BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 5 de abril de 2011

“Espiritismo pode impulsionar renascimento da fraternidade e calor humano no Japão”

Tomoh Sumi

“Agradecemos as palavras de consolação e a força. Espero que o povo não esqueça a esperança e a fé neste momento. Como espírita, creio que temos de enfrentar a situação com calma e fé e procurar ser útil diante das dificuldades que chegam até nós. Muita oração e ação na hora necessária. Acredito que a Doutrina possa ajudar muito meu país”

Ismael Gobbo

Tomoh Sumi nasceu em 1964, na cidade de Shimonoseki, Província de Yamaguchi-ken, no Japão, e lá permaneceu até os 5 anos, quando a família se mudou para Chiba-ken. Um ano depois foi para Sidney, na Austrália, onde ficou 3 anos e meio. “O convívio com os australianos trouxe a base da minha facilidade de conviver com os estrangeiros, o que mais tarde me ajudou muito”, lembra.

Aos 9 anos Sumi voltou para o Japão, seguiu seus estudos e, aos 18 anos, entrou na Universidade Sofia, em Tóquio, no Departamento de Língua Portuguesa, onde se formou em Letras. Seu interesse era o de aprender uma língua estrangeira, além de inglês, e trabalhar fora do Japão. “Hoje entendo que nada é por acaso. Fui programado para esta missão, a de levar as palavras de Jesus e a Doutrina ao país”, revela. Dos quatro anos na faculdade, um deles foi feito no Brasil, na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), em sistema de intercâmbio cultural entre as duas faculdades. Conforme lembra, na época nem sabia o que era o Espiritismo, só pensava em samba e pagode, “mas, graças a Deus, consegui dominar o Português o suficiente para mais tarde participar do Movimento Espírita”.

O Espiritismo chegou à vida de Sumi por meio da mulher, Sônia Maria Luna Sumi, que o incentivou a praticar o Evangelho no Lar. “Casamos em 1989 e fomos morar em Moçambique. Um ano depois fomos para Maputo, onde ela começou a participar dos trabalhos de uma casa espírita, mantida desde a época da colônia portuguesa. Meu interesse nessa época cresceu.”

De volta ao Japão, em 1991, e ansiosa para continuar com os trabalhos espíritas em seu país, Sônia fundou a Comunhão Espírita Cristã Francisco Cândido Xavier, em Tóquio. “Na época, comecei a participar aos poucos dos estudos, apoiando os trabalhos que ela fazia, mas ainda não me aprofundava tanto nos estudos. No ano seguinte, fiquei três meses em Madri, na Espanha, e tive a felicidade de receber Teodoro Lausi Sacco, presidente da FEESP daquela época, e sua mulher, bem como Durval Ciamponi e a esposa. Eles ficaram na minha casa para participar do Congresso Internacional de Espiritismo. O convívio com eles deixou algo profundo em mim e me despertou um interesse maior no Espiritismo. Fui convidado a participar um dia do congresso e vi que não tinha ninguém do Japão. Foi então que percebi que eu tinha de fazer alguma coisa para divulgar o Espiritismo no meu país. Voltando da Espanha, comecei a traduzir O Evangelho Segundo o Espiritismo para o japonês e a estudar mais a Doutrina com minha mulher.”

Com o passar do tempo, o número de frequentadores da Comunhão foi aumentando e, em 2000, as reuniões, que antes aconteciam num apartamento, foram transferidas para uma sala alugada em Chiba.

A entrevista que publicamos abaixo foi feita quase um mês antes da tragédia que se abateu sobre o Japão. Mas, na semana de 18 de março, Tomoh Sumi voltou a falar com a Folha Espírita, desta vez sobre a referida tragédia.

Folha Espírita – Como você vê os últimos acontecimentos ocorridos no Japão e o que acredita que possa acontecer daqui em diante?

Tomoh Sumi – A dificuldade pode aumentar ainda, mas a solidariedade entre o povo também se fortalecerá. Poderá mostrar pelo exemplo ao mundo inteiro a possibilidade de se recuperar das situações desesperadoras com coração unido. Mais de 400 mil pessoas estão desabrigadas hoje. Todos do país estão querendo ser útil para o próximo.

FE – Os frequentadores dos centros espíritas japoneses são só imigrantes brasileiros?

Sumi – A maior parte é de brasileiros residentes no Japão. São os nikkeis, mas também há os familiares de japoneses ou aqueles que estão no país pela profissão. Também existem muitos peruanos e outros de países da América Latina.

FE – Qual a proporção de brasileiros e japoneses?

Sumi – Noventa por cento são brasileiros, 5% latinos de língua espanhola e 5% japoneses. A parte japonesa não é fixa. Há muitas crianças, filhos de brasileiros que nasceram aqui no Japão e não falam português. Daí a necessidade de instruir essas crianças em japonês. Mas também faltam os adultos que sabem falar japonês. E os pais muitas vezes não conseguem explicar as coisas em japonês para seus filhos.

FE – Vocês desenvolvem quais atividades na casa espírita?

Sumi – A grande maioria das pessoas que chega à Comunhão tem problemas de distúrbio da mediunidade. Falta de conhecimento e estresse fazem as pessoas baixarem sua vibração e abrirem a possibilidade de perder o equilíbrio espiritual. Primeiramente, as pessoas passam pelo atendimento fraterno e, de acordo com as necessidades, são dirigidas para tratamentos espirituais.

FE – Quem se interessa mais, entra nos cursos...

Sumi – Na reunião pública, temos palestras com os temas de alto interesse pelos frequentadores, e estudamos O Livro dos Espíritos e o Evangelho. Temos sessão de passes, tratamentos espirituais. Curso mediúnico e atendimento aos sofredores ocorrem em grupos fechados. Estamos no início da evangelização infantil. Aqui a maior dificuldade é o idioma e o espaço físico.

FE – Existe algum tipo de trabalho de assistência social?

Sumi – Desde 1993, no último domingo de cada mês, nós temos o trabalho de distribuição de alimentos e roupas, kit de higiene, remédios para os sem-teto. Atendemos hoje por volta de 400 a 450 pessoas em cada atividade, que dormem nas estações de trem, parques ou nos corredores de shoppings. O local que visitamos é Guinza e estações de Tóquio e Ueno. Em cada distribuição, levamos mensagens de otimismo, orações, temas de evangelho.

FE – Quais os beneficiários e suas origens?

Sumi – A maioria dos beneficiários está desempregada pela idade (50 a 70 ou mais). É do interior e chegou à cidade em busca de emprego, mas por uma razão ou outra não conseguiu. Há os que brigaram com a família, tiveram problemas de saúde, dívidas, etc. Homens são maioria, há poucas mulheres. No Japão não existem crianças nas ruas.

FE – O Movimento Espírita é organizado, sob direção de algum órgão unificatório, por exemplo?

Sumi – Não temos nenhum órgão unificatório, mas estamos começando a ter melhor comunicação entre os grupos espíritas no Japão. Como a distância entre os grupos é grande e a maioria das pessoas trabalha durante a semana, não é fácil manter contatos entre os grupos.

FE – Qual a sua participação no Conselho Espírita Internacional?

Sumi – Estamos cadastrados no CEI. Tivemos representantes participando nos congressos algumas vezes no passado. Em 2010, tivemos dois representantes, Rogerio Schmitt e Mauro Pumar, no congresso em Valência.

FE – Existe dificuldade de aceitação do Espiritismo pelos japoneses?

Sumi – Para os japoneses, a dificuldade é ter Jesus como modelo porque no Japão a cultura não é cristã. O país é mais ou menos politeísta e acredita na espiritualidade como mundo de “deuses”. Existe a base para aceitar a reencarnação, mas não há ligação com a elevação espiritual, como explica o Espiritismo. Talvez o Japão tenha perdido a educação religiosa e espiritual depois da Segunda Guerra Mundial.

FE – Seria em razão da cultura, tradições ou resistência mesmo aos preceitos doutrinários espíritas? Reencarnação, pluralidade dos mundos habitados e comunicabilidade dos espíritos são dogmas aceitos no Japão?

Sumi – No país, existem muitos heróis na história que, pela honra, terminaram sua vida por meio do suicídio. Os kamikazes – homens-bomba – morreram pelo imperador que, na Segunda Guerra Mundial, era considerado um “deus”. Hoje, ainda existe pena de morte no Japão. Existe muito aborto. O país entende morte cerebral como morte clínica. Tudo dificulta o povo a aceitar o que é 100% puro e bom, que é a justiça de Deus. Mas, ao mesmo tempo, sendo o único país a ter sofrido pela bomba atômica, existe o desejo de manter a paz do mundo. Culturalmente, médiuns sempre tiveram respeito e importantes funções. No Budismo e no Xintoísmo há trabalhos de doutrinação, mas como exorcismo praticado pelas igrejas. Acho que a dificuldade de aceitação da Doutrina Espírita é igual em qualquer parte do mundo.

FE – A língua ainda consiste em problema relevante para vocês? Pode nos falar de seu trabalho de tradutor de obras espíritas?

Sumi – Hoje temos O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo e Céu e Inferno publicados em japonês, mas os tradutores não são espíritas, com exceção do tradutor de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Há necessidade de se traduzir e publicar mais informações e obras espíritas.

FE – Quais as formas de divulgação que vocês utilizam?

Sumi – Mandamos mensagens espíritas traduzidas por internet. Temos a página http://www.spiritism.jp/ em português e em japonês.

FE – Como funcionam as traduções de palestras, programas de rádio, TV, etc. quando os oradores são de outros países?

Sumi – Quando eu participo, faço a tradução. Português, espanhol, inglês e japonês. Temos muitos recursos em português, mas falta de capacidade para transmitir aos japoneses.

“A maioria das pessoas ainda não entende que o Espiritismo é o caminho seguro da nossa felicidade. Pensa que é uma solução das dificuldades terrenas e, por isso, se aproxima na hora da dificuldade, mas se afasta quando ela passa”

“Falta ainda nas pessoas o entendimento da Doutrina como mudança de paradigma. É preciso entender que não se trata de questão cultural ou acadêmica, mas de uma lei universal. Nossa meta é tentar criar um núcleo com os japoneses além das atividades que continuamos com os brasileiros”

“O Japão tem um número elevado de suicídios. São mais de 30 mil casos por ano, que têm por causa a falta de educação espiritual, de religiosidade e o materialismo demasiado no país. Muitos idosos vivem isolados da família. Espero que a divulgação da Doutrina Espírita no Japão crie um movimento que faça renascer a fraternidade e o calor humano entre as pessoas”

Grupo se reúne na Comunhão Espírita Cristã

Francisco Cândido Xavier, em Tóquio, para

Trabalho de assistência social.

Júlia Nezu e Tomoh Sumi quando do

lançamento da edição do ESE em japonês em 12/2006

Mulheres preparam bolinhos de arroz “Onigiri” para distribuir aos sem-teto

Outras informações sobre a Comunhão Espírita Cristã e demais casas espíritas no Japão no link http://www.spiritism.jp/br/index.php/grupos-espiritas

ASSINE A FOLHA ESPÍRITA www.folhaespírita.com.br

Newsletter da Fundação Maria Virginia e J. Herculano Pires Leia a versão online

Acesse aqui: http://www.herculanopires.org.br/newsletter/defeitosedesculpas.html

Vídeos na internet

Programa "Fenómeno" na RTP2 – 4 partes

Espiritismo e Mediunidade

http://vodpod.com/watch/5905432-programa-fenmeno-na-rtp2-1-de-4

http://vodpod.com/watch/5905309-programa-fenmeno-na-rtp2-4-de-4?u=jcmlucas1&c=jcmlucas1

Encontra-se disponível uma participação que a ADEP teve em 2001 no programa

Fenómeno, na RTP2, em http://artigosespiritaslucas.blogspot.com/search/label/Entrevistas

Alberto Almeida – A arte do reencontro: casamento

Programa transição 03/04/11

http://www.programatransicao.tv.br/

Obsessão e Médiuns - Liszt Rangel - 6 partes

Projeto Manoel Philomeno de Miranda

http://www.youtube.com/results?search_query=OBSESS%C3%83O+E+M%C3%89DIUNS+LISZT+RANGEL+PARTE+&aq=f

(Colaboração de Nuno Emanuel, Lisboa, Portugal)

Loja de Páscoa Mensageiros da Luz Santos, SP

Nesta Páscoa, presenteie com um gesto de solidariedade.

Loja de Páscoa Mensageiros da Luz

O Lar Espírita Mensageiros da Luz abriga cerca de 40 pessoas

com paralisia cerebral e outras deficiências associadas,

de ambos os sexos e de diferentes faixas etárias.

A renda obtida com a venda dos chocolates e cia.

é usada na manutenção dos serviços prestados graciosamente pela entidade.

Nesta época, a boa vontade une voluntários e compradores num mesmo ideal de solidariedade.

Faça você também parte dessa corrente de fraternidade.

Presenteie com um gesto de solidariedade

e celebre o verdadeiro significado dessa data.

Rua Galeão Carvalhal, nº 50 - Gonzaga - Santos

Horário: das 10h às 22h

De 23 de março a 24 de abril

Saiba mais no site oficial da instituição: www.mensageirosdaluz.org.br.

(Informação em email de Giovana Campos, SP)

Peça teatral “Deus é como açúcar” São Paulo

Jorge;

Gostariamos da sua presença e de todos seus amigos e nós ajude a divulgar, segue abaixo o convite:

Olá, amigo(a)!

Você é nosso(a) convidado(a) para assistir à Peça Teatral "Deus é como açúcar", que será apresentada em nossa casa espírita no mês de abril. Entrada gratuita!!! A peça é voltada para o público infantil, mas agrada a crianças de todas as idades - de 0 a 100 anos!!!

Então, programe-se e não perca esta oportunidade:

  • Peça: "Deus é como açúcar"
  • Data: 16/04/2011 (Sábado)
  • Horário: 19h30
  • Local: Centro Espírita Discípulos de Jesus-Paraíso
  • Endereço: Rua Jardim Ivone nº 02 - Paraíso (entre as estações do metrô Ana Rosa e Paraíso)

Venha e traga seus filhos, sobrinhos, netos, familiares, amigos, etc. Ah, e não esqueça de trazer sua criança interior!

Esperamos por você! Até lá!

Grupo de Divulgação

Visite nosso blog: http://cedj-paraiso.blogspot.com

(Informação em emails de LUIZ lulapana@ig.com.br e de Jorge Rezala)

Homenagem ao Dia de Chico Xavier São Bernardo do Campo, SP

(Informações em email de Divulgação Luz e Amor divulgacaoluzeamor@terra.com.br)

Seminários com Djalma Argolo Santos, SP

O GRUPO ESPÍRITA "DR.ARNALDO DE CARVALHO" E A ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA "JESUS E A CARIDADE"

DE SANTOS/SP

CONVIDA A TODOS

PARA OS

SEMINÁRIOS NO MÊS DE ABRIL,

QUE SERÃO REALIZADOS

EM 03, 06 E 9 DE ABRIL.

COM O TEMA CENTRAL: "MEDIUNIDADE EM ABRIL"

LOCAL:

Assista o video e conheça o palestrante

COMPAREÇA E DIVULGUE


(Informações em email de Rose Moliterno)

Palestras com Carlos Baccelli Estado do Rio de Janeiro

(Informações em email de Nelio Luzze)

I Feira do Livro Espírita Cubatão, SP

(Informação recebida em email de Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

Comemoração do 1º. Aniversário do Núcleo Espírita Chico Xavier Niterói, RJ

(Informação em email de Márcio Hungria)

5º. Seminário de Estudo e Prática da Mediunidade Taboão, Diadema, SP

(Informação em email de Divulgação Luz e Amor divulgacaoluzeamor@terra.com.br)

Palestras com Roosevelt Andolphato Tiago São Paulo

(Informações em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Palestras programadas para o Núcleo Espírita Chico Xavier Promissão, SP

PALESTRAS EM ABRIL DE 2011

DIA 04 – ROSA MARIA H. PIZZO (Penápolis)

DIA 11 – ROOSEVELT A. THIAGO (Barra Bonita)

DIA 18 – EUGÊNIA MARIA P. RODRIGUES(Jales)

DIA 25 – SÉRGIO SAVRON (Promissão)

ENDEREÇO: RUA D. PEDRO II, 325, PROMISSÃO, SP

(Informações em email de Iraci Gava)

Palestras com Wanyr Caccia Abril 2011

(Informações em email de Wanyr Caccia)

Simpósio Dependência Química Cotia, SP

(Informação em email de jaci almeida almeida.jaci@gmail.com)

Reunião preparatória do XXI Congresso Espírita Pan-Americano Santos, SP

REUNIÃO PREPARATÓRIA DO XXI CONGRESSSO ESPÍRITA PAN-AMERICANO


DATA: 9 DE ABRIL DE 2011.
HORÁRIO: ÀS 15:30h.


LOCAL: CENTRO ESPÍRITA ALLAN KADEC

RUA RIO DE JANEIRO, 31 - VILA BELMIRO



SUA PRESENÇA É ESSENCIAL.
PEÇO QUE COMUNIQUEM TAMBÉM A OUTROS COLABORADORES DE SEU CENTRO.




XXI CONGRESSO DA CEPA - CONFEDERAÇÃO ESPÍRITA PAN-AMERICANA
SANTOS - 2012

ARTHUR CHIORO - PRESIDENTE
PAULO MUNIZ - SECRETÁRIO


(Informação recebida em email de amigos.cpdoc@grupos.com.br; em nome de; paulogmuniz paulogmuniz@hotmail.com)

Palestra no Seara Bendita com Sebastião Alvernaz Cota São Paulo

(Informação em email de Regina Bachega)

Curso de Formação de Educadores Espíritas da Infância São Paulo

Distrital Jabaquara

Rua Loefgreen, 1428 – V. Clementino

Cep: 04040-001 – São Paulo - SP Tel.: 11 3582-9724/ 7836-1223 (Camila)

11 4043-3150/ 2849-1809 (Josy)

Entidade federativa, coordenadora e representativa do movimento espírita estadual no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira.

CONVITE E INSCRIÇÃO

Curso de Formação de Educadores Espíritas da Infância

DATA: 17/04/2011 - Domingo

HORÁRIO: 8h30 às 13 horas

LOCAL: Fraternidade Espírita Auta de Souza - R. Loefgreen, 1428 – Vila Clementino – São Paulo-SP (duas quadras do metrô Santa Cruz)

PROMOÇÃO: USE DISTRITAL JABAQUARA, órgão da União das Sociedades Espírita do Estado de São Paulo

OBJETIVO: Ampliar o conhecimento dos trabalhadores das Instituições Espíritas

PÚBLICO ALVO: Dirigentes, educadores da infância e trabalhadores das Casas Espíritas.

PROGRAMA DO CURSO: A atividade de Educação Espírita Infanto-Juvenil – Objetivos – Componentes do Processo Educativo – Estruturando o Departamento – Planejamento (setor – programas de aulas – aulas) – Recursos Didáticos.

Mais: Exemplos práticos – Participantes terão oportunidade de conhecer e manusear materiais desenvolvidos pela equipe de Educadores Espíritas da Infância da USE-SP.

PROGRAMAÇÃO DE HORÁRIO:

8:30 às 9:00 – Recepção e cadastro dos inscritos

9:00 às 9:10 – Prece inicial e abertura dos trabalhos pela direção da USE Distrital Jabaquara

9:10 às 11:00 – Curso

11:00 às 11:15 – Intervalo para café

11:15 às 13:00 – Curso

Expositores: Martha Rios Guimarães (Diretora do Depto. de Infância da USE-SP) e equipe

Taxa de colaboração: R$ 10,00 – para lanche e despesas de manutenção da Distrital (paga no dia)

Coordenação: Depto. de Orientação Doutrinária e Secretaria da USE Distrital Jabaquara.

Sueli Moretti Villas Boas

Diretora do Depto. de Orientação Doutrinária

Camila Andrade

Presidente USE Distrital Jabaquara

Informações e inscrições

Sueli Moretti

E-mail: doutrinario@usejabaquara.com.br

Fone: 11 2068-6076

Visite nosso site: www.usejabaquara.com.br

Ficha de Participação – Curso de Educadores Espíritas da Infância – 17/4/2011 na Rua Loefgreen, 1428 – Vila Clementino – São Paulo-SP

Para mais inscrições copiar e colar

Nome da Instituição:

Endereço e bairro:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

Curso de Formação de Educadores Espíritas da Infância São Paulo

Distrital Jabaquara

Rua Loefgreen, 1428 – V. Clementino

Cep: 04040-001 – São Paulo - SP Tel.: 11 3582-9724/ 7836-1223 (Camila)

11 4043-3150/ 2849-1809 (Josy)

Entidade federativa, coordenadora e representativa do movimento espírita estadual no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira.

CONVITE E INSCRIÇÃO

Curso de Formação de Educadores Espíritas da Infância

DATA: 17/04/2011 - Domingo

HORÁRIO: 8h30 às 13 horas

LOCAL: Fraternidade Espírita Auta de Souza - R. Loefgreen, 1428 – Vila Clementino – São Paulo-SP (duas quadras do metrô Santa Cruz)

PROMOÇÃO: USE DISTRITAL JABAQUARA, órgão da União das Sociedades Espírita do Estado de São Paulo

OBJETIVO: Ampliar o conhecimento dos trabalhadores das Instituições Espíritas

PÚBLICO ALVO: Dirigentes, educadores da infância e trabalhadores das Casas Espíritas.

PROGRAMA DO CURSO: A atividade de Educação Espírita Infanto-Juvenil – Objetivos – Componentes do Processo Educativo – Estruturando o Departamento – Planejamento (setor – programas de aulas – aulas) – Recursos Didáticos.

Mais: Exemplos práticos – Participantes terão oportunidade de conhecer e manusear materiais desenvolvidos pela equipe de Educadores Espíritas da Infância da USE-SP.

PROGRAMAÇÃO DE HORÁRIO:

8:30 às 9:00 – Recepção e cadastro dos inscritos

9:00 às 9:10 – Prece inicial e abertura dos trabalhos pela direção da USE Distrital Jabaquara

9:10 às 11:00 – Curso

11:00 às 11:15 – Intervalo para café

11:15 às 13:00 – Curso

Expositores: Martha Rios Guimarães (Diretora do Depto. de Infância da USE-SP) e equipe

Taxa de colaboração: R$ 10,00 – para lanche e despesas de manutenção da Distrital (paga no dia)

Coordenação: Depto. de Orientação Doutrinária e Secretaria da USE Distrital Jabaquara.

Sueli Moretti Villas Boas

Diretora do Depto. de Orientação Doutrinária

Camila Andrade

Presidente USE Distrital Jabaquara

Informações e inscrições

Sueli Moretti

E-mail: doutrinario@usejabaquara.com.br

Fone: 11 2068-6076

Visite nosso site: www.usejabaquara.com.br

Ficha de Participação – Curso de Educadores Espíritas da Infância – 17/4/2011 na Rua Loefgreen, 1428 – Vila Clementino – São Paulo-SP

Para mais inscrições copiar e colar

Nome da Instituição:

Endereço e bairro:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

Seminário: O Centro Espírita e sua Dimensão Espiritual Jaboatão dos Guararapes, PE

(Informações em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Seminário com Djalma Argolo Sorocaba, SP

(Informações em email de Regina Bachega)

Palestras com Adeilson Salles Poços de Caldas, MG

Adeilson Salles estará novamente na nossa região, neste mes de abril.A programação é a seguinte:

Dia 19/04 - Terça feira - Poços de Caldas

Dia 20/04 - Quarta Feira - Nova Rezende

Dia 21/04 - Quinta Feira - Carmo do Rio Claro.

Convido todos voces para as palestras e peço-lhe a gentileza de divulgar aos seus contatos.

Abraço grande.

Maria Jose ( Poços de Caldas )

(Informação recebida em email de Otavio Cunha)

1ª. Feira de troca do livro espírita Belo Horizonte, MG

(Informação em email de Norberto e Fatima)

Registro; Seminário Atendimento Fraterno com Ismael Batista da Silva. Itapira, SP

Informações e fotos recebidos em email de Otávio Cunha

Em 03 de abril de 2011, neste domingo, na Casa Espírita Nhá Chica, cidade de Itapira-SP, no evento promovido pela U.S.E. União das Sociedades Espíritas de Itapira-SP e suas casas adesas, aconteceu o seminário de Atendimento Fraterno, com Ismael Batista da Silva, da cidade de Guaxupé-MG, que fazendo parte do Mês Espírita de Itapira Abril/2011, durante o dia todo esteve reunido com 32 pessoas, sendo representantes das casas espíritas da cidade como: Centro Espírita Luiz Gonzaga, Casa Espírita Nhá Chica e Instituição Assistencial César Bianchi e também representantes das cidades de Espírito Santo do Pinhal-SP, Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Flacus e de Albertina-MG, Centro Espírita Pátria do Evangelho.

Ismael Batista abordou todos os aspectos possíveis que são de suma importância para a eficácia, daquilo que as pessoas procuram nas casas espíritas, em relação aos seus momentos de dificuldades, angústias, dúvidas, sentido da vida, e também para aqueles que procuram o maior conhecimento sobre as suas próprias vidas.

Durante o curso Ismael usou da prática, ao apresentar os detalhes da implantação deste importante trabalho que a espiritualidade oferece para alentos dos mais necessitados, focalizando que o ato de se doar, com verdadeiro amor, para a caridade com o próximo, no trabalho com Cristo, mostrando a cada um dos presentes os importantes caminhos para o verdadeiro cristão, destacando para isso, a principal importância de participação nos estudos da Doutrina Espírita.

O grande evento, aconteceu das 09:00 às 17:00 horas, com intervalos de almoço e cafezinhos.




Legenda: Inicio do seminário; parte pratica do atendimento fraterno; almoço
de confraternização; hora do cafezinho.

Registro. Abertura da 1ª. Semana Espírita de José Bonifácio, SP

Texto e fotos recebidos de Cleide Bucalon

Com muita alegria participamos neste domingo dia 03 de abril de 2011 da abertura da 1ª semana espírita de José Bonifácio. Ditinha Calixto disse que esse sonho foi acalentado durante 1 ano e que hoje, ver esse sonho tornar-se realidade era uma alegria imensa e que são muitas as pessoas que contribuíram para que esta semana recheada de atividades pudesse acontecer.

O Grupo Seareiros do Mestre de Birigui deu o tom da emoção, espalhando pelos salões da Câmara Municipal os acordes musicais na harmonização do ambiente, para que a seqüência das atividades tivesse êxito.

Após a apresentação, saudação inicial, Ditinha convidou a querida Deusa Samú que brilhantemente desenvolveu o Seminário “Educação dos sentimentos para uma nova era”.

Dra Deusa tem uma habilidade muito grande em tirar do público aquilo que sabemos e com este conhecimento dá o tom do seminário. Iniciou falando da maturidade das crianças que começam a habitar este Planeta Terra, habitantes de uma nova era, das perguntas das nossas crianças que demonstram o seu amadurecimento, falou das características das crianças até 10 anos, depois comentou sobre os adolescentes e por último os jovens na faixa dos 17 anos que começam a trabalhar o raciocínio de conseqüência, deixando a todos as preciosas lições e por duas vezes citou a pergunta 208 do Livro dos Espíritos onde fala a respeito da missão dos pais, citou uma frase que encontraremos no Livro Dores da Alma de Francisco do Espírito Santo, psicografia de Hamed para nossa reflexão “... O que está no intelecto, pode não estar na alma”.

O meu sentimento é de alegria por participar da concretização do sonho da amiga querida Ditinha, da alegria do aprendizado único com Deusa Samú, de rever pessoas amigas e de reencontrar almas irmãs. Por fim deixou-nos um recado que é para toda a nossa Eternidade: – “Nunca negue sentimentos”.

Meu sentimento maior é o de amar você alma querida que neste momento lê este release desse Seminário maravilhoso. E a semana continua com a presença de muitos outros amigos queridos.





Legenda: Ditinha Calixto; Deusa Samú, à direita da foto, que apresentou o Seminário; Grupo “Seareiros do Mestre”; público; o Grupo Seareiros com Cleide, Ditinha, Deusa e seu esposo.

Mednesp 2011 Belo Horizonte, MG

(Informação recebida em email de Jhon Harley Marques tomtommadureira@yahoo.com.br)

Agenda de palestras com José Carlos de Lucca Abril 2011

DIA 06 - GRUPO ESPÍRITA ESPERANÇA - 20:00 HS

RUA MOISÉS MARX, 1.123 - VILA ARICANDUVA

SÃO PAULO/SP

DIA 10 - C. E. EVANGÉLICO ANTONIO MONTEIRO – 10:00 HS

RUA HUMBERTO DE CAMPOS, 240 – VL. CORREIA

FERRAZ DE VASCONCELOS / SP

DIA 14 - GRUPO ESPÍRITA BATUIRA – 20:00 HS

RUA CAIUBI, 1.036 - PERDIZES

SÃO PAULO/SP

DIA 17 – GRUPO ESPÍRITA CAMINHO DA LUZ - 16:00 HS

RUA SIMÃO DA MATA, 131 - VILA GUARANI

SÃO PAULO/SP

DIA 20 - GRUPO ESPÍRITA ESPERANÇA - 20:00 HS

RUA MOISÉS MARX, 1.123 - VILA ARICANDUVA

SÃO PAULO/SP

DIA 30 – CENTRO ESPÍRITA “IRMÃ ROSA” – 15:00 HS

RUA LEANDRO MOTA, 131 - ICARAÍ

NITERÓI/ RJ

DIA 30 – GRUPO ESPÍRITA DA FÉ - 18:00 HS

RUA DR. SARDINHA, 149 – SANTA ROSA

NITERÓI/ RJ

DIA 01 DE MAIO – CASA DE BATUIRA - 9:30 ÀS 11:30 HS

MINI-SEMINÁRIO “ O MÉDICO JESUS”

RUA OTACILIO COLLARES, 15 - GRADIM

SÃO GONÇALO / RJ

(Informação recebida em email de Luciana Santos lucianasantos26@yahoo.com.br)

Roteiro de Palestras com Claudio Palermo São Paulo e Sorocaba

1 – 21/05 – sábado – Grupo Espírita Reencontro – 17h00

Rua Sebastião Preto, 47– Móoca – SP // Tema: O Poder da Fé

2 – 29/05 – Domingo – Núcleo Assistencial Espírita Paz e Amor em Jesus – 09h00

Rua Izidro Tinoco,53 - Tatuapé - São Paulo/SP – Tema: O Poder da Fé

3 – 05/06 – Domingo – União Espírita Sorocabana – 10h00

Avenida General Carneiro, 391 - Cerrado – Sorocaba/SP
Tema: O Poder da Fé
 
4 – 11/06 – sábado – Grupo Espírita Reencontro – 17h00
Rua Sebastião Preto, 47 – Mooca – SP // Tema: Vontade, Determinação e Evolução
 
5 – 07/08 – Domingo – C.E.Francisco de Assis – 15h00
Rua Miguel Lilo, 131 – Vila Císper – SP
Tema: O Poder da Fé
 
6 – 11/09 – Domingo – 19hs – Tema: A Conquista da Paz
Obs: Esperando o endereço e confirmação dos dirigentes – z.leste /SP
 
Informações: locutor@feal.com.br
Twitter: @radiopalermo
Facebook: cláudio roberto palermo
Orkut: cláudio palermo (novo orkut)
Linkedin: cláudio palermo
msn: locutor20@hotmail.com
 
(Informação recebida em email de Regina Bachega)