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http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/24-08-2020.htm
Chartres, a catedral e a Place Chatelet: [fotografia de imprensa] / [Agence Rol] Agen
Copiado de: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53136693t.item
Túmulo de Pepino, o Breve (D) e de sua esposa Berta (E). Basílica de Saint Denis. Foto Ismael Gobbo.
A Catedral Basílica de Saint Denis (em francês: Cathédrale royale de Saint-Denis , ou apenas Basilique Saint-Denis, antigamente chamada de Abbaye de Saint-Denis) é uma ampla igreja abacial na comuna de Saint-Denis, atualmente um subúrbio ao norte de Paris.
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https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_Saint-Denis
Carlos Magno.
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Magno#/media/File:Karl_der_gro%C3%9Fe.jpg
Carlos Magno (em latim: Carolus Magnus, alemão: Karl der Große, francês: Charlemagne; 2 de abril de 742 — Aachen, 28 de janeirode 814)[2] foi o primeiro Imperador dos Romanos de 800 até sua morte, além de Rei dos Lombardos a partir de 774 e Rei dos Francoscomeçando em 768. A denominação dinastia Carolíngia, que pelos sete séculos seguintes dominaram a Europa, no que veio a ser posteriormente chamado Sacro Império Romano-Germânico deriva do seu nome em latim "Carolus".[3][4]
Por meio das suas conquistas no estrangeiro e de suas reformas internas, Carlos Magno ajudou a definir a Europa Ocidental e a Idade Média na Europa. Ele é chamado de Carlos I nas listas reais da Alemanha (como Karl), na França (como Charles) e do Sacro Império Romano-Germânico. Ele era filho do rei Pepino, o Breve e de Berta de Laon, uma rainha franca. Carlos reinou primeiro em conjunto com seu irmão Carlomano, sendo a relação entre os dois o tema de um caloroso debate entre os cronistas contemporâneos e os historiadores.[5]
Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Magno
Irmãos Davenport
Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Davenport_brothers
Ira Erastus Davenport (17 de setembro de 1839 - 8 de julho de 1911) [1] e William Henry Davenport (1 de fevereiro de 1841 - 1 de julho de 1877), [1] conhecidos como irmãos Davenport , eram mágicos americanos no final do século XIX. , filhos de um policial de Buffalo , Nova York . Os irmãos apresentaram ilusões de que eles e outros afirmavam ser sobrenaturais .
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Reconstrução de uma vista do Capitolino na época republicana.
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Capitolino
Monte Capitolino:
Capitólio (em latim: Campidoglio), como monte Capitolino (em latim: Mons Capitolinus), é uma das sete colinas sobre as quais foi fundada a cidade de Roma. Ela está dividida em três regiões bastante distintas: a Cidadela (em latim: Arx), a 48 metros de altitude em relação ao nível do mar, onde está a basílica de Santa Maria in Aracoeli, o Asilo (em latim: Asylum ou inter duos lucos), a 35,9 metros de altitude, onde está a Piazza del Campidoglio e o Capitólio (em latim: Capitolium) propriamente dito, a 44,7 metros de altitude, onde está o Palazzo Caffarelli.[1]
A encosta sudoeste do Capitolino, ocupada por vários edifícios da Villa Caffarelli e abaixo da Rocha Tarpeia, ainda hoje é conhecida como Monte Caprino.
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https://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Capitolino
A demolição da Rocha Tarpeia em Roma. Por volta de 1933. Obra de Luigi Zago
Imagem/fonte:
Rocha Tarpeia
A rocha Tarpeia era, na Roma Antiga, um local onde eram feitas execuções, com as vítimas sendo lançadas desta rocha para a morte.[1]
Segundo Marco Terêncio Varrão, o monte Tarpeio era o nome anterior do monte Capitolino.[2]
A origem do nome da rocha varia conforme os autores; Samuel Ball Platner e Thomas Ashby, em seu artigo sobre o monte Tarpeio, supuseram que a origem do nome do monte se devia à tribo tarpeia, que morava nas redondezas do monte Capitolino. Eles localizam a rocha Tarpeia na parte sudoeste do monte, onde hoje se localiza a Piazza della Consolazione.[2]
De acordo com Plutarco, depois de Tarpeia receber a morte como prêmio por ter traído os romanos aos sabinos,[nota 1] esta foi enterrada em um monte, chamado de monte Tarpeio. Depois, quando o rei Tarquínio, o Soberbo dedicou o lugar a Júpiter, o nome de Tarpeia não mais foi associado ao monte [nota 2] sendo lembrado unicamente pela rocha Tarpeia, a partir da qual eram atirados os malfeitores.[3]
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https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha_Tarpeia
Robert Fulton segurando um relógio na não direita.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Robert_Fulton_-_Circle_of_Thomas_Sully.jpg
Robert Fulton (Little Britain, 14 de novembro de 1765 — Nova Iorque, 24 de fevereiro de 1815) foi um engenheiro e inventorestadunidense que é amplamente creditado com o desenvolvimento do primeiro barco a vapor comercialmente bem sucedido. Em 1800, ele foi contratado por Napoleão Bonaparte para projetar o Nautilus, que foi o primeiro submarino prático na história.[1] Ele também é creditado por inventar alguns dos primeiros torpedos navais do mundo a uso pela Marinha Britânica.[2] (Wikipedia)
Réplica do Nautilus em tamanho natural. Museu naval Cité de la Mer, França.
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Submarino_Nautilus
Nautilus - foi o submarino projetado por Robert Fulton.
Designado entre 1793 e 1797[1]:36, durante a Primeira República Francesa pelo inventor estadunidense Robert Fulton, com 6,50m de comprimento, estrutura de ferro coberta com placas de cobre e leme para controle vertical, ele permitia que quatro passageiros ficassem submersos até 6 horas, apresentava ainda torre de observação e propulsores operados manualmente.
Financiado por Napoleão, o inventor contudo, não agradou. Mesmo depois de afundar uma escuna de quatro mastros, os franceses cortaram seu patrocínio em 1804. (Wikipedia)
Philippe le Bon
Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Philippe_Lebon
Philippe le Bon
Philippe e Bon (ou Lebon) (D’Humbersin) (29 de maio de 1767 – 1 de dezembro de 1804) foi um engenheiro francês, nascido em Brachay , França .
Há muita confusão sobre sua vida e realizações. Suas principais contribuições foram melhorias em motores a vapor e industrialização da extração de gás de iluminação da madeira. Ele morreu assassinado em 1804. [1] [2] [3] [4]
Ele também projetou, embora aparentemente não tenha construído, um motor a gás de madeira. (Não o primeiro.) Como outros motores anteriores, ele não tinha compressão em seu cilindro principal. Possui três cilindros conectados mecanicamente, cada um de dupla ação, um para comprimir o ar, um para comprimir o gás e um acionado pela mistura queimada. Este motor se assemelha a um motor de combustão interna, mas na verdade a combustão ocorre em uma câmara de combustão separada dos cilindros por válvulas controladas mecanicamente. Isso o torna uma máquina a vapor funcionando com produtos de combustão em vez de vapor, ou o equivalente de pistão a uma turbina a gás.
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https://en.wikipedia.org/wiki/Philippe_Lebon
Nicolas Boileau. Óleo sobre telada Oficina de Hyacinthe Rigaud
Imagem/fonte: https://pt.wikiquote.org/wiki/Nicolas_Boileau
Nicolas Boileau
Nicolas Boileau-Despréaux, mais conhecido apenas por Boileau (01-11-1636 / 13-03-1711)
Foi um crítico e poeta francês.
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https://pt.wikiquote.org/wiki/Nicolas_Boileau
Instruções explicativas das mesas girantes. 1853.
Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5438709d.texteImage
Mesas Girantes. Uma ilustração para o artigo “Tables tournantes dans le Dictionnaire infernal par Collin de Plancy”. 1863.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Table_tournante_-_2.png
Retrato de Ludwig van Beethoven. Óleo sobre tela de Joseph Karl Stieler. 1820.
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven
Ludwig van Beethoven (Bonn, batizado em 17 de dezembro de 1770 — Viena, 26 de março de 1827) foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. "O resumo de sua obra é a liberdade", observou o crítico alemão Paul Bekker (1882-1937), "a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida".
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Retrato de Mozart tocando em Verona, 1770. Óleo sobre tela por Saverio dalla Rosa.
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wolfgang_Amadeus_Mozart#/media/File:MozartVeronadallaRosa.jpg
Carl Maria von Weber. Óleo sobre tela de Caroline Bardua.
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Maria_von_Weber
Carl Maria Friedrich Ernst Freiherr von Weber (Eutin, 18 de novembro de 1786 — Londres, 5 de junho de 1826) foi barão, compositor e diretor de ópera da Holsácia (hoje parte da Alemanha) da era romântica, celebrado por suas óperas Der Freischütz (1821), Euryanthe (1823) e Oberon (1826).[1]
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https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Maria_von_Weber
Retrato a óleo de Felix Mendelssohn Bartholdy, pintado em 1846 por Eduard Magnus (1799-1872)
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Felix_Mendelssohn_Bartholdy
Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy, conhecido como Felix Mendelssohn[1] (Hamburgo, 3 de fevereiro de 1809 — Leipzig, 4 de novembro de 1847), foi um compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico. Algumas das suas mais conhecidas obras são a abertura e a música incidental para Sonho de uma Noite de Verão (que inclui a famosa Marcha nupcial), o Concerto para violino, os dois concertos para piano, cerca de 100 Lieder, a abertura As Hébridas, as sinfonias Italiana e Escocesa e os oratórios Paulus e Elias.
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https://pt.wikipedia.org/wiki/Felix_Mendelssohn_Bartholdy
Miguel de Cervantes. Óleo no painel atribuído a Juan de Jáuregui.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cervantes_J%C3%A1uregui.jpg
Capa atual da obra “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec, editada na França.
recebida de Charles Kempf
Roma à época do imperador Constantino. Trecho reproduzido de poster da maquete do Museo della Civiltà Romana. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.
Vista atual de Roma mais ou menos na posição da maquete acima reproduzida do Museo della Civiltà Romana.
À esquerda no alto o Coliseu. Foto Ismael Gobbo.
Escultura em mármore da cabeça do imperador Tibério César (42 aC- 37 dC).
Governava Roma à época da crucificação de Jesus. Museu Britânico, Londres. Foto Ismael Gobbo
Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo
Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo
Mar da Galiléia nas proximidades de Cafarnaum. Foto Ismael Gobbo
Jesus curando o servo do centurião. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jes%C3%BAs_y_el_centuri%C3%B3n_(El_Veron%C3%A9s).jpg
Entrevista com Paulo Henrique de Figueiredo
Manuscrito de Kardec na FEAL-SP
Tela da filha desencarnada do diretor do filme “Em Busca de Kardec”, Karim Soumaïla,
eita pelo pintor mediúnico Florêncio Anton
Silvino Canuto Abreu.
Manuscrito de Kardec já copiado. FEAL-SP.
Filme “Em Busca de Kardec”.
Final- Homenagem a Kardec- Cemitério Père Lachaise.
(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br])