CLICAR AQUI:
https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/07-09-2021.htm
Pierre Samuel Du Pont de Nemours (1739-1817)
Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Samuel_du_Pont_de_Nemours;
Pierre Samuel du Pont de Nemours ( Inglês: / d u p ɒ n t / [1] ou / d j u p ɒ n t / ; [1] francês: [dypɔ] ; 14 de dezembro de 1739 - 7 de agosto de 1817) foi um escritor, economista, editor e funcionário público franco-americano. Durante a Revolução Francesa , ele, seus dois filhos e suas famílias imigraram para os Estados Unidos.
Seu filho Éleuthère Irénée du Pont foi o fundador da EI du Pont de Nemours and Company . Ele foi o patriarca e progenitor de uma das dinastias de negócios mais prósperas e ricas dos Estados Unidos nos séculos XIX e XX.
Leia mais:
https://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Samuel_du_Pont_de_Nemours
Livro “Filosofia do Universo”.
Philosophie de l'univers / [par P.-S. Dupont de Nemours]
Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1077191/f4.item.texteImage
Antoine Lavoisier. Óleo sobre tela de Jacques-Louis David.
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier
Antoine Lavoisier
Biografia
Nascido em uma família rica em Paris, Antoine Laurent Lavoisier herdou uma grande fortuna com a idade de cinco anos pelo falecimento de sua mãe. Ele foi educado no Collège des Quatre-Nations (também conhecido como Collège Mazarin), de 1754 a 1761, estudando química, botânica, astronomia e matemática. Ele acabou a sua formatura em direito em 1764, mas interessava-se em estudar Ciências como o seu pai.
Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque foi ele quem descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O. Essa descoberta foi muito importante para a época, pois, segundo a teoria de Tales de Mileto, que ainda era aceita, a água era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros materiais eram formados.
Em 16 de dezembro de 1771 Lavoisier casou-se com uma jovem aristocrata, de nome Marie-Anne Pierrette Paulze. A sua mulher tornou-se num dos seus mais importantes colaboradores, não só devido ao seu conhecimento de línguas (em particular o inglês e o latim), mas também pela sua capacidade de ilustradora. Marie-Anne foi responsável pela tradução, para francês, de obras científicas escritas em inglês e em latim, fazendo ilustrações de algumas das experiências mais significativas feitas por Lavoisier.[4] Ele viveu na época em que começava a Revolução Francesa, quando o terceiro estado (camponeses, burgueses e comerciantes) disputavam o poder na França.
Lavoisier foi guilhotinado em 8 de maio de 1794 por ter sido um rendeiro geral. Os rendeiros gerais eram muito impopulares por causa das exações que muitos praticavam, sendo todos condenados à guilhotina. Lavoisier foi executado em quarto lugar, num total de vinte e oito. No dia posterior desse julgamento,[8] Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemático, contemporâneo de Lavoisier disse:
“ | Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo. | ” |
Gottfried Wilhelm Leibniz. Óleo sobre tela de Christoph Bernhard Francke
Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gottfried_Wilhelm_Leibniz
Gottfried Wilhelm Leibniz
Gottfried Wilhelm Leibniz (IPA: [ˈɡɔtfʁiːt ˈvɪlhɛlm ˈlaɪbnɪts],[2] Leipzig, 1 de julho de 1646 — Hanôver, 14 de novembro de 1716) foi um proeminente polímata e filósofo alemão e figura central na história da matemática e na história da filosofia. Sua realização mais notável foi conceber as ideias de cálculo diferencial e integral, independentemente dos desenvolvimentos contemporâneos de Isaac Newton.[3] Trabalhos matemáticos sempre favoreceram a notação de Leibniz como a expressão convencional do cálculo, enquanto a notação de Newton ficou sem uso. Foi apenas no século XX que a lei de continuidade e a lei transcendental da homogeneidade de Leibniz encontraram implementação matemática (por meio da análise não padronizada). Ele se tornou um dos inventores mais prolíficos no campo das calculadoras mecânicas. Ele trabalhou para adicionar a multiplicação automática e a divisão à calculadora de Pascal e foi o primeiro a descrever uma calculadora cata-vento em 1685,[4] além de inventar a roda de Leibniz, usada no aritmômetro - a primeira calculadora mecânica produzida em massa. Ele também refinou o sistema de números binários que se tornaria a base de todos os computadores digitais.
Leia mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gottfried_Wilhelm_Leibniz
Ilustração: Espírito, Perispírito, Corpo.
Imagem/fonte: http://fabiot1984.blogspot.com.br/2015/07/perispirito-o-elo-entre-o-espirito-e-o.html
http://blog.ariankohlbach.com/estudo-da-doutrina-espirita-a-a-o-livro-dos-espiritosa-a-2-parte-mundo-espirita-ou-mundo-dos-espiritos-a-capitulo-3-retorno-dos-espiritos-ao-mundo-espiritual-separacao-da-alma-pela-morte-do-corpo-fisico-questoes-154-e-162+63604
SLIDES DE AULA SOBRE PERISPIRITO
COPIADOS DO SITE DA FEB.
LEIA INTEGRALMENTE AULA SOBRE PERISPIRITO NO
SITE FEBNET
https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Roteiro-14-Perispirito.pdf
Pintura alusiva ao episódio bíblico da “tentação”. Óleo sobre tela por Joseph Barrias.
Imagem/fonte:
A adoração de Mamon. Óleo sobre tela por Evelyn De Morgan.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_worship_of_Mammon.jpg
O Sermão das Bem-Aventuranças. Aquarela por James Tissot
Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Beatitudes#/media/File:TissotBeatitudes.JPG
Marido doente. Óleo sobre tela de Vasily Maximov.
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maximov_Sick_Husband.jpg
E a oração da fé salvará os enfernos. Óleo no painel de John Frederick Lewis
Imagem/fonte:
Jesus e os dez leprosos por Gebhard Fugeel.
Imagem/fonte:
Parábola do credor incompassivo.
Uma gravura de Jan Luyken ilustrando Mateus 18:28 na Bíblia Bowyer, Bolton, Inglaterra.
Imagem/fonte:
A parábola dos talentos. Gravura por Jan Luyken na Bíblia de Bowyer..
Imagem/fonte:
Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
Mateus 25:14,15
Leia mais:
https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/25/14-30
O homem rico e pobre Lázaro. Pintura de Hendrick Jansz ter Brugghen. Lucas 16:19-13
Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_rich_man_and_a_poor_Lazarus.jpg
O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Luigi Sciallero
Imagem/fonte: