BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Reforma íntima


Ary Brasil Marques



Uma das coisas que nos recomendam fazer, em nossa vida, é a Reforma Íntima.

Como toda reforma, para alcançar o objetivo de nos tornar melhores, é preciso que ela seja feita de acordo com um planejamento.

Para fazer esse planejamento, precisamos em primeiro lugar fazer uma auto-análise de nossa própria personalidade.

Nessa auto-análise, vamos nos colocar como se fossemos outra pessoa, olhando-nos de frente. Procuremos ver tudo aquilo que temos de bom e também o que temos de mau.

Geralmente nos julgamos a melhor pessoa do mundo, e costumamos ver e criticar com severidade os defeitos alheios, achando que a nossa maneira de agir e de ver as coisas é a única correta. Não é assim. Todos os seres humanos possuem qualidades e defeitos, e nossa presença no planeta é justamente para nos aperfeiçoar e buscar a perfeição.

Com essa visão, podemos ver os nossos pontos fracos e ai, então, vamos planejar fazer esforços para diminuí-los ou eliminá-los.

Os defeitos mais comuns que atingem a maioria das pessoas encarnadas na Terra são o egoísmo e o orgulho.

O egoísmo nos faz centralizar nossa atenção em nosso próprio ego, e o orgulho nos leva à vaidade. Gostamos muito de ser elogiados pelos nossos semelhantes, e poucas vezes fazemos o mesmo com eles.

O orgulho nos leva a crer que somos melhores que os outros, e não valorizamos as pessoas que nos rodeiam.

Na reforma íntima, precisamos nos policiar e procurar melhorar em todos os sentidos, de modo que cada dia nosso procedimento seja melhor que no dia anterior.

Um dos aspectos mais importantes de nossa busca de nos tornar melhores é a tolerância com os erros de nossos semelhantes, assim como queremos que os outros tolerem os nossos erros. A arte de conviver pacificamente com aqueles que não pensam como nós exige o uso da paciência. Devemos adquirir o hábito de sempre falar baixo, sem colocar no tom de nossa voz emoções de irritação ou de agressividade. Quando não concordarmos com os nossos oponentes, não temos que tornar isso motivo de discussão inútil ou de guerra.

Planejando uma mudança lenta e diária, estaremos utilizando a reforma íntima em alavanca de crescimento, o que nos levará, um dia, à perfeição.

SBC, 13/11/2010.

Programação da Instituição Beneficente “A Luz Divina” São Paulo


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
(Informação em email de Regina Bachega)

Programação Rádio Espírita Campinas

Rádio Espírita Campinas - Programação Semanal

www.radioespirita.org.br

Sexta-feira

12/11, 20h30

Programa Observatório Espírita

Um panorama da imprensa espírita

Confira os periódicos

Boletim "Lampadário Espírita" e Jornal "O Imortal"

Domingo

14/11, 19h

Programa Opinião Espírita

A cultura espírita ao alcance de todos

“Somos todos espíritos”

Uma reflexão sobre a contribuição espírita para a construção de uma sociedade livre de preconceitos

Participam do programa: Ricardo Galdino, Carlos Garcia e Dermeval Carinhana

Editorial

Recentemente, a Internet foi palco de comentários que atestam o quanto a cor da pele, a condição financeira ou a região onde se vive ainda são tomados por alguns como meios de se estabelecerem diferenças entre pessoas, interpretação essa já completamente descartada pela própria tese materialista.

Se analisadas de maneira tão intempestiva quanto foram emitidas, essas manifestações são capazes de originar os mesmos sentimentos de ódio e indignação para com seus autores, criando, assim, um efeito “amplificador” de conseqüências duradouras.

Nesse sentido, a Doutrina Espírita nos traz as ferramentas necessárias ao entendimento das diferenças entre as pessoas e, principalmente, ao respeito que devemos ter pelas pessoas, já que somos todos espíritos, temporariamente revestidos de um corpo que pode ser negro, amarelo ou branco, e que pode ter nascido em São Paulo, Bahia, Rondônia ou qualquer parte do planeta, ou mesmo do Universo, mostrando, assim, o caminho seguro para a verdadeira fraternidade.

Texto: Ricardo Galdino/Dermeval Carinhana

19h 50

Programa Encontro Marcado

A proposta espírita levada ao ambiente de trabalho

“A evolução da gestão nas empresas"

20h

Programa Nos Caminhos do Saber

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida

"Um em quatro brasileiros acredita em Adão e Eva!"

Participam do programa: Aglaê Silveira, Antônio Carlos Tarquíno e Marcos Sibineli

Produção e Apresentação:

Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena

www.caminhandojuntos.org

20h30

Programa Galeria de Idéias

As pessoas e idéias que contribuem para a melhor

“A meditação”

Importância, finalidade e seus benefícios para as pessoas

Terça-feira

16/11, 21h

Programa Conheça Kardec

O ambiente espírita à época de Allan Kardec

Notícia

“Médium pintor na América”

Revista Espírita, novembro de 1858

Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas

www.adecampinas.org.br

(Informação em emails de Otavio Cunha e Radio Campinas)

Espiritismo volta às telonas; veja trailer de filme sobre psicografias de Chico Xavier

Acessar noticia:
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/828802-espiritismo-volta-as-telonas-veja-trailer-de-filme-sobre-psicografias-de-chico-xavier.shtml

Chico Xavier lidera Concurso “O Maior Brasileiro de Sempre”

VAMOS VOTAR



Promovido pelo dramaturgo, jornalista e escritor Aguinaldo Silva

Para votar acesse: http://www.aguinaldosilvadigital.com.br/2010/?page_id=27



Até as 17 horas deste DOMINGO o placar apontava

o seguinte resultado para os dez primeiros colocados:



· CHICO XAVIER (21%, 2.933 Votos)

· CHICO BUARQUE DE HOLANDA (21%, 2.859 Votos)

· LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (16%, 2.228 Votos)

· ELIS REGINA (9%, 1.179 Votos)

· IRMÃ DULCE (8%, 1.086 Votos)

· FERNADO HENRIQUE CARDOSO (7%, 1.018 Votos)

· SILVIO SANTOS (3%, 450 Votos)

· DUQUE DE CAXIAS (3%, 400 Votos)

· EDIR MACEDO (1%, 167 Votos)

· CECÍLIA MEIRELES (1%, 165 Votos)

OBS: CONSTATAMOS QUE É POSSIVEL VOTAR MAIS DE UMA VEZ

Desabafo Interior


José Antonio da Cruz





- Vou chamar sua atenção...!



E desta vez não me venha com desculpas, por favor...



Vamos começar combinando assim: eu falo e você simplesmente me escuta e reflita! Afinal, cedo ou tarde, acabaríamos tendo este diálogo.



Agora somos apenas dois... Nós e nossa consciência! Então, primeiramente, gostaria de levantar algumas perguntas bem simples e, por favor, sem rodeios para respondê-las. Vamos lá... Com toda sinceridade, por que nos ignoramos tanto? Por que tememos este contato conosco mesmo, se nós mesmos sabemos que é inevitável? Para que adiar?



Pare! Olhe a nossa volta...



Ahhhh, perdoe-me... Não estamos mais acostumados a observar, não é mesmo?! Mas, insista um pouco mais. Vamos que juntos conseguiremos!



Olhe... Veja onde estamos agora. Vamos parar por alguns instantes o que estamos fazendo, pois se posso lhe oferecer este breve tempo, nada mais justo do que você me oferecer um pouco de atenção.



Nossa... Quanta coisa ao nosso redor, não é mesmo?! Nem tínhamos notado. Já conquistamos tanto... Veja! Tudo bem que ainda não estamos na (1)posição social que desejamos, mas convenhamos que sempre falta algo, não é mesmo? Ainda bem que não deixamos nada para trás...



Por que o silêncio? Será que pensamos algo errado ou que não devíamos? Não vamos desistir agora só por causa de um apertozinho no coração, o que é isso?! Somos tão fortes!



E nesse momento o que acha de voltarmos um pouco no tempo...?



Lembrar das nossas peripécias de criança... Nossa como aprontávamos! E quando adolescentes então... Ah, quanta confusão! E aquela nossa turma do ginasial, lembra? Por onde será que andam heim?! Quanta saudade que deixamos no armário do tempo, não é mesmo... Éramos tão livres que até o ar parecia mais leve.



Isso porque talvez não nos importássemos tanto com o que queriam que a gente fosse ou porque não tínhamos tanto tempo sobrando para nos preocupar com o “molde” que queriam nos encaixar.



MOLDE! Será que isso nos faz lembrar algo? Por que motivo comparar nossa vida com um molde? Afinal, essa expressão “tem mais haver com um modelo do que com a vida.



Por outro lado, refletindo um pouco mais, será que estamos realmente vivendo dentro de algum molde? Difícil responder... Fomos pegos de surpresa não é? Então vamos pensar juntos novamente...



Em algum lugar do nosso passado existiu um momento em que adotamos este molde no qual nos encontramos hoje. Se pararmos para pensar que estamos constantemente mudando, talvez a chave de tudo possa estar ai! Então, para quem ou porque estamos mudando? Esta mudança nos faz mais livres ou nos aprisiona em mais um modelo, um molde?



Quando crianças, queremos ser nossos pais ou algum super-herói; na adolescência, a popularidade é nossa meta; quando adulto, buscamos a conquista de nossos ideais, para que, assim, quando a velhice chegar, possamos desfrutá-la com um pouco mais de tranqüilidade. Já parou para pensar em tudo isso?! Quantos moldes, quantas vidas, quantos sonhos!



Mas, será que estamos vivendo e desfrutando o que a vida nos oferece? Será que o molde que estamos usando neste momento não está sendo apertado demais para nós? Meu Deus... Para onde estamos indo?!



Quem foi que nos disse que nossos sonhos são impossíveis? Quem nos fez acreditar que nosso cabelo não combina com a gente? Quem colocou na nossa cabeça que, para ser feliz, temos que ser um modelo de sedução? Quem nos fez aceitar que o sapato que mais gostamos já não está na moda e que, por isso, seremos bregas se usá-lo? Quando foi a última vez que andamos descalços, sentido a terra ou a grama entre nossos dedos? Por que nunca mais tomamos um banho de chuva? E aqueles desenhos que amávamos, desde quando deixamos de assisti-los? Por que acreditamos que, se nos declararmos e dissermos “Eu te Amo”, estaremos entregando os pontos? Por que paramos de comer a raspa do brigadeiro, que fica grudada no fundo daquela panelinha velha, quando estamos diante de outras pessoas? Desde quando começamos a nos ocultar para viver... Desde quando?



Será que porque crescemos? Será que porque já não esta mais na moda? Será que porque só fazemos o que todos querem ou o que a revista de etiqueta dita? Será que porque agora temos mais responsabilidades? Será, será, será...?



E enquanto isso... O tempo não volta! O que passou, ficou lá atrás... E o que estamos esperando para começar a desfrutar a vida novamente?



(2)Viver é uma arte... É simples! Mas, a realidade, é que exigimos muito da vida e o resultado não poderia ser diferente a não ser este corre-corre descontrolado em busca das utopias. Quase não temos tempo para um olhar, um abraço, um sorriso. Nem paramos mais para conversar... E quando paramos, na maioria das vezes, o assunto acaba desviando para os becos da lamentação infundada ou nas observações que não deixamos passar em branco sobre a vida alheia.



As perguntas que faço diante disso é: O que estamos fazendo? Quanto tempo ainda vamos suportar em meio os nossos próprios (3)tormentos voluntários para entender que a vida segue um ritmo, um pulsar?



Sinta as batidas do coração, ouça o ritmo da vida sempre pulsando dentro de nós, observe os ponteiros de um relógio, sinta o movimento do vento, aprecie um nascer ou um pôr-do-sol, contemple as estrelas, sinta o exalar das plantas... Tudo esta em harmonia, é o ritmo da vida!



E o nosso ritmo, como está? Será que estamos esquecendo de viver o momento mais precioso que a vida nos oferece? Momento este que a todo instante se torna parte do passado para que, pouco a pouco, vá se somando a nossa coleção de lembranças. Estamos falando do “presente”, o agora, nosso hoje. O próprio nome não poderia ter melhor definição: “PRESENTE”. E realmente é um presente que a vida nos oferece, mas que, infelizmente, estamos ocupados e apressados demais para abri-lo e vivê-lo.



É no presente que devemos viver, porque é somente (4)aqui que iremos realmente aprender, é somente assim que iremos sentir a vida. O que estamos esperando então?! A situação melhorar? Boa desculpa! Enquanto isso, a vida vai continuar e tudo a nossa volta vai mudar, pois tudo evolui, tudo está em constante (5)progresso.



Já atingimos por mérito a classe dos “Seres Racionais”, mas muitas vezes agimos na irracionalidade. Somos dotados da capacidade de (6)escolha e a vida está nos convidando para participar de uma linda festa, a qual cabe a nós aceitarmos ou não.



Existem aquelas afirmações que dizem: “na minha época tudo era diferente, por isso éramos mais felizes!” Engraçado, achei que nossa época fosse o agora, já que estamos em constante evolução. A não ser que estamos vivendo de passado e, mais cedo ou mais tarde, seremos sufocados por ele.



Confie... Vamos viver!

Respire mais... É de graça!

Agradeça... (7)Agradecer é uma dádiva e nos conecta com Deus e com a Vida!



Lembrem-se: nos tornamos aquilo que julgamos ser.



Agora acho que já podemos refletir melhor... Como estamos lidando com nosso molde de Vida?



José Antonio da Cruz – Catanduva-SP, 11/11/2010

Joseantony2006@terra.com.br





Referencias para estudo:

(1) E.S.E – Cap.XVI-Item: 7

(2) E.S.E – Cap. V-Item: 18

(3) E.S.E – Cap. V-Item: 4

(4) L.E - Livro II – Cap. IV – Questão: 167

(5) L.E - Livro III – Cap. VIII- Questão: 779

(6) L.E - Livro III – Cap. X-Questão: 843

(7) L.E - Livro III – Cap. II - Questões: 658, 659, 660

(7)E.S.E – Cap.XXVII -Eficácia da Prece


Natal das crianças do C.C.E.Reflorescer de Arujá, SP


(Informação em email de Rosangela Pires)

Pintura Mediúnica com Orlando Padovan Carapicuíba, SP


(Informação em email de Joao Marcos jmmarcolino@gmail.com)

Noticias da Marilia Espírita



Bom dia, amigos.



Paz, com Jesus.



UNIÃO ESPÍRITA JOÃO DE CAMARGO. A instituição elegeu nova diretoria, sendo presidente Amauri Corona.



9º ENCONTRO DE PRESIDENTES. A USE Intermunicipal de Marília realizará no próximo dia 01 de dezembro, quarta-feira, com início às 20:00 horas, nas dependências da União Espírita "João de Camargo" (rua José Alberto Gonçalves, n.º 120 - Tangará - Marília/SP), o 9ª Encontro de Presidentes de Centros e Entidades Espíritas de Marília e Região, com a seguinte pauta:

1. Avaliação do 25 Encontro de Dirigentes e Trabalhadores Espíritas da Região de Marilia

2. Projeto de estruturação de Curso para Atendimento Fraterno

3. Mês Espírita –MARÇO 2011

4. Outros assuntos de interesse.



PROGRAMA TRANSIÇÃO O programa Transição do dia 21 de novembro, pela Rede TV, será com o escritor Severino Celestino, que falará sobre o tema: Cristianismo Primitivo e Espiritismo. A apresentação será de Del Mar Franco



ENCONTRO DE EDUCADORES ESPÍRITAS. A USE São Paulo fará realizar o Segundo Encontro de Educadores Espíritas, com o tema, Seja um Construtor da Nova Era, sendo facilitadora a educadora Adalgisa Balieiro. O evento será na sede da USE, à Rua Dr. Gabriel Piza, 433, Santana, São Paulo, Capital, no sábado 11 de dezembro, das 9 às 11 horas. Haverá taxa de dez reais. Inscrição pelo telefone (11) 2950.6554, com Edméia.



E A VIDA CONTINUA. Trata-se de novo filme sobre a obra de André Luiz, psicografada por Chico Xavier, em breve nos cinemas. O trailer pode ser visto acessando:

http://amigoespirita.ning.com/video/trailer-filme-e-a-vida?xg_source=shorten_twitter



Outras informações acesse: www.mariliaespirita.jor.br



Abraços,



Donizete Pinheiro



(Informações em email de Donizete Pinheiro)




Feirão do Livro Espírita Araras, SP


(Informação em emails de Saulo Gomes e Leopoldo Zanardi)

Graduação em Teologia Espírita na FALEC Curitiba, PR

FALEC- Faculdade Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba (PR).

Informações:

http://www.falec.br/





(Colaboração em email de Mara Freitas)

Registro. Palestra com Osvaldo Magro Filho no C.E. Bezerra de Menezes Araçatuba, SP

A palestra ocorreu no dia 10 de novembro de 2010. O tema abordado foi “Terapia do Perdão”;



Encontro da FEMAR com Suely Caldas Schubert São Luis, Maranhão

O evento da FEMAR, " Encontro com Suely Caldas Schubert". nos dias 03, 04, 05 de dezenbro de 2010, será realizado no Lar Pouso da Esperança na cohab - anil III.
Maiores informação na FEMAR ou na banca da Praça Deodoro pelos telefones: (98) 3232 1395 / 3232 9907.

(Informação em emails do CEHC e Otavio Cunha)




Palestra com Dra. Marlene Nobre Bebedouro, SP


(Informação em email da Use Intermunicipal de Bebedouro)