BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 2 de outubro de 2010

Sobre a não indicação do Filme Nosso Lar ao Oscar

Amigos,

Acompanho o Oscar a algum tempo e conheço um pouco do que a "Academia" considera para suas premiações e, de fato, já esperava que Nosso Lar e Chico Xavier não fossem indicados.
Posso listar alguns dos fatos que provavelmente influenciaram. Minha intenção é apenas tentar confortar:

1 - O Oscar é uma premiação americana e os americanos são protestantes. Por lá, médium é sinônimo daqueles caras que prometem falar sobre vidas passadas em troca de dinheiro e cujas imagens aparecem em gifs no orkut.
2 - Filme estrangeiro premiado, normalmente, tem cunho político. Lembram quando "Central do Brasil" perdeu o Oscar para "A Vida é Bela". Por isso o filme do Lula foi indicado.
3 - Alguns amigos espíritas disseram que o filme do Chico ficou muito semelhante a "O Sexto Sentido", e provavelmente, outros tiveram esta impressão, o que justifica a exclusão do filme do Chico
4 - Quanto a Nosso Lar, uma vez que o cunho religioso não impressionaria pessoas com pouco contato com o espiritualismo, eles devem observar a obra apenas como ficção científica. E, concordemos, sob a ótica de ficção científica, Nosso Lar não pode ser considerado inovador.

Logo, pelas razões citadas acima, o Oscar muito improvavelmente cogitaria um desses filmes e por isso eles não foram indicados. Mas, isto não é motivo de decepção, pelo contrário, serve para lembrar que o Brasil, o país que levou 1 milhão de pessoas na primeira semana para ver o começo da "saga de André Luiz", é a "Pátria do Evangelho". Além disso, uma premiação para uma obra de Chico Xavier, que nunca aceitou títulos e honrarias, além de não ter levado o Nobel da paz, tiraria a simetria de humildade e trabalho desinteressado dele.

Então, que a frustração se torne alegria, porque, se Chico não foi recompensado na Terra, ele será no Céu (ou em Nosso Lar), certo? ;D

Atenciosamente,
Eder Santana



(Texto em email de Eder Santana repassado pelo CEHC)

0 comentários: