CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/22-08-2019.htm
Hospital de Antiquaille. Lião, França
Place de l'Antiquaille, 20 de julho de 1853, dessin de Francisque Gabillot
O hospital de Antiquaille é um antigo hospital localizado no local de Antiquaille, na cidade de Lyon . Ocupa um antigo convento de visitandines . O antigo hospital (antigo convento e peças construída no XIX th século) são objecto de um registo como um monumento histórico desde21 de janeiro de 20051 .
........
......
..
Em 1803, o antigo convento da Visitação de Antiquaille tinha uma vocação hospitalar, servindo para descongestionar o hospital de quarentena de meninas de vida ruim, tolos e alguns condenados de direito comum. Era essencialmente um asilo para os mendigos e os loucos e as funções de cuidado ocupavam o segundo lugar. No entanto, os médicos de Antiquaille sempre foram recrutados pela concorrência. No meio DO XIX th medicina do século depois de ser uma ciência de observação torna-se com Claude Bernarduma ciência experimental. Os médicos e cirurgiões do Antiquaille participaram amplamente dessa mutação. Entre 1830 e 1876, o Hospital do Antiquaille foi objecto de numerosas obras (obras de ampliação ou modernização), a maioria das quais dirigidas por Louis Cécile Flacheron , arquitecto da cidade de Lyon. Assim, L'Antiquaille foi administrado com sabedoria, mas, diante de dificuldades orçamentárias crônicas, foi convocado em 1846 nos hospícios civis de Lyon ; assim, a riqueza de alguns compensaria a pobreza do outro.
Leia mais:
Fotografia de Joseph Arthaud. Medico Alienista em Lião, França.
Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Joseph_Arthaud
Joseph Arthaud , nascido em13 de junho de 1813 em Lyon e morreu em17 de março de 1883 na mesma cidade é médico , psiquiatra e professor de medicina francesa.
........
......
....
De volta a Lyon, é médico substituto no hospital de Saint-Jean-de-Dieu de 1835 a 1842 e, depois, médico assistente no bairro do hospício do Antiquaille (1842), de onde toma a direção de 1849 a 1876. É como médico chefe deste estabelecimento que ele recebe em 1860 do Ministro do Interior a ordem de missão para ir a Morzine onde de 1857 acontece uma epidemia singular de acesso de convulsões que se tornam reais ataques demoníacos com raiva, fúria, blasfêmia e delírio especial etc. Suas observações sobre esses pacientes, chamados de Morzine , são objeto de um artigo publicado em 1861 nos "Anais da Sociedade Imperial de Medicina de Lyon" 5 .
Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/Joseph_Arthaud
Lião, França, em 1869. Vista da Cruz Vermelha.
A crise lionesa. Interior de uma tecelagem de seda. Autor Jules Férat. Fonte Le Monde Illustré.
Igreja Saint-Martin de Laballe, França.
A Igreja Saint Martin é uma igreja católica localizada Lamballe em França 1 . Antigo priorado dependente da abadia de Marmoutiers, está na origem do bairro que o rodeia. Sua construção começou no XI th século e continua até o XVIII th século. Possui estátuas e pinturas de parede interessantes da Idade Média.
Leia mais:
Uma litografia de Armand Gautier mostrando pessoas com doenças mentais comumente diagnosticadas no século XIX, nos jardins do Hospital Pitié-Salpêtrière. Imagem/fonte: https://simple.wikipedia.org/wiki/Mental_illness
Busto do Dr. Francisco Franco da Rocha (1864 – 1933), um dos pioneiros do uso de técnicas modernas no tratamento de
doenças mentais no Brasil. Idealizador e fundador do Hospital Psiquiátrico do Juqueri em 1898. O busto datado de 1928 está em exposição na Biblioteca Municipal de Franco da Rocha, SP. Foto Ismael Gobbo
Jesus de Gustave Doré curando o lunático
Dona Benedita Fernandes, primeira à esquerda de pé, um dos principais vultos do movimento espírita de
Araçatuba, SP, depois de curar-se de obsessão no Espiritismo se dedicou a cuidar de doentes mentais e crianças.
Estátua “O Pensador”, de Auguste Rodin. Praça do Congresso. Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo
Campanha de Doação de livros para o
Movimento Espírita do Japão
Vídeo: O legado de Allan Kardec- Gênese - opiniões refratárias, com Simoni Privato Goidanich.
Acesse no link
Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues
26-05-1861 / 22-08-1926
Amélia Rodrigues
Imagem: internet
POEMA DE GRATIDÃO
Amélia Rodrigues/Divaldo Pereira Franco
Acessar aqui:
Cristo Redentor em Serra Negra, SP. Foto Ismael Gobbo.
As Bem-aventuranças. Aquarela de James Tissot.