BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 21 de janeiro de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (123) Marcos Miranda

Marcos Miranda

Nosso entrevistado Marcos Miranda é um paulistano residente em Long Branch, Nova Jérsei, onde, ao lado de outros companheiros de ideal dissemina a Doutrina Espírita em território norte americano. A trajetória de Marcos Miranda é interessante e se soma a de outros trabalhadores espíritas que, embora nascidos no Brasil e se preparado no meio espirita brasileiro, acabam emigrando para outras terras para espargir o Espiritismo. Embora nunca achem facilidades no cometimento, esses trabalhadores prosseguem com altruísmo, incansáveis, felizes e conscientes de que estão cumprindo com as obrigações assumidas perante Jesus, o grande líder do movimento de espiritualização na Terra. Nossos cumprimentos a todos.

Marcos poderia nos fazer sua apresentação pessoal?

Meu nome é Marcos Miranda, nascido em São Paulo, capital, em janeiro de 1960. Sou casado há 26 anos com Lourdes Miranda. Meus pais, já desencarnados são Benedito Rodrigues de Miranda e Maria de Lourdes da Silva Miranda. Tenho duas filhas, Carolina e Mariana e um neto, Pedro Henrique.

Qual sua formação acadêmica e profissional?

Formado em economia pela PUC-SP em 1985, trabalhei nas áreas de Planejamento Financeiro, Tesouraria e Controladoria. Desde 2003 trabalho como sócio em um Escritório de Contabilidade na cidade de Long Branch, Estado de New Jersey, nos Estados Unidos. Aqui damos acessoria a brasileiros e sulamericanos nos aspectos legais e contábeis.

Como conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Minha história com o Espiritismo divide-se em duas partes, a infância e a maturidade.

Fui levado por minha mãe para participar da Evangelização Infantil na Casa Espírita do bairro onde morava, na Vila Jaguará, na cidade de São Paulo, freqüentando-a dos 8 aos 10 anos.

Durante minha juventude e primeiros anos de vida adulta estive longe de uma Casa Espírita, porém não longe da doutrina, pois sempre lia as obras de Chico Xavier. Por volta de 1993 incentivei minha esposa a iniciar os estudos na FEESP e, após 4 anos, iniciei por minha vez meus estudos na Aliança Espírita de São Paulo.

Poderia nos descrever sua trajetória espirita pelo Brasil e Estados Unidos?

Tenho uma divida de gratidão para com o “Grupo Fraternidade Cristã” do Parque São Domingos, em São Paulo, capital, pois lá fiz os cursos de “Aprendizes do Evangelho” e de “Mediunidade”. Durante o tempo em que frequentei a casa procurei sempre manter-me ocupado, tanto no Atendimento Fraterno como nos Passes e nos Estudos. Foram tempos maravilhosos e mesmo hoje, vivendo tão longe, ainda conservo laços de amizade profundos com vários trabalhadores daquela casa.

Quando cheguei em Long Branch, desde o principio procurei uma casa nas redondezas sem grande sucesso no início. As únicas casas que encontrei ficavam em New York (viagem de 1:30 de trem) ou Newark (1:00 de trem) ficando muito dificil uma frequencia mais assídua.

Depois de alguns meses da minha chegada vi em um jornal local da comunidade brasileira um anúncio de uma Casa Espírita na cidade, o “Caminho da Luz”. Uma alegria imensa me invadiu e na mesma semana travei os primeiros contatos com os trabalhadores da casa e desde o inicio me integrei totalmente àquele Centro, tendo tido ativa participação na Equipe de Coordenação administrativa e da área de estudos.

Como surgiu o Grupo Espírita “Caminho da Luz”?

O “Caminho da Luz” foi fruto do esforço e persistência de um pequeno grupo de brasileiras e brasileiros apaixonados pela Doutrina. De inicio reuniam-se no porão da casa de uma das participantes do grupo até que o porão ficou pequeno e uma sala teve que ser alugada. Foi nesta ocasião que me integrei ao grupo.

Naquela época somente havia reuniões onde se fazia a leitura e comentários sobre o Livro dos Espíritos. De imediato sugeri que implantassemos o Curso de Aprendizes do Evangelho e de lá para cá nunca mais paramos com os Estudos.

Nosso ciclo de estudos básicos são:

- Catme (Conheça-te a ti mesmo)

- Aprendizes do Evangelho

- ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita)

- ESDE (Em Ingles)

- Curso de Médiuns

Atualmente temos desenvolvido também o “Projeto Espiritizar” que se resume ao estudo profundo de livros de Alirio Cerqueira que nos leva à reflexão e implementação da Doutrina Espírita como norma de conduta em nossas vidas.

Nosso Grupo Espírita também tem se unido com várias Casa Espiritas dos Estados de New York, New Jersey e Connecticut, para o criação da “Tristate Spiritist Federation”, o que tem sido um trabalho muito gratificante e que já tem rendido frutos magnificos na região, colaborando para o fortalecimento e expansão do Movimento Espírita nos Estados Unidos.

Marcos como está o grupo em termos de quantidade de participantes e a sua proporção em relação a nacionalidades?

O Americano tem uma postura bem diferente ao do brasileiro quanto ao Espiritismo, apesar da comunicação entre os dois planos ocorrida aqui, através das irmãs Fox. O americano, em geral, somente vê o aspecto do fenômeno, não percebendo o aspecto filosófico ou o religioso. Isto vem sendo modificado, mas ainda de forma muito lenta.

Nossa casa hoje tem uma frequência média de 40 pessoas, sendo 95% ainda de brasileiros. No geral o americano que vem à nossa casa se trata de esposo(a) de brasileiro(a). Porém nossa postura é de manter um estudo onde somente se fale o Inglês, mesmo que somente frequentado por brasileiros, pois isto nos possibilita o aprimoramento da própria capacidade da falar sobre a Doutrina Espírita em Inglês.

Outro aspecto importante é o de que a Evangelização Infantil é feita em Inglês, já formando a próxima geração de divulgadores da doutrina habilitados a falar nas duas linguas, o que será fundamental para o futuro do Espiritismo nas terras do Tio San.

Você tem alguma obra publicada?

Na verdade me considero um trabalhador Espírita da segunda linha. Explicando melhor; devo dizer que há aqueles que são os da primeira linha, que geram o material (Chico Xavier, Divaldo Franco, Raul Teixeira, Ivone Pereira, e tantos e tantos outros) e há aqueles da segunda linha, que pegam o material produzido pelos da primeira linha e os espalham, procurando expandir os horizontes desta doutrina de luzes, de modo a que mais e mais pessoas tenham acesso às idéias libertadoras e conheçam a verdade, aquela mesma verdade que nos libertará.

Algo mais que queira acrescentar?

Gostaria de expressar minha alegria por poder estar aqui nos Estados Unidos, junto à um grupo de pessoas que vem trabalhando muito seriamente para difundir os princípios da Doutrina Espírita em terras americanas, pois, apesar de os primeiros sinais da comunicação entre os dois planos tenha surgido aqui, atraves das Irmãs Fox, a Doutrina Espírita ainda ensaia seus primeiros passos nesta país. É muito gratificante poder fazer parte deste momento tão especial.

Suas despedidas dos nossos leitores

Primeiro agradecer a oportunidade que voce nos proporciona, pois a divulgação da Doutrina Espírita, por todos os meios à nossa disposição é fundamental. Levar ao público a história dos trabalhadores é importante e serve de incentivo, tanto ao entrevistado como aos trabalhadores em geral, pois como nos ensinou o Mestre: “A Seara é grande e os trabalhadores são poucos”.

E dizer aos leitores que o momento é de grandes oportunidades para todos nós; nestes tempos tão conturbados é que devemos mostrar nossa serenidade, nossa confiança em Deus e em Jesus, exemplificando a Doutrina em nossos atos, pensamentos e palavras, pois este é o nosso papel.


Primeiros Passos

Anos Rebeldes

Família

Grupo Espírita Caminho da Luz

Atividade junto ao Asilo Local (Denny de Palhaço)

Márcio, Marcos, Vanessa Anseloni e André Cabral

O grupo com José Raul Teixeira, segundo a partir da esquerda, no ano de 2010

O grupo com o orador Richard Simonetti, de óculos no centro da foto, em 2009

Visita de Divaldo Franco 2011

Visita de Heloisa Pires 2008 (com Themis Tavares, Maura Patricio e André Cabral)

Membros da Tristate Spiritist Federation


OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.



NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 21-01-2012

Clicar aqui:

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 20-01-2012

Clicar aqui: