BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 5 de maio de 2012

ESPECIAL DIVALDO PEREIRA FRANCO Pelos seus 85 anos de maravilhosa existência!

Divaldo, receba o nosso abraço neste sábado magnífico. Os teus irmãos e amigos do coração te saúdam! Muitos anos de vida, muitas felicidades, prossiga no labor sacrossanto na Seara de Jesus onde você sempre foi um notável exemplo. Parabéns a você,  nesta data querida.

Dona Anna,  mãe de Divaldo Pereira Franco



Divaldo Pereira Franco em foto para documento no ano de 
1945


Mensagem de Francisco de Assis
endereçada para Divaldo Pereira Franco

Psicografada por Francisco Cândido Xavier
em  Pedro  Leopoldo,  MG, aos   03/10/1950.

Clique aqui, minimize e continue a ler o email:




Leia todas as manifestaçoes clicando aqui 


Poema de Gratidão
Amélia Rodrigues- Divaldo Pereira Franco

Acessar aqui:
































EMAIL ESPECIAL DO ANIVERSARIO DE DIVALDO PEREIRA FRANCO

ACESSAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/05-05-2012.htm

Focalizando o Trabalhador Espírita (140) Sonia Maria Barsante Santos

Sonia Barsante




Entrevistamos  neste   sábado a educadora  Sonia  Barsante,
da cidade  de  Uberaba, MG, conhecida e atuante   trabalha-
dora do movimento   espírita do Triângulo   Mineiro.   Filha
de pais espíritas, Sonia  conhece o Espiritismo desde tempos
que freqüentava as aulas de Evangelização infantil e da Mo-
cidade Espírita na cidade de Araxá, MG, onde residiam.
Teve uma longa convivência com Francisco Cândido Xavier
e até hoje freqüenta o Grupo    Espírita da Prece onde a seu
lado trabalhou.


Entrevistamos neste sábado a oradora e evangelizadora

Sonia, por favor faça-nos sua autoapresentaçao.

Nasci na cidade de Araxá, Minas Gerais. Meus pais Christiano Barsante Santos, promotor e inspetor   Seccional vinculado ao Mec federal, na época e, professora Sylvia de Almeida Barsante,  amiga de Chico Xavier há mais de 50 anos.
Tenho 6 irmãos, todos espíritas; Christiano Fausto, Lucilia, Sylvia Regina, Angela , Germano e Cássio,  desencarnado em 1994.
Sou viúva de  Ariovaldo Santos , uberabense, neto  de Professor Chaves, pioneiro do Espiritismo em Uberaba.
Tenho 5 filhos : Sylvia Maria, Joaõ Augusto , Estevão Marcos , Christiana. Adriana e  5 netos: Lucas , Clara, Gabriela, João Victor, Felipe. Todos também estão na abençoada Doutrina Espírita.
Qual a sua formação acadêmica e profissional?
Formei-me em Magistério e Pedagogia com especialização em Supervisão Escolar. Trabalhei 30 anos no serviço público, estadual e,  municipal por algum tempo, aposentado-me  logo após.
Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?
Sou de familia espírita. Cresci dentro do Centro Espírita “Caminheiros do Bem” de Araxá, mais tarde dirigido pela minha mãe. que ali permaneceu 40 anos. Meus avós maternos e bisavós maternos eram espíritas. Minha avó,  Anna,  foi aluna de Eurípedes Barsanulfo e meu bisavô Candido Pinto Vallada, pioneiro do Espiritismo em Ribeirão Preto. Aos 10 anos conheci Chico Xavier quando visitava Sacramento, por ocasião do aniversário de nascimento de Eurípedes. Lembro-me sempre  deste encontro que  muito me marcou.
Que casa espirita esta freqüentando?
Presentemente estou vinculada Ao Centro Espirita Uberabense e ao Grupo Espirita da Prece de Chico Xavier.
Poderia nos descrever a sua trajetória no movimento espírita durante esses anos?

Frequentando a Mocidade Espírita "Jesus Cristo" do Centro espírita “Caminheiros do Bem" em Araxá, fui eleita presidente , cargo que ocupei por 7 anos, quando mudei para Uberaba, ao casar-me. Em Araxá já éramos ligada ao Movimento de Unificação, trabalhando na área de Evangelização da Criança, realizando Encontros
de Preparação de Evangelizadores. Em Uberaba, a convite do presidente da AME - Aliança Municipal espírita,   Jarbas Varanda, assumimos o Departamento de Evangelização da Criança, que foi integrado com a Juventude, hoje DIJ - Departamento de Infância e Juventude, cargo que ocupamos até o ano passado.
No Centro Espírita Uberabense, convidada pelo seu então presidente Emmanoel Martins Chaves para desenvolver o Evangelho às segundas feiras, ali permanecemos até hoje com muita alegria, embora reconhecendo nossa pequenez espiritual frente às  tarefas que nos são confiadas por acréscimo da Misericórdia Divina.
Fui secretária e hoje estou na Presidência, que tem o Sanatório Espírita de Uberaba, como seu Departamento.
Aos sábados  participamos do Grupo Assistencial Chico Xavier  e    á noite     comentamos o Evangelho juntamente com outros companheiros  que fazem parte  da mesa de trabalhos, 
no Grupo Espírita da Prece,  que ali continuam a ser desenvolvidos como Chico Xavier     sempre o fez, a convite de Dr. Eurípedes Higino das Reis. Atualmente estamos na presidência da Ame de Uberaba,,  
Fale-nos de sua experiência de trabalho ao lado de Chico Xavier.

Em 1969, ano em que me casei, passei a frequentar a Comunhão Espírita Cristã, juntamente com meu esposo que também era amigo do nosso amado Chico Xavier.
Acompanhei -o quando se transferiu  para o Grupo Espírita da Prece.
Consideramos a nossa convivência com Chico Xavier uma bênção de Deus em nossa vida, mas principalmente uma grande responsabilidade, pois o que presenciamos com este Apóstolo De Jesus na Terra, só poderá ser dimensionado  em alguns séculos , por todos nós que tivemos  esta oportunidade. Chico, dotado de uma sensibilidade mediúnica única, de um coração evangelizado, de  extrema inteligência , proporcionava-nos a todos lições  em todas as ocasiões possíveis.
Nunca perdeu tempo, estava sempre a postos , com disciplina férrea, que se impôs, desde seu encontro com Emmanuel, em Pedro Leopoldo. Representante legitimo de Jesus na Terra, confortava, estimulava, ensinava e aceitava-nos com nossas fraquezas.

Dentre os episódios que presenciou junto ao Chico qual o que mais lhe marcou?
São muitos esses episódios mas os que mais me marcaram foram com as mães que buscavam mensagens de seus filhos.
Certa vez uma mãe que estava na fila aguardando sua vez de falar com Chico, entrou na sala trazendo ao peito  fotos de 2 filhos. Ela os segurava com se carregasse
um tesouro e tinha os  olhos   marcados por dor profunda. Aproximando-se do Chico não conseguia falar  .
Ele se levantou e ela finalmente disse: “Meus dois únicos filhos foram assassinados”.  Chico, chorando junto a ela abraçou-a por alguns minutos, emocionando-nos a todos.
Lembrei-me do que ele dizia: “A dor das mães penetra-me a  alma toda”.
Como caminha o Grupo Espírita da Prece sem a presença do Chico?
A rotina dos trabalhos do Grupo Espírita da Prece continua a mesma, excetuando-se claro,  o trabalho de psicografia que foi encerrado com a desencarnação do nosso amado Chico Xavier. Dr. Eurípedes Higino das Reis vem desempenhando com muito amor e devotamento os trabalhos do Grupo Espírita  da Prece , do qual é presidente, tarefa esta que lhe foi confiada pelo nosso benfeitor Chico Xavier.
Ainda é grande o público que freqüenta o Grupo Espírita da Prece?
A afluência do público é grande, pois querem ver, participar dos trabalhos que o Chico nos deixou  , pois plantou amor nos corações de todos nós. Dai o chamarem de Missionário do Amor.
Como esta composta a diretoria do Grupo Espírita da Prece?

A atual direção do GEP é composta por: Presidente, Dr Eurípedes Higino dos Reis;
Vice presidente, Maria Elisa Dias; 1o. Secretário, Sandra Ottaiano; 2o. Secretário, Silma Alves Borges; 1o. Tesoureiro,  Monica Madalena dos Santos e, 2o. Tesoureiro, Lilian Beatriz dos Santos
Que visão tem do movimento espirita atual? Vai bem ou enxerga algum ponto que mereça reparo?
O Movimento Espirita atual tem evoluído bastante. Lembrando o que nos ensina Bezerra de Menezes  que o trabalho de Unificação  é serviço urgente, mas não apressado, precisamos manter a vigilância, o amor à Causa do Evangelho Redentor , do Espiritismo no Brasil, entrelaçando pensamentos e ações dentro do espirito de fraternidade   e fidelidade aos princípios que a Doutrina Espírita nos   ensina.
Emmanuel através da mediunidade missionária de Chico Xavier nos diz; "A tarefa é bem complexa, bem o sabemos, o ministério exige lealdade e decisão. Todavia, sem o suor do servo fiel, a casa pereceria sem pão. Reunir elementos dispersos, concatená-los e estruturar-lhes o plano de ação, na ordem superior que nos orienta o idealismo, é serviço  de indiscutível benemerência,  porque demanda sacrifício  pessoal, oração e vigilância na fé renovadora e, sobretudo, elevada capacidade de renunciação."
Roguemos à Deus, ao nosso Mestre Jesus, ao benfeitor Chico Xavier que exemplificou na Terra o Evangelho  de Jesus , nos fortaleça para que não transformemos nosso abençoado trabalho na Unificação em manifestações de personalismo, de elitização, tendo sempre em vista  a fraternidade , respeito  e amor ao próximo, junto ao povo, como Jesus nos ensinou  e Allan Kardec colocou no frontispício da Doutrina Espírita:  “Fora da caridade não há salvação".
As suas despedidas aos nossos leitores

Agradeço ao nosso confrade Ismael Gobbo, pela oportunidade que nos oferece de tecermos comentários da nossa pequena contribuição nas   tarefas de nossa amada Doutrina, rogando á Deus o abençõe e ilumine sempre nesta grandiosa tarefa de divulgação  do Consolador prometido por Jesus.

Foto da Folha Espírita Francisco Caixeta (Araxá, MG nov/dez.2011)

Chico Xavier (E) no casamento de Sonia Barsante com Ariovaldo Santos

Sonia Barsante (D)  e Sylvia de Almeida Barsante
Sonia Barsante e Chico Xavier
Sonia Barsante (D) conversando com Yeda Hungria (E) 
e Donda (de costas). IV Encontro Amigos de Chico Xavier. 
Belo Horizonte 2011

Sonia Barsante em uma entrevista

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.





























NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 05-05-2012

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/05-05-2012.htm

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 04-05-2012

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/04-05-2012.htm