BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 10 de março de 2011

Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita. São Paulo

Começa no dia 9 de abril de 2011, às 8h30 horas, o Curso de Gestão de Centros Espíritas, que busca atender as necessidades dos dirigentes das instituições espíritas.

Ele tem como foco a melhoria do desempenho na administração dos recursos materiais e dos colaboradores nas instituições, utilizando técnicas e conhecimento dos processos administrativos em geral, e especificamente os relacionados à organização espírita. Tem como base a visão atualizada da gestão de pessoas e da administração focada em resultados.

O curso prevê diversos monitores no decorrer do curso, o qual será ministrado com uma metodologia bastante interativa e exercícios práticos.

Síntese, metodologia e conteúdo programático

Objetivo principal é oferecer aos dirigentes e trabalhadores das casas espíritas capacitação para melhorar o seu desempenho na administração dos recursos materiais e dos colaboradores dos centros espíritas. Objetivos específicos: entender questões básicas que envolvem a administração dos recursos materiais e dos colaboradores que compõem a Casa Espírita; compreender os processos administrativos em geral, e especificamente os relacionados com a organização espírita; e obter uma visão atualizada da gestão de pessoas e da administração focada em resultados, sejam estes avaliados a curto, médio e longo prazos.

Este curso foi preparado e é coordenado pela Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional (CFN) e é composto de cinco (5) unidades cujos temas são (I) O Centro Espírita (Estrutura do C.E., aspectos Jurídicos, C.E. e sua sustentabilidade), (II) O Dirigente de um Centro Espírita, (III) Estrutura e funcionamento do Movimento Espírita, (IV) O Dirigente Espírita e os Colaboradores, (V) O Dirigente Espírita e seu Processo de Trabalho (planejamento de atividades e responsabilidades, administração de tempo, reuniões produtivas, gestão de qualidade e de resultados). Apresentado com uma metodologia que prevê atividades à distância e presenciais, o curso iniciará no dia 9 de abril e terminará no dia 26 de novembro de 2011.

Metodologia

• Aprendizagem por meio de atividades a distância e momentos presenciais;

• Realização de trabalhos (individual ou em grupo) durante os módulos a distância;

• Realização de auto-avaliação individual ao final de cada módulo a distância.

• Nos módulos presenciais: aulas expositivas, atividades vivenciais, individuais ou em grupos de discussão, sempre buscando sistematizar o conhecimento construído pelo participante nos módulos a distância;

A existência de atividades de autodesenvolvimento a distância (fora da sala de aula) permite que o aluno adquira novos conhecimentos de forma ativa, sendo acompanhado em suas dificuldades por uma pessoa (monitor) que irá apoiar e esclarecer as suas dúvidas;

Estes momentos a distância farão com que o participante compareça nos momentos presenciais com mais conhecimentos e habilidades, sendo estes encontros destinados a um burilamento do que o cursista já aprendeu.

Público-alvo: Presidentes, diretores e coordenadores de atividades de Casas Espíritas e potenciais lideranças institucionais.

Onde: Na sede do CCDPE-ECM, Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista - São Paulo-SP (metrô mais próximo Praça da Árvore. Vindo pela Av. Indianópolis a rua fica no nº 1435 dessa avenida)

Quando: A partir de 9 de abril (aula inaugural), nos 2ºs e 4ºs sábados por mês. Os encontros serão aos sábados (duas vezes por mês), com 4 horas e 15 minutos de duração cada aula.

Facilitadores: Geraldo Ribeiro (CCDPE e Batuira), Pedro Nakano (CCDPE e AME-SP), Julia Nezu (USE e CCDPE), Rosana Gaspar (USE) e José Antonio Luiz Balieiro (USE). Coordenação do curso: Julia Nezu.

Dias e Horários:

09/04 e 30/04 – das 8:30 às 12:45 (Dia 23 que é final de semana prolongado)
14/05 e 28/05 – das 8:30 às 12:45
11/06 e 02/07 – das 8:30 às 12:45 (dia 25/6 final de semana prolongado - feriado corpus Christi)

Mês de julho - estudo em casa
13/08 e 27/08 – das 8:30 às 12:45
10/09 e 24/09 – das 8:30 às 12:45
08/10 e 22/10 – das 8:30 às 12:45
12/11 e 26/11 – das 8:30 às 16:30

(Informação recebida em emails de João Marchesi Neto, Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com, Regina Bachega)

0 comentários: