BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 13 de abril de 2014

Artigo especial. Livro eterno


Gregório Carlos Rodrigues
Araçatuba, SP

A Casa Espírita em que trabalho tem o costume de distribuir gratuitamente exemplares dos livros da codificação espírita a todos os participantes das nossas reuniões públicas.
Um amigo, não espírita, procurou a Casa em busca de defesa contra os males físicos que o afligiam, na esperança de soluciona-los ou pelo menos ameniza-los.
Convidado a participar das reuniões públicas, recebeu também um exemplar do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.
Sinceramente achei que ele nem iria abri-lo, mas qual não foi minha surpresa ao encontra-lo numa das filas da vida, quando me perguntou:
- Que livro é aquele que você me deu?  - Uma hora me parece um livro filosófico, noutra tenho nas mãos argumentos científicos, noutra são puxões de orelha que me fazem refletir mais detidamente sobre a vida. Confesso que não esperava nada que viesse de um livro, mas, depois de lê-lo, percebo que muito das minhas mazelas são consequências de atitudes equivocadas, tá na hora de mudar...
Muitos conhecem, por exemplo, o ensinamento do Cristo “Ame a Deus, ao próximo e a ti mesmo” que, no dizer D’ele mesmo, é o maior ensinamento.
Mas poucos o compreendem e menos ainda o aplicam. O conceito de amor é muito amplo, abstrato, e as pessoas têm dificuldades em compreende-lo. O homem nunca teve a oportunidade de ser devidamente esclarecido do significado deste conceito.

Como diz Kardec na introdução do livro:

A forma alegórica e o intencional misticismo da linguagem fazem que a maioria o leia por desencargo de consciência e por dever, como lêem as preces, sem as entender, isto é, sem proveito. Passam-lhes despercebidos os preceitos morais, disseminados aqui e ali, intercalados na massa das narrativas. Impossível, então, apanhar-se-lhes o conjunto e tomá-los para objeto de leitura e meditações especiais”.

Com o Evangelho Segundo o Espiritismo entendemos os ensinamentos do Cristo em detalhes, alcançando nosso comportamento mais íntimo. Conseguimos visualizar com razoável clareza o esforço necessário para alcançar a luz a indicar a saída deste mundo escuro em que nos metemos.
Ele não se ocupa de outra coisa que não os ensinamentos morais da doutrina do Cristo e traz esclarecimentos que nos fazem entender como devemos proceder para amarmos conforme Jesus ensina.
É uma obra libertadora para todo aquele que busca entender os segredos da vida e ouve o que o Espírito de Verdade diz em seu prefácio:

Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos”.

Tenho que é a obra mais importante da codificação espírita, depois da primeira, a obra básica, O Livro dos Espíritos. As demais lhe são subsidiárias na medida em que explicam a dinâmica da vida, mas só o Evangelho nos ensina a mudar a dinâmica da vida.
150 anos de seu lançamento é motivo de muita comemoração e alegria, afinal, são poucas as obras que sobrevivem a tanto tempo.
Mas ainda é uma obra desconhecida para a imensa maioria das pessoas, o que indica que o seu grande momento ainda está por vir, pois que é destinada a ser referência na transformação da humanidade.
Cabe a nós, espíritas, estarmos preparados para o grande momento, dando o exemplo da capacidade transformadora do Evangelho.
Se no passado longuinquo os seguidores do Cristo testemunhavam seus ensinamentos com sangue, martírio e dor, haveremos de testemunhar com amor puro e verdadeiro.
Meu amigo não teve seus males curados, quando muito amenizados. Mas hoje compreende melhor a sí mesmo, ponto de partida para qualquer ação firme nos rumos da redenção da consciência... As brisas da esperança se lhe chegaram acariciando o espírito e com ela uma voz maviosa a lhe dizer: Vem, vem comigo...
File:Les Aveugles de Jéricho - Nicolas Poussin - Louvre.jpg
Jesus curando o cego de Jericó. Óleo sobre tela de Nicolas Poussin
Cartaz do ano de 1964 comemorando o 1º. Centenário de
O Evangelho Segundo o Espiritismo,  em Vitória, ES
Homenagem prestada a Allan Kardec pelos espíritas franceses.
Placa nas proximidades da Rua Sala, onde Kardec nasceu, em Lion, França. Foto Ismael Gobbo
Hõtel de Ville (Municipalidade), Paris, França. Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) foi autor de
“Ditados normais dos exames do “Hôtel de Ville” e da Sorbonne” (1849).  Foto Ismael Gobbo

0 comentários: