BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 20 de setembro de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 21-09-2020.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/SETEMBRO/21-09-2020.htm

Les prophètes du passé / par Jules-Amédée Barbey d'Aurevilly 

Os profetas do passado

Acesse aqui:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k111302c.texteImage



Barbey d'Aurevilly, homme de lettres : [photographie, tirage de démonstration] / [Atel

Copiado de:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53066129c/f1.item

Retrato de Jules Barbey d'Aurevilly. Pintura de Émile Lévy

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Barbey_d%27Aurevilly

 

Jules-Amédée Barbey d'Aurevilly (2 de novembro de 1808 - 23 de abril de 1889) foi uma romancista e contista francesa. Ele se especializou em contos de mistério que exploravam motivações ocultas e sugeriam o mal, sem se preocupar explicitamente com nada sobrenatural. Ele teve uma influência decisiva em escritores como Auguste Villiers de l'Isle-Adam , Henry James , Leon Bloy e Marcel Proust .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Barbey_d%27Aurevilly


Joseph de Maistre

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_de_Maistre

 

Conde Joseph-Marie de Maistre (Saboia, 1 de abril de 1753 — 26 de fevereiro de 1821) foi um escritorfilósofodiplomata e advogado. Foi um dos proponentes mais influentes do pensamento contrarrevolucionário ultramontanista no período imediatamente seguinte à Revolução Francesa de 1789.

Era a favor da restauração do Reino da França, que ele via como uma instituição de inspiração divina. Argumentava também a favor da suprema autoridade do Papa, quer em matérias religiosas como também em matérias políticas.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_de_Maistre

O filósofo contra-revolucionário francês Louis de Bonald (1754-1840) por Julien Léopold Boilly (1796-1874).

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald

 

Louis Gabriel Ambroise, Visconde de Bonald (2 de outubro de 1754 - 23 de novembro de 1840), foi um filósofo e político contra-revolucionário francês [1] . Principalmente, ele é lembrado por desenvolver um conjunto de teorias sociais que exerceram uma poderosa influência na formação da estrutura ontológica a partir da qual a sociologia francesa emergiria. [2] [3] [4] [5]

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald

 


Oeuvres complètes de M. de Bonald,.... Tome troisième / publiées par M. l'abbé ... B

Obras completas de M. de Bonald

Acesse aqui:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k23498r.image  


Chateaubriand  meditando sobre as ruínas de Roma. Óleo sobre tela de Anne-Louis Girodet de Roussy-Trioson

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Anne-Louis_Girodet-Trioson_006.jpg

 

François-René de Chateaubriand (nome completo: François René Auguste de ChateaubriandSaint-Malo4 de Setembro de 1768 — Paris4 de Julho de 1848), também conhecido como visconde de Chateaubriand, foi um escritor, ensaísta, diplomata e político francês que se imortalizou pela sua magnífica obra literária de caráter pré-romântico. Pela força da sua imaginação e o brilho do seu estilo, que uniu a eloquência ao colorido das descrições, Chateaubriand exerceu uma profunda influência na literatura romântica de raiz europeia, incluindo a lusófona.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois-Ren%C3%A9_de_Chateaubriand

F. de Lamennais

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b105379051

F. de Lamennais : [estampe] / Aloysius Calamatta ad vivum delineavit et sculpsit 1847

 

Lamennais:

Hughes Félicité Robert de Lamennais, foi um filósofo e escritor político francês. Wikipédia

Nascimento: 19 de junho de 1782, Saint-Malo, França

Falecimento: 27 de fevereiro de 1854, Paris, França

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamennais

Página do jornal “Le Siècle” de 01-03-1854 noticiando a morte de Lamennais seu velório e enterro. Veja na segunda coluna “Nécrologie”..

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7246967/f3.item.zoom

 

 

.........................

.......................

...............

Papa Gregório XVI desautorizou as opiniões de Lamennais na Encíclica "Mirari vos", em Agosto de 1831. Não houve uma citação específica a ele e nem a seu jornal, mas tão somente uma censura implícita a ambos. Inicialmente, Lamennais suspendeu a distribuição do jornal, submetendo-se; mais tarde deixou a Igreja e defendeu a própria posição na obra "Paroles d'un croyant" (Palavras de um crente), condenada explícitamente na Encíclica "Singulari nos", em Julho de 1834, sendo citados tanto o autor quanto a obra.

Incansável, ele se devotou à causa do povo, colocando sua pena a serviço do Republicanismo e do Socialismo. Escreveu obras como "O Livro do Povo" (1838), "Os afazeres de Roma" e "Esboço de uma Filosofia". Chegou a ser condenado à prisão mas, já em 1848 foi eleito para a Assembleia Nacional, aposentando-se em 1851.

Por ocasião de sua morte, não desejando se reconciliar com a Igreja, foi sepultado em uma cova de indigente.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamennais

Martinho Lutero

Imagem/fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

 

Martinho Lutero, em alemãoMartin Luther (Eisleben10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Leia mais :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

Retrato de John Wycliffe (c.1330–1384). Óleo sobre tela de Thomas Kirkby

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/John_Wycliffe

 

John Wycliffe ( / w ɪ k l ɪ f / ; também escrito Wyclif , Wycliff , Wiclef , Wicliffe , Wickliffe ;. C 1320 - 31 dezembro 1384) [2] foi um Inglês escolástica filósofo , teólogo, tradutor bíblico, reformista, padre , e um professor de seminário na Universidade de Oxford . Ele se tornou um dissidente influente dentro do sacerdócio católico romano durante o século 14 e é considerado um importante predecessor do protestantismo .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/John_Wycliffe

Universidade de Oxford. Reino Unido. Foto: Laura Emília Michelin Gobbo.

Ponte Hertford ou “A ponte dos suspiros”  em Oxford. Reino Unidos. Foto Matheus Gobbo.

 

A ponte de Hertford , muitas vezes chamada de " a ponte dos suspiros ", é uma via aérea que une duas partes do Hertford College sobre New College Lane, em Oxford , Inglaterra . Seu design distinto o torna um marco da cidade.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Bridge_of_Sighs_(Oxford)

Queima de Jan Hus na fogueira

Imagem/fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Spiezer_Chronik_Jan_Hus_1485.jpg

 

Jan Hus , nascido Jan Husinec ( / h ʊ s / ; [1] Checa: [janeiro ɦus] ouvir )Sobre este som ; . C  1369 - 06 de julho de 1415), [2] às vezes anglicizado como John Hus ou John Huss , e referiu em textos históricos como Iohannes Hus ou Johannes Huss , foi um teólogo e filósofo tcheco que se tornou reformador de igrejas e inspirador do hussitismo , um predecessor essencial do protestantismoe uma figura seminal na Reforma Boêmia . Depois de John Wycliffe , o teórico da reforma eclesiástica, Hus é considerado o segundo reformador de igreja, como ele viveu antes de Lutero , Calvino e Zwingli . Seus ensinamentos tiveram forte influência sobre os estados da Europa Ocidental, mais imediatamente na aprovação de uma denominação religiosa boêmia reformada e, mais de um século depois, em Martin Luther . [3] Hus era um mestre, reitor e reitor [4] na Universidade Charles , em Praga .

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Hus

Jerônimo de Praga.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jer%C3%B4nimo_de_Praga

 

Jerônimo de Praga (Praga1379 — Constança30 de maio de 1416) foi o principal discípulo e o mais devotado amigo de Jan Huss, o célebre reformador religioso tcheco.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jer%C3%B4nimo_de_Praga

Retrato anônimo do século 16 de Calvino. (Capa Cottret, Bernard (2000), Calvin: A Biography, Grand Rapids, Michigan: Wm. B. Eerdmans)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Calvino

 

João Calvino (Noyon10 de julho de 1509 — Genebra27 de maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Aos 14 anos foi estudar em Paris preparando-se para entrar na universidade. Estudou gramática, filosofia, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. Em 1523 foi estudar no famoso Colégio Montaigu. Em 1528, com 19 anos, iniciou seus estudos em Direito e, depois, em Literatura. Em 1532 escreveu seu primeiro livro, um comentário à obra De Clementia de Sêneca. Em 1533, na reabertura da Universidade de Paris, escreveu um discurso atacando a teologia dos escolásticos e foi perseguido. Possivelmente foi neste período 1533-34 que Calvino se converteu, por influência de seu primo Robert Olivétan.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Calvino

Estátua de Jean Calvin por Maurice Raymond (1862-1910), museu internacional de la Réforme, Genebra (Suíça)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Calvino


Retrato de Ulrich Zwingli (1484-1531). Pintura de Hans Asper.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ulrico_Zu%C3%ADnglio

 

 

Ulrico Zuínglio, em alemão HuldreychHuldreich ou Ulrich Zwingli (WildhausCantão de São Galo1º de janeiro de 1484 — Kappel am Albis10 de outubro de 1531), foi um teólogo suíço e principal líder da Reforma Protestante na Suíça.

Zuínglio foi o líder da reforma suíça e fundador das igrejas reformadas suíças. Independentemente de Martinho Lutero, que era doctor biblicus, Zuínglio chegou a conclusões semelhantes pelo estudo das escrituras do ponto de vista de um erudito humanista. Zuínglio não deixou uma igreja organizada, mas as suas doutrinas influenciaram as confissões calvinistas.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ulrico_Zu%C3%ADnglio








































sexta-feira, 18 de setembro de 2020

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 19-09-2020.

CLICAR AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/SETEMBRO/19-09-2020.htm

O Banimento de Hagar por Jan Mostaert , c. 1520–1525, Museu Thyssen-Bornemisza.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hagar

 

Hagar ( hebraico : הָגָר , Hagar , de origem incerta; [1] árabe : هاجر Hajar ; grega : Ἁγάρ , Hagar ; Latina : Agar ) é uma pessoa bíblica no livro de Gênesis . Ela era uma serva egípcia de Sara , [2] que a deu a Abraão para ter um filho. O produto da união foi o primogênito de Abraão, Ismael , o progenitor dos ismaelitas, geralmente considerados os árabes . Vários comentaristas a conectaram aos Hagritas (filhos de Agar), talvez afirmando que ela era sua ancestral homônima. [3] [4] [5] [6]

O nome da serva egípcia Hagar está documentado no Livro do Gênesis ; ela é reconhecida em todas as religiões abraâmicas . Hagar é mencionada no Alcorão , e o Islã a reconhece como a segunda esposa de Abraão. De acordo com a tradição islâmica, Hagar, a egípcia, é chamada de " Grande Mãe dos Árabes " e seu marido Abraão, o Mesopotâmico, como o "Avô dos Árabes" .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Hagar

Retrato de Maomé, retirado da História geral da religião dos turcos, de Michel Baudier. Paris (1625).

Copiado de: https://fr.wikipedia.org/wiki/Mahomet

 

Maomé

Muhammad (em árabe محمد , transcrito em Muḥammad ), também conhecido como Muḥammad ou Maomé , por seu nome completo Abū al-Qāsim Muḥammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-Muṭṭalib ibn Hāshim , é um líder religioso , político e militar árabe da tribo de Quraysh . Fundador do Islã , ele é considerado seu maior profeta. Segundo a tradição islâmica, ele nasceu em Meca por volta de 570 e morreu em Medina em 632 .

Os muçulmanos o consideram o último dos profetas do monoteísmo , no sentido de que ele encerra e sela o ciclo da revelação monoteísta abraâmica . Suas biografias religiosas relatam que ele ensinou aos seus primeiros companheiros ( sahabas ) os versos do Alcorão , que apresentou como a própria palavra de Deus ( Alá em árabe ), transmitida a ele pelo Arcanjo Gabriel . O Alcorão teria sido compilado após a morte de Maomé, a partir de transcrições em vários suportes, por seus discípulos. Além disso, suas ações e palavras formam a sunnah., que é a segunda fonte na base da lei muçulmana .

A fundação do Islã e a importância da cultura islâmica influenciaram diferentes culturas e civilizações ao longo da história, tornando Maomé uma figura proeminente na história. No entanto, sua historicidade é debatida. Devido à escassez de fontes históricas e ao preconceito religioso das fontes tradicionais, é muito difícil escrever uma biografia histórica da pessoa que se tornou ao longo do tempo um líder religioso.

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Mahomet

Iluminura do Siyer-i Nebi de Cadija e Maomé realizando o primeiro abdesto

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadija

 

Cadija

Cadija binte Cuailide (em árabe: خديجة بنت خويلد; transl.: Khadijah bint Khuwaylid), Cadija Alcobra ou Cadija, a Grande (Khadījah al-Kubra),[1] melhor conhecida apenas como Cadija, foi primeira esposa do profeta muçulmano Maomé e primeira pessoa a se converter à religião pregada pelo marido. Ela é comumente reconhecido pelos muçulmanos como "Mãe dos Crentes" (Umalmuminim).[2] Foi uma das figuras femininas mais relevantes do islamismo ao lado da filha Fátima e permaneceu monogamicamente casada com Maomé por mais de 25 anos.[3] Era a mais próxima dele e vários hádices narram que era a mais confiável e favorita entre todos seus casamentos.

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadija

Medalha de Cadija do Promptuarii Iconum Insigniorum

Cadija foi a primeira esposa do profeta islâmico Maomé.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadija


"O Profeta Muhammad e o Exército Muçulmano na Batalha de Uhud ",

de uma edição de 1595 do Mamluk -Turkic Siyer-i Nebi

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Muhammad


Maomé e o anjo Gabriel por Abd al-Razzak. 1494.

Copiado de https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Muhammad_and_the_Angel_Gabriel_by_Abd_al-Razzak.jpg


A caverna Hira na montanha Jabal al-Nour onde, segundo a crença muçulmana,

Maomé recebeu sua primeira revelação. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Muhammad


Principais tribos e assentamentos da Arábia durante a vida de Maomé

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Muhammad


A noite cai sobre Al-Masjid al-Nabawi (A Mesquita do Profeta) em Medina, a segunda mesquita mais sagrada do Islã. O nome completo da cidade é al-Madīnah al-Munawwarah, que significa a cidade

 "iluminada" ou "radiante". Imagem/autor: Omar Chatriwala de Doha, Catar

Copíada de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Enlightened_City.jpg


Vista do Portão 21, 22 de Masjid-e-Nabawi visto do norte com bab e Malik al-Fahad ao fundo com dois minaretes. Imagem/autor: CR Guru PK

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:View_of_Masjid-e-Nabawi_Gate_21,_22.jpg


Panorama de Masjid al-Haram em Meca, Arábia Saudita

Imagem/autor: Bluemangoa2z na Wikipedia malaiala

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Masjid_al-Haram_panorama.JPG


Gravura de Meca por volta de 1778. Berthault, gravura segundo LN de Lespinasse, Vue de la Mecque

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mecca-1850.jpg


Meca em 1910. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Meca

Peregrino orando na Grande Mesquita, em Meca. Imagem/autor: Ali Mansuri

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Meca


Meca. Edifícios modernos se elevam por trás da Grande Mesquita

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Meca

Mesquita em Tarso (antiga Cilícia) cidade natal do Apóstolo Paulo. Turquia. Foto Ismael Gobbo

Aproximadamente metade da população curda vive na Turquia, predominantemente na região Sudeste.

Mesquita Yeni (Mesquita Nova). Istambul, Turquia. Foto Ismael Gobbo

 

 

Mesquita Yeni (Mesquita Nova) ou Mesquita Yeni Valide (em turcoYeni Cami ou Yeni Valide Camii) é uma mesquita otomana situada no bairro de Eminönüdistrito de FatihIstambulTurquia, junto à embocadura do Corno de Ouro, frente à extremidade sul da Ponte de Gálata.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita_Nova

Mesquita de Omar. Praça da Manjedoura,  Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

Edição de O Livro dos Espíritos em árabe.

Fornecido por Leopoldo Zanardi. Bauru, SP


O semeador. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_do_Semeador


Colheita de centeio em Gotland, Suécia, 1900–1910.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Harvest


Colheita manual de azeitonas. Usini, Sardenha, Itália. Foto Lucas Gobbo

Allan Kardec, o célebre Codificador do Espiritismo.

(Lião, 03-10-1804 / Paris, 31-03-1869)


Jesus em tela bordada por Alexandra Herrmann (imagem cedida por Oceano Vieira de melo)

 

(Colaboração recebido em email de Leopoldo Zanardi)


Vídeo: Prece pela Vida em Libras - Ronise Oliveira (COMSEB) - com tradução por voz

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=6uirSldcl_8&feature=share&fbclid=IwAR1yGoC_Ndxi6UrXGPaPwdz7MRSCPIWwZdr6GtjAHwhNSe36SSMDSQwhnA8


(Com informações de Elsa Rossi)