CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/05-03-2020.htm
1ª. página do jornal “Le Siècle” de 14 de outubro de 1861 noticiando o Auto de Fé de Barcelona
ocorrido no dia 9 de outubro de 1861. No alto à esquerda da página.
Auto de fé de Barcelona com queima de livros espíritas aos 9 de outubro de 1861.
Maurice de La Châtre
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maurice_Lach%C3%A2tre
.....................
...................
...........
Na Espanha logo se estabelece como livreiro, e ali vive até 1870. Importa as obras de Karl Marx e Engels e, ao trazer para aquele país 300 livros espíritas que encomendara a Allan Kardec, embora tendo cumprido todas exigências legais para tal, teve as obras apreendidas e pelo bispo Dom Antonio Palau y Termens, que as queima em praça pública num auto de fé, que passou para a história daquela crença como um marco da intolerância.[1] A despeito disto, as obras passaram a chegar àquele país por diversas formas.[2]
.....................
...................
...........
Parque de La Ciutadella. Barcelona, Espanha. Fotos Ismael Gobbo
O "auto de fé" ocorreu na esplanada de Barcelona, às 10h30 da manhã. Conforme lista oficial transcrita na "Revue Spirite", foram queimados os seguintes títulos:
· "Revue Spirite", dirigida por Allan Kardec;
Leia mais:
Praça de Touros Monumental. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo
Leia sobre a Praça de Touros Monumental
Jesus entre os doutores. Esculturas no Santuário Sagrado Coração de Jesus. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo
Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo
Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Pintura por Felix Louis Leullier
De acordo com os evangelhos, antes de entrar em Jerusalém, Jesus estava hospedado em Betânia. O Evangelho de João afirma que ele ficou ali nos seis dias antes da Pessach (a Páscoa judaica). De lá, ele enviou dois discípulos a uma aldeia que "está em frente de vós" para que buscassem um jumento que estaria ali amarrado e que nunca fora montado. Se questionados, deveriam responder que o Senhor precisava do animal, mas que ele seria devolvido[1][2][3].
Jesus então montou no jumento e se dirigiu a Jerusalém, com os três evangelhos sinóticos em acordo de que os discípulos forraram o animal com suas capas para tornar a montaria mais confortável. Em Marcos e João, a entrada ocorre num domingo, com Mateus e Lucas não especificando a data[1]. Em Lucas 19:41, conforme Jesus se aproxima de Jerusalém, ele olha para a cidade e chora por ela (no evento conhecido como em latim: Flevit super illam), já prevendo o sofrimento a que passará a cidade[1][3].
(Na visão Espírita Jesus era dotado da faculdade de Dupla Vista. Veja em A Gênese, cap. XIV))
Irmãs Fox, protagonistas dos Fenômenos de Hydesville, EUA.
Os espíritos se comunicavam através das batidas (tiptologia), uma espécie de alfabeto através das pancadas.
O Livro dos Médius, lançado por Allan Kardec em janeiro de 1861.
A tela "Ascensão dos abençoados" (1490) de Bosch é associada por pesquisadores de experiências de quase morte a alguns aspectos recorrentes em EQM.[19][20]
Leia sobre Experiência de quase-morte (ou EQM):
O sonho de Jacó. Óleo sobre tela por José de Ribera.
Imagem/fonte:
O Cristo e a mulher adúltera. Óleo sobre tela de Nicolas Poussin.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nicolas_Poussin_-_Le_Christ_et_la_femme_adult%C3%A8re.jpg
um dos oito guardiões da lei budista, banindo o mal.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Evil#/media/File:Extermination_of_Evil_Sendan_Kendatsuba_crop.jpg
Safo. Ideação suicida. Pintura por Ernst Stückelberg
Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Suicidal_ideation#/media/File:St%C3%BCckelberg_Sappho_1897.jpg
Velha rezando. Óleo sobre tela de Theophile Marie François Lybaert
Lagartixa. Vila Velha, ES. Foto Ismael Gobbo
Flor da paineira. Foto Ismael Gobbo