BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 25-08-2020.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/AGOSTO/25-08-2020.htm

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/08/Coronation_portrait_of_Peter_III_of_Russia_-1761.JPG/588px-Coronation_portrait_of_Peter_III_of_Russia_-1761.JPG

Pedro III da Rússia

Retrato da coroação do Imperador Pedro III da Rússia. Óleo sobre tela de Lucas Conrad Pfandzelt

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_III_da_R%C3%BAssia

 

Pedro III (Kiel21 de fevereiro de 1728 – Ropsha, 17 de julho de 1762) foi o Imperador da Rússia de janeiro de 1762 até ser deposto em julho do mesmo ano. Era o único filho de Carlos Frederico, Duque de Holsácia-Gottorp, e sua esposa a grã-duquesa Ana Petrovna da Rússia, filha do imperador Pedro I da Rússia. Ele foi nomeado herdeiro presuntivo de sua tia a imperatriz Isabel em 1742, sendo favorecido por ela com títulos e posições importantes. Pedro procurou realizar reformas progressivas na Rússia como seu monarca e internacionalmente favoreceu a Prússia, o que lhe fez impopular entre a nobreza. Ele acabou deposto em golpe de estado por sua própria esposa, que assumiu o trono como Catarina II. Pedro morreu pouco mais de uma semana depois, possivelmente assassinado ou como o resultado de uma luta bêbado contra seu guarda-costas.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_III_da_R%C3%BAssia

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/06/Profile_portrait_of_Catherine_II_by_Fedor_Rokotov_%281763%2C_Tretyakov_gallery%29.jpg/903px-Profile_portrait_of_Catherine_II_by_Fedor_Rokotov_%281763%2C_Tretyakov_gallery%29.jpg

Catarina II da Rússia

Retrato a óleo sobre tela da Imperatriz Catarina, a Grande, do pintor russo Fyodor Rokotov

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_II_da_R%C3%BAssia

 

Catarina II (Estetino2 de maio de 1729 – São Petersburgo17 de novembro de 1796), conhecida como Catarina, a Grande, foi a Imperatriz da Rússia de 1762 até sua morte. Nascida como princesa Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst-Dornburg, era a filha mais velha de Cristiano Augusto, Príncipe de Anhalt-Zerbst, e sua esposa Joana Isabel de Holsácia-Gottorp. Sofia se converteu para a Igreja Ortodoxa Russa, assumiu o nome de Catarina Alexeievna e se casou com o grão-duque Pedro Feodorovich, nascido príncipe de Holsácia-Gottorp, em 1745. Seu marido ascendeu ao trono russo em janeiro de 1762 como Pedro III e ela organizou um golpe de estado que o tirou do trono em julho, com Pedro morrendo alguns dias depois supostamente assassinado.

Durante o seu reinado, o Império Russo melhorou a sua administração e continuou a modernizar-se. O reinado de Catarina revitalizou a Rússia, que cresceu com ainda mais força e tornou conhecida como uma das maiores potências europeias. Os seus sucessos dentro da complexa política externa e as suas represálias por vezes brutas aos movimentos revolucionários (mais notavelmente na Rebelião Pugachev) complementaram a sua caótica vida privada. Causava escândalo frequentemente, dada a sua tendência para relações que espalhavam rumores por todas as cortes europeias.

Lhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_II_da_R%C3%BAssiaeia mais:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f5/Borovikovskiy_PtPavla1GRM.jpg/744px-Borovikovskiy_PtPavla1GRM.jpg

Retrato de Paulo I com as vestes da coroação. Óleo sobre tela de Vladimir  Borovikovsky

Imagem https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_I_da_R%C3%BAssia

 

Paulo I (São Petersburgo1 de outubro de 1754 – São Petersburgo, 23 de março de 1801) foi o Imperador da Rússia de 1796 até ao seu assassinato. Era o único filho do imperador Pedro III e da imperatriz Catarina II. Ele permaneceu na sombra de sua mãe até finalmente ascender ao trono. Como monarca, a sua maior realização foi instituir as Leis Paulinas para governar a sucessão ao trono russo. Paulo acabou alienando os seus conselheiros e a nobreza com as suas políticas, vistas como incômodas, sendo assassinado pelos condes Peter Ludwig von der Pahlen e Nikita Petrovich Panin, e o almirante espanhol José de Ribas.

Através da numerosa família que Paulo I constituiu com sua segunda esposa, atualmente quase todas as famílias reais da Europa (incluindo algumas não-reinantes) são descendentes diretas do antigo czar Paulo. São seus descendentes diretos: o rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos, a rainha Margarida II da Dinamarca, o rei Carlos XVI Gustavo da SuéciaCarlos, Príncipe de Gales (através de seu pai, o príncipe Filipe da Grécia e Dinamarca), e o rei Filipe VI da Espanha (através de sua mãe, a princesa Sofia da Grécia e Dinamarca). Assim como os herdeiros do trono de nações onde a monarquia encontra-se abolida: Rússia, Alemanha, Grécia, Romênia, e Iugoslávia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_I_da_R%C3%BAssia

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Natalia_Alexeievna_of_Russia_by_A.Roslin_%281776%2C_Hermitage%29.jpg

Retrato de Natalia Alexeievna da Rússia (1755-1776). Óleo sobre tela de Alexander Roslin.

Grã-duquesa Natalia Alexeievna da Rússia, 1755-1776, filha de Luís IX, Landgrave de Hesse-Darmstadt, esposa do grão-duque Paul Petrovich, mais tarde imperador Paulo I da Rússia

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Natalia_Alexeievna_(Guilhermina_Lu%C3%ADsa_de_Hesse-Darmest%C3%A1dio)

 

Natália Alexeievna (Prenzlau25 de junho de 1755 – São Petersburgo15 de abril de 1776) foi a primeira esposa do czarevich Paulo Petrovich da Rússia, filho da imperatriz Catarina II da Rússia, e futuro czar Paulo I da Rússia. Nascida princesa Guilhermina Luísa de Hesse-Darmestádio, era filha de Luís IX, Conde de Hesse-Darmestádio, com sua esposa a condessa Carolina do Palatinado-Zweibrücken.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Natalia_Alexeievna_(Guilhermina_Lu%C3%ADsa_de_Hesse-Darmest%C3%A1dio)

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/45/Maria_Fedorovna_by_Vigee-Lebrun.jpg

Retrato cerimonial de Maria Feodorovna (Sophie Dorothea de Württemberg). Imperatriz consorte da Rússia.

Pintura a óleo de Élisabeth Louise Vigée Le Brun

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Feodorovna_(Sofia_Doroteia_de_W%C3%BCrttemberg)

 

Maria Feodorovna (Estetino25 de outubro de 1759 – Pavlovsk, 5 de novembro de 1828), nascida Sofia Doroteia de Württemberg, foi a segunda esposa do imperador Paulo I e Imperatriz Consorte do Império Russo de 1796 até 1801.

Nascida duquesa Sofia Doroteia de Württemberg, era filha de Frederico II Eugénio, Duque de Württemberg e sua esposa Frederica de Brandemburgo-Schwedt. Pertencia a um ramo cadete da Casa de Württemberg e cresceu em Montbéliard, recebendo uma excelente educação, bem à frente do seu tempo. Em 1776, quando o grão-duque Paulo (futuro Paulo I da Rússia) enviuvou de sua primeira esposa, Sofia Doroteia foi escolhida por Frederico II da Prússia, seu tio-avô materno, e pela imperatriz Catarina II da Rússia, como a candidata ideal para a segunda esposa de Paulo. Eles se conheceram em um jantar de estado em Berlim e seu casamento foi rapidamente arranjado.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Feodorovna_(Sofia_Doroteia_de_W%C3%BCrttemberg)

File:Pavlovsk palace 1808.jpg

Palácio de Pavlovsk. Aquarela de Gabriel Ludwig Lori

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Pavlovsk

 

Palácio de Pavlovsk, ou simplesmente Pavlovsk, foi uma das principais residências da Família Imperial da Rússia, actualmente convertida num museu estatal. Situado nas margens do Rio Slavianka, em São Petersburgo, fica a uns escassos três quilómetros do conjunto de palácios de Tsarskoye Selo.

O palácio foi iniciado no ano de 1777 pelo czarevich Paulo, mais tarde czar Paulo I da Rússia, como uma residência campestre próxima do Palácio de Catarina, a faustosa residência de sua mãe, a czarina Catarina II da Rússia, em Tsarskoye Selo. O palácio viu-se influenciado pela visita que Paulo e a sua segunda esposa, a Princesa Maria Sofia Doroteia de Würtemberg realizaram à Europa, visitando a França, a Itália e a Áustria. Tiveram especial influência no edifício as recordações que os jovens príncipes russos tinham da sua estadia em Paris, onde haviam sido recebidos pelo Rei Luís XVI de França e pela arquiduquesa Maria Antonieta de Áustria.

Depois da morte do czar Paulo I, o palácio passou para a posse do grão-duque Nicolau, mais tarde czar Nicolau I da Rússia, que por sua vez o deixou ao seu segundo filho, o Grão-duque Constantino da Rússia. O palácio permaneceu nas mãos do ramo Constantinovich dos Romanov até que foi expropriado pelo governo bolchevique em 1917.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Pavlovsk

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/70/Borovikovsky_portrait_of_Kurakine_A_1802.jpg/688px-Borovikovsky_portrait_of_Kurakine_A_1802.jpg

Retrato do príncipe Alexander Kurakin. Óleo sobre tela de Vladimir Borovikovsky

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_Kurakin

 

 

Alexander Kurakin

 

O príncipe Alexander Borisovich Kurakin , às vezes soletrado Kourakine ( russo : Александр Борисович Куракин ; 18 de janeiro de 1752 - Weimar , 6/24 de junho de 1818) foi um estadista e diplomata russo, membro do Conselho de Estado (desde 1810), que foi classificado como Real Privado Conselheiro de 1ª classe (ver Tabela de Posições ).

 

Vida

Nascido em Moscou em uma longa linha de diplomatas russos, ele era bisneto de Boris Kurakin , um embaixador russo e associado próximo de Pedro, o Grande . Ele se mudou para São Petersburgo em 1764 após a morte de seu pai, Boris Alexandrovich Kurakin . Lá ele conheceu o Grande Príncipe (Grão-Duque) Pavel Petrovich, o futuro Imperador Paulo I da Rússia , e continuou sendo um de seus amigos mais confiáveis. Essa amizade, entretanto, não obteve a aprovação da então reinante imperatriz Catarina II , e então Kurakin foi forçado a partir para o exterior. Em 1776, foi eleito membro estrangeiro da Real Academia de Ciências da Suécia .

Após a morte de Catarina II, Kurakin foi autorizado a retornar a São Petersburgo em 1796 e retomou sua carreira, tornando-se vice-chanceler em 1796. Durante o reinado de Alexandre I, Kurakin tornou-se embaixador da Rússia em Viena em 1806. Dois anos depois, ele substituiu o embaixador Pyotr Tolstoy em Paris .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_Kurakin

Arquivo: Surikov-Horseman2.jpg

A visão de Vasily Surikov da catedral e do Cavaleiro de Bronze na frente dela. São Petesburgo.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Isaac's_Cathedral#/media/File:Surikov_horseman.jpg

Arquivo: Hermitage Bridge 1820.jpg

Vista na ponte Hermitage em direção ao Rio Neva . Litografia , 1820. São Petesburgo, Rússia.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hermitage_Bridge

File:Paulparade.jpg

Desfile Militar do Imperador Paulo em frente ao Castelo Mikhailovsky pintura de Alexandre Benois ,

 retirada do  livro de arte World of ArtImagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_I_of_Russia

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/04-06-2020_arquivos/image008.jpg

Catedral Naval de São Nicolau, Catedral dos Marinheiros. São Petersburgo, Rússia.

Autor: NinarasCopiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:St._Nicholas_Maritime_Cathedral,_Saint_Petersburg,_Russia_01.JPG

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/04-06-2020_arquivos/image009.jpg

Vista no Almirantado da Catedral de Santo Isaac em São Petersburgo ( Rússia ). Impressão fotocrômica do século XIX (1890 a 1900)

Imagem/fonte; https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Petersburgo

 

 

São Petersburgo (russoСанкт-Петербу́ргtr. Sankt-Peterburg) é a segunda maior cidade da Rússia, politicamente incorporada como uma cidade autônoma (ou cidade federal). Ela está localizada ao longo do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. Em 1914, o nome da cidade foi mudado para Petrogrado (russoПетроград) e, em 1924, para Leningrado (russoЛенинград). Em 1991, após o colapso da União Soviética, a cidade volta ter seu nome original. É frequentemente chamada apenas de Petersburgo e informalmente conhecida como Peter.

São Petersburgo foi fundada pelo czar Pedro, o Grande em 27 de maio de 1703.[3] Entre 1713-1728 e 1732-1918, São Petersburgo foi a capital do Império Russo. Em 1918, as instituições da administração central mudaram-se de São Petersburgo (então denominada Petrogrado) para Moscou.[4] Com 5 milhões de habitantes (2012) é a quarta subdivisão federal mais populosa do país. A cidade é um grande centro cultural europeu e também um importante porto russo no Báltico.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Petersburgo


 O relógio de flores em São Petersburgo em frente ao prédio da Universidade Estadual de Tecnologias da Informação, Mecânica e Óptica de São Petersburgo. Doado pela Suíça em 2003 (300 anos de São Petersburgo).

Foto: Autor: Aleks G

Copiada de: https://en.wikipedia.org/wiki/Floral_clock

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/23-04-2018_arquivos/image016.jpg

Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Pintura por Felix Louis Leullier

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PalmSunday_FelixLouisLeullier.jpg

 

 

De acordo com os evangelhos, antes de entrar em Jerusalém, Jesus estava hospedado em Betânia. O Evangelho de João afirma que ele ficou ali nos seis dias antes da Pessach (a Páscoa judaica). De lá, ele enviou dois discípulos a uma aldeia que "está em frente de vós" para que buscassem um jumento que estaria ali amarrado e que nunca fora montado. Se questionados, deveriam responder que o Senhor precisava do animal, mas que ele seria devolvido[1][2][3].

Jesus então montou no jumento e se dirigiu a Jerusalém, com os três evangelhos sinóticos em acordo de que os discípulos forraram o animal com suas capas para tornar a montaria mais confortável. Em Marcos e João, a entrada ocorre num domingo, com Mateus e Lucas não especificando a data[1]. Em Lucas 19:41, conforme Jesus se aproxima de Jerusalém, ele olha para a cidade e chora por ela (no evento conhecido como em latimFlevit super illam), já prevendo o sofrimento a que passará a cidade[1][3].

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Entrada_triunfal_em_Jerusal%C3%A9m

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/09-01-2018_arquivos/image007.jpg

O beijo de Judas em ilustração de Gustave Dore.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c7/Gustave_Dor%C3%A9_-_The_Holy_Bible_-_Plate_CXLI%2C_The_Judas_Kiss.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/02-02-2015_arquivos/image004.jpg

Chamada dos discípulos e da Pesca Milagrosa. Obra de Raphael, (Raffaello Sanzio da Urbino), de 1515. .

Imagem/fonte: 

http://en.wikipedia.org/wiki/Life_of_Jesus_in_the_New_Testament#mediaviewer/File:V%26A_-_Raphael,_The_Miraculous_Draught_of_Fishes_(1515).jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/16/The_Calling_of_Saints_Peter_and_Andrew_-_Caravaggio_%281571-1610%29.jpg/800px-The_Calling_of_Saints_Peter_and_Andrew_-_Caravaggio_%281571-1610%29.jpg

O chamado  de Pedro e André por Caravaggio. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiros_disc%C3%ADpulos_de_Jesus

O chamado de São Mateus. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chamado_de_Mateus

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/07-07-2016_arquivos/image014.jpg

A belíssima Cachoeira dos Pretos com 154 ms de queda. Uma das nascentes do Rio Piracicaba.

 Joanópolis, SP. Foto Ismael Gobbo  

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/08-04-2020_arquivos/image017.jpg

Pântano com nenúfares. Lápias e caneta. Vincent van Gogh.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_van_Gogh_-_Marsh_with_Water_Lilies_-_F845_JH7.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/08-04-2020_arquivos/image018.jpg

Detalhe dos nenúfares de Monet no Musée de l'Orangerie em Paris. Óleo sobre tela.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Claude_Monet_038.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/10-10-2018_arquivos/image023.jpg

Irises. Óleo sobre tela por Vicent van Gogh.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Irises-Vincent_van_Gogh.jpg

 

Iris L. é um género de plantas com flor, muito apreciado pelas suas diversas espécies, que ostentam flores de cores muito vivas. São, vulgarmente, designadas como lírios, embora tal termo se aplique com mais propriedade a outro tipo de flor. É uma flor muito frequente em jardins. https://pt.wikipedia.org/wiki/Iris_(g%C3%A9nero)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/FEVEREIRO/06-02-2012_arquivos/image028.jpg

Um amanhecer típico  do Paraná. Foto Ismael Gobbo