BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 1 de maio de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita Vera Palmgren

Vera Palmgren

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita


Nesta entrevista realizada por Claudia Werdine, de Madrid, Espanha, vamos conhecer um pouco da vida e da obra de nossa companheira de ideal espírita Vera Palmgren, uma brasileira de Ponta Porã, MS, residente na Dinamarca desde o ano de 2000. Vera está vinculada ao GEEAK-DK (Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec geeak_dk@hotmail.com), fundado em 2000 e do qual participa desde o ano de 2002. É mais um exemplo de trabalhadora espírita que, nascida no Brasil, atende o chamado da espiritualidade para divulgar a doutrina espírita em terras dinamarquesas.

Prezada Vera, poderia nos fazer sua auto apresentação?

Sou a caçula de uma família de 3 irmãos (o patriarca e o irmão mais velho já retornaram à pátria espiritual), nascida em Ponta Porã/MS e família hoje radicada em Curitiba/PR. Tenho 41 anos, sou casada com Alex (44) e temos 2 filhos: Isabelle Louise (11) e Luc Christophe (6).

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou formada em direito e tive 10 anos de vida profissional no Brasil antes de mudar para a Dinamarca, onde trabalho em empresa de seguros de saúde internacional.

Como você conheceu o Espiritismo?

O despertar para o espiritismo deu-se na adolescência, mas o interesse já estava intrínseco por influência materna e confirmou-se quando da passagem de meu irmão mais velho para o plano espiritual.

Desde quando começou a frequentar o Centro Espírita? E a reação de seus familiares?

Na adolescência tive eventuais visitas em centros espíritas, mas foi na idade adulta que a necessidade se confirmou e a família simplesmente intensificou o interesse pelo Espiritismo. E passei a apoiá-la melhor, diante dos esclarecimentos recebidos através da leitura dos livros da doutrina espírita.

Qual Casa Espirita você está vinculada presentemente e quais os trabalhos que nela realiza?

Desde que cheguei à Dinamarca estou vinculada ao GEEAK-DK (Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardek), fundado em 2000, no qual ingressei 2 anos mais tarde. As atividades têm sido variadas, desde simples colaboradora, passista, tesoureira e atualmente ocupo a coordenação do grupo.


Porque sua mudança para a Dinamarca?

O interesse em ter uma experiência de vida diferente... e por alguma razão a necessidade do resgate a justificar a transformação pessoal em busca da reforma íntima.


Conte-nos um pouco a respeito da sua atuação no Movimento Espírita.

Sou mais a pessoa que procura na leitura dos livros o entendimento e o elo de ligação entre os dois mundos. O compartilhamento do aprendizado em nuances leves, eis que a compreensão só é atingida individualmente em seu momento apropriado. A frequência em alguns eventos importantes no decorrer dos anos pela Europa e Escandinávia.

Gostaríamos que nos fizesse um pequeno histórico do Espiritismo na Dinamarca

Só posso falar relativamente ao tempo em que estou na Dinamarca. Em 2002 tomei conhecimento do GEEAK-DK (www.geeak.dk) fundado pelos brasileiros Silas Villas-Boas e Raul Zandavalle Filho, ao qual estou vinculada. Depois surgiu a LIFE (www.lifespiritistsociety.dk), fundada por Rubens Casoto, Malu Martins e Danielly Manso.


Quantas Casas Espíritas existem atualmente na Dinamarca?

Há na Dinamarca diversos grupos espiritualistas, mas somente dois baseados na doutrina codificada por Allan Kardec. A doutrina vem sendo difundida aqui de acordo com a possibilidade dos dois grupos, a qual é limitada pelo idioma, eis que ainda não há tradução para o dinamarquês dos livros da doutrina até o momento. O Livro dos Espíritos está sendo redigitado do dinamarquês antigo para o moderno e poderá estar disponível a futuro. Quando ocorrem eventos da pintura mediúnica ou palestras, há tradução simultânea, o que seria impraticável para as reuniões semanais de pouco mais de uma hora de duração.

Do que consiste a programação?

Temos as palestras com temas edificantes ministradas pelos membros e amigos do grupo e quando possível, por palestrantes do Brasil ou da Europa; a aplicação do passe e uma confraternização pós reunião com nuances de atendimento fraterno.

Estas Casas Espírita estão vinculadas a alguma Federativa?

Ambos os grupos não se encontram oficialmente registrados nacional e nem internacionalmente.


Qual a reação dos dinamarqueses em relação ao Espiritismo?

Como já mencionado, há vários grupos espiritualistas e seus frequentadores possuem um interesse maior no assunto, intensificando-se em razão da própria mudança mundial nesse período de natural transformação. Assim, quando da realização das palestras ou do evento da pintura mediúnica, sempre acompanhada de uma explanação sobre a vida do médium e sobre os princípios da doutrina, o público espectador por pertencer a uma parte mais alternativa da sociedade, e mais aberto a conhecimentos espiritualistas tem a curiosidade despertada - o que já é um começo para se ter questionada a existência de algo mais que a vida na Terra, bem como sobre a continuação da vida após a morte.

Os frequentadores das Casas Espíritas são compostos por pessoas de quais nacionalidades?

Basicamente brasileira, e em nosso grupo há um membro de nacionalidade espanhola.

Suas considerações finais por favor.

O Espiritismo para mim é o despertar para a vida, o saber do porquê de tudo. Sua importância reside no fato de serem traduzidas as situações e os percalços da vida de uma maneira a melhor aceitar os desafios e em algum momento o entenderemos. Assim, o Espiritismo é um bálsamo consolador de nossas dores, através do qual os problemas se tornam mais compreensíveis e contribuem para acrescentar mais um passo na escalada de nosso desenvolvimento espiritual.


Legenda: trabalhadores ao lado de Humberto Werdine, que fez palestra no GEEAK em 2011; palestra com Humberto Werdini;

Divaldo Pereira Franco em 2010; Chá Beneficente, em 2010; idem; Palestra com Raul Teixeira, em 2009; idem; Encontro Espírita na Suécia, em 2008; Encontro Espírita na Dinamarca em 2004; idem; home Page do Geeak.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

De qual lado estamos?

[clip_image032.jpg]

Wellington Balbo - Bauru SP

O professor levou os alunos até a quadra de esportes, deu-lhes uma corda e lançou o seguinte desafio:

Vocês terão que fazer dessa corda uma escada que possibilite a todos cruzar de uma extremidade a outra. Boa sorte!

Lançado o desafio, muitas conversas e controvérsias, diálogos e discussões.

Alguns descontentes com o rumo que a situação tomava preferiram cruzar os braços, sentar e criticar as iniciativas daqueles que continuaram a tarefa.

Outros, após verem inúmeras tentativas frustradas, resolveram “abandonar o barco”, literalmente desistiram do objetivo final. Cansados, sentaram-se e ficaram a assistir.

Porém, ainda restou um grupo, e após marchas e contra marchas, discussões, idéias e infindáveis tentativas, conseguiram, afinal, transformar a corda em escada e levar todos de uma extremidade à outra.

Em todos as esferas da atuação humana as coisas acontecem assim.

Alguns nem tentam, apenas criticam, são como “corvos”, que torcem e remam contra a maré, preferem sempre a acomodação em detrimento a ação.

- O profissional que oblitera todas as iniciativas de seus colegas de profissão.

- O cônjuge que sepulta os sonhos de seu companheiro com deliberado negativismo.

- O religioso que dita regras sem melhorar suas disposições.

Outros, acreditam apenas superficialmente e ao verem que o sucesso não lhes “bate a porta”, desistem de continuar lutando, perdem assim, o melhor da festa – A conquista dos objetivos que nos premia com a certeza de que os esforços não foram em vão.

- O profissional que começa iniciativas, mas não leva nada até o fim.

- O cônjuge que desiste de ser feliz após algumas frustrações.

- O religioso que abandona seus companheiros de jornada quando alguns discordam de seus posicionamentos.

Contudo, “há a Turma do Prosseguir”, estes lutam até o fim, acreditam nos seus intentos, são idealistas que têm como combustível a perseverança.

Para eles, percalços são para serem superados e não deixam que negativismo ou falta de comprometimento de alguns abalem seus ideais.

- O profissional que esta sempre a acalentar novas idéias de melhoria.

- O cônjuge que não se abala com os naturais entraves de relacionamento.

- O religioso que não se intimida ante as dificuldades que alguns lhe mostram.

A questão é de posicionamento.

Qual nossa postura ante os desafios que se apresentam?

Somos a parte que apenas critica?

Somos aqueles que desistem no meio do caminho?

Ou:

Somos eternos lutadores da vida?

Vale a pena refletir em torno de nosso comportamento.

Leia a Newsletter da Fundação Maria Virginia e J. Herculano Pires

Acesse aqui: http://www.herculanopires.org.br/newsletter/provacoes.html

Seminário sobre Mediunidade Ribeirão Preto, SP

(Informação em email de André Ariovaldo contato@andreariovaldo.com.br)

Instituto Espírita de Saúde Mental pede ajuda Goiânia, GO

Saudações, prezados senhores.

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Sua solidariedade tem permitido que mais pessoas colaborem com o Batuíra.

Muita Paz, Luz e Saúde!

Fraternal abraço,

Sérgio Luís Haas
9948 4870

*-*-*

“SOS Batuíra: frutas e bolacha”

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de frutas e bolacha para os mais de 60 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Informações: fone (62) 3281 0655 ou pelo site: www.batuira.org.br

(Informação recebida em email do Instituto Batuíra)

45º. Bazar da Instituição “Nosso Lar” Araçatuba, SP

DIAS 06 E 07 DE MAIO DE 2011

(Informação em emails de Guaraci Epifanio guaraep@hotmail.com e de Silvano Pereira de Souza silvano@pampili.com.br)