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quinta-feira, 5 de novembro de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 06-11-2020.

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 http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/06-11-2020.htm

Charles Fourier. Estampa Couturier, Philibert Léon (1823-1901). Lithographe

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b530064983.item

 

 

Charles Fourier

François Marie Charles Fourier (Besançon7 de Abril de 1772 – Paris10 de Outubro de 1837) foi um socialista francês da primeira parte do século XIX, um dos pais do cooperativismo. Foi também um crítico ferino do economicismo e do capitalismo de sua época, e adversário da industrialização, da civilização urbana, do liberalismo e da família baseada no matrimônio e na monogamia.

O caráter jovial com que Fourier realizou algumas de suas críticas fez dele um dos grandes satíricos de todos os tempos. Propôs a criação de unidades de produção e consumo — as falanges ou falanstérios — baseadas em uma forma de cooperativismo integral e auto-suficiente, assim como na livre perseguição do que chamava paixões individuais e seu desenvolvimento, o que constituiria um estado que chamava harmonia. Neste sentido antecipa a linhagem do socialismo libertário dentro do movimento socialista, mas também em linhas críticas da moral burguesa e cristã, restritiva do desejo e do prazer — neste sentido, sendo também um dos precursores da psicanálise.[1] Em 1808 Fourier já argumentava abertamente a favor da igualdade de gênero entre homens e mulheres, apesar da palavra feminismo só ter surgido em 1837.[2]

Entusiastas de suas ideias estabeleceram comunidades intencionais nas três Américas. O Falanstério do Saí em Santa Catarina e a Colônia Cecília no Paraná foram experiências práticas inspiradas por Fourier no Brasil, assim como La Réunion no Texas e a Falange Norte-americana em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Biografia

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Fourier

Charles Fourier

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/Fourier.gif

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Leia sobre “História do Espiritismo no Brasil”

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_espiritismo_no_Brasil


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O belga Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin Jobard (17 de maio de 1792 - 27 de outubro de 1861)

 foi um litógrafo belga, fotógrafo e inventor de origem francesa. Amigo e admirador de Allan Kardec.

https://en.wikipedia.org/wiki/Marcellin_Jobard#/media/File:Portrait_JBAM_Jobard.jpg

 

Quando da morte de Jobard, Allan Kardec comentou no número de dezembro de 1861 da Revista Espírita: "Nenhum jornal do nosso conhecimento falou desta que tinha sido uma das características mais marcantes dos últimos anos de sua vida: sua completa adesão à Doutrina Espírita, cuja causa havia abraçado com entusiasmo". Tendo O Livro dos Espíritos sido publicado em abril de 1857, Jobard anuncia sua crença em carta endereçada a Kardec e publicada na Revista de julho de 1858.

A resposta de Kardec, que está publicada no mesmo número, afirma que "a adesão tão clara e tão franca de um homem do valor do Sr. Jobard é, incontestavelmente, uma preciosa conquista que todos os partidários da Doutrina Espírita aplaudirão". A sua dedicação às ideias espíritas rendeu-lhe o título de presidente honorário da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, a primeira e então mais importante instituição espírita do mundo. (Wikipedia)


Échos poétiques d'outre-tombe : poésies médianimiques / obtenues par L. Vavasseur. précédées d'une Etude sur la poésie médianimique / par Allan Kardec.

ACESSE AQUI:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5740382p.texteImage#


Página de Échos poétiques d'outre-tombe : poésies médianimiques / obtenues par L. Vavasseur. précédées d'une Etude sur la poésie médianimique / par Allan Kardec.

Copiado de:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5740382p/f27.item.texteImage

Rosas em “El Rosedal”, Buenos Aires, Argentina. Foto Laura Emilia Michelin Gobbo.

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8529782x

L'Union spirite bordelaise : revue de l'enseignement des esprits / publiée sous la direction de M. Auguste Bez 

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k61186735

Edição de 1º. de fevereiro de 1866

Vista panorâmica de Catania Etna Vulcões Sicilia Itália Castielli CC0. Autor: Castielli

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Catania-Etna-Sicilia-Italy-Castielli_CC0_HQ1.JPG


Este quadro de Pavel Fedotov mostra uma morte por cólera em meados do século XIX.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_c%C3%B3lera_de_1846%E2%80%931860

 

Pandemia de cólera de 1846-1860

terceira pandemia de cólera (1846-60) foi o terceiro grande surto de cólera com origem na Índia no século XIX e que se alastrou muito para além das suas fronteiras. Investigadores da UCLA acreditam que o surto pode ter começado em 1837 e durado até 1863.[1] Na Rússia, mais de um milhão de pessoas morreram de cólera. Entre 1853 e 1864, a epidemia em Londres ceifou mais de 10.000 vidas e houve mais de 23.000 mortes em toda a Grã-Bretanha. Esta pandemia foi a que provocou mais mortos no século XIX.[2]

Como nas pandemias que a precederam, a cólera espalhou-se desde o delta do rio Ganges na Índia e provocou um número elevado de mortes nas populações da Ásia, da Europa, da África e da América do Norte. Considera-se que 1854 foi o pior ano da pandemia, uma vez que 23.000 pessoas morreram de cólera na Grã-Bretanha.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_c%C3%B3lera_de_1846%E2%80%931860

Médium Maria Dolores

Leia a biografia aqui:

https://luzesdoconsolador.com/2014/01/14/1736/

Francisco Cândido Xavier psicografando no Centro Espírita Luiz Gonzaga, em  Pedro Leopoldo, MG

Imagem/fonte: http://professorricardovieira.blogspot.com.br/2014/04/biografia-de-chico-xavier.html

Simeão e o menino Jesus no Templo. Pintura por Rembrandt

Imagem/fonte: https://www.wikiart.org/en/rembrandt/simeon-with-the-christ-child-in-the-temple

Menino Jesus no Templo.Óleo sobre tela de Jan Steen

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Steen_-_Child_Jesus_in_the_Temple.jpg

O casamento em Caná. Óleo sobre tela de Paolo Veronese

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Wedding_at_Cana

Os músicos que animam as Bodas de Caná (1563) são personificados por Veronese (viola da braccio), e os principais pintores da escola veneziana : Jacopo Bassano (cornetto), Tintoretto (viola da braccio) e Ticiano (violone); ao lado de Ticiano está o poeta Pietro Aretino . [16] (detalhe, plano central inferior)

Cena retratando Jesus e a  transformação da água em vinho. Quadro  em igreja de Caná, Israel.

Foto Ismael Gobbo

Cena da Transfiguração na igreja do Monte Tabor, nas proximidades

de Nazaré,  Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.
E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.
E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.
E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;
Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.
Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista.
Mateus 17:1-13

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/17

Pátio no topo  do Monte Tabor, Israel. Foto Ismael Gobbo
Pátio no topo  do Monte Tabor, Israel. Foto Ismael Gobbo
Jardim no topo do Monte Tabor junto à igreja. Foto Ismael Gobbo
Igreja no topo do Monte Tabor. Israel. Foto Ismael Gobbo
Monte Tabor onde ocorreu o episódio da Transfiguração. Israel. Foto Ismael Gobbo
Vista de cima do Monte Tabor. Israel. Foto Ismael Gobbo.

A tentação no deserto. Óleo sobre tela de Briton Rivière.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Briton_Rivi%C3%A8re_-_The_Temptation_in_the_Wilderness.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

No centro da foto o Monte das Bem-aventuranças. À direita o Mar da Galiléia ou Lago

de Genesaré ou Lago de Tiberiades. Foto Ismael Gobbo

Última Ceia, 1896 obra de Pascal Dagnan-Bouveret (falecido em 1929)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:BouveretLastSupper.jpg

Cristo com ao apóstolos no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Christ_on_the_Mount_of_Olives_(Caravaggio)

 

Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.
Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.
E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.
Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a;
Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.
E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta.
E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza.
E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.
E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar.
E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?
E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos à espada?
E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.
E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.
E disse Jesus aos principais dos sacerdotes, e capitães do templo, e anciãos, que tinham ido contra ele: Saístes, como a um salteador, com espadas e varapaus?
Tenho estado todos os dias convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim, mas esta é a vossa hora e o poder das trevas.
Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.

Lucas 22:31-54

https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/22

Jesus no Monte das Oliveiras. Obra de Vasilij G. Perov.

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Vasilij_Grigor%27evi%C4%8D_Perov#/media/File:Perow_gefsiman.jpg

O Beijo de Judas. Óleo sobre tela por Nicolai Wilhelm Marstrand.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wilhelm_Marstrand,_Judaskysset,_udateret,_0122NMK,_Nivaagaards_Malerisamling.jpg

Cristo na cruz. Óleo sobre tela de Eugène Delacroix.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_Christ_on_the_Cross_-_Walters_3762.jpg

Jesus em tela bordada por Alexandra Herrmann (imagem cedida por Oceano Vieira de melo)

(Colaboração recebido em email de Leopoldo Zanardi)

Um mendigo na década de 1880 em fotografia de Antoin Sevruguin . Teerã, Irã.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Begging#/media/File:Bettler_in_Teheran_Sevruguin_02.jpg

Órfão no túmulo da mãe. Obra de Uroš Predić.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Uro%C5%A1_Predi%C4%87_-_Siro%C4%8De.jpg

Os órfãos. Óleo sobre tela de Nikolaos Gyzis

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nikolaos_Gyzis_-_The_Orphans.jpg

O jovem mendigo. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murilo.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Young_Beggar#/media/File:Bartolom%C3%A9_Esteban_Murillo_-_The_Young_Beggar.JPG

O óbulo da viúva. Gustave Doré.

Imagem/fonte: Imagem: http://www.wikigallery.org/wiki/painting_244430/Gustave-Dore/The-Widow's-Mite