas” como Páscoa, Dia da Criança e Natal em Centros Espíritas localizados nas comunidades de poucos recursos.



Como tem sido seu trabalho na tribuna espírita?

Rico em aprendizado e no compartilhar, não sem antes aumentar a responsabilidade da minha fala na vida do outro, pois passo a ser co-responsável nas atitudes. Leio, pesquiso, resumo, consulto parecer de colegas, consulto mídias diversas e isso é uma oportunidade ímpar de aprendizado. Razão pela qual agradeço aos convites que recebo e agradeço a manifestação de carinho que tanto recebo dos assistidos, que além de me incentivar, serve de termômetro do meu trabalho.



Quais os temas mais requisitados?

* Lei de Amor – (ninguém dá aquilo que não tem);

* Família, célula de concessão e aprendizado (melhora da relação familiar);

* Chacras (reflexo do que pensamos e fazemos em nossos corpos);

* Reconciliação - *Relacionamentos (ligação e retração dos laços energéticos).



Algo mais que queira acrescentar?

Em momento de transição planetária, não há tempo para as malquerenças e os melindres. Unamos nossos esforços em prol maior da causa espírita; ofereçamos ajuda e peçamos também. Somos casas irmãs. Deixamos o nosso lar com o mesmo objetivo, o auxílio fraterno aos nossos irmãos também em dor. A luz de cada um, de cada casa faz um holofote ao irradiar paz ao mundo.

Vamos descobrir e incentivar os talentos que temos dentro da nossa casa, formando e incentivando novos trabalhadores. Vamos motivar às Mocidades, o futuro do espiritismo. Façamos o nosso melhor hoje e todo o mais nos será dado como acréscimo. Meu endereço de email para contato é: rosangelapires8@yahoo.com.br










LEGENDA FOTOS

ROSÂNGELA EM FESTA JUNINA AOS 8 ANOS

ROSÂNGELA COM OS FILHOS: GABRIEL (E) E AUGUSTO

MOMENTO DA DINÂMICA NO WORKSHOP, EM 2009

COM A MOCIDADE ESPÍRITA, 2009.

Encontro da Família - USE Guarulhos 2008

SEMINÁRIO EM ARUJÁ, SP

COM GRUPO EM WORKSHOP NO BEZERRINHA - GUARULHOS, 2009.

OBS: AS FOTOS DO ACERVO PARTICULAR DE ROSÂNGELA PIRES só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA Da MESMa.

0 comentários: