BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 4 de novembro de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (167) Marcia Ferreira Ramos Leal


Marcia Ferreira Ramos Leal
Valença, RJ


Nesta entrevista vamos falar com Marcia Ferreira Ramos Leal,
Leal,  presidente do Grupo Espírita de Amor, Humildade e Ca-
ridade, a segunda casa espírita mais antiga de Valença, fundada
no  dia  1º. de outubro  de 1923,  no  estado Rio  de    Janeiro,  
cidade onde Marcia nasceu e reside. Além de participar da  di-
reção  e das  várias  atividades da  casa  que preside, Márcia é
oradora e atuante no movimento de unificação.


Márcia, pode nos fazer sua auto apresentação?
Sou a sexta filha de Humberto Corrêa Ramos e Iracema Ferreira Ramos. Nasci em Valença-RJ, no dia 18 de outubro de 1967, onde ainda moro. Sou casada com o também professor Paulo Roberto Figueira Leal – não temos filhos, mas convivemos muito proximamente com 9 sobrinhos.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?
Graduei-me em História e lecionei por breve período na rede pública estadual. Hoje sou colaboradora voluntária da Livraria Espírita Yvonne Pereira, em Valença.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?
Desde a infância, convivi intensamente com a família (toda ela espírita) de uma grande amiga, a Simone Victorino Furtado. Apesar da proximidade com espíritas por quase toda a vida, fui participar de fato do movimento já adulta. Milito com assiduidade em casas espíritas há aproximadamente seis anos.

A que casa espirita você está vinculada presentemente?
Sou presidente do Grupo Espírita de Amor, Humildade e Caridade, em Valença-RJ.

Pode nos fazer uma retrospectiva de sua atuação no movimento espirita durante esses anos?
Comecei participando do ESDE e trabalhando na recepção da casa, além de ajudar na organização da biblioteca. Fiz o curso de passe e iniciei o trabalho como médium passista. Hoje, além das atividades de passe, participo do trabalho de educação mediúnica e faço parte da equipe do ESDE na casa em que milito. Sou também coordenadora administrativa do 24º Conselho Espírita de Unificação (CEU) de Valença e Rio das Flores. Ministro palestras em várias casas do município.

Quais as casas espíritas na cidade de Valença?
Centro Espírita de Valença; Grupo Espírita de Amor, Humildade e Caridade; Casa de Caridade Antônio José da Silva; Grupo Espírita Joana D’Arc; Grupo Espírita Fé, Amor e Caridade; Grupo Espírita Lar Meimei; Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho; Grupo Espírita Casa do Caminho Irmãos de Boa Vontade; Grupo Espírita Chico Xavier; Centro Espírita André Luiz (Juparanã); Centro Espírita Fonte de Luz (Conservatória); Centro Espírita Yvonne Pereira, que, apesar de ficar no município vizinho de Rio das Flores, integra a União Municipal Espírita de Valença (UMEV) e o 24º CEU.

Conte-nos por favor a história do Grupo Espírita de Amor, Humildade e Caridade, da qual você é a atual presidente.
Foi fundado em 01 de outubro de 1923, sediado inicialmente na Rua Dona Ana Jannuzzi, nº 236. Em 14 de novembro de 1940, foi feita uma permuta com a Loja Maçônica “Simbólica Perfeita União” e a casa se instalou na Rua Silveira Vargas, nº 57, onde funciona até hoje. Desde o início (trata-se da segunda casa mais antiga do município de Valença), tem se pautado pela máxima de que a prática da caridade é uma obrigação de qualquer casa espírita que se queira coerente com a doutrina. Milhares de pessoas já foram atendidas, ao longo de 89 anos, em suas demandas espirituais e materiais. 

Que atividades doutrinárias e assistenciais vocês desenvolvem?
Palestras públicas, evangelização, mocidade espírita, estudos sistematizados da doutrina, estudo do Evangelho, seções de passe e de tratamento espiritual, atendimento fraterno, desenvolvimento mediúnico e desobsessão.

Estão vinculados ao movimento de unificação? A quais  órgãos?
Ao  24º Conselho Espírita de Unificação (CEU) de Valença e Rio das Flores, que atua como representante do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ); e à União Municipal Espírita de Valença (UMEV).

Dentre os vultos que passaram pela casa nesses quase noventa anos quais aqueles que são mais conhecidos?
Antônio Lobo Braga; Daniel Rosa; Dona Therezinha da Silva; Américo Augusto César; e Ismail Cândido Xisto, com quem convivi mais proximamente.

As suas despedidas dos nossos leitores.
Desejamos que, não apenas em Valença, mas em todo o país, que o movimento espírita tenha a capacidade de continuar levando adiante o projeto originário do espiritismo: consolar, esclarecer, servir. Que tenhamos cada vez mais integração e capacidade de organização, para potencializar os frutos de nosso trabalho e o alcance da mensagem que divulgamos.

Marcia e o marido Paulo Roberto
Fachada do G,E, Amor, humildade e Caridade, atualmente presidido por Marcia Ferreira Ramos Leal
Grupo Espírita Amor, Humildade e Caridade. Recepção. Valença, RJ
Grupo Espírita Amor, Humildade e Caridade. Valença, RJ
Grupo de Educação Mediúnica do G.E. Amor, Humildade e Caridade. Valença, RJ
Evangelho ao amanhecer. G.E. Amor, Humildade e Caridade. Valença, RJ
G.E. Amor, Humildade e Caridade. Evangelização Infantil. Valença, RJ
G.E. Amor, Humildade e Caridade. Mocidade Espírita. Valença, RJ

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.

0 comentários: