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http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/FEVEREIRO/20-02-2021.htm
François Fénelon *. Óleo sobre tela por Joseph Vivien.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fran%C3%A7ois_de_Salignac_de_la_Mothe-F%C3%A9nelon.PNG
François Fénelon, pseudônimo de François de Salignac de La Mothe-Fénelon (6 de agosto de 1651 - 7 de janeiro de 1715), também conhecido como ''o Cisne de Cambrai'', foi um teólogo católico, poeta e escritor francês, cujas ideias liberais sobre política e educação, esbarravam contra o "statu quo" da Igreja e do Estado dessa época. Pertenceu à Academia Francesa de Letras. (Wikipedia)
Vários espíritos transmitiram mensagens em mais de uma cidade ou país que, submetidas ao principio da Concordância, foram inseridas pelo Codificador Allan Kardec nas obras da Doutrina Espírita.
O espírito Fénelon, por exemplo, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, contribui com mensagens ditadas em Paris, Argel, Bordéus, Lião.
Desenho da cidade Cambrai. França.
Imaagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cambrai
Na cidade de Cambrai faleceu François Fénelon
Estátua do Cristo Redentor no morro do Corcovado. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael GobboCristo Redentor. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
Étienne Baluze
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_Baluze
Étienne Baluze, também conhecido como Stephanus Baluzius (Tulle, 24 de novembro de 1630 – Paris, 28 de julho de 1718) foi um bibliotecário e historiógrafo francês.
Leia mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_Baluze
Conferência do Père Lacordaire em Notre-Dame.
Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Conference_Notre-Dame_Lacordaire.jpg
Henri Dominique Lacordaire*. Óleo sobre tela de Théodore Chassériau
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Dominique_Lacordaire
Henri Lacordaire, de seu nome completo Jean-Baptiste-Henri Dominique Lacordaire, foi um religioso dominicano, nascido a 2 de maio 1802 em Recey-sur-Ource (Côte-d'Or, Borgonha), e falecido a 21 de novembro 1861 em Sorèze (Tarn). Foi padre, jornalista, educador, deputado e académico, sendo considerado como um precursor do catolicismo moderno e restaurador em França da Ordem dos Pregadores.
LEIA MAIS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Dominique_Lacordaire
* Contemporâneo de Allan Kardec na carne, o Espírito Lacordaire ditou mensagens inseridas em
O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo V, intitulado “Bem-Aventurados os Aflitos”,
em Instruções dos Espiritos, encontra-se a mensagem de Lacordaire, recebida na cidade de Havre,
França, no ano de 1863 – “Bem e mal sofrer”.
Lacordaire * em fotografia. Século XIX. Autor: Pierre-Louis Pierson
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Dominique_Lacordaire
Henri Lacordaire, de seu nome completo Jean-Baptiste-Henri Dominique Lacordaire, foi um religioso dominicano, nascido a 2 de maio 1802 em Recey-sur-Ource (Côte-d'Or, Borgonha), e falecido a 21 de novembro 1861 em Sorèze (Tarn). Foi padre, jornalista, educador, deputado e académico, sendo considerado como um precursor do catolicismo moderno e restaurador em França da Ordem dos Pregadores.
LEIA MAIS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Dominique_Lacordaire
* Contemporâneo de Allan Kardec na carne, o Espírito Lacordaire ditou mensagens inseridas em
O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo V, intitulado “Bem-Aventurados os Aflitos”,
em Instruções dos Espiritos, encontra-se a mensagem de Lacordaire, recebida na cidade de Havre,
França, no ano de 1863 – “Bem e mal sofrer”.
Rio Sena, Ponte de Sully e Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo
A Catedral de Notre-Dame de Paris (em francês: Cathédrale Notre-Dame de Paris; em português: "Catedral de Nossa Senhora de Paris") é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria, mãe de Jesus, e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.
A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior.
A 15 de abril de 2019 a catedral foi atingida por um violento incêndio causando danos ao teto, pináculo e rosáceas. No dia do acidente, as causas do fogo ainda eram desconhecidas, embora se suspeitasse que tivessem a ver com as obras que estavam em curso.[1]
Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Notre-Dame_de_Paris
Missa na Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael GobboCatedral Notre Dame, Paris, França. Foto Ismael Gobbo
Em O Corcunda de Notre Dame, Victor Hugo faz referências à arquitetura da Catedral.
Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions Leymarie. Paris, França.
Nicolas Jean-Baptiste Raguenet - O Louvre, o Pont-Neuf e o Collège des Quatre-Nations - P271 - Musée Carnavalet
Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Nicolas-Jean-Baptiste_Raguenet
Rosa Celeste : Dante e Beatrice olham para o céu mais alto, o Empyrean..
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paradiso_Canto_31.jpg
Ilustração para Paradiso (da Divina Comédia ) de Gustave Doré
Ilustração para o purgatório de Dante por Gustavo Dore.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pur_24_dore.jpg
A Divina Comédia de Dante Aligheri.
Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5449871p
Dante e Beatriz. Óleo sobre tela por Henry Holiday.
Imagem/fonte:
Cenas do filme “Nosso Lar” gentilmente cedidas por Wagner de Assis.
Visita de Nicodemos a Jesus. Óleo sobre tela de John La Farge.
Imagem/fonte:
E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?João 3:1-12
https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/3
Sócrates e Platão, precursores da idéia cristã e do Espiritismo difundiram a Reencarnação.
Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo
Sócrates e Platão foram precursores das idéias cristãs
e do Espiritismo. Allan Kardec em O Evangelho Segundo
o Espiritismo” logo na Introdução faz um “Resumo da
Doutrina de Sócrates e de Platão”
Leia sobre Sócrates
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates
Leia sobre Platão:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o
Cena da Pesagem da Alma do morto (Psicostasia) em papiro egípcio. Museu Britânico, Londres, Reino Unido.
Foto Ismael Gobbo
É a comprovação de que os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e na
lei de causa e efeito tão bem explicitadas pela doutrina cristã e pelo espiritismo.
Pedra que encima o dólmen de Allan Kardec no Cemitério Père Lachaise em Paris, França. Foto: Laura Emilia Michelin Gobbo
Dizeres: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”
Ascensão de Paulo. Óleo sobre tela por Benedicto Calixto. Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos, SP.
Foto Ismael Gobbo
Phillis Wheatley. Retrato pelo artista Scipio Moorhead
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Phillis_Wheatley
Phillis Wheatley, também grafadoPhyllis Wheatly (c. 1753 – Boston, 5 de dezembro de 1784), foi a primeira poetisa afro-estadunidense publicada.[1] Nascida na África Ocidental, ela foi vendida como escrava, com sete ou oito anos, e transportada para a América do Norte. Ela foi comprada pela família Wheatley de Boston, que lhe ensinou a ler e a escrever e incentivou sua poesia quando descobriram seu talento.
A publicação de seus Poems on Various Subjects, Religious and Moral (1773) deu-lhe fama, tanto na Inglaterra quanto em outras colônias americanas. Personalidades como George Washington elogiaram seu trabalho. Durante a visita de Wheatley à Inglaterra com seu mestre, o poeta afro-estadunidense Jupiter Hammon elogiou seu trabalho em um poema. Wheatley foi emancipada após a morte de seu mestre, John Wheatley.[2] Casou-se logo depois. Dois dos seus filhos morreram quando bebês. Depois que seu marido foi preso por dívida, em 1784, Wheatley caiu na pobreza e morreu de doença, rapidamente seguido pela morte de seu último filho.
Leia mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Phillis_Wheatley
A igreja de Phillis Wheatley, Old South Meeting House. Biblioteca do Congresso,
Divisão de Impressos e Fotografias, MA-960-1. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Old_South_Meetinghouse_BW.jpg
Página de rosto: Poemas sobre vários assuntos religiosos e morais , Londres: 1773, por Phillis Wheatley (falecido em 1784). * AC85.Aℓ245.Zy773w, Houghton Library , Harvard University
Navio Negreiro de Rugendas
Imagem: http://eo.wikipedia.org/wiki/Dosiero:Navio_negreiro_-_Rugendas.jpg