CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/28-04-2021.htm
Um desenho da captura francesa de Saigon, em 1859.
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_de_Ho_Chi_Minh
A Cidade de Ho Chi Minh (em vietnamita: Thành phố Hồ Chí Minh), designada Saigon (pt-BR) ou Saigão (pt-PT) até 1975, é a maior cidade e principal centro financeiro, corporativo e mercantil do Vietname. Situa-se no sul do país e tem cerca de 8,5 milhões de habitantes. É uma cidade histórica e portuária, recebendo a classificação de cidade global beta, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).[4] A Cidade de Ho Chi Minh possui, ainda, estatuto de província.
Foi fundada pelos khmers, sendo conquistada pelos anameses no século XVII. Conquistada pela França em 1859, tornou-se na capital da Cochinchina e, mais tarde, de toda a Indochina Francesa até 1902. Em 1954 tornou-se capital do Vietnã do Sul tendo sido o quartel general das tropas americanas durante a guerra do Vietnã. Em 1975 as tropas do Vietnã do Norte entraram na cidade, marcando o fim da guerra.
Leia mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_de_Ho_Chi_Minh
Lao Tzu/ Lao Zi
Copiado de: https://fr.wikipedia.org/wiki/Lao_Tseu
Lao Tseu ou Laozi ou Lao Zi ( chinês :老子 ; pinyin : ; Wade : Lao³ Tzu³ ), mais comumente chamado na China Tàishàng lǎojūn (太上老君, , "Senhor Supremo Lao"), sua verdadeira 1 nome de Li Er (李耳, ), era um sábio chinês e, segundo a tradição 2 , um contemporâneo de Confúcio (meio VI th século AC BC - meio da V ª século aC. DC , final do período de primavera e outono ). Ele é considerado a posteriori como o pai fundador do Taoísmo . Ele teria nascido no país de Chu do reino de Zhou e teria partido para um retiro espiritual em direção ao oeste da atual China com destino desconhecido 2 . As informações históricas sobre ele são escassas e incertas e sua biografia se desenvolve a partir da dinastia Han., essencialmente de elementos sobrenaturais e religiosos; alguns pesquisadores céticos estimam desde o final do XX ° século , é um personagem fictício ou composto, e não estritamente histórica 3 , 4 .
Leia mais:
https://fr.wikipedia.org/wiki/Lao_Tseu
Representação do filósofo chinês Confúcio em uma cadeira de rodas, datado de ca. 1680. O artista pode
ter pensado em meios de transporte comuns em sua época.
Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Wheelchair
..................
..............
.........
Cadeira de rodas
História
Os primeiros registros de móveis com rodas são uma inscrição encontrada em uma lousa de pedra na China e uma cama de criança representada em um friso de um vaso grego, ambos datados entre os séculos 6 e 5 aC. [2] [3] [4] [5] Os primeiros registros de assentos com rodas usados para o transporte de pessoas com deficiência datam de três séculos mais tarde na China; os chineses usavam os primeiros carrinhos de mão para mover pessoas e também objetos pesados. A distinção entre as duas funções não foi feita por outras centenas de anos, até cerca de 525 dC, quando as imagens de cadeiras de rodas feitas especificamente para transportar pessoas começaram a ocorrer na arte chinesa. [5]
Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Wheelchair
Herma do filósofo grego Pitágoras* . Cópia romana de original grego. Museus Capitolinos, Roma, Itália, em exposição no Coliseu. Foto por Ismael Gobbo aos 23-12-2012.
Pitágoras de Samos (em grego: Πυθαγόρας ὁ Σάμιος, ou apenas Πυθαγόρας; Πυθαγόρης em grego jônico; c. 570 – c. 495 a.C.) foi um filósofo e matemático grego jônico creditado como o fundador do movimento chamado Pitagorismo.[1] A maioria das informações sobre Pitágoras foram escritas séculos depois que ele viveu, de modo que há pouca informação confiável sobre ele. Nasceu na ilha de Samos e viajou o Egito e Grécia, em 520 a.C. voltou a Samos. Cerca de 530 a.C., mudou-se para Crotona, na Magna Grécia.[2]
Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras
Retrato de Sócrates. Mármore de meados do século I d.C.
Museu Nacional Romano, Roma, Itália. Exposto no Coliseu, Roma. 23/12/2012. Foto Ismael Gobbo.
Sócrates (em grego: Σωκράτης, IPA: [sɔːkrátɛːs], transl. Sōkrátēs; Alópece, c. 469 a.C. – Atenas, 399 a.C.)[1] foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.[2]
Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates
Platão. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
Retrato de Platão. Mármore, cópia romana do século II dC após um original grego do final do século IV aC por Silanio. (Wikipedia)
Platão (em grego clássico: Πλάτων, transl. Plátōn, "amplo",[1] Atenas,[nota 1] 428/427[nota 2] – Atenas, 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Ele é amplamente considerado a figura central na história do grego antigo e da filosofia ocidental, juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles.[11] Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental, e também tem sido frequentemente citado como um dos fundadores da religião ocidental, da ciência[12] e da espiritualidade.[13] O assim chamado neoplatonismo de filósofos como Plotino e Porfírio influenciou Santo Agostinho e, portanto, o cristianismo, bem como a filosofia árabe[14][15] e judaica.[16][17] Alfred North Whitehead observou certa vez: "a caracterização geral mais segura da tradição filosófica europeia é de que ela consiste em uma série de notas de rodapé sobre Platão".[18]
Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o
Jesus e a mulher adúltera. Cristo escrevendo no chão. Aquarela por James Tissot.
Imagem/fonte:
Quadro de Allan Kardec, Codificador do Espiritismo, de grandes dimensões na Librairie et Editions Leymarie. Paris, França. Fonte:
LEIA A BIOGRAFIA DE ALLAN KARDEC
https://www.febnet.org.br/blog/geral/o-espiritismo/allan-kardec/
Caridade. Óleo sobre tela por Walter Gay.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Walter_Gay_-_Charity.jpg
Porta se abrindo. Foto: Ismael Gobbo
A caridade. Óleo em painel de madeira de Jean-François Millet.
Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Charit%C3%A9,_Millet.jpg
Amanhecer no Guarujá, SP. Foto Ismael GobboAfresco de Michelangelo na Capela Sistina. Vaticano. “Separação da luz da escuridão”
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dividing_Light_from_Darkness.jpg
A Luz do Mundo. Óleo sobre tela de William Holman Hunt.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hunt_Light_of_the_World.jpg
Léon Denis (1870)
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A9on_Denis#/media/File:L%C3%A9on_denis_1870.jpg
Leia sobre Léon Denis
http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/13-04-2020.htm
Livro: O grande enigma. Autor: Léon Denis.