BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 19-10-2021.

CLICAR AQUI:

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/19-10-2021.htm

Uma das nascentes do Rio Jordão em Banias no Monte Hermon. Israel. Fobo Ismael Gobbo

 

 

 

De acordo com a tradição da Igreja Ortodoxa , Erasto está contado entre os Setenta Discípulos . Ele serviu como diácono e mordomo da Igreja em Jerusalém e depois de Paneas na Palestina.

https://en.wikipedia.org/wiki/Erastus_of_Corinth

 

 

Banias (em árabe} pronuncia-se Panias) é um sítio arqueológico localizado no sopé do monte Hermon, nas colinas de Golã, a cerca de 150 km ao norte de Jerusalém e c. 60 km a sudoeste de Damasco. Ali havia uma cidade chamada, à época do Império RomanoCesareia de Filipe, situada junto às Fontes de Banias, uma das nascentes do rio Jordão.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Banias

Rio Jordão. Vista aérea em 1938.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jordan_River

 

 

O rio Jordão ou rio Jordão (árabe: نَهْر الْأُرْدُنّ, Nahr al-Urdunn, hebraico: נְהַר הַיַּרְדֵּן, Nahar ha-Yarden; siríaco clássico: ܢܗܪܐ ܕܝܘܪܕܢܢ), também conhecido como Nahr Al Sharieat (árabe: نهر الشريعة) , é um rio de 251 quilômetros de comprimento no Oriente Médio que flui de norte a sul através do Mar da Galiléia (hebraico: כנרת Kinneret, árabe: Bohayrat Tabaraya, que significa Lago de Tiberíades) e para o Mar Morto . A Jordânia e as Colinas de Golã fazem fronteira com o rio a leste, enquanto a Cisjordânia e Israel ficam a oeste. Tanto a Jordânia quanto a Cisjordânia receberam seus nomes do rio.

 

O rio tem grande significado no Judaísmo e no Cristianismo. De acordo com a Bíblia, os israelitas a cruzaram para a Terra Prometida e Jesus de Nazaré foi batizado por João Batista nela. [2]

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jordan_River

Mar da Galiléia visto de estrada que faz a ligação Tiberiades-Cafarnaum. No alto: a Planície de Genesaré à esquerda e Monte das Bem-aventuranças e Cafarnaum prosseguindo à direita. Foto Ismael Gobbo.

Mapa do Mar da Galileia Lago de Tiberíades Lago de Genesaré Kinneret

 

O maior lago de água doce de Israel , o Lago Tiberíades, também é conhecido como o Mar de Tiberíades, o Lago de Genesaré, o Lago Kinneret e o Mar da Galiléia. O lago mede pouco mais de 21 quilômetros de norte a sul e tem apenas 43 metros de profundidade. O lago é alimentado em parte por nascentes subterrâneas relacionadas ao setor da Jordânia do Grande Vale do Rift, mas a maior parte de sua água vem do rio Jordão, que entra do norte. O curso sinuoso do rio pode ser visto drenando a extremidade sul do lago no fundo da imagem. Os padrões de campo angulares verdes e marrons cobrem a maioria das encostas nesta paisagem árida. Telhados brilhantes são a marca registrada de várias aldeias da região. O maior agrupamento de telhados brilhantes e quarteirões da cidade indica a localização de Tiberíades (em homenagem ao imperador romano Tibério), visível à imagem deixada na margem sudoeste do lago.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lake_Tiberias_(Sea_of_Galilee),_Northern_Israel.jpg

 

 

Jesus centralizou seu apostolado às margens do Mar da Galiléia, sobretudo na cidade de Cafarnaum. Dali partiu para outras regiões em pregações, inclusive em Jerusalém, onde foi crucificado. O Mar da Galiléia é um lago de água doce que recebe as águas do Rio Jordão.

Mar Morto. Fotos  Ismael Gobbo.

 

mar Morto (em hebraicoים המלחtransl. Loudspeaker.svg? Yam ha-Melah; em árabe: البحر الميت, transl. Loudspeaker.svg? Al Bahr al Mayyit) é um lago de água salgada do Oriente Médio.

Com uma superfície de aproximadamente 650 km² em 2014,[nota 1] um comprimento máximo aproximado de 50 km e a uma largura máxima de 18 km,[2] é alimentado pelo rio Jordão e banha a JordâniaCisjordânia e Israel. Em 1930, quando o mar Morto começou a ser monitorado continuamente,[3] sua superfície era de aproximadamente 1 050 km², com um comprimento máximo de 80 km e uma largura máxima de 18 km.[4]

O Mar Morto tem esse nome devido à quase ausência de vida em suas águas que decorre da grande concentração de sal naquele repositório, cerca de dez vezes superior à dos outros oceanos.[5][6] Entretanto existem alguns tipos de arqueobactérias e algas que sobrevivem naquelas águas.[7]

Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que deságua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo. Na média, os oceanos não têm mais do que 3 g por 100 ml de água, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes superior.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_Morto

 

Ventania (1888). Óleo sobre tela de Antonio Parreiras. Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Flores em Bichinho,  vilarejo próximo de Tiradentes, MG. Foto: Ismael Gobbo.
Paisagem  rural na região de  Tiradentes, MG.  Foto Ismael Gobbo.


Marido doente. Óleo sobre tela de Vassily Maximov. 1881.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Maximov_Sick_Husband.jpg

Quadro “A virgem Maria em prece”. Óleo em madeira de tília de Albrecht Durer.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Durer,_madonna_in_preghiera.jpg

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

Ilustração de Lázaro na porta do homem rico. Pintura por Fedor Bronnikov.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fedor_Bronnikov_007.jpg


Quadro intitulado “O homem rico no inferno”. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Bad_Rich_Man_in_Hell_(Le_mauvais_riche_dans_l%27Enfer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

A Parábola do rico e  Lázaro

Acesse: https://www.biblegateway.com/passage/?search=Lucas+16%3A19-31&version=ARC


**************


Cesar Lombroso

(06-11-1835 / 19-10-1909)

Cesare Lombroso [ˈtʃeːzare lomˈbroːzo] (Verona, 6 de novembro de 1835  Turim, 19 de outubro de 1909) foi um psiquiatra, cirurgião, higienista, criminologista, antropólogo e cientista italiano.

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cesare_Lombroso

 

Monumento a Lombroso em Verona, Itália.  Foto Ismael Gobbo

Cesare Lombroso (Verona, 6-11-1835 / Turim, 19-10-1909)

Foi um psiquiatra, cirurgião, higienista, criminologista, antropólogo e cientista italiano (Wikipedia).

Estudou o Espiritismo realizando experiências com a médium Eusápia Paladino.

Arena de Verona, Itália. Foto: Ismael Gobbo

Em Verona nasceu Cesare Lombroso(1835 – 1909)

 

 

Arena de Verona é um anfiteatro romano, localizado em VeronaItália, conhecido pelas monumentais produções de ópera que nela são apresentadas. É uma das estruturas do seu tipo que se encontram melhor conservadas. Durante os tempos antigos sua capacidade era de aproximadamente 30.000 pessoas, atualmente sua capacidade é de 15.000 pessoas.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arena_de_Verona

Vista panorâmica da cidade de Turim, Itália. Foto Ismael Gobbo.

Em Turim desencarnou  Cesare Lombroso em 1909.

Porta Palatina. Turim, Itália. Na antiguidade chamada de Augusta Taurinorum. Foto Ismael Gobbo.

Porta Palatina (erradamente, mas comumente referida no plural, como Porte Palatine  É a principal evidência arqueológica da era romana da cidade, bem como uma das portas urbanas mais bem preservadas do primeiro século aC. [1] (Wikipedia)