CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/SETEMBRO/07-09-2020.htm
O químico alemão Friedrich August Kekulé von Stradonitz
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/August_Kekul%C3%A9
Friedrich August Kekulé (Darmestádio, 7 de setembro de 1829 — Bonn, 13 de julho de 1896) foi um químico alemão. Inovou o emprego de fórmulas desenvolvidas em química orgânica, criou em 1857 a teoria da tetracovalência do carbono, criou hipótese das ligações múltiplas e propôs, em 1865, após um sonho que teve, a fórmula hexagonal do benzeno.
Leia mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/August_Kekul%C3%A9
O sonho de Kekulé
“Eu estava sentado à mesa a escrever o meu compêndio, mas o trabalho não rendia; os meus pensamentos estavam noutro sítio. Virei a cadeira para a lareira e comecei a dormitar. Outra vez começaram os átomos às cambalhotas em frente dos meus olhos. Desta vez os grupos mais pequenos mantinham-se modestamente à distância. A minha visão mental, aguçada por repetidas visões desta espécie, podia distinguir agora estruturas maiores com variadas conformações; longas filas, por vezes alinhadas e muito juntas; todas torcendo-se e voltando-se em movimentos serpenteantes. Mas olha! O que é aquilo? Uma das serpentes tinha filado a própria cauda e a forma que fazia rodopiava trocistamente diante dos meus olhos. Como se se tivesse produzido um relâmpago, acordei;... passei o resto da noite a verificar as consequências da hipótese. Aprendamos a sonhar, senhores, pois então talvez nos apercebamos da verdade." - Augusto Kekulé, 1865 (Wikipédia)
https://pt.wikipedia.org/wiki/August_Kekul%C3%A9
**************
VÍDEO COM O SONHO DE KEKULÉ
ESTRUTURA DO BENZENO
ACESSE:
https://www.youtube.com/watch?v=2NRwd-JJFm4
**************
Jacó em Betel, como em Gênesis 28: 10-22, ilustração de um cartão da Bíblia publicado em 1900 pela
Providence Lithograph Company. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jacob_at_Bethel.jpg
O sonho. 1883. Óleo sobre tela por Pierre Puvis de Chavannes
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pierre-C%C3%A9cile_Puvis_de_Chavannes_003.jpg
O sono de Joana D’Arc. Pintura por George W. Joy
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:George_William_Joy_joan_of_arc.jpg
A obra representa José, filho do patriarca hebreu Jacó, explicando ao faraó do Egito, o significado dos sonhos que teve.
Óleo sobre tela de Antonio del Castillo y Saavedra. Imagem/fonte:
O sonho do cavaleiro.
Imagem/fonte:
A obra representa um cavaleiro do século XVIIvestido com as roupas da época e dormindo enquanto um anjo mostra-lhe a natureza efêmera dos prazeres, riquezas, honras e glória. O anjo mostra-lhe o hieróglifo da data no sol, que dói, voa rápido e mata. O conjunto de objetos sobre a mesa constitui uma verdadeira natureza morta em que uma condensação de símbolos e alegorias é estabelecida. Os símbolos sobre a mesa são muito complexos, mas alguns se destacam pela presença contínua em todas as "vanitas": a caveira que simboliza a morte, a máscara teatral da hipocrisia, as joias e o dinheiro que são as riquezas que não podemos levar ao outro mundo, o baralho e as armas como o jogo e os prazeres da caça, o relógio que indica a passagem inexorável do tempo, a vela apagada que indica a extinção da vida ... os objetos e os múltiplos significados que podemos extrair de todos eles são inúmeros. O pintor representou um "corpus" de objetos da vaidade do mundo e seus absurdos tratados com uma definição magistral que os individualiza como forma de acentuar, através da realidade, a presença de seu caráter didático, alegórico e moral .
Estátua em Hupao Spring (Hupaomengquan) em Hangzhou, China. O nome se traduz em "Sonhando com o Tigre".
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hupao.jpg
Congresso Nacional em campanha pelo Setembro Amarelo, em 2015.
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Setembro_Amarelo
Liev Tolstoy em uma pintura de Mikhail Vasil'evič Nesterov
Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Pensiero_di_Lev_Tolstoj
****************
LEIA ARTIGO SOBRE TOLSTOY
http://www.mundoespirita.com.br/?materia=leon-nikolaievich-tolstoi
****************