BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 2 de março de 2019

HOMENAGEM A UMA GRANDIOSA MISSIONÁRIA ESPÍRITA. Linda Dias de Almeida (Matão, SP, 03-03-1908 / Birigui, SP, 03-10-2004).

Ismael  Gobbo e Nancy Dias de Almeida

Dona Linda Dias de Almeida

Neste domingo (03-03-2019) comemora-se os 111 anos de nascimento de Dona Linda Dias de Almeida, uma das conhecidas e respeitadas lideranças do movimento espírita de Birigui, SP., da região noroeste e outras cidades espalhadas pelo estado de São Paulo e pelo Brasil.  
Nasceu em Matão, SP, no dia três de março de 1908 e desencarnou aos 03 de outubro de 2004. Filha de Felício Luchini e Amélia Travelini Luchini, teve cinco irmãos: Leonel, Santina, Ida, Lídia e Ernestina.
Casou-se com João Dias de Almeida,  em 17 de outubro de 1926 na cidade de  São Carlos, SP.onde  João trabalhava como tipógrafo em  empresa que imprimia o periódico espírita “O Clarim”, editado por Cairbar Schutel. Desta união vieram os filhos: Nilza, Neid, Nelson, Ivette, Nancy e Paulo.
De São Carlos a família se mudou para São Paulo, onde D. Linda, que desde a infância já tinha a mediunidade latente,  começou a sentir as primeiras manifestações ostensivas. O  Sr. João, que era  conhecedor dos princípios espíritas, pois trabalhara com Cairbar Schutel, foi buscar orientação em um Centro Espírita, onde sua esposa começa a trabalhar. Nesse Centro Espírita ambos receberam o chamado, sob orientação de Felicio Luchini, pai e guia espiritual de Linda,  para fixarem residência em Birigui, cidade localizada a 516 quilômetros de São Paulo.
Em 5 de janeiro de 1940, pais e filhos desembarcaram na estação ferroviária de Birigui, onde deram início às sessões espíritas e atendimento às pessoas que os procuravam em sua residência. Vendidos os bens em São Paulo, constituídos por casa e terrenos, estabeleceram-se no comércio com uma loja de presentes e também iniciaram a atividade agrícola, trabalhos que possibilitaram o sustento da família e a arrojada construção da sede do Centro Espírita Amor e Caridade, que, fundado aos 28 de janeiro de 1940, já em 1941 estava funcionando no amplo salão recém construído. 
Em 29 de junho de 1945 inauguraram o Asilo da Velhice e dos Desamparados, pois inexistia qualquer entidade similar em Birigui.
Aos 02 de fevereiro de 1947 fundaram o Sanatório Felício Luchini, obra destinada ao tratamento de doentes mentais e dependentes químicos em regime de internação, cuja denominação passou posteriormente a ser Hospital Felício Luchini, então sediado à Rua Braz Sanches Arriaga, S/No., no Bairro Silvares. Para completar a infra estrutura filantrópica promovida pelo casal Linda e João Dias de Almeida, através do Centro Espírita Amor e Caridade, foi inaugurado em 12 de junho de 1949, o Lar José Maria Lisboa, destinado a abrigar crianças desamparadas e prepará-las para a vida em sociedade.
De segunda a sábado, D. Linda atendia, de manhã e à tarde, todas as pessoas que vinham em busca de alivio para suas enfermidades, aconselhamento ou orientação para os desesperados, aos quais nunca faltaram palavras de consolação, esperança e fé, medicamento espiritual para suas dores morais.
Médium de muitos recursos, as comunicações se processavam através de sua psicofonia inconsciente. Pela mediunidade intuitiva e pela vidência, captava o pensamento dos Espíritos que davam orientação aos trabalhos de assistência a encarnados e desencarnados.
Tempos depois se estabeleceu o horário às segundas-feiras, à noite para os cursos regulares ministrados na Federação Espírita do Estado de São Paulo, iniciando com o “Curso Preparatório do Espiritismo”, “Curso Básico de Espiritismo”- 1º. e 2º. anos, seguidos dos subseqüentes, reservando minutos finais para preces em favor dos enfermos. A partir de então o estudo e a prática sempre estiveram aliados nas atividades doutrinárias e assistenciais da entidade.
É difícil traçar o perfil de D. Linda, com os matizes mais sutis, porque sua personalidade apresentava um conjunto de características, das quais se sobressaiam as qualidades fundamentais: a firmeza e a doçura; o amor ao próximo e a fé ativa.
Ao abraçar sua missão, adotou o mandamento máximo de Jesus: Amar o próximo como a si mesmo: fazer aos outros o que quereriamos que os outros nos fizessem, porque é a mais completa expressão da caridade. Como médium de estirpe, nunca deixou de praticar o bem, consolar os aflitos, acalmar os desesperados, operar reformas morais, amparar e educar o menor abandonado, agasalhar a velhice desamparada, atender os enfermos, sobretudo no campo da saúde mental, cujas obras assistenciais, construídas ao lado do seu esposo João, bem testemunharam.
Todos irmãos, crianças ou adolescentes, adultos ou idosos que beberam a água cristalina do Evangelho, nessa fonte incomensurável de Amor e Caridade, devem sentir-se felizes e privilegiados por viverem cobertos pelo manto do Protetor Felicio Luchini, recebendo o amor de nossa amada D. Linda, testemunho vivo do verdadeiro cristão e do verdadeiro espírita.
Dona Linda, nesta data recordada, receba o abraço fraterno e  o ósculo carinhoso de todos aqueles que tiveram a felicidade de conviver e usufruir do seu amparo e do seu amor na Seara do Cristo que a senhora tanto amou e na qual tantas bênçãos distribuiu.

 (Texto elaborado com informações fornecidas  pela Diretoria do Centro Espírita Amor e Caridade)


Dona Linda Dias de Almeida aos 17 anos de idade.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Sr. João Dias de Almeida aos 24 anos de idade.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Quadro retratando o Sr. João Dias de Almeida, esposo de dona Linda.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Felicio Luchini. pai biológico e  guia espiritual de Dona Linda Dias de Almeida
Fotos  do acervo do C.E. Amor e Caridade
Casal dona Linda Dias de Almeida e Sr. João Dias de Almeida
Fotos  do acervo do C.E. Amor e Caridade
Idosos do Asilo da Velhice e dos Desamparados em foto do ano de 1950.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
O Governardor Ademar Pereira de Barros no aeroporto de Birigui chegando para a inauguração
do Hospital Felicio Luchini fundado aos 02-02-1947.  Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Foto do Sanatório Felicio Luchini no ano de 1955.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Natal do ano de 1945 comemorado em frente da casa de Dona Linda e Sr. João Dias de Almeida.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Neid filha do casal Linda e João Dias de Almeida com crianças na Evangelização do CEAC. 1948.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Lar José Maria Lisboa em construção. Rua Barão do Rio Branco, Birigui, SP.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Inauguração do Lar José Maria Lisboa em 12-06-1949.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Inauguração do Lar José Maria Lisboa aos 12-06-1949.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
O casal Linda e João Dias de Almeida, na extrema direita,  com as crianças do Lar José Maria Lisboa.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Dona Linda e Sr. João Dias de Almeida no cafezal da Fazenda Lageado em Buritama, SP, no ano de 1956.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Natal no ano de 1945 no Centro Espírita Amor e Caridade.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Reuniões públicas na noite de sábado no Centro Espírita Amor e Caridade. Birigui, SP.
Fotos do acervo do C.E. Amor e Caridade
Dona Linda, terceira a partir da direita com amigas espíritas no  Hospital Felicio Luchini
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Dona Linda com os filhos em comemoração de seu aniversário.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
O Casal Linda e João Dias de Almeida no Centro Espírita Casa do Caminho em Vila Lourdes, na zona rural, fundado em 1944. Esse Centro funcionou como uma extensão do Centro Espírita Amor e Caridade de Birigui. A foto é de 1945.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Frequentadores do Centro Espírita Casa do Caminho em Vila Lourdes, na zona rural, fundado em 1944. Esse Centro funcionou como uma extensão do Centro Espírita Amor e Caridade de Birigui.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
Travessia do rio Tietê em balsa para ir ao Centro Espírita Casa do Caminho em Vila Lourdes, na zona rural, fundado em 1944. Esse Centro funcionou como uma extensão do Centro Espírita Amor e Caridade de Birigui. Na foto Dona Linda está à frente na extrema esquerda. Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
O casal Dona Linda e João Dias de Almeida com os filhos. 15-11-1975.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
O casal Dona Linda e João Dias de Almeida recebem o titulo de cidadania biriguiense aos 15-11-1975.
Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/30-08-2018_arquivos/image017.jpg
Túmulo do casal Dona Linda e Sr. João Dias de Almeida
Cemitério da Saudade. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

OBSERVAÇÃO

AS FOTOS ESTAMPADAS NESSE TRABALHO  PERTENCEM AO ACERVO DO CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE” SEDIADO NA CIDADE DE BIRIGUI,SP. AS MESMAS SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DA DIREÇÃO DAQUELA  ENTIDADE. ISMAEL GOBBO.