CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/11-03-2021.htm
Jan Hus
Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus
Jan Hus , nascido Jan Husinec ( / h ʊ s / ; [1] Checa: [janeiro ɦus] ( ouvir ) ; . C 1369 - 06 de julho de 1415), [2] às vezes anglicizado como John Hus ou John Huss , e referiu em textos históricos como Iohannes Hus ou Johannes Huss , foi um teólogo e filósofo tcheco que se tornou reformador de igrejas e inspirador do hussitismo , um predecessor essencial do protestantismoe uma figura seminal na Reforma Boêmia . Depois de John Wycliffe , o teórico da reforma eclesiástica, Hus é considerado o segundo reformador de igreja, como ele viveu antes de Lutero , Calvino e Zwingli . Seus ensinamentos tiveram forte influência sobre os estados da Europa Ocidental, mais imediatamente na aprovação de uma denominação religiosa boêmia reformada e, mais de um século depois, em Martin Luther . [3] Hus era um mestre, reitor e reitor [4] na Universidade Charles , em Praga .
Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus
Preparação da execução de Jan Hus.
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus
Jan Hus ou João Huss (Husinec, 1369 — Constança, 6 de julho de 1415) foi um pensador e reformador religioso[1]. Ele iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. O seus seguidores ficam conhecidos como os Hussitas. Ele foi executado em 1415 - foi queimado vivo e morreu cantando um cântico [cântico de Davi" Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim] Um precursor do movimento protestante (ver: Reforma Protestante), a sua extensa obra escrita concedeu-lhe um importante papel na história literária checa. Também é responsável pela introdução do uso de acentos na língua checa por modo a fazer corresponder cada som a um símbolo único. Hoje em dia a sua estátua pode ser encontrada na praça central de Praga, a Praça da Cidade Velha, em checo Staroměstské náměstí.
Na sua morte profetizou: “ podem matar o ganso, mas daqui a 100 anos Deus suscitará um cisne que não poderão queimar. (Isso foi 102 anos antes de Martinho Lutero apregoar na igreja de Wittenberg as 95 teses, que deu início a Grande Reforma Protestante.
Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus
Jan Hus no Concílio de Constança. Pintura de Václav Brožík.
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio_de_Constan%C3%A7a
O Concílio de Constança, realizado entre 1414 e 1418 em Constança, foi o 16º concílio ecuménico da Igreja Católica.[1] O seu principal objectivo foi acabar com o cisma papal que tinha resultado do Papado de Avinhão, ou "a captividade babilónica da Igreja", como também é conhecido [carece de fontes] (um termo cunhado por Martinho Lutero[carece de fontes]).
Quando o concílio foi convocado, havia três papas, todos clamando legitimidade. Alguns anos antes, em um dos primeiros golpes que afectaram o movimento conciliador, os bispos do concílio de Pisa tinham deposto ambos os papas anteriores e elegido um terceiro papa, argumentando que, em tal situação, um concílio de bispos tem mais autoridade do que um Papa. Isto apenas contribuiu para agravar o cisma.
Leia mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio_de_Constan%C3%A7a
Allan Kardec, Codificador do Espiritismo.
Imagem/fonte: https://dialogos.files.wordpress.com/2007/02/allan-kardec-tratado-2.jpg
O busto de Émile Deschanel no College de France.
Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b9033534k
Émile Deschanel
Professor, jornalista, escritor e político. - Heliologista, professor de literatura grega na Ecole Normale Supérieure, depois no College de France. - Deputado do Sena (1876-1881), eleito senador irremediável em 1885. - Pai de Paul Deschanel, Presidente da República Francesa. https://data.bnf.fr/11899795/emile_deschanel/
*******************************
ÉMILE DESCHANEL FOI UM CRÍTICO MORDAZ DO ESPIRITISMO EM SEUS PRIMEIROS DIAS. RECEBEU AS RESPOSTAS FIRMES E INTELIGENTES DE ALLAN KARDEC QUE SE TORNARIA “O HOMEM UNIVERSAL”.
*******************************
Richard Simonetti (10-10-1935 / 03-10-2018) Foto: Acervo da família.
Foto recebida de Bauru, SP, no lançamento de Plano B em 2011.
Richard Simonetti (10-10-1935 / 03-10-2018) com a esposa Tania no lançamento do livro Plano B em 2011
Foto recebida de Leopoldo Zanardi
Richard Simonetti ao lado da jornalista Claudia Santos autografando no lançamento
de Amor e Provação na Livraria Saraiva no Shopping Center Norte em São Paulo em 25-06-2016.. Foto Ismael Gobbo
Morte. Pintura por Jacek Malczewski.
Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Consciousness_after_death
A morte de Cleopatra em bronze de Damià Campeny. Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo
A morte de Sócrates. Óleo sobre tela por Jacques-Louis David.
Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Death_of_Socrates
Palavras proferidas por Sócrates, segundo Platão, no seu livro Fédon, quando aquele enfrentava a morte:
......................
..............
.......
..- Que é isso, gente incompreensível? Perguntou. Mandei sair as mulheres, para evitar esses exageros. Sempre soube que só se deve morrer com palavras de bom agouro. Acalmai-vos! Sede homens!...
Leia mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates
Cristo crucificado entre dois ladrões. Óleo sobre tela de Giovanni Battista Piazzetta
Imagem/fonte:
A visão de Jesus a partir da cruz em aquarela por James Tissot.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Asseenfromthecross-vi.jpg
***********************
***********************
Antonio Pires do Rio
(27/07/1891 – 02/08/1946)
Antonio Pires do Rio. Foto: Acervo da família.
Antiga jardineira. Foto copiada do livro Obra de Vultos, volume 2.