BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 17 de janeiro de 2021

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 18-01-2021.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/18-01-2021.htm

Estação ferroviária de Saint- Symphorien-sur-Coise. França.  Antigo cartão postal sem menção do editor:

Imagem/fonte:

 https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:INCONNU_-_SAINT-SYMPHORIEN-SUR-COISE_-_Gare_du_Chemin_de_fer_R._et_L..jpg

Os bondes elétricos de Viricelles-Chazelles a Saint Symphorien sur Coise. Cartão postal antigo editado por  Badoiln n ° 2:

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Badoil_2_-_SAINT-Symphorien-sur-Coise.JPG

Vista geral de Saint-Symphorien-sur-Coise (RHône). Cerca de 1910.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Saint-Symphorien-sur-Coise

 

 

Saint-Symphorien-sur-Coise é uma comuna francesa localizada a 600 m acima do nível do mar, no departamento de Ródano, na região de Auvergne-Ródano-Alpes .

Os habitantes desta vila são chamados de Pelauds 1 em memória da importante atividade de curtume que existia na cidade.

A sua localização ao longo de uma estrada que liga a planície de Forez ao vale do Ródano conferiu-lhe desde a Idade Média uma vocação de centro de aldeia que se reflete hoje na importância das atividades de serviço.

Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/Saint-Symphorien-sur-Coise

Jesus curando o cego perto de Jericó. Óleo sobre tela de Nicolas Poussin.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_18

Jesus curando o cego de Betsaida. Óleo sobre tela de Orazio De Ferrari

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guarigione_del_cieco_nato_di_De_Ferrari_Orazio.jpg

Erva Cidreira. Fotos: Ismael Gobbo

 

Erva Cidreira

Erva-príncipe (português europeu) ou capim-cidreira (português brasileiro) também conhecido por capim-santo ou capim-limão, ou erva cidreira de capim é uma planta herbácea da família Poaceae, nativa das regiões tropicais da Ásia, especialmente da Índia. Cresce numa moita de rebentos (planta cespitosa), propagando-se por estolhos (por isso chamada de estolonífera), os quais apresentam folhas amplexicaules linear-lanceoladas. As suas inflorescências são constituídas por panículas amareladas. No Brasil é muito comum que esta planta seja chamada de "erva-cidreira", que é um nome popular também dado à espécie Melissa officinalis.

A planta é também chamada pelos sinônimos botânicos Andropogon ceriferusAndropogon citratusAndropogon citriodorumAndropogon nardus ceriferusAndropogon roxburghii e Andropogon schoenanthus. Outros nomes populares são belgate, belgata, chá-de-estrada, chá-príncipe (ou apenas príncipe), chá-do-gabão, capim-cidrão, capim-cidrilho, capim-cidró, capim-santo, capim-de-cheiro, capim da lapa, citronela (erroneamente),[1] capim-cheiroso, capim-catinga, patchuli, pachuli, capim-marinho, capim-membeca, palha de camelo, esquenanto e chá de caxinde (em Angola), caninha-de-cheiro ou cana-de-cheiro.

É uma planta usada em medicina popular, sendo, para esse efeito, utilizadas as folhas que, em infusão, têm propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotectora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica, estimulante estomacal e da lactação.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cymbopogon_citratus

O médium Chico Xavier já idoso chegando para os trabalhos no Grupo Espírit da Prece,

em Uberaba, MG. Foto Ismael Gobbo

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

Os saduceus (em hebraico: צְדוּקִים Ṣĕdûqîm bnê Sadôq, "zadoquitas" ou "sadoquitas"; em gregoSaddoukaios) eram uma seita ou um grupo de judeus presente na Judeia durante o período do Segundo Templo, desde o século II a.C. até a destruição do Templo em 70 d.C. A seita foi identificada por Flávio Josefo com o alto escalão social e econômico da sociedade na Judeia.[1] O grupo cumpria variadas funções políticas, sociais e religiosas, dentre as quais se pode mencionar a função de manutenção do Templo. Os saduceus são frequentemente comparados com outras seitas do período, como os fariseus e os essênios.

Acredita-se que a extinção do grupo ocorreu algum tempo depois da destruição do Templo de Herodes, em Jerusalém, no ano de 70 d.C., sendo que os caraítas possivelmente tiveram algumas raízes nas visões dos saduceus.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Saduceus

 

 

Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".

Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse comportamento e modo de viver, deu origem ao termo "fariseu".

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fariseus

 

 

LEI EM “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” DE ALLAN KARDEC

INTRODUÇÃO

III- NOTICIAS HISTÓRICAS

ESCRIBAS, ESSÊNIOS OU ESSEUS, FARISEUS, NAZARENOS, PORTAGEIROS, PUBLICANOS, SADUCEUS, SAMARITANOS, SINAGOGA, TERAPEUTAS.

Cristo e Simão o  Fariseu. Óleo sobre tela transferido para madeira de Peter Paul Rubens. Festa na casa de Simão o Fariseu.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rubens-Feast_of_Simon_the_Pharisee.jpg

Marco Aurélio demonstra sua clemência para com os bárbaros.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Marco_aurelio_e_barbaros_-_museus_capitolinos.jpg

O Imperador Marco Aurélio (161-180 dC) mostra sua clemência contra os vencidos após seu sucesso contra as tribos germânicas. Baixo-relevo do Arco de Marco Aurélio, Roma, agora no Museu Capitolino em Roma..

O Livro dos Médiuns, assinado por Allan Kardec, foi  lançado em janeiro de 1861.

Retrato de artista com um amigo. Óleo sobre tela de Rafael Sanzio.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Portrait_de_l%27artiste_avec_un_ami,_by_Raffaello_Sanzio,_from_C2RMF_retouched.jpg

 

 

Auto retrato com um amigo

 

O Auto-Retrato com um Amigo (também conhecido como Retrato Duplo ) é uma pintura dopintor da Alta Renascença italiana Rafael . Ele data de 1518-1520, [1] e está no Museu do Louvre de Paris , França . Não se sabe se a figura à esquerda é realmente um autorretrato de Rafael, [ fonte melhor necessária ], embora já tenha sido identificada como tal em uma impressão do século XVI. [2]Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Self-Portrait_with_a_Friend

 


Auto-retrato em um círculo de amigos de Mântua. Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Self-Portrait_in_a_Circle_of_Friends_from_Mantua

 

O autorretrato em um círculo de amigos de Mântua é um óleo sobre tela de Peter Paul Rubens , produzido entre 1602 e 1605. Mede 77,5 cm por 101 cm. Agora está no Museu Wallraf-Richartz em Colônia. Da esquerda para a direita, mostra Frans Pourbus , Caspar Schoppe , William Richardot, o irmão do pintor Philip ou Filippo Rubens, o próprio Rubens e Justus Lipsius 

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Self-Portrait_in_a_Circle_of_Friends_from_Mantua

 

Visita de Nicodemus a Jesus Cristo. Óleo sobre tela por John La Farge.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_La_Farge_-_Visit_of_Nicodemus_to_Christ_-_1909.7.37_-_Smithsonian_American_Art_Museum.jpg

 

 

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre:

"Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)


Jesus na casa de Marta e Maria. Óleo sobre tela por Henryk Semiradsky.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Semiradsky_Christ_Martha_Maria.jpg

 

Cristo curando a sogra de Pedro. Óleo sobre tela de John Bridges.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_Healing_the_Mother_of_Simon_Peter%E2%80%99s_Wife_by_John_Bridges.jpg

František Vladimír Lorenc (1872–1957)

Copiado de : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:LORENZJ.jpg

 

 

František Lorenz (Zbislav24 de dezembro de 1872 — Dom Feliciano24 de maio de 1957), também conhecido como Francisco Valdomiro Lorenz ou simplesmente Francisco Lorenz, foi um poliglota e filósofo nascido no Reino da BoêmiaImpério Austro-Húngaro (hoje República Tcheca). Foi um dos primeiros esperantistas do mundo, e o segundo no Brasil.

O primeiro esperantista brasileiro foi o jornalista Arno Philipp.[1]

Capaz de comunicar-se em mais de cem idiomas, traduziu livros do sânscritohebraicogrego antigoinglêsfrancêsitalianochinêsjaponês e árabe. Chegou a transportar uma passagem do Evangelho de João em 70 idiomas (capítulo 3, versículo 16). Estudou o aramaico, o volapuque, o tupi-guarani, o maia e outros.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Lorenz