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http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/18-12-2019.htm
Marennes. Vista aérea do centro da cidade com a igreja Saint-Pierre e as praças de Verdun e Chasseloup-Laubat.
Ilha de Óleron. Mapa.
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O plano de alívio das fortificações e da cidadela do Castelo de Oléron (Charente-Maritime, França) segue por Vauban. O relevo plano de 1703 é conservado no Museu de Planos Relevo (hotel des Invalides, Paris).
Cidadela da Ilha de Oléron
Estação do funicular Saint-Just. Lião, França. Dá acesso ao Teatro Galo-Romano e ao Museu Galo-Romano. Foto Ismael Gobbo
Lião, França, em 1869. Vista da Cruz Vermelha.
A crise lionesa. Interior de uma tecelagem de seda. Autor Jules Férat. Fonte Le Monde Illustré.
A Caridade. Tela de Arturo Michelena
O julgamento de Giordano Bruno pela Inquisição romana. Relevo de bronze executado
por Ettore Ferrari (1845- 1929), Campo de’ Fiori, Roma, Itália.
Giordano Bruno, que era defensor das teorias de Nicolau Copérnico, foi julgado pela Inquisição romana e queimado vivo no Campo das Flores, em Roma, aos 17 de fevereiro 1600. Dentre várias acusações que o incriminaram por heresia estava a sua convicção na “Pluralidade dos mundos habitados”.
Palavras de Giordano Bruno após ouvir a sua sentença ajoelhado:
Maiori forsan cum timore sententiam in me fertis quam ego accipiam ("Talvez sintam maior temor ao pronunciar esta sentença do que eu ao ouvi-la"). https://pt.wikipedia.org/wiki/Giordano_Bruno
François-Nicolas-Madeleine Morlot (nascido em 28 de dezembro de 1795 em Langres,
† 29 de dezembro de 1862 em Paris) era cardeal da Igreja Católica e Arcebispo de Paris.
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Biografia
Nasceu já no final do chamado Período do Terror da Revolução Francesa e início do Diretório. Sua formação eclesiástica foi realizada no Seminário de Dijon. Sua ordenação presbiteral deu-se a 27 de maio de 1820, aos 24 anos, já sob o reinado de Luís XVIII.
Foi indicado para ser bispo de Orléans no dia 10 de março de 1839, pelo rei Luís Filipe e confirmado pelo Papa Gregório XVI no dia 8 de julho do mesmo ano. Recebeu a ordenação episcopal no dia 18 de agosto de 1839, em Paris, pelas mãos de Alexis-Basile Menjaud, bispo de Nancy e Toul. Foi promovido à sé metropolitana de Tours em 27 de janeiro de 1843.
No pontificado de Pio IX foi criado Cardeal presbítero no consistório de 7 de março de 1853, recebendo o chapéu vermelho no dia 27 de junho de 1853, com o título dos Santos Nereu e Aquileu.
Sua eminência foi designado Arcebispo de Paris em 1857, sua entrada solene na Catedral de Paris deu-se a 25 de abril de 1857.
Rio Sena, Ponte de Sully e Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo
A Catedral de Notre-Dame de Paris (em francês: Cathédrale Notre-Dame de Paris; em português: "Catedral de Nossa Senhora de Paris") é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria, mãe de Jesus, e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.
A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior.
A 15 de abril de 2019 a catedral foi atingida por um violento incêndio causando danos ao teto, pináculo e rosáceas. No dia do acidente, as causas do fogo ainda eram desconhecidas, embora se suspeitasse que tivessem a ver com as obras que estavam em curso.[1]
Presépio de Cabaça “Fuga para o Egito”. Cabaça, palha de milho e madeira. Autora: Evarista Ferraz Salles.
Em Exposição no Museu de Arte Sacra. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo 12/2019.
Banquete em família. Pintura de Pompéia no Museu Arqueológico Nacional em Nápoles.
O retorno do filho pródigo. Óleo sobre tela por Francesco Bassano the Younger.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basf2.jpg