CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/30-03-2020.htm
Allan Kardec
Lião (França): 03-10-1804 / Paris (França): 31-03-1869. Gravura cedida por Charles Kempf, Belfort, França.
Revista Espírita em sua primeira edição no ano de 1858.
Revue Spirite
O periódico, com a função de divulgação da doutrina espírita, foi lançado por Allan Kardec com recursos próprios, em 1 de janeiro de 1858 em Paris, com o nome de Revue Spirite. Tinha como subtítulo "Journal D'Études Psychologiques", uma vez que igualmente eram publicados estudos sobre aspectos da psicologia humana. O seu primeiro número apresentava 36 páginas.
Kardec foi o diretor da revista até ao seu falecimento, em 31 de março de 1869. Ele utilizava a revista para o desenvolvimento e debate de ideias que seriam, muitas delas, após consolidadas, transferidas para os livros da Codificação Espírita.
Leia mais:
Logomarca atual da Revista Espírita
Montmartre. Paris, França. Foto Ismael Gobbo
Montmartre
Monte Martre (Montmartre) é um bairro boêmio da cidade de Paris, na França. É uma colina que, já no tempo dos gauleses, se destinava a lugar de culto. Deve seu nome, provavelmente, aos inúmeros mártires cristãos que foram torturados e mortos no local por volta do ano 250.[1] Consagrada a São Dionísio, tornou-se, na Idade Média, um lugar de peregrinação.
Em 1133, passou para a jurisdição de monges beneditinos, que, ali passaram a cultivar uvas para produção de vinho, atividade que permanece sendo exercida até hoje no local.[2]
Leia mais:
Arco do Triunfo, Paris, França. Foto Ismael Gobbo
O Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe) é um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, situa-se o túmulo do soldado desconhecido (1920). O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, no encontro da avenida Champs-Élysées. Nas extremidades da avenida encontram-se a Praça da Concórdia e, na outra, La Défense.
Leia mais:
As obras básicas do Espiritismo codificado por Allan Kardec.
Imagem/fonte: http://www.guia.heu.nom.br/obras_basicas.htm
Monumento a Cristovão Colombo. Barcelona, Espanha. Fotos Ismael Gobbo.
O Monumento a Colombo (em catalão, Monument a Colom) é uma das mais famosas estátuas da cidade de Barcelona, na Espanha. Foi construída em homenagem ao descobridor Cristóvão Colombo. Está erguida na praça do Portal da Paz (Portal de la Pau), ponto de união entre o sul da Rambla e o Passeio de Colombo (Passeig de Colón), em frente ao Porto de Barcelona.
O monumento foi construído como ponto culminante das obras de melhora do litoral de Barcelona, feitas na época da Exposição Universal de Barcelona de 1888. Inaugurado em 1 de junho de 1888, em plena exposição, converteu-se em seguida em um dos ícones mais característicos da cidade.
A estátua de Colombo está situada no alto de uma coluna de ferro. O monumento foi concebido por Gaietà Buïgas, e a estátua, de sete metros de altura, é obra do escultor Rafael Atché. O conjunto mede uma total de 60 metros de altura. (Wikipedia)
Estátua de Pedro Alves Cabral. Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo
Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, Bahia, em 1500. Óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva (1922).
Museu Histórico Nacional; Rio de Janeiro, Brasil.
Imagem/fonte:
Estampas alusivas ao Descobrimento do Brasil. Estação Conceição do Metrô. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo
Monumento aos Descobrimentos. Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo
Torre de Belém às margens do Rio Tejo. Lisboa, Portugal. Foto Ismael Gobbo
Progresso americano. Pintura a óleo de John Gast. 1872.
Esta pintura mostra "Destino manifesto" (a crença de que os Estados Unidos deveriam se expandir do Atlântico para o Oceano Pacífico. Em 1872, o artista John Gast pintou uma cena popular de pessoas que se deslocavam para o oeste, capturando a visão dos americanos na época. "Spirit of the Frontier" e amplamente distribuído como uma gravura retratava colonos que se deslocavam para o oeste, guiados e protegidos por Columbia (que representa a América e está vestida com uma toga romana para representar o republicanismo clássico) e auxiliada pela tecnologia (ferrovias, telégrafo), dirigindo indígenas Americanos e bisontes na obscuridade.Também é importante notar que Columbia está trazendo a "luz" como testemunha no lado oriental da pintura enquanto ela viaja em direção ao oeste "escurecido".
Momento FEB com João Rabelo
Brasília, DF
Momento FEB com uma prece e uma fala do diretor João Rabelo sobre o momento atual da humanidade.
Jesus no Monte das Oliveiras. Obra de Vasilij G. Perov.
Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Vasilij_Grigor%27evi%C4%8D_Perov#/media/File:Perow_gefsiman.jpg
Entardecer no Monte das Oliveiras. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.
Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot
Imagem/fonte:
Quadro “A virgem Maria em prece”. Óleo em madeira de tília de Albrecht Durer.
Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg
No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)
|