BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita Anabela Reinata

Anabela Reinata

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Nesta entrevista realizada pela brasileira Claudia Werdine, residente na cidade de Madrid, na Espanha, iremos conhecer um pouco desse exemplo de vida que é Anabela Reinata, uma portuguesa de origem humilde, criatura simples e dedicada que deixou o interior de Portugal para ir conhecer e divulgar o Espiritismo entre os belgas. Uma história muito comovente, atestado de que a espiritualidade tem trabalhado incessantemente para colocar as pessoas no lugar certo, mesmo que elas tenham nascido bem longe do local onde deverão arregaçar as mangas para trabalhar na seara de Jesus.


Anabela, poderia nos fazer sua auto apresentação?

Nasci em uma vila portuguesa chamada Coruche, pertencente ao Distrito de Santarém, Portugal. Meus pais Antonio Joaquim Reinata e Aurora Laurinda Roque vivem em Portugal, assim como minha irmã Laurinda Antonio Roque Reinata Rainho, seu marido Antonio Manuel Rainho e minha adorada sobrinha Patricia Alexandra Reinata Rainho. Vim para a Bélgica em 1992 quando tinha 21 anos de idade, voltei para Portugal em 1994 e, em 1995, retornei à Bélgica. Casei-me com o português João Manuel Pascoal Ferreira, em 2000 tivemos o nosso primeiro filho, Rafael e em 2003 nasceu Felipe. Continuamos na Bélgica, residindo em sua capital, a cidade de Bruxelas .

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Fiz o ensino secundário e quando terminei fui trabalhar no campo, na colheita de frutas e legumes como tomates, morangos, etc. Posteriormente trabalhei como operária numa fábrica de tabaco e como polivalente num hipermercado. Desde que cheguei a Bélgica até fim de 2007, trabalhei como empregada de limpeza e depois como secretaria numa empresa de mudanças, onde trabalho atualmente.

Como você conheceu o Espiritismo?

Quando cheguei à Bélgica fui morar na casa de uma senhora portuguesa que eu não conhecia. Esta senhora se reunia todas as semanas com um grupo de amigos para estudar as obras de Kardec. Um dia ela me convidou a assistir ao estudo. Eu aceitei e foi aí que eu ouvi pela primeira vez falar de Espiritismo, isto no ano de 1992. Algum tempo depois, chegou um casal do Brasil aqui em Bruxelas e perguntaram sobre algum Centro Espirita na cidade. Foi-lhes dito que estudávamos em grupo e eles a nós se juntaram. A partir daí se pensou em abrir um estudo aberto ao publico. Como este casal já havia trabalhado num Centro Espirita no Brasil, aproveitamos a experiência deles e fundamos o “Centre d’études Spirites Allan Kardec”, mais conhecido pelo CESAK de Bruxelas. Em 2000 publicamos nossos estatutos e criamos a ASBL (Associação sem fins lucrativos). Este casal, Francisco e Carolina Bosco, dirigiram o Centro até fim de 2000 e, a partir de 2004, me elegeram presidente do Centro, cargo que ocupo ate hoje.

Desde quando começou a freqüentar o Centro Espírita? E a reação de seus familiares?

Quando conheci o Espiritismo em 1992, para mim foi o relembrar de algo que estava adormecido. Foi tão bom que, o que eu mais queria, era falar para os meus familiares sobre esta maravilhosa Doutrina. Era como se eu tivesse encontrado um tesouro e quisesse partilhar este tesouro com eles todos. Mas ... eu estava equivocada, pois pensei que todos iriam ter a mesma reação que eu tive. Acabei “desrespeitando” um pouco a convicção de meus familiares. Acabei fazendo mais mal que bem. E ainda hoje, eles sabem que eu “pertenço a algo que eles não sabem bem o que é”, mas que também não querem saber e nem falar a respeito. Eu não insisto... Estou esperando o momento certo e, enquanto isso, tentando apresentar-lhes o espiritismo pelo meu exemplo. Difícil fazê-los assimilar a Doutrina Espírita na forma como eu assimilei. Nas férias sempre levo livros que deixo “esquecidos” pela casa deles ou ofereço à minha irmã. Mas agora só o tempo para poder trabalhar e ajudar a contornar minha precipitação do passado.

A qual Casa Espirita você está vinculada presentemente e quais os trabalhos que nela realiza?

Como eu disse anteriormente, sou trabalhadora do CESAK e, como ocorre em todo grupo pequeno, faço um pouco de tudo. Hoje em dia um pouco menos, pois o Centro esta crescendo e incorporando novos trabalhadores. Sou secretaria de uma turma da “Escola de Aprendizes do Evangelho” e dou aula. Faço palestras, trabalho na biblioteca, faço entrevistas de ajuda e participo dos grupos “Escola de Pais” e “Estudo dos Trabalhadores”. Além disso cuido da parte administrativa do Centro e dirijo um grupo de estudos, Escola de Aprendizes do Evangelho” num Centro que fundamos na cidade de Liêge.

Porque sua mudança para a Bélgica?

A primeira vez que vim foi porque no interior de Portugal onde morava achava tudo muito parado e queria conhecer novas Terras. Quando voltei pela segunda vez, agora na companhia de meu futuro marido, foi porque queríamos nos casar e em Portugal a situação estava muito difícil a nível financeiro. Hoje eu sei que não foi por acaso a minha vinda e que, se estou aqui, é porque já estava programado no plano espiritual a minha vinda para estas Terras, para conhecer o Espiritismo e sobretudo ajudar a divulgá-lo nesse pedaço do mundo.

Gostaríamos que nos fizesse um pequeno histórico do Espiritismo na Bélgica

Segundo a União Espirita Belga, são encontrados vestígios de uma Federação Espirita Belga a partir de 1882. A União Espirita Belga é membro do Conselho Espirita Internacional desde 1999 e se reúne quatro vezes por ano com os grupos Espiritas do país, neste momento composto por sete Centros Espíritas.

O objetivo destas reuniões é trabalharmos juntos na divulgação da Doutrina Espirita aqui no país, organizando simpósios, congressos, conferencias, e desenvolvendo a Radio Espirita francophone, “Radio Kardec” http://radiokardec.lmsf.org/.

Em Liége, a União Espirita Belga além dos trabalhos habituais do Centro Espirita, todo sábado distribui sopa, pão e café aos sem abrigo.

Quantas Casas Espíritas existem atualmente na Bélgica?

Que eu saiba e conheça, seis na Bélgica e mais uma em Luxemburgo também vinculada à União Espírita Belga

Do que consiste a programação?

Em relação ao Centro Espirita onde trabalho, temos o trabalho mediúnico, trabalho de vibrações coletivas, Evangelho no lar, com ida às casas das pessoas que querem implantá-lo em seus lares, duas escolas de aprendizes do Evangelho no segundo ano (um grupo em francês e outro em português), uma escola de aprendizes do Evangelho que acaba de começar (em francês), Estudo dos trabalhadores, Assistência Espiritual, Evangelização Infantil (3 grupos de 7 a 13 anos) e Escola de Pais. Além disso, temos a biblioteca/livraria, salas de apoio onde ficam as crianças durante a assistência espiritual para os pais e fazemos a cada três meses um almoço para ajudar a manter a nossa casa Espirita.

A que órgão estão vinculados os Centros Espíritas?

Estamos vinculados à União Espirita Belga que por sua vez faz parte do Conselho Espirita Internacional.

Qual a reação dos belgas em relação ao Espiritismo?

O Espiritismo aqui na Bélgica é visto ainda como uma seita e aqueles que aceitam o vêm somente como fenômeno mediúnico. Quando nós apresentamos a parte de estudo e o lado Cristão da doutrina, alguns não aceitam, porém uma minoria absorvem os conceitos cristãos espíritas e são estes que permanecem na casa.

Os frequentadores das Casas Espíritas são compostos por pessoas de quais nacionalidades?

Na casa que frequento a maior parte das pessoas que por lá passam são brasileiros. Quanto aos voluntários que prestam serviços, podemos contar com um total de 19 entre brasileiros e portugueses, mais 7 belgas.

Suas considerações finais ou algo mais que queira acrescentar.

Faz 15 anos que eu comecei a contatar com os outros grupos Espiritas aqui na Bélgica. E tendo eu lido os livros de André Luiz psicografados por Chico Xavier, era como se eles tivessem parados no tempo. Hoje eu posso dizer que muita coisa mudou, para melhor, claro.

Os livros de André Luiz estando quase todos ou todos traduzidos para a língua francesa, vieram dar uma grande ajuda aos Espíritas belgas, fazendo-os ver um pouco além com aquelas obras que complementam as de Kardec.

Nós sabemos que Allan Kardec é a base, mas precisamos somar às informações que ele nos legou, outras que a espiritualidade nos direciona, e, para tanto, nada melhor que aqueles ditadas por André Luiz através do médium Francisco Cândido Xavier.

Jean-Paul Evrard, presidente da União Espirita Belga, também tem ajudado muito no avanço do Espiritismo aqui na Bélgica. Infatigável, tenta a união de todos para que possamos ser cada vez mais fortes neste trabalho de divulgação.

Estou feliz em poder participar da equipe, de ser a formiguinha que está fazendo algo bem pequeno, mas, creio, que muito importante para este pais que eu adoro.

Peço a Deus que me dê forças para continuar e para me levantar quando tropeço.







Legenda: Anabela, o marido e os filhos; Sr. Antonio e d. Aurora, pais de Anabela Reinata; casa dos pais de Anabela, em Portugal; Laurinda, irmã de Anabela; Anabela, o esposo João Manuel e os filhos Rafael e Felipe; João Manuel e os filhos e Rafael e Felipe; Biblioteca do CESAK, em Bruxelas; entrada do CESAK; I Encontro de Crianças Espíritas da Bélgica e Luxemburgo.




OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

0 comentários: