BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Duas mães

Momento Espírita

Duas mães

Narra o Evangelista Lucas que um anjo do Senhor foi enviado a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Sua missão era transmitir um recado muito importante.

Entrou em casa de uma jovem chamada Maria e a saudou, apresentando-se:

Sou Gabriel, um dos mensageiros de Yaweh. Venho confirmar-te o que teu coração aguarda, de há muito. Teu seio abrigará a glória de Israel.

Conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo e o Seu reino não terá fim.

O mensageiro celeste ainda lhe disse que sua prima Isabel se encontrava grávida, alcançando já o sexto mês de gestação.

E Maria foi ao encontro dela, que habitava uma cidade da Judeia.

O encontro de ambas é comovente. Isabel, ao ver sua prima à porta do jardim, corre-lhe ao encontro e a saúda.

Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E donde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?

E explica que, tão logo a voz de Maria cumprimentando-a, à distância, chegou aos seus ouvidos, o menino exultou de alegria em seu ventre.

Duas mulheres. Duas mães. Isabel deu a luz a João, o arauto do Senhor.

Depois de lhe ter acompanhado a infância, a adolescência, a juventude, o viu buscar as estradas do mundo.

Ela sabia, desde o anúncio espiritual a seu marido, no templo, que seu filho nasceria para ser aquele que aplainaria as veredas do Senhor.

Ele iria à frente, anunciando a chegada do Reino de Deus e que o Rei já se encontrava entre os homens.

Terá sabido das tantas coisas que se diziam a respeito dele? Louco, lunático, ermitão.

Quantos lhe terão rido nas ruas, apontando-a como a mãe do estranho homem que se vestia com pele de animal e trazia cabelos e barba crescidos...

Terá sabido da sua prisão, da morte por degola? Terá sabido de que aquela cabeça, que ela tantas vezes acarinhara, retendo-a tão próxima do seu colo, foi oferecida, em uma salva de prata, como prêmio a uma mulher alucinada pela vingança?

E Maria? Ao afirmar ao mensageiro celeste que tudo nela se cumprisse, conforme ele anunciava, tinha plena consciência de todas as dores que a alcançariam.

Viúva, ela viu o filho sair de casa para cumprir a Sua missão. Um filho sempre contestado, perseguido e, por fim, supliciado da forma mais torpe.

Crucificado como um celerado, quando Ele nada mais fizera que semear estrelas de amor nos corações.

Maria e Isabel. Duas mães que bem souberam cumprir sua missão. Deram à luz a filhos cujas missões não desconheciam elas, desde o princípio.

E, despojadas de egoísmo, os viram partir, sofrendo à distância, pelas notícias inquietantes.

Duas mães que nos levam a meditar profundamente na missão da maternidade. Gerar filhos, educá-los, entregá-los ao mundo para realizarem as grandes reformas do pensamento, da ciência, das artes.

Pensemos nisso nesses tempos de transição do mundo.

Redação do Momento Espírita.

Em 23.08.2011.


Paisagem da Judéia. Ao fundo o “Herodium”, um monte artificial de 758 m de altura com fortaleza construída pelo rei Herodes, O Grande, abrigando seu palácio e também seu túmulo. Dista 12 km de Jerusalém. Foto: Ismael Gobbo

Jesus em casa de Zaqueu

Sicômoro. Jericó, Cisjordânia. Foto Ismael Gobbo

TEXTO COPIADO DE O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

EDIÇÃO FEB. INTERNET. www.febnet.org.br

4. Tendo Jesus entrado em Jericó, passava pela

cidade – e havia ali um homem chamado Zaqueu,

chefe dos publicanos e muito rico – o qual, desejoso

de ver a Jesus, para conhecê-lo, não o conseguia

devido à multidão, por ser ele de estatura

muito baixa. – Por isso, correu à frente da turba

e subiu a um sicômoro, para o ver, porquanto ele

tinha de passar por ali. – Chegando a esse lugar,

Jesus dirigiu paro o alto o olhar e, vendo-o, disse-

lhe: Zaqueu, dá-te pressa em descer, porquanto

preciso que me hospedes hoje em tua casa. –

Zaqueu desceu imediatamente e o recebeu

jubiloso. – Vendo isso, todos murmuravam, a dizer:

Ele foi hospedar-se em casa de um homem

de má vida. (Veja-se: “Introdução”, artigo –

Publicanos.)

Entretanto, Zaqueu, pondo-se diante do Senhor,

lhe disse: Senhor, dou a metade dos meus

bens aos pobres e, se causei dano a alguém, seja

no que for, indenizo-o com quatro tantos. – Ao

que Jesus lhe disse: Esta casa recebeu hoje a

salvação, porque também este é filho de Abraão;

– visto que o Filho do homem veio para procurar

e salvar o que estava perdido. (S. LUCAS, 19:1 a 10.)

Rua de Jericó. Cisjordânia. Foto Ismael Gobbo

Mosaico teatral beneficente Araçatuba, SP

(Informação em email de Roberto roberto.coopbanc@terra.com.br)

Bazar Beneficente em prol do Lar Uma Nova Esperança Limeira, SP

O "Lar Uma Nova Esperança" tem o prazer de convidá-los para um Bazar Beneficente (roupas e petiscos) que será realizado na manhã do dia 10 de Setembro de 2011, na Rua Limeira 960.
Venha nos conhecer e ajudar.

(Informação recebida em email de Mário de Araújo - Lar Uma Nova Esperança mario@umanovaesperanca.com.br)

Evangelho Musical com Écio Buck no Seara Bendita São Paulo, SP

(Informação em emails de Regina Bachega e Manolo Quesada)

Bate papo musical no C.E. Chico Xavier Guarulhos, SP

(Informação recebida em email de Rosana romiranda@trevisan.adv.br)

Campanha em prol de Alfredo Karras Leia abaixo

Caros amigos.

Estou engajado na campanha do amigo Alfredo Karras, atualmente residindo em Recife, para arrecadação de fundos para uma importante e urgente cirurgia.

Ficarei muito feliz com a adesão daqueles que puderem participar com alguma colaboração, seja em espécie, seja multiplicando a campanha.

No endereço a seguir, que já retornou ao ar, todos poderão tomar conhecimento do assunto, inteirando-se dos fatos e da pessoa, a qual eu não tenho dúvida em avalizar.

http://www.salvemkarras.com.br/site/index.php/quatro-anos-na-trincheira/

Sinceros agradecimentos.

Wilson Garcia

Recife, PE

(Informação em email de Wilson Garcia wilson@visaointernet.com)

IV Congresso Universitário de Ciência, Saúde e Espiritualidade Maceió, AL

(Informação recebida em email de csespirita@grupos.com.br ; em nome de; nazarenofeitosa@gmail.com)

III Seminário da AME ABC São Bernardo do Campo, SP

(Informação em email de Norberto e Fatima)

Palestra espírita com harmonização por Coral Cubatão, SP

(Informação em email recebido de Norberto e Fatima)

Palestra com Marilusa Moreira Vasconcelos abordará Depressão São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Espaço Moreira espacomoreira@gmail.com)

1º. Seminário de Arte Espírita Santos, SP

(Informação em emails de Regina Bachega; Norberto e Fatima; csespirita@grupos.com.br ; em nome de; nazarenofeitosa@gmail.com; Jaime Togores jaimetog@gmail.com)

Palestras com Paulo Henrique Bueno Alfenas e Poços de Caldas, MG

(Informação recebida em email de Paulo Henrique Bueno)

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier vair homenagear Allan Kardec. São José do Rio Preto, SP

Palestra no C. E. Francisco Cândido Xavier

Bom dia, meus amigos.

Segue cartaz de divulgação da palestra que Roosevelt Andolphato Tiago proferirá no

C. E. Francisco Cândido Xavier, no próximo dia 02 de outubro, domingo, às 16:00 h,

em homenagem ao aniversário de nascimento de Allan Kardec.

Por favor, sintam-se convidados.

Obrigado.

Abraços.

Navarro
C. E. Francisco Cândido Xavier
Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 9702-7066

Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br

(Informação recebida em email de antoniocarlosnavarro@gmail.com)

Últimas semanas para o III Simpósio de Filosofia Espírita São Paulo

http://simposioieef.com.br/

Você não pode perder. Esperamos por vocês !!!

INSTITUTO ESPÍRITA DE ESTUDOS FILOSÓFICOS
R. Mesquita, 789 - Vila Mariana - São Paulo – SP
Fone: 11 3294-3303 Atendimento das 9h às 12h e 13h às 17:30

(Informações recebidas em email de Astrid Sayegh)

Registro. XI CONGESDE-2 Novo Hamburgo, RS

No último domingo dia 04 de setembro de 2011, a cidade de Novo Hamburgo recebeu a XI CONGESDE-2 - Confraternização dos Grupos de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita da 2º Região Federativa. Reuniram-se mais de 350 pessoas, de diversos municipios no Colégio Estadual 25 de Julho para confraternizar e refletir sobre

o tema Família, Sociedade e Doutrina Espírita.

Num clima de paz e harmonia proporcionados pela fraternidade e presença constante da espiritualidade amiga, os participantes também puderam deliciar-se com um belo café da manhã, lanches e almoço preparados com muito carinho pelos colaboradores da cidade anfitriã.

O evento culminou no IV módulo, quando todos se reuniram no auditório do Colégio para ouvir das representantes da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, palestras relativas a Família e Sociedade.

Após o encerramento às 18h30, entre os abraços fraternos e as despedidas já ficou a saudade deste que foi um evento iluminado, na certeza do reencontro em uma nova edição no próximo ano.

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)





Palestra no N.E. Chico Xavier Niterói, RJ

Header.bmp



Prezado(a),O Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX) tem a satisfação de convidá-lo(a) para prestigiar e divulgar apalestra O cego de Jericó, a ser realizada no dia 25 de setembro de 2011, domingo, as 18h, com Alberto Rosa.
O expositor é Diretor de Assistência e Orientação Espiritual do Centro Espírita Irmã Rosa (CEIR), em Niterói.
O NECX está localizado à Rua Comendador Antônio Augusto da Paz (antiga 17), Nº60, Piratininga – Niterói/RJ.
Maiores informações pelo site nucleo-chicoxavier.blogspot.com
Fraternalmente.

(Informações em email de Marcio Hungria)

Chegando em Jericó. Foto Ismael Gobbo

III Toronto Spiritist Wekkend Toronto, Canadá

Solicitamos a gentileza de divulgar o III Toronto Spiritist Weekend.

Segue, em anexo, press-release em português e cartaz em português e inglês.

Sintam-se à vontade para entrar em contato conosco, caso haja necessidade de mais informações, por este e-mail.

Abraço fraterno,

Comitê Organizador

(Informação recebida em email de Organizing Committee torontospiritistweekend@gmail.com)

http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/2011/SETEMBRO/07-09-2011.htm

ATENÇÃO: Observar alteração em relação ao cartaz anteriormente divulgado.

Houve mudança no local da palestra do Fraternity Spiritist Society

O cartaz abaixo está correto

(Informação recebida em email de Elsa Rossi elsarossikardec@gmail.com)

domingo, 4 de setembro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 103) Altamirando Dantas de Assis Carneiro

Altamirando Carneiro

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Nossa companheira de ideal Leda Flaborea, de São Paulo, é a autora desta entrevista com Altamirando Carneiro, um jornalista muito conhecido no meio espirita. Foi colaborador de jornal de bairros, da Folha Espírita, de “O Semeador” da FEESP- Federação Espírita do Estado de São Paulo, onde atuou tambem como jornalista contratado até se aposentar e prosseguir na condiçao de colaborador. Altamirando é poeta, autor de livros, orador e organizador de concurso de poesias.

Altamirando, pode nos fazer sua autoapresentação?

Nasci na Fazenda Flores, município de Coração de Maria (BA); devo minha formação educacional à cidade de Irará (BA), onde cursei a escola primária, o ginásio e o colégio Normal. Nessa cidade, atuei como locutor do Serviço de Publicidade A Voz da Cidade (serviço de autofalantes). Sou de uma família de quatro irmãos homens e uma irmã, já desencarnada. Colaborei com a seção A Tarde nos Municípios, do jornal A Tarde, de Salvador.

Qual sua formação acadêmica e profissional?

Cursei, em São Paulo, a Faculdade Objetivo (atual Universidade Paulista – UNIP), onde me formei em Comunicação Social (opção em jornalismo).

Sabemos que não foi fácil sua caminhada para chegar onde chegou na carreira jornalística. Conte-nos um pouco dessa trajetória do qual foi um vencedor exemplar.

Em São Paulo, colaborei com jornais de bairro e com o jornal Folha Espírita. Em 1º. de maio de 1984, após ter colaborado durante dois anos e meio com o jornal O Semeador, da Federação Espírita do Estado de São Paulo, fui contratado como jornalista da publicação, tornando-me, tempos depois, o editor da mesma. Com a ida do Jornal Espírita para a FEESP, trabalhei no mesmo ao lado do seu editor, J. Pascale. Depois da saída de Pascale e com a saída da jornalista Eliana Haddad, com quem trabalhei depois no JE, tornei-me editor do jornal, além da editoria de O Semeador.

E a verve poética?

Sempre gostei de poesia. Em Irará, participei de encontros de arte, onde declamava sonetos, que ainda guardo na memória. Sendo admirador do poeta Antônio Frederico de Castro Alves, reuni anotações e pesquisas sobre a sua vida e obra, e escrevi o livro Castro Alves e o Espiritismo, editado pelas Edições FEESP, já esgotado e agora reescrito com o título: Castro Alves, Letras ao Coração, que será editado brevemente, pelas Edições FEESP. Fundei, em São Paulo, a Arte Poética Castro Alves, entidade beneficente que se dedica à divulgação e promoção da arte e à divulgação e promoção da poesia. Neste contexto, a Arte Poética Castro Alves promove anualmente, hã 21 anos ininterruptos, o Concurso de Poesia com Temática Espírita.

Quando e como teve contato com o Espiritismo?

Meu pai, que era espírita, tinha assinatura da revista Reformador, editada Federação Espírita Brasileira (FEB), na qual eu aprendia sobre as Verdades Eternas. No curso ginasial, em Irará, minha professora de Geografia, Denise Valverde, solicitou-me que eu fosse ao Centro Espírita A Caminho da Luz, quando me presenteou com um exemplar de O Livro dos Espíritos, um dos livros da Codificação Espírita, de Allan Kardec. A partir daí, comecei a frequentar o Centro, onde participei de várias atividades, mediúnicas e assistenciais.

Tem algum livro escrito?

Tenho quatro livros escritos: Castro Alves e o Espiritismo, agora refeito em Castro Alves, Letras ao Coração, a sair brevemente pelas Edições FEESP; Abolição, Esperança de Ontem, Promessa de Hoje (esgotado); No Limiar do Amanhã, Lições de Espiritismo com Herculano Pires (esgotado); Seguindo os Passos de Jesus – crônicas da Palestina (esgotado).

A que instituição espírita está vinculado presentemente?

Atuo como dirigente de tribuna aos quartos domingos, pela manhã, no Auditório Bezerra de Menezes, da Federação Espírita do Estado de São Paulo; redijo as Atualidades e Fatos Espíritas, que são lidos pelos dirigentes de tribuna, no referido auditório, antes das palestras de domingo; colaboro mensalmente com um artigo para os jornais da Federação e faço a revisão dos mesmos; dirijo as Sessões Doutrinárias na Aliança Espírita Evangélica, nas noites de terças-feiras.

Mais alguma atividade além das que mencionou?

Escrevo artigos para a revista eletrônica O Consolador e para os jornais Correio de Três Lagoas e Jornal Espírita de Três Lagoas, de Três Lagoas (MS).

Dos três aspectos da Doutrina Espírita – científico, filosófico e religioso – qual o que mais o atrai?

Gosto dos três aspectos, embora tenha mais afinidade para escrever sobre o aspecto religioso e, consequentemente, o filosófico.

Quais autores espíritas mais lhe agradam, inclusive modernamente?

Allan Kardec (Obras Básicas e Revista Espírita), Léon Denis, Camille Flammarion, J. W. Rochester (romances históricos), Hermínio C. Miranda, dentre outros.

Quando alguém que está se iniciando na Doutrina lhe pede orientação de leitura, o que indica como indispensável?

O que é o Espiritismo; O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

Alguns assuntos, em nosso meio, são divergentes, e um deles é o chamado espiritismo laico. Para você, o Espiritismo é uma religião?

Sim. Uma religião destituída de dogmas e rituais. Se assim não fosse, Allan Kardec não teria se ocupado da análise e interpretação dos ensinamentos de Jesus.

E o que dizer sobre a prática espírita, que algumas vezes diverge, no que diz respeito aos chamados passes padronizados. José Herculano Pires recomenda tão-somente a imposição de mãos. Qual é sua opinião a respeito?

Os passes padronizados surtem o efeito desejado, na cura dos doentes, mas a tão somente imposição de mãos, recomendada por José Herculano Pires, é o suficiente, na aplicação dos mesmos.

O movimento espírita em nosso país lhe agrada, ou falta algo nele que necessite uma melhor divulgação?

Não falta nada para uma boa divulgação, mas a divulgação não atinge bem os seus objetivos. Só para citar um exemplo: quando o concurso anual de poesia com temática espírita da Arte Poética Castro Alves era divulgado somente pelos dois jornais da Federação, recebíamos, a cada concurso, mais de 200 poesias, de todo o Brasil e até do exterior. Hoje, que os jornais da Federação não mais o divulgam (os jornais da FEESP só divulgam, agora, o noticiário da instituição) e o concurso passou a ser divulgado por mais de dois veículos de comunicação, o número de poesias recebidas é pífio. Então, alguma coisa está errada.

Como nós, espíritas, podemos cooperar para que essa situação de violência, em todos os setores da sociedade, que parece aumentar em nosso país, seja revertida?

Sejamos como a pequenina ave que molhava as suas asas no lago e espalhava as gotas no grande incêndio da floresta, consciente de que não iria apagar o incêndio, mas estava fazendo a sua parte. A parte que nos cabe é a do homem de bem, que exerce a lei de justiça, amor e caridade, no seu verdadeiro sentido. O futuro da Terra e do Brasil será melhor na proporção do bem que fizermos.

Diante de tantos problemas que a humanidade terrena está enfrentando, qual deve ser a prioridade máxima dos que dirigem os movimentos espíritas no Brasil e no mundo?

Procurar preencher as três necessidades básicas daqueles que procuram a Doutrina Espírita: o conhecimento, o equilíbrio espiritual e a reforma íntima. Conhecendo a verdade, equilibrando-se espiritualmente e realizando a sua transformação moral, o homem se tornará o autêntico arauto dos novos tempos.

O que mais gostaria de acrescentar?

Que posamos agir como o que pede Castro Alves, no poema Na Era Espacial, recebido mediunicamente por Jorge Rizzini:

Mudemos a Sociedade!

Abaixo o Materialismo!

Que penetre em cada lar

O farol do Espiritismo!

Abaixo a paixão, a guerra!

O vil orgulho que emperra!

Iluminemos a Terra!

Coragem, Ação! Realismo!

Oh! Não fiquemos olhando

O facho de luz na mão,

Como na montanha o índio

Contempla o sol na amplidão...

A Terra está num abismo!

É a Treva! O cataclismo!

Só salva o Espiritismo,

Doutrina à luz da Razão!

Informações sobre o 21º. Concurso de Poesia da Arte Poética de Castro Alves

A Arte Poética Castro Alves promove o 21º. Concurso de Poesia com Temática Espírita.

O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, em um envelope pequeno, lacrado, dentro de outro envelope maior, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro de 2011.

Endereço: Arte Poética Castro Alves (21º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970.

A partir de outubro de 2011, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia e a informação do local da festa e entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um classificado na categoria Menção Honrosa), prevista para novembro de 2011, em data e local a serem determinados.

Altamirando cumprimentado em

sessão de autógrafos

Altamirando, no centro, na TVMundi, em 2010,

com Dejane e Afonso Moreira

Altamirando autografando

Altamirando na Rádio Boa Nova em Guarulhos, SP

Altamirando com Eliana Haddad na FEESP

Foto recebida do Correio Fraterno

Altamirando com outros companheiros na FEESP. Foto recebida do Correio Fraterno

Altamirando no concurso de poesia Castro Alves em 2010

Foto recebida do Correio Fraterno

Altamirando no concurso de poesia Castro Alves em 2010

Foto recebida do Correio Fraterno

Altamirando no concurso de poesia Castro Alves em 2010

Foto recebida do Correio Fraterno

A partir da esquerda Altamirando Carneiro, Senador Ramez Tebet, o jornalista Luiz Correa em rádio de Três Lagoas, MS

AGRADECEMOS AO JORNAL CORREIO FRATERNO POR NOS TER CEDIDO ALGUMAS DAS FOTOS

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.