BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 27 de novembro de 2011

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPIRITA (No. 115) SÉRGIO LUÍS DE CARVALHO

Sérgio Luís de Carvalho

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Esta entrevista foi gentilmente concedida pelo nosso grande amigo da cidade de Ilha Solteira Sérgio Carvalho, orador muito conhecido e músico de talento do Conjunto Roda Viva. É esposo da não menos querida Neiva e irmão daquele que se me apresenta como grande exemplo, Aparecido Carvalho, presidente da Use Regional de Ilha Solteira. Uma família exemplar que diginifica o movimento espirita.

Sérgio pode nos fazer sua autoapresentação?

Meu nome é Sérgio Luís de Carvalho. Nasci em Bebedouro, estado de São Paulo no dia 17 de agosto de 1955. Meus pais são: Edson de Carvalho, desencarnado em maio de 2000 e Hilda Pina de Carvalho, atualmente com 80 anos de idade, residente na mesma cidade. Meus irmãos, Aparecido Augusto de Carvalho, Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UNESP de Ilha Solteira e atual Presidente da USE Regional de Ilha Solteira, Eliane Maria de Carvalho, Assistente Social, residente em Bebedouro – SP e Ulisses de Carvalho, psicólogo, desencarnado em 1998. Sou casado há 28 anos com Neiva Aparecida Paggioli de Carvalho minha grande companheira dentro e fora das atividades espíritas. Tenho 3 filhos, Larissa Paggioli de Carvalho, de 27 anos, musicista, residente atualmente nos Estados Unidos da América onde realiza curso de doutorado em piano, na Universidade do estado do Colorado, casada com João Paulo Machado, também musicista e que realiza curso de violino na mesma universidade; Denisar Paggioli de Carvalho, Biólogo, com 25 anos que atualmente realiza curso de Mestrado na área de Entomologia, na Universidade Federal da Grande Dourados, em Dourados – MS e Vinícius Paggioli de Carvalho, com 20 anos que realiza curso de Engenharia Mecânica na UNESP de Ilha Solteira.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou Ecólogo, formado em 1979, pelo Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro, na primeira turma do curso de bacharelado em Ecologia. Em 1985 terminei o Curso de Mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) e em 1994 o curso de Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2004, fiz concurso para Professor Livre Docente na UNESP de Ilha Solteira. Atualmente atuo como Professor Adjunto do Departamento de Biologia e Zootecnia da UNESP do Campus de Ilha Solteira, onde iniciei minhas atividades docentes em março de 1981, isto é há pouco mais de 30 anos. Ocupei a chefia do Departamento de Biologia de 1997 a 1999 e a vice- chefia por 8 anos. Ministro a disciplina Ecologia e Gestão Ambiental para o Curso de Agronomia, as disciplinas Ecologia de Populações e Ecossistemas para o Curso de Ciências Biológicas, em nível de graduação e Ecossistemas Aquáticos e Qualidade de Água para alunos de pós-graduação do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da UNESP de Ilha Solteira. Faço parte do Conselho deliberativo do Centro de Estudos Ambientais da UNESP em Rio Claro desde a sua criação, no início dos anos 90. Atualmente sou Presidente do Conselho de Meio-Ambiente de Ilha Solteira e membro do Conselho de Curso em Ciências Biológicas da UNESP, Campus de Ilha Solteira.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Meus avós maternos eram espíritas e passaram esta influência para minha mãe, que já participava como médium de psicofonia em reuniões mediúnicas em Bebedouro - SP, quando ainda eu ainda era criança, por volta do ano 1963. Naquela época era muito comum as reuniões mediúnicas serem realizadas em residências. Geralmente eu acompanhava minha mãe à casa de uma senhora de nome Benedita, uma médium de grandes qualidades e ficava em uma sala contígua à sala de reuniões mediúnicas, para que ela não voltasse sozinha para casa. Posteriormente fomos encaminhados, o Aparecido e eu, pela minha mãe, para a Escola de Evangelização do Centro Espírita do Calvário ao Céu, uma instituição muito ativa, de grande prestígio pelos trabalhos prestados e que atualmente conta com mais de 100 anos de atividades ininterruptas. Lá tivemos aulas entre outros, com Alceu Vitório Magro, excelente professor e um dos grandes líderes do movimento espírita naquela região até os dias atuais.

A que casa espirita esta vinculado presentemente?

Ao Centro Espírita Cairbar Schutel de Ilha Solteira

Pode nos fazer uma síntese de seu trabalho no movimento espirita durante

esses anos?

Tive a felicidade de colaborar na Campanha Assistencial Auta de Souza, que tem como objetivo a coleta de mantimentos nas ruas a serem distribuídos para famílias carentes.Esta Campanha se reveste de grande importância também, pela excelente possibilidade de divulgação da doutrina espírita. Participei das atividades da Campanha em Bebedouro quando ainda era criança, em Campinas e também em Ilha Solteira. Participei juntamente com minha esposa Neiva, como evangelizador no Centro Espírita Allan Kardec em Campinas de 1989 a 1992. Retornando a Ilha Solteira tive a possibilidade de colaborar com esta atividade nas diferentes séries da evangelização do Centro Espírita Cairbar Schutel. Nesta mesma casa, fui por alguns anos, coordenador da Mocidade Espírita Cáritas e participei das atividades da Diretoria , como presidente, secretário e tesoureiro. Atualmente, estou ocupando o cargo de diretor de doutrina e tenho colaborado com a escala de expositores da Casa. Participo também como coordenador das atividades do Curso de Orientação e Educação Mediúnica (COEM) desenvolvida pela Casa. Tenho participado da diretoria da USE Regional de Ilha Solteira desde 1993, como secretário e como tesoureiro. Dentro da escala de palestrantes da USE tenho participado como expositor.

Tem alguma obra publicada espírita ou não espírita?

Sim. Tenho 15 artigos científicos nacionais e internacionais em revistas especializadas na área de Ecologia e cerca de 80 publicações completas, em resumos e em resumos expandidos, publicados em anais de Congressos. Orientei 15 alunos de mestrado e outros em nível de graduação, em iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e como tutor no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Como está o Espiritismo em Ilha Solteira e o movimento espírita de uma forma geral?

Acho que o movimento espírita em nossa região está bem. É claro que podemos melhorá-lo, mas vejo a situação de uma forma otimista. A procura pelas casas espíritas em Ilha Solteira tem aumentado muito. Atualmente estamos com uma busca muito grande de informações por parte das pessoas sobre as questões espirituais, muito provavelmente devido a influência dos filmes, novelas e da mídia que dão mais espaço para estas questões. É uma ótima oportunidade de levar esclarecimento a estas pessoas, por meio dos ensinamentos de Jesus e da Doutrina Espírita. Eventualmente ocorrem alguns dirigentes que preferem atuar isolados do órgão de unificação, fazendo o espiritismo a moda da casa, mas creio que são minoria e que aos poucos se integrarão aos demais.

E com relação a bibliografia espírita?

A bibliografia espírita é vastíssima. Evidentemente que existem autores menos compromissados com a pureza doutrinária, mas devemos ter o crivo da razão e da lógica como asseverava Kardec, para que possamos separar o joio do trigo, de forma que só permaneçam as obras que tenham conteúdo em sintonia com os fundamentos da Doutrina. Por isto, a necessidade de estudo e do bom senso, para que superstições e crendices não sejam infiltradas e venham a iludir as pessoas. Mas vejo muitos livros bons serem publicados, trazendo informações novas, que não poderíamos ter há 30 ou 40 anos atrás devido a nossa falta de amadurecimento, demonstrando que a Doutrina Espírita é essencialmente dinâmica e renovadora.

Quais os eventos programados para Ilha Solteira e região?

Tivemos neste ano de 2011, a CONRESPU em Pereira Barreto, com o Ailton Paiva e a Eny Paiva, realizado em 12 de junho o Encontro Regional de Mocidades Espíritas, que foi realizado em 21 agosto, com o Leon Denis de Oliveira Borges, o Encontro dos Trabalhadores Espíritas, que foi realizado em 30 outubro, com a Ditinha Calixto em Guaraçai e no dia 27 novembro teremos o Encontro Espírita de Arte a ser realizado em Três Lagoas – MS.

Quantos Centros Espíritas compõe a Use Regional de Ilha Solteira?

Atualmente, a Use Regional de Ilha Solteira compõe-se de 24 Centros Espíritas, filiados a 4 Uses Intermunicipais que são as Uses de Andradina, Pereira Barreto, Guaraçai e Ilha Solteira, mais a URE, União Regional Espírita de Três Lagoas que por uma questão de identidade e proximidade geográfica, fazem parte da nossa regional.

Tem havido intercâmbio entre as casas espíritas em Ilha Solteira e na região?

Sim, este intercâmbio ocorre de diversas formas. Uma delas é a escala de palestras programada pela USE Regional de Ilha Solteira com temas previamente escolhidos, que faz com que os oradores das Casas Espíritas de uma cidade visitem e ministrem palestras nos Centros de outras cidades. Isto é muito bom para a integração entre as casas. Além disso, temos a CONRESPU, confraternização Regional Espírita de Urubupungá, realizada todos os anos, com grandes oradores do movimento espírita brasileiro, o Encontro dos Trabalhadores Espíritas, o Encontro Regional de Mocidades Espíritas, e o Encontro Espírita de Arte. Cada um destes eventos é realizado em uma cidade diferente, alternando-se a cada ano. Temos ainda diversos cursos que são ministrados para as Casas Espíritas como o Curso de Passes, de Atendimento Fraterno, e do ESDE além de outros.

Como tem visto o crescimento da divulgação espirita na mídia?

O crescimento da divulgação do Espiritismo é algo muito bom, porque é importante que a Doutrina seja acessível a todos os que se interessarem por ela. Antigamente havia grande dificuldade na sua divulgação devido aos preconceitos e a intolerância religiosa. Por isto, a coragem e determinação de grandes trabalhadores como Cairbar Schutel, Eurípedes Barsanulfo, Bezerra de Menezes e outros, tem enorme importância porque foram desbravadores em terreno hostil. Atualmente observamos um grande interesse da mídia pelos assuntos espirituais, que por sinal são os que mais geram audiência às emissoras. Por isto o grande número de filmes, novelas e peças de teatro abordando temas espíritas ou espiritualistas (nem todos em consonância com os princípios verdadeiros da Doutrina), mas que geram curiosidade e que levam as pessoas a buscarem mais informações nas Casas Espíritas. Felizmente hoje a Doutrina goza de grande respeito e prestígio pelas obras que vem sendo realizadas. A contribuição do nosso querido Chico Xavier foi imensa neste sentido, assim como Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira e muitos outros que tem se dedicado de forma intensa ao movimento espírita

Qual sua visão de futuro para o Espiritismo?

O Espiritismo de acordo com os Espíritos Superiores é o Consolador prometido por Jesus que veio para restabelecer os ensinos do Mestre na sua essência. Assim sendo, esperamos que ele possa cumprir com os objetivos traçados pela espiritualidade e possa espalhar-se por toda a humanidade para que possa ser luz que venha a dissipar as trevas da ignorância e bálsamo para todos aqueles que sofrem.

Algo mais que queira acrescentar?

Que todos nós possamos nos unir com muito entusiasmo em prol desta Doutrina abençoada que nos traz tanto esclarecimento, tanta luz, consolação e esperança, ao mesmo tempo em que nos renova intimamente. O nosso querido Bezerra de Menezes nos afirma que: “Isolados somos varas, mas unidos somos feixes”. As varas facilmente se quebram, mas os feixes dificilmente são quebrados. Portanto, que possamos aproveitar esta oportunidade de contato e de conhecimento da Doutrina nesta encarnação e trabalharmos juntos com muita alegria para o fortalecimento do movimento espírita, em busca de um mundo melhor.

As suas despedidas dos nossos leitores.

Ismael, gostaria de agradecer a oportunidade de fazer parte deste blog e enviar meu abraço e saudações a todos os companheiros que fazem parte desta imensa família espírita, esperando que possamos estar juntos em muitas outras oportunidades.

O casal Sérgio e Neiva Carvalho com os filhos Vinícius, Larissa e Denisar.

Sérgio Carvalho andando, em Bebedouro, SP.

Sérgio Carvalho aos 2 anos.

Sérgio com colegas do Curso de Ecologia (o primeiro da esquerda), em viagem a Agulhas Negras, no ano de 1979.

A partir da esquerda, Sr. Edson, pai de Sérgio Carvalho, e Denisar seu filho.

A partir da esquerda a mãe Hilda, a sogra Ermelinda, a irmã Eliane e a sobrinha Natália, em 1999.

Sérgio com a esposa Neiva (d) ao lado do casal Macedo na Conean em Guararapes, SP.

Sérgio Carvalho quando defendeu a tese de doutorado, em 1994, sendo abraçado pela esposa Neiva.

Sérgio com a esposa Neiva na cidade de Monte Alto, SP.

Sérgio Carvalho acolitando o filho Vinicius.

Sérgio Carvalho pesquisando para implantação de Parque Aquícola.

Sérgio Carvalho (d) cantando no Conjunto Roda Viva no ano de 2007.

Sérgio Carvalho, ao violão, com o Conjunto Roda Viva, na CONRESPU, realizada na cidade de Murutinga do Sul, SP, no ano de 2010.

Ilha Solteira, SP. Foto Ismael Gobbo

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.






NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 26-11-2011

Clique aqui: