BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 27 de março de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita Wanyr Caccia

Wanyr Caccia

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

O nosso companheiro de ideal Wanyr Caccia é um cantor que desenvolve o trabalho de divulgação espírita nas chamadas “palestras musicadas”, intercalando entre as musicas que interpreta informações acerca da Doutrina Espírita. Residente na capital paulista, quando lá se encontra freqüenta o NESJ- Núcleo Espírita Segue a Jesus. Tem desenvolvido seu trabalho em centenas de cidades brasileiras espalhadas pelos vários estados.


Wanyr pode nos fazer sua apresentação pessoal?

Sou nascido na capital São Paulo há 53 anos. Tenho a descendência italiana pelo lado materno e portuguesa do paterno. Apenas uma irmã, três anos mais nova e muitos tios, primos mas, somente eu abracei o espiritismo, atraído pela visão reencarnatória e da exclusiva responsabilidade sobre a vida. Duas filhas, de meu primeiro casamento: Thassila, formada em veterinária pela UNESP de Jaboticabal e Thiciene, terminando arquitetura na USP, em São Paulo. Minha atual esposa, Vânia, iniciou-se na Doutrina há mais tempo que eu e é um apoio fundamental à tarefa que venho abraçando há pouco mais de quatro anos.


Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Marketing e publicidade.


Desde quando você é Espírita e como conheceu a Doutrina?

Aconteceu há 24 anos, vindo de família "acirradamente" católica; com os primeiros contatos através da casa Perseverança, na zona leste da capital e, posteriormente, o Núcleo Espírita Segue á Jesus, no bairro da Casa Verde, zona norte, onde nasci. No NESJ – Núcleo Espírita Segue a Jesus, cursei Educação Mediúnica, Aprendizes do Evangelho, colaborei nos trabalhos de passe e participei de grupos de estudo e eventos da casa por dezessete anos.


Faça-nos por favor uma retrospectiva de sua atuação do movimento espirita

O Espiritismo paulistano segue a dinâmica da própria cidade, acolhendo sua miscigenação e contrastes mas, também adotando a influência reservada e, ao mesmo tempo, frenética e isolada que impomos ao nosso cotidiano. Em 17 anos jamais convivi com nenhum companheiro da casa além de nossa rotina; a distância entre os bairros, os horários sempre apertados, a ida diretamente do trabalho para o Centro Espírita torna prioridade o rápido retorno para casa e se preparar para um novo dia. Quando iniciei as palestras, em 2006, convidado pelo amigo Orson Carrara, que até então não conhecia, fui levado pelo interior do estado e passei a ter contato com um "outro Espiritismo". A vida fora das metrópoles ou cidades maiores flui mais tranquila, as pessoas têm mais "tempo" para os relacionamentos e tudo influi na qualidade do que fazem, por consequência, sua participação no Movimento. Passei a chamar a atenção de meus companheiros do "Segue à Jesus" para a necessidade de uma maior interação e narrar as várias experiências que passei a viver no contato com tantos milhares de pessoas. Aprendi a utilizar essas experiências como fonte alimentadora da própria tarefa. Captei dessa fantástica Doutrina a importância da prática do melhor de todos nós para o melhor da vida e pela vida. Entendi que esse é o legado de Jesus e tive de Chico o exemplo de que sem a prática de nada vale o conhecimento. Meu projeto "ÍMAGO" se alicerça nessa visão; levando a Doutrina através das canções que componho, com a dinâmica que ela imprime em nossas vidas sem abrir mão da fidelidade aqui, como em qualquer outro estágio de vida e, da essência de tudo que nos foi passado pelos irmãos do Alto através de Kardec. Evito convites para "atração musical" mesmo no Movimento; componho para momentos de razão e emoção, didática e música, não apenas entretenimento; cada canção em si é um momento de repensar a vida à Luz da Doutrina.


A que casa espirita esta vinculado presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?

O Núcleo Espírita Segue a Jesus foi e sempre será meu "berço espírita" mas, hoje me é impossível estar ligado à rotina de uma única casa, porquanto são centenas de palestras onde as jornadas me levam para bem longe e ausência por muitos dias.


Você tem alguma formação musical?

Na realidade eu sou autodidata. A música "veio" comigo e todos os instrumentos que toco assim como a sensibilidade aos arranjos fui aprimorando com o tempo.


Como se iniciou com as palestras musicadas no meio espírita?

Em 2005 produzi 14 canções que já escrevia há algum tempo, com o único objetivo de aliar preceitos espíritas com uma musicalidade mais aprimorada e dinâmica. Queria chegar aos mais jovens com a Doutrina através das canções. Convidei amigos com os quais participava dos festivais de colégio para me ajudar na execução dos arranjos. Com o CD pronto no final daquele ano busquei mecanismos de divulgação, como a Rádio Boa Nova. Enviei o trabalho para dirigentes da USE de Araraquara, que organizavam o reativamento da Feira do Livro Espírita na cidade. Me convidaram a participar e me colocaram em contato com o Orson, que me propôs as "palestras musicadas". Relutei um tempo, me sentindo sem preparo para tanto, além de não ser o objetivo do trabalho musical até então. Recordo-me que em uma das conversas que tivemos e a ele reiterava que não estava preparado me respondeu que, se havia escrito e produzido tudo aquilo eu era o único que não se achava capaz. Falou de meu livre arbítrio e do quanto o Movimento necessitava de um material de divulgação com a dinâmica e fidelidade que eu oferecia. Aceitei participar de alguns compromissos onde ele me dava oportunidade de mostrar o trabalho musical intercalado em suas palestras para analisar a reação das pessoas. Com respostas extremamente positivas, Orson passou a montar alguns roteiros para que eu assumisse a atarefa por inteiro e foram suas dicas preciosas, seu apoio e estímulo que me possibilitaram confiança e aprimoramento. O Allan Kardec de Monte Azul Paulista, região de Bebedouro, foi o primeiro centro que me recebeu para iniciar essa caminhada e onde, em breve, completarei minha milésima palestra em companhia do amigo Orson, como no início.


Quais as cidades que já visitou?

Ismael, enumerá-las todas demandaria paginas e uma relação parcial poderia ser injusta. São quase seiscentas diferentes por diversos estados do Brasil.


Quantos CDs e DVDs você já gravou?

A tarefa consiste em três CDs: Por Amor (2005), Na Luz do Firmamento (2008) e Amar é Viver (2010). Um livro: Descobrindo a Essência da Vida (2007), que nasceu dos contatos com pessoas durante as jornadas, captando histórias de vida resumidas em superação e renovação através da Doutrina. Um DVD: Momento de Refletir (2009).


O produto dos CDs/DVDs tem alguma destinação para a casa espírita?

Não há uma entidade diretamente ligada ao projeto. Tudo é produzido de forma independente e o retorno de um trabalho auxilia na produção de um outro e na manutenção do projeto. É reconhecido o apoio das casas espíritas nas despesas de uma jornada mas, esse auxílio apenas as minimiza; principalmente utilizando automóvel próprio, transportando completo equipamento de áudio para auditórios de até 1000 pessoas, viajando semanas e percorrendo muitos milhares de quilômetros. Embora a constante e carinhosa acolhida, o alto comprometimento material e físico é inegável. Meu apoio a entidades paulistanas ocorre de forma aleatória e pessoal.


Como contatá-lo para palestras?

Pelo e-mail: w.caccia@uol.com.br. Pelo telefone (11) 9638.0216. Meu site: www.cacciaimago.com.br


Algo mais que queira acrescentar?

Apenas agradecer à equipe espiritual que me acompanha e apóia; sem eles seria impossível executar essa tarefa e viver todas as emoções desses quatro anos de palestras musicadas. Frequentemente me perguntam se estarei sozinho na viagem, quando respondo que, encarnado, só, mas a equipe é grande e "se vira" bem! Agradeço, também, a atenção e zelo de tantos amigos, em centenas de casas espíritas que com seu carinho e apoio tornam mais brandas a fadiga das jornadas e a saudade de casa e que, infelizmente, me é impossível manter contato frequente com todos mas, estarão para sempre comigo em um cantinho especial de meu coração e de minhas boas vibrações. Do Movimento Espírita, espero maior atenção de seus dirigentes para com a Mocidade. É preciso ouvir mais suas propostas e apoiar seus projetos; fundamental somar a bagagem dos mais experientes a essa força renovadora de cabeças e corações que os amigos do Alto querem ver abraçando os direcionamentos dessa fantástica Doutrina. Não gostaria mais de ouvir frases como "...quando estiverem prontos eles virão"! O momento é agora e eles são o futuro!








Legenda: Wanyr Caccia com 1 ano de idade; no colo da mãe d. Terezinha; participando de festival aos 13 anos; com a esposa Vânia; a filha Thiciene de 22 anos; a filha Thassila aos 29 anos; no C.E. O Semeador em Alphaville; C.E. Casa do Caminho, em Araçatuba; Centro Espírita “Amor e Caridade”, em Birigui, SP; capas de CD’s e livro.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.




O momento histórico do planeta

Ary Brasil Marques

Estamos passando por um momento histórico em nosso planeta. É a hora da grande transformação. A Terra, nosso querido lar, se prepara para alcançar o estágio de planeta de regeneração.

Uma série de grandes tragédias coletivas faz o homem refletir sobre sua atuação de muitos milênios de seu maior predador. Deus, em sua bondade e sabedoria infinitas, dá ao homem mais uma vez uma nova oportunidade de se regenerar e buscar o caminho do amor.

Toda grande transformação vem acompanhada de dor, mas essa dor traz o crescimento.

Os diversos países da Terra, através de seus governantes, buscam soluções e caminhos para evitar o colapso de sua civilização. Arrasadora, a natureza nos manda terremotos, tsunamis, tempestades, inundações, destruindo cidades e países inteiros.

Os religiosos, os cientistas, os filósofos, os engenheiros, os médicos, os bombeiros, a população em geral, todos procuram explicações e caminhos para sua defesa. O planeta parece estar agonizando.

Na verdade, a Terra está se sacudindo, como um imenso organismo vivo, se ajustando, se preparando para novos dias de glória, de paz e de alegria.

Uma grande responsabilidade, nesse processo, cabe aos líderes religiosos. Esses devem funcionar, nessa hora histórica, como agentes do amor. Devem levar consolo e ajuda aos seus irmãos em sofrimento.

Todos têm a oportunidade de se melhorar, para que na hora do expurgo, possam permanecer no novo planeta que renasce das cinzas, como Fênix.

Não é o fim, mas recomeço. Os que ganharem o prêmio de ficar aqui, o serão por seus próprios méritos. Os que ainda se sintonizam com o mal terão nova oportunidade em local com que estão afins, e deverão ter como missão a ajuda a irmãos mais atrasados, levando a eles a tecnologia mais avançada atingida pelo nosso planeta.

O diretor espiritual do planeta, nosso Mestre Jesus, mostra a todos o caminho. Esse caminho, simples e singelo, para muitos ainda é difícil e penoso.

Uma única frase resume esse caminho de luz, amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos.

Ainda é tempo, vamos nos amar.

SBC, 24/03/2011.

Rede Amigo Espírita Sempre atualizada

(Informação José Aparecido dos Santos)

VI Encontro Norte-Nordeste das Associações Médico-espíritas Maceió, AL

(Informações em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Leia o Boletim do Lar Maria de Nazaré Rio de Janeiro

Acesse aqui: www.sites.google.com/site/larescolamariadenazare/

(Informação recebida em email de CRUZADA ESPÍRITA PAULO DE TARSO cruzadaptarso@hotmail.com)

Leia o Boletim do Lar Maria de Nazaré Rio de Janeiro

Acesse aqui: www.sites.google.com/site/larescolamariadenazare/

(Informação recebida em email de CRUZADA ESPÍRITA PAULO DE TARSO cruzadaptarso@hotmail.com)

4º. Seminário Espírita Manoel Philomeno de Miranda Rio de Janeiro

(Informa em email de Rosenilda Figueiredo)

9º Encontro dos Amigos da Boa Nova Guarulhos, SP



9º Encontro dos Amigos da Boa Nova:

O evento mais esperado do ano está chegando, participe conosco!

Nosso encontro entre ouvintes, comunicadores e colaboradores da Rádio Boa Nova chegará em breve a sua Nona Edição.

Ele contará com música, palestras, sorteios e bastante interação. Tudo isso no dia 10 de abril, um domingo, entre as 9h e 18h, com pausa para almoço - que poderá ser feito no local!

Sócios do Clube Amigos da Boa Nova têm desconto de 40%, podendo adquirir mais três ingressos com este mesmo desconto especial.

Confira a lista de postos de vendas abaixo:

Valor do Ingresso: R$ 15,00 para sócio
Valor do Ingresso: R$ 25,00 para Não sócio

O evento será realizado na Rua João Cavalari, Km 225 da Via Dutra, sentido Rio de Janeiro, ao lado oposto do Internacional Shopping.

Compareça, leve seus amigos e familiares.
Informações, ligue (11) 2456-7109


Pontos de Vendas -

- Federação Espírita do Estado de São Paulo - FEESP Rua Maria Paula nº 140, Edifício Allan Kardec, Bela Vista, São Paulo/SP. Tel: (11) 3115-5544.

- Rádio Boa Nova Avenida André Luiz, 723 - Picanço, Guarulhos - SP (11) 2457-7000 ou 0800 979 50 11

- Centro Espírita A Caminho da Luz Av. Sapopemba nº 648, Água Rasa, São Paulo/SP. Tel: (11)2965-0317

Santana – Duarte de Azevedo, 691 – Santana/ SP – F.: 11 2950-5155

Vila Galvão – Vicente Melro, 878 – V.Galvão/Guarulhos - F.: 11 2458-3214

Mercalivros – Rua Padre João Álvares, 217/ 223 – Vila Renata – Guarulhos/ SP – F.: 11 2979-2157

- Creche Amélia Rodrigues Rua Silveiras, 17 - Vila Guiomar, Santo André - SP (11) 3186-9766

- Instituto Evoluir Rua Fernandez Pinheiro, 295 - Tatuapé, São Paulo - SP (11) 2942-0149

- Arautos Rua Fernandez Pinheiro, 298 - Tatuapé, São Paulo - SP (11) 2294-0485

- Rádio Boa Nova Sorocaba Rua Santa Clara, 133 Centro - Sorocaba F.: 15 - 3232-2799

- Centro Espírita Paz e Amor - Rua Izidro Tinoco nº 53, Tatuapé, São Paulo/SP. Te: (11) 2295-9349.

- Centro Espírita Francisco de Assis Rua Miguel Lillo nº 131, Vila Cisper, São Paulo/SP. Tel: (11) 2541-2094


Caravana “Juca de Andrade”

De Santo Antônio da Posse, perto de Campinas
Falar com Elisandra Fone.: (19) 3896-4102 ou
Falar com Fabiana Fone.: (19) 3896-3264

Poá e redondeza (Caravana da Amizade) – J. Medina
Falar com Zoraide
Fones.: 6480-9685 (cel) ou 4636-7693

Caravana Chico Xavier, de Sorocaba
Falar com Sônia Gutierrez
Ligue para: 2104-9704/ 9711-6506
Email: caravanachicoxavier@gmail.com

Caravana São Miguel/ SP – Dona Lourdes
Praça do Forró e Vila Nordestina
Ligar para 2053-6624/ 8938-7865

Caravana – Vila Talarico/ SP
Saída: Fraternidade Espírita Caminho da Luz
Próximo ao Metrô Vila Matilde
Ligar para 11 2741—5792, falar com Wilma

Caravana da Alegria (tem duas caravanas)
Uma sairá da Parada de Taipas
Passará no C.E. Reencontro, na Vila Penteado, na Cachoeirinha e Santana
Outra sairá da Zona Leste, Metrô Tatuapé
Fone.: 3859-5136/ 8926-9512, falar com Roseli

Caravana de Santo Amaro – Zona Sul
Sairá da Seara Bendita (Campo Belo), passa pelo aeroporto de congonhas, 23 de maio!
Ligar para 5511-3445/ 7198-9645
caravanacida@yahoo.com.br

Clube Amigos da Boa Nova - seja sócio 0800.12.18.38 ou pelo sitewww.radioboanova.com.br

Foi criado para integrar os simpatizantes dos canais de comunicação da Fundação Espírita André Luiz, sempre oferecendo benefícios aos que se associam para auxiliar na manutenção de nossa causa.

Nós acreditamos que, assim, poderemos deixar como legado para os nossos descendentes um mundo melhor, mais justo e infinitamente mais fraterno.

Atualmente, nossos canais de comunicação são estes:

Rede Boa Nova de Rádio, TV Mundo Maior, Mundo Maior Filmes e a Editora e Distribuidora Mundo Maior .

Venha conosco participar desta grande festa!!!

Rede Boa Nova de Rádio – A Comunicação em prol de um Planeta de Regeneração!

(Informação em email de Regina Bachega)

Musical “Exilados de Capela” São Bernardo do Campo, SP

(Informação em email de Regina Bachega)

Seminário Fernando de Lacerda, Médium Português – um vulto do movimento espírita. Lisboa, Portugal

União Espírita da Região de Lisboa irá realizar um Seminário subordinado ao tema “FERNANDO DE LACERDA (1865 – 1918), MÉDIUM PORTUGUÊS – um vulto do movimento espírita”, no próximo dia 27 de Março, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa.

Dentro da “família espírita nacional”, Fernando de Lacerda não só é um ilustre antepassado como, também, um desconhecido de muitos espíritas. É, até hoje, o maior médium de psicografia mecânica, tendo recebido mensagens de grandes vultos nacionais e estrangeiros, que resultaram na edição de 4 livros – Do País da Luz. Como homem destacou-se pela honradez de carácter e autenticidade filantrópica.

Ao deitar este “olhar reflexivo” ao passado, a UERL procura resgatar, biobibliograficamente, o trabalho extraordinário de Fernando de Lacerda que, no início do século XX e no seio de grandes convulsões políticas, teve a coragem em assumir publicamente a realidade do Espírito imortal, abrindo um valioso espaço sociocultural para a divulgação do Espiritismo em terra lusitana.

http://www.workfecdesign.com/fec.pt/?q=node/104

(Informação em email de Nuno Emanuel)

2º. Colóquio USE sobre o Espiritismo São Paulo

(Informação e email de Alvaro Antonio)

Conean 2011 nos 90 anos de Espiritismo em Araçatuba Araçatuba, SP

(Informações em email de Sirlei Nogueira)

Encontro “A Arte na Educação do Espírito” Araçatuba, SP

(Informações em email de Ivana Nobre Modena)

Programa Espiritismo Agora Rádio Mundial- FM 95.7

(Informação recebida em email de Milton Felipeli)

Cinema. As Mães de Chico Xavier Pré-estréias

Antes de sua estréia comercial, "As Mães de Chico Xavier" percorrerá um histórico calendário de 20 avant-premières, sendo 18 capitais brasileiras e mais Uberaba e Pedro Leopoldo. Em paralelo, o filme participará de um Festival e uma Mostra. No dia 24 de março, o Longa abriU o I Festival de Cinema Transcendental, em Brasília (DF). Esteve lotado o auditório do Teatro Nacional e a FEB foi representada pelo seu diretor Antonio Cesar Perri de Carvalho. Já no dia 31 de março, véspera da estréia em circuito nacional, o Filme Encerra a Mostra de Cinema Transcendental, em Fortaleza.

(Informações em email de César Perri)

A casa sobre a rocha

O chamado Sermão do Monte de Jesus é a maior declaração de amor que a Humanidade recebeu, ao longo das eras.

O conteúdo, a forma, a estrutura da Carta Magna do bem são perfeitos, irretocáveis.

O homem-paz, Mahatma Gandhi, foi capaz de dizer que se fossem perdidos todos os textos sacros da Humanidade, e só se salvasse o Sermão da Montanha, nada estaria perdido.

Sábia observação pois, realmente, está ali o mais seguro guia de conduta de que se tem notícia.

Não só pelas nove bem-aventuranças que cantam esperança, mostrando um futuro feliz para os corações sedentos de orientação e consolo mas, também, pela postura perante a lei antiga, mostrando que teve seu tempo, sua validade, no entanto, precisava de reforma, de melhoria. Precisava dar o próximo passo.

São muitas orientações, algumas brandas, outras enérgicas.

É no Sermão do Monte que Jesus fala que não se pode esconder uma cidade situada sobre o monte, conclamando-nos a fazer brilhar a luz interior que todos temos.

É ali que fala do amor aos inimigos, jamais pensado, jamais considerado antes por alguém. Uma proposta revolucionária e de beleza inigualável pelas nuances intrínsecas.

Foi do alto daquele monte que nos ensinou a orar, primeiro recomendando que a oração fosse realizada em nosso quarto interno.

Depois, orientando-nos a evitar o palavreado excessivo, tornando o ato de falar com Deus uma conversa amiga, desprovida de ritos ou pomposidades.

Por fim recita o Pai nosso...

Como esquecer aquela oração, aquele roteiro, aquele poema de luz!

Quantas almas, ao longo das eras, já se libertaram de seus sofrimentos atrozes, nas asas de um Pai nosso, feito de coração! Quantas almas...

Em seguida, fala dos tesouros do céu, mostrando que são os únicos que levamos daqui, os únicos verdadeiramente reais para nossa vida espiritual.

Olhai as aves do céu... Não semeiam, nem ceifam... E vosso Pai celestial as alimenta...

Que consolo aos de vida material sofrida, aos que padecem a falta do necessário saber que alguém os cuida com carinho...

Do alto da montanha ainda diz Jesus: Pedi e vos será dado. Buscai e encontrareis. Batei e será aberto para vós.

Fez-nos deuses das possibilidades, das realizações através de uma vontade pulsante no íntimo.

Termina o grande poema de forma majestosa e didática:

Todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado ao homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.

Caiu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos; precipitaram-se contra aquela casa, mas não desabou.

* * *

Construir nossa casa sobre a rocha é buscar a prática dos ensinos do Cristo em nossa vida diária.

De nada vale conhecer as palavras, os conteúdos, se eles não nos fazem homens e mulheres melhores, se não nos transformam em pessoas de bem.

Construir nossa casa sobre a rocha é perguntar sempre: Qual o comportamento cristão nesta circunstância?

Em cada decisão, questionar: Qual a decisão que me leva ao bem do meu próximo? Que me transforma em farol de luz sobre os alqueires do mundo atual?

É tempo de construir essa nova casa, nos dias de hoje, finalmente, sobre a rocha.

Redação do Momento Espírita.

Em 25.03.2011.

Pintura sobre parede por Maria Teresa Braga. Casa da Caridade, Araçatuba, SP