BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 4 de junho de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita Ariovaldo César Junior


Ariovaldo César Junior


Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Nesta entrevista vamos falar com Ariovaldo César Junior, companheiro de ideal espírita residente na cidade de Araraquara, SP. Espírita desde a infância, Ariovaldo participou do movimento espírita nas cidades de Piracicaba e Campinas até chegar à “Morada do Sol” no ano de 1980, aos 30 anos de idade. Ali participou do Sociedade Beneficente Obreiros do Bem e da União Espírita Paschoal Grossi até a fundação do Centro Espírita “Eurípedes Barsanulfo”, entidade que desenvolve extenso trabalho assistencial e promocional, especialmente aqueles voltados aos cursos profissionalizantes. Como médium Ariovaldo psicografou dois livros: “A Proposta do Coronel” e “A Escolha”.


Ariovaldo faça-nos por favor a sua apresentação.

Nasci em 02 de janeiro de 1950 na cidade de Piracicaba, SP, filho de Ariovaldo Cesar e Maria Aparecida Cesar. Casei-me em 1975 com Maria Cristina Rehder e tivemos quatro filhos, Mauricio, Luis, Leandro e Alice.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou Agente Fiscal de Rendas aposentado e trabalho como Advogado Tributarista na cidade de Araraquara, SP.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Conheço a doutrina espírita desde a infância. Frequentei a Evangelização Infantil na União Espírita de Piracicaba. Conheci minha esposa na Mocidade Espírita de Piracicaba.

Poderia nos descrever sua trajetória no Movimento Espírita?

Por força do meu trabalho, passei por algumas cidades e freqüentei muitos centros espíritas, como o Centro Espírita Allan Kardec na cidade de Campinas, por exemplo. Quando cheguei em Araraquara em 1980, com 30 anos de idade, comecei a trabalhar na Sociedade Beneficente Obreiros do Bem, depois na União Espírita Paschoal Grossi, que ficava perto de casa e era mais fácil para levar meus filhos para as aulas de Evangelização.

Como começou a Escola Espírita Eurípedes Barsanulfo?

Da necessidade de se profissionalizar o jovem carente. Como o Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo está localizado na periferia da cidade, percebemos a dificuldade que os jovens tinham para conseguir o primeiro emprego, pois a conclusão do segundo grau não dá o preparo profissional que o mercado exige. Fizemos um convênio com o SENAI e em 1999 iniciamos no Centro Espírita o curso de eletricista residencial. Os jovens recebem o certificado do SENAI e a maioria consegue empregar-se, devido à qualidade do ensinamento recebido. A procura aumentou, inclusive de jovens das cidades vizinhas, e fomos incentivados a construir ao lado do Centro um prédio com 750 m2, que é a Escola, um departamento do Centro Espírita. Atualmente temos 10 cursos profissionalizantes, todos gratuitos. Já formamos mais de 1.800 jovens até dezembro de 2010!

Quais são estes cursos?

Curso de Costura Industrial, Mecânico de Máquina de Costura Industrial, Pedreiro Assentador de Tijolos, Pedreiro Revestidor de Pisos e Paredes, Pintor de obras, Eletricista de Autos, Eletricista Residencial, Hidráulica Residencial, Informática Básica e Reparador de Aparelhos Eletrodomésticos. Como a Escola tem apenas 15 salas de aulas, estamos estudando a ampliação para novos cursos, como segurança no trabalho, etc. Temos também o curso de alfabetização de adultos com 15 alunos atualmente.

Algum fato curioso que você gostaria de contar?

Sim, já se formaram em “nossa” Escola 3 pastores evangélicos. Ficamos amigos e marcamos um encontro ecumênico que ainda não aconteceu. Chegamos até a definir o tema: Jesus. Recentemente recebemos um e-mail de agradecimento de outro pastor que fez o curso de informática. Foi muito emocionante, e se você permitir, gostaria de reproduzir parte deste e-mail no final da entrevista.

Quais os trabalhos desenvolvidos no Centro Espírita?

Servimos a sopa fraterna às segundas e quartas-feiras, fazemos o corte de cabelo às segundas, terças-feiras temos o estudo do Livro dos Espíritos, quinta-feira palestra e passes, sexta-feira estudo do livro dos Médiuns e trabalho mediúnico, sábados Evangelização Infantil e curso de Iniciação à Doutrina Espírita, damos um litro de leite para as crianças de zero a 5 anos, às segundas, quartas e sextas-feiras, e acompanhamos o desenvolvimento destas crianças. Não temos gabinete dentário, mas os casos necessários são encaminhados aos dentistas voluntários, assim como médicos etc. Não fazemos distribuição de cestas básicas.

Fale-nos sobre suas atividades como médium.

Nunca imaginava que um dia pudesse escrever um livro mediunicamente, até que minha esposa, com maiores dons mediúnicos, começou a dizer que eu deveria escrever, que fazia parte do meu projeto de vida, escrever livros. Não acreditei muito, mas resolvi tentar. Como tenho pouco tempo, devido ao meu trabalho profissional, acordei as 5 horas da manhã e logo no primeiro dia, para minha surpresa, recebi o primeiro capítulo do A Proposta do Coronel. E me entusiasmei com o trabalho. Minha mediunidade é consciente, intuitiva. O Espírito fala dentro da minha cabeça e escrevo com as minhas palavras.

Quais os livros que você recebeu via mediúnica e o que teve maior tiragem?

O livro de maior tiragem foi A Proposta do Coronel, ditado pelo Espírito Fernandes de Almeida de Melo. No lançamento, no Feirão de Santo André, foram vendidos 520 exemplares. Foi um sucesso absoluto. Um fazendeiro faz uma proposta para comprar a filha de um colono recém admitido na fazenda. A partir daí, crimes e traições ligam as famílias numa trama envolvente. A história prende a atenção do começou ao fim, o leitor não consegue parar de ler. O segundo livro é A Escolha, ditado por Florisbela de Assis, que trata de uma moça que vai estudar em São Paulo e, para melhorar seus rendimentos, escolhe prostituir-se e se envolve num crime. Uma história recheada de suspense e traições que, à luz da Doutrina Espírita traz profundos ensinamentos. Atualmente estou trabalhando no terceiro livro. Todos os direitos autorais são destinados ao Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo.

Ao psicografar você tem conhecimento do desenrolar da trama?

Fico ansioso querendo saber o que vai acontecer, como será o próximo capítulo. Às vezes sonho com a cena, como num filme, me levanto e vou direto ao computador. Eu participo da emoção dos personagens.

Você tem atendido muitos pedidos para palestras?

Muitos pedidos não, mas tenho feito algumas palestras de vez em quando.

Pode nos fornecer seu contato para agendar palestras?

Estou às ordens no e-mail: ariovaldo.cesar@uol.com.br e nos telefones: (16) 3331-8311, 3335-3964 ou 9701-3383.

Algo mais que queira acrescentar?

Tomo a liberdade de reproduzir aqui o e-mail que recebemos de um pastor evangélico que passou pela nossa escola:

“Aos meus 22 amigos de E-mail,

mas principalmente aos meus irmãos evangélicos.

Em 2010 recebi o certificado do Senai, comprovando minha participação nas aulas de informática, ministradas na Escola Espírita Eurípedes Barsanulfo, no Bairro Águas do Paiol.

A professora de informática no período da Manhã, no qual estudei; é de familia pertencente a Igreja Cristã no Brasil.

Nessa classe estavam juntos espíritas, católicos, e evangélicos.

Nos momentos da merenda, oferecida no refeitório, sentávamos juntos à mesma mesa, evangélicos, espíritas e, católicos.

A conversa versava sempre sobre o ótimo atendimento dado aos estudantes, por parte dos professores, outros funcionários, e voluntários do lugar.

Ouvi de diversos evangélicos, terem tido grande mudança em seu modo de entender o que é o amor ao próximo. Inclusive a professora também confessou ter mudado suas atitudes em relação a seus alunos, adquirindo mais paciência e compreensão.

Diversos pastores de igrejas evangélicas locais estudaram e receberam seus diplomas nos cursos de: pedreiro; eletricista residencial; eletricista de autos; gesseiro; mecânico de maquina orvelock; hidráulica; informática, etc., nessa Casa Espírita.

Em agradecimento ao excelente tratamento recebido, desde as faxineiras, até o Presidente e, Vice-Presidente; coloco esse vídeo que encontrei no youtube, feito na confraternização dos trabalhadores, em 2010.

http://www.youtube.com/watch?v=d08PLmTUOXU

Quero também falar sobre a distribuição de sopa no refeitório Jerônimo Mendonça que a entidade mantém. Distribuição de sopa para mais de cem pessoas.

Distribuição de leite para crianças de famílias de poucas posses. Distribuição de sexta básica. Roupas, sapatos etc.

Danilo de Queiroz Cardoso

Pastor da Igreja Assembléia de Deus de Dois Córregos


Ariovaldo César e esposa Maria Cristina cercados por filhos e netos

Ariovaldo com sua mãe, dona Maria Aparecida César


Ariovaldo César Jr com a esposa e os filhos

Ariovaldo, a esposa e a neta Carolina

Ariovaldo e esposa ladeando a neta Laura

Ariovaldo César Junior e Orson Peter Carrara

Ariovaldo autografando o livro “A Proposta do Coronel”

Ariovaldo autografando o livro “A Escolha”

Ariovaldo e esposa Maria Cristina na Fontana di Trevi, em Roma

Ariovaldo César Jr diante do túmulo de Allan Kardec

no Cemitério Pére Lachaise, em Paris

Ariovaldo César Junior proferindo palestra


Ariovaldo e os trabalhadores do centro espírita Eurípedes Barsanulfo

Ariovaldo César Junior na formatura dos cursos profissionalizantes do C.E. Eurípedes Barsanulfo

Capas dos livros A Proposta do Coronel e A Escolha

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

0 comentários: