BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A pergunta de Divaldo

Wellington Balbo (Bauru, SP)

Desde que conhecera o Espiritismo, há dez anos, Ademar se entregara de corpo e alma ao trabalho na instituição espírita de seu bairro. Tornara-se um trabalhador incansável servindo nas mais variadas frentes: auxiliava na limpeza, distribuía mensagens, colaborava no almoço fraterno de domingo. Todas essas atividades eram desempenhadas na mais pura e comovente alegria. Ademar tinha invariavelmente um sorriso, uma palavra de bom ânimo, um abraço amigo para confortar quem dele se aproximava.

Seu esforço era contagiante. Quando a enfermidade visitava algum amigo ou amiga, lá estava Ademar orando, visitando, auxiliando o necessitado (a).

Porém, certa vez a enfermidade bateu na porta de sua família. A querida esposa, companheira de tantos anos, foi acometida de grave doença. Em prazo de alguns meses seu desencarne estaria consumado.

Ademar, o incansável trabalhador, o amigo de todos os momentos, o seareiro da Boa Nova, se negava a acreditar que tamanha “tragédia” batia à porta de sua família. Revoltado com a Divina Providência que, segundo ele, esquecera-se de olhar para sua esposa, abria os braços e bradava aos céus, como se cobrasse de Deus:

Por que comigo? Por que isto foi acontecer justamente comigo?

O notável tribuno baiano Divaldo Pereira Franco, em uma de suas palestras propôs o seguinte questionamento para que não nos revoltemos quando as adversidades da existência nos visitarem. “Por que não comigo?”

Excelente! Em vez de perguntarmos, prepotentes: “Por que comigo?” Importante perguntarmos, humildemente: “Por que não comigo?”.

Esta pergunta proposta por Divaldo nos faz acordar à realidade. Sim, por que não conosco? Por que as enfermidades não irão visitar nossa família? Por acaso somos melhores do que os outros?

O bom senso assevera que não, ou seja, estamos sujeitos às dificuldades inerentes a este planeta de provas e expiações. A grande questão está em: como iremos passar pela provação que nos visita?

Com serenidade, não obstante as agulhadas da dor?

Ou:

Revoltados, julgando Deus um pai insano que castiga seus filhos?

O problema de Ademar foi ser prepotente a julgar que as atividades desenvolvidas no Centro Espírita iriam o alçar a um patamar inalcançável, onde as provações não lhe visitariam. Por isso revoltou-se. Em realidade, Ademar interiormente fazia troca com Deus. Colaboro no Centro Espírita, porém, nada quero de dificuldades.

Contudo, a história de vida de valorosos espíritas, que deram vasta contribuição ao movimento, mostram que foram eles acometidos de inúmeras dificuldades no curso de suas vidas. Porém, nada de revoltas. Alegria e agradecimento notabilizam o servidor desinteressado.

A propósito, o inesquecível Jerônimo Mendonça é exemplo marcante de humildade. Paralítico, num leito há mais de trinta anos, cego há vinte anos, Jerônimo Mendonça percorria o Brasil com palestras de divulgação da Doutrina Espírita. Mais: adorava cantar e escrever, por isso gravou discos, escreveu livros e fundou Centro Espírita. Espíritos como Jerônimo Mendonça não se revoltam, porque humildemente sabem que estão sujeitos as complicações da vida na Terra, por isso, em vez de perguntarem: “Por que comigo?”, seguem o que diz Divaldo e afirmam: “Por que não comigo?”.

Leia o jornal Mensageiro Estrela

Acesse aqui: http://www.ophicinadigital.com/alls/ae_jorna.htm

Eventos espíritas programados para o C.E. Casa Maria de Nazaré Divinópolis, MG

(Informações recebidas em email de Lucas Milagre lucasmilagre@gmail.com)

Eventos extras e finais em comemoração aos 20 anos do GEPAR. Niterói, RJ

caros amigos

aos que se interessarem

Convidamos para eventos extras e finais em comemoração aos 20 anos do GEPAR, conforme cartazes ABAIXO

o peixotinho foi uma dos maiores médiuns de materialização de espíritos que o mundo conheceu

não só pela qualidade dos fenômenos produzidos mas tb pela sua integridade moral

este fenômeno foi tão bem estuda pelo físico inglês Willian Crooks presidente da Real Academia Inglesa de Ciência

e muito registrado no livro História do Espiritismo escrito por Arthur Conan Doyle

famoso escritor escocês-inglês criador do personagem Sherlock Homes

LEMBRAMOS DA PALESTRA DE ENCERRAMENTO DO NOSSO MES ESPÍRITA DE ANIVERSÁRIO

DIA 31-10-2011, SEGUNDA FEIRA, AS 20 H COM o TEMA OS VENDILHÕES DO TEMPLO

O MOMENTO DE ARTE SERÁ REALIZADO COM O GRUPO BOA NOVA DO GRUPO DA FÉ

FUNDADO POR NORBERTO BOECHAT NA UMEN

OS 3 EVENTOS SERÃO TAMBÉM TRANSMITIDOS AO VIVO PELA tvcei.com canal 15

cartaz palestra musicada..jpg

PAINEL PEIXOTINHO.jpg

Cleide Joppert

Assistente de Administração e Comunicação Social

GEPAR- Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação

CNPJ 39.503.966/0001-87

Rua das Garças Lt 3 Qd 166 Piratininga

Niterói - RJ Cep: 24350-610

Visite nossos blogs!

http://geparespirita.blogspot.com/

http://geparpromocaointegral.blogspot.com/

http://crechecomunitariameimei.blogspot.com/

Cleide Joppert

Assistente de Administração e Comunicação Social

GEPAR- Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação

CNPJ 39.503.966/0001-87

Rua das Garças Lt 3 Qd 166 Piratininga

Niterói - RJ Cep: 24350-610

Visite nossos blogs!

http://geparespirita.blogspot.com/

http://geparpromocaointegral.blogspot.com/

http://crechecomunitariameimei.blogspot.com/

(Informações recebidas em email de paulosergiompeixoto@gmail.com; em nome de; Paulo Sérgio M. Peixoto paulosergio@internit.com.br)

Eventos Espíritas e um pedido pessoal Uberaba, MG

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA

PALESTRA: “ALCOOLISMO: CONSEQUENCIAS FÍSICAS E ESPIRITUAIS”

Palestrante: Otaviano da Silva Junior (Médico no Sanatório Espírita de Uberaba e trabalhador no Centro Espírita Uberabense)

Programação: Apresentações Musicais; Palestra; Sorteio de Livros; e, Confraternização.

Data: 29 de outubro de 2011 (sábado)

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos)

Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

FÓRUM DA MEDIUNIDADE

Promoção: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba

Data: 15 de novembro de 2011

Horário: Das 8h às 17h

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos)

Programação:

· 8h – Abertura e Apresentação Musical.

· 8h30min – 1º Tema: “Desobsessão – Interagindo com as Sombras” – Palestrante: Manoel Tiburcio Nogueira – Ituiutaba-MG

· 9h45min – Intervalo

· 10h – 2º Tema: “O Passe Como Terapia de Cura” – Palestrante: Cezar Carneiro de Souza – Uberaba-MG

· 11h15min – Almoço (livre)

· 13h30min – Recomeço dos trabalhos e Apresentação Musical

· 14h – 3º Tema: “Mecanismos da Psicografia” – Palestrante: Geraldo Lemos Neto – Belo Horizonte-MG

· 15h15min – Intervalo

· 15h30min – 4º Tema: “Mecanismos da Psicofonia” – Palestrante: Claudio Moraes Siqueira – Uberaba-MG

· 16h30min – Seção de Perguntas e Respostas com os palestrantes

· 17h – Sorteio de Livros / Encerramento

PEDIDO PESSOAL

Estimados irmãos.

Tomo a liberdade de fazer um pedido pessoal.

Me desliguei da UNIUBE – Universidade de Uberaba, e estou em busca de uma nova oportunidade de trabalho, para trabalhar gerenciando as áreas de: Recursos Humanos, Administrativa ou Representação Comercial.

Encaminho anexo o meu currículo profissional atualizado.

Solicito que visitem o meu Blog: http://www.luizcarlosdesouza.blogspot.com/ e que também me sigam no TWIITER (pessoal): @luizcarlosrh e no FACEBOOK (pessoal): Luiz Carlos de Souza.

Celular: (34) 9969-7191

E-mail: lcsouza@terra.com.br

(Informações em email de Luiz Carlos de Souza; Regina Bachega; João Marchesi Neto; )

Palestra musicada com Allan Vilches no G.E. Pescadores de Amor São Paulo, SP



"Estude a si mesmo, observando que o auto-conhecimento traz humildade, e sem

humildade é impossível ser feliz"

Selma
2071-3189

www.pequenospescadores.org.br

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

V Mini Congresso Sustentabilidade da Casa Espírita São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Jornal Do Livro Espírita usepirituba@hotmail.com)

Cidades confirmadas para receber “O Filme dos Espíritos”

Prezados Amigos,

A Paris filmes está circulando cópias de O Filme dos Espíritos, nesta sexta feira e algumas novas cidades estão confirmadas. Já colocamos a lista nas redes sociais do filme, nos ajudem a divulgar.

O Filme dos Espíritos teve a sua estréia no dia 07/10 com 144 cópias, diferente de outros que tinham maior recursos e investimentos, e entraram nas salas com 400 cópias. Por causa disso, o filme está circulando aos poucos e fará estréia em algumas cidades até o mês de dezembro.

Pedimos o apoio dos amigos na divulgação, convidando as casas espíritas para levar grupos aos cinemas ( o preço é menor) .

Se possível um telefone de contato para que possamos falar com vocês, e realizarmos algumas ações de divulgação na imprensa local e no movimento espírita nas cidades que o filme estréia hoje.

O filme está emocionando muitos e levando ao interesse do estudo da obra " O Livro dos Espíritos" , nossa singela homenagem ao Codificador.

São inúmeros os depoimentos e histórias onde as pessoas escreveram dedicatórias e entregaram o livro, outras que ao sair do cinema buscaram a obra em uma livraria.

Lembramos que pela primeira vez no cinema Nacional, parte dos recursos do filme será revertido a uma obra social: A construção de novos ambulatórios das Casas André Luiz.

Trailler para divulgar: baixar (site e programas de TV e WEB TV):

http://www.4shared.com/video/0MUK02UH/O_filme_dos_espiritos_SD.html

http://www.4shared.com/video/lI06DB0R/O_filme_dos_espiritos_HD.html

Facebook: http://www.facebook.com/OFilmeDosEspiritos

Canal Youtube:http://www.youtube.com/watch?v=9k9aYS7_i8E

Aguardamos seu retorno,

Segue as salas de exibição dessa semana:

Cinema

Cidade

Cine 3 Lagoas

3 Lagoas

Cinemark Jardins

Aracaju

Cine Araxa

Araxa

Cine Atlantico

Balneário Camboriu

Centerplex

Barretos

Castanheiras

Belem

Cinepolis Blumenau Norte

Blumenau

Liberty

Brasilia

Patio Brasil

Brasilia

Box Campinas

Campinas

D. Pedro

Campinas

Cinemark Cpo Grande

Campo Grande

Della Giustina

Criciuma

Praça da Moça

Diadema

Premier

Formosa - GO

Iguatemi

Fortaleza

Iguaçu Boulevard

Foz do Iguaçu

Grupo Cine

Guarujá

Cinemark Guarulhos

Guarulhos

Cine Itapeva

Itapeva

Box

Jaboatão dos Guararapes

Moviecom

Jau

Alameda

Juiz de Fora

Centerplex

Lavras

Cinemais Plaza

Manaus

Manauara

Manaus

Cine Esmeralda

Marilia

Avenida

Maringa

Multicine

Mossoró

Midway Mall

Natal

Kinoplex Osasco

Osasco

Cine Ourinhos

Ourinhos

Cinemais

Patos de Minas

Cine Penapolis

Penapolis

Cine Vitória

Porto Alegre

Cinepolis Sta Ursula

Ribeirão

Cinemark Ribeirão

Ribeirão Preto

Nova America

Rio de Janeiro

Downtown

Rio de Janeiro

Glauber Rocha

Salvador

Gran Plaza

Santo Andre

Box S. Gonçalo

São Gonçalo

Box São Luiz

São Luiz do Maranhão

Box Itaquera

São Paulo

Moviecom Boavista

São Paulo

Cinepolis Largo 13

São Paulo

Plaza Sul

São Paulo

Shopping D

São Paulo

Central Plaza

São Paulo

SP Market

São Paulo

Interlagos

São Paulo

Aricanduva

São Paulo

Cineplex

Sete Lagoas

Riverside

Terezina

Cine Panamby

Toledo

Panoramico

Votorantim


Fraternalmente,

Magali Bischoff

Mundo Maior Filmes

Fone: (11) 2283-0360 - R: 108

www.ofilmedosespiritos.com.br/home.html

@OFdosEspiritos

www.facebook.com/OFilmeDosEspiritos?ref=tswww.redemundomaior.com.br

(Informação recebida em email de Magali Bischoff)

Informativo Semanal “Seara do Mestre” São Paulo, SP

Esperamos você para nosso delcioso ALMOÇO DA MAMMA, massas deliciosas

preparadas especialmente para nossos convidados!!! Dia 20/11/2011 - Domingo –

das 12 às 15hs. Convites e informações na Secretaria.

DATA

PALESTRANTE

TEMA

28/10/11

20h

PAULO BOMFIM

NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

29/10/11

sáb

09h

MARLY

BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS

29/10/11

sáb

15h

DEBORA

O CRISTO CONSOLADOR


AVISOS

Participem de nossa MOCIDADE todos os sábados às 17hs. Neste sábado segunda parte da palestra especial sobre relacionamentos, para jovens acima de 14 anos, com a psicológa Nanci Vieira,

Nossa Assistência Social conta com a colaboração de todos para a doação de alimentos não perecíveis e enxoval de recem nascidos.

Neste Natal Faça uma Criança Feliz!!! A partir de 3ª feira as cartinhas já estarão a disposição na Secretaria.


--

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita

Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

(Informação recebida em email de Seara do Mestre searadomestre@gmail.com)

No Programa Muitas Vidas dia 29/10/2011 a entrevistado será Nilton Starnini - Tema: 59ª Semana Espírita de Santos. TV Santa Cecília

*

Olá Amigos!


Neste Sábado dia 29/10, as 11:00 Horas, O Programa Muitas Vidas no Santa Cecília TV,

O Entrevistado será NILTON STARNINI , e nos fala sobre : "59ª SEMANA ESPÍRITA DE SANTOS" ,

As Comemorações dos 60 anos da Use este ano,

A Homenagem na Camara Municipal,

Do Jornal Espiritismo e
Da coluna no Expresso Popular,

E muito mais.... Não Perca

Tudo isso no Sábado as 11:00 pela manhã no Santa Cecília TV: canal 13

e da NET não tem canal UHF (antena) 52

O Programa Muitas Vidas internet agora estabele pelaTV Santa Cecília.
Acesse: http://www.santaceciliatv.com.br/indextv.php
BLOG - http://programamuitasvidas.blogspot.com/


Clique em assista ao vivo (a sua direita na tela) /digite seu email e cidade e pronto ... assista a programação ao vivo

Não Perca. Divulgue!

(Informações em email de Rose Moliterno)

I Fórum da Mediunidade Uberaba, MG

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

Registro. 290. Encontro Regional de Dirigentes e Trabalhadores Espíritas da Região de Marilia. Gália, SP

rede logo.jpg

Olá, amigos.

Estamos repassando informações sobre o 29º Encontro Regional de Dirigentes e Trabalhadores

Espíritas da Região de Marília, realizado no dia 23 de outubro, na cidade de Gália. que foi

um sucesso, em todos os aspectos.

Um recorde de público, com 201 pessoas participantes dos estudos e mais uma equipe de

suporte de 25 pessoas. Estiveram representadas 25 casas espíritas.

Todos foram recebidos com muita alegria e fraternidade pela equipe organizadora das cidades

de Gália e Garça. A harmonia era geral e todos se sentiram a vontade, colaborando com a

organização e a disciplina de horários.

O tema "Continuando a Transformar Assistidos em Assistentes", coordenado pelo médico

Alexandre Perez, foi motivo de muito debate e reflexão. Alexandre inicialmente apresentou

uma motivação, levando situações que ocorrem nas casas espíritas. Em seguida, os participantes

foram divididos em grupos e debateram cinco casos.

Após o almoço, dúvidas e questionamentos dos grupos foram apresentados a uma mesa composta

por Alexandre, Donizete, Benevides e Luis, que apresentaram seus pensamentos e experiências

a respeito. O assunto foi concluído por Alexandre, o qual encerrou com uma manifestação

mediúnica da espiritualidade.

As cidades participantes foram as seguintes:

MARÍLIA 69

GARÇA 41

TUPÃ 37

GÁLIA 22

VERA CRUZ 09

QUINTANA 08

BASTOS 07

LUPÉRCIO 04

PONGAÍ 02

HERCULÂNDIA 01

RIBEIRÃO PRETO 01

Abraços,

Donizete

============================

Segue, abaixo, fotos do evento. Outras fotos poderão ser visualizadas acessando a página da internet

https://picasaweb.google.com/donizete.pinheiro/EncoRegGarca

EncoRegGarça-net.jpg

(Informação em email de Donizete Pinheiro)

Maria Benta recebe Heloisa Pires São Paulo, SP

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala)

Divaldo Pereira Franco profere palestra de inauguração do Cenáculo na sede da FEB. Brasília, DF

PUBLICAÇÃO DO REFORMADOR, DEZEMBRO 1970,

FEB- FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

No centro da foto Divaldo Pereira Franco

Colaboração de:
Leopoldo Zanardi e Rafael A.Franqueira (Bauru, SP)

Aparências apenas

Adelvair David

No afã de desobrigar-se dos seus deveres, é comum o ser humano trabalhar em muitos momentos para escamotear os fatos de forma a proteger a sua imagem pública ou restrita.

Os fatos, por si só, são impositivos conscienciais, que trazem consequências naturais das quais pode o autor se furtar, mesmo nas mais imperceptíveis ocorrências.

Há quem se importe apenas em parecer honesto, sem jamais se esforçar para sê-lo.

Há também aqueloutro que constrói uma imagem qualquer sem solidificá-la na verdade, vivendo apenas de aparências; lamentáveis posturas estas e outras semelhantes que não agradam os outros, muito menos aquele que assim procede ficando irremediavelmente obrigado a conviver com os resíduos deste comportamento, convidado pela consciência a ver-se como se é, quando nos seus momentos de solidão.

É inócuo acreditar que se pode enganar o tempo todo. Quando falamos, pensamos ou sentimos emitimos vibrações muito próprias, provindas de nossos reais valores que são irradiadas e captadas por aqueles com quem nos relacionamos; eles são informados sem engano através das percepções da alma, sobre quem somos e a respeito do verdadeiro caráter dos nossos desejos. Por isso, é que não existirá o ladrão perfeitamente esperto, o eterno desonesto, o dissimulado prevenido. No tempo devido, tudo fica exposto, porque em verdade nada esteve oculto. Ensina-nos os espíritos venerandos que, aquilo que desejamos manter escondido é de conhecimento inconsciente de todos. Disse Nosso Senhor Jesus Cristo: “Pois não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não existe nada de oculto que não venha a ser conhecido".

Necessário que o homem se esforce lutando contra as suas más inclinações, se realmente deseja ser feliz e ter uma representação fiel para com os seus irmãos, fazendo-se reconhecer como espírito que é, com imperfeições, porém, não se comprazendo com as suas mazelas, antes anelando modificá-las. Agindo desta forma, sentir-se-á mais confortável em seus sentimentos, tendo como companhia a pacificadora confiança em si mesmo, sempre pronto a ouvir a voz silenciosa de Deus que canta a mensagem do amor na sua intimidade.

Ninguém jamais estará bem tentando passar os outros para trás, enganando, destruindo a reputação alheia e projetando-se de maneira equivocada para estar onde não deva, ou permanecer em algum empreendimento objetivando ganhar algum tipo de ilusória vantagem. Apenas o que somos verdadeiramente pode nos trazer experiências reais, que deixam aprendizado. O ato pensado, calculado de má fé, sempre arrastará consigo as amargas taças da agonia, que o espírito experimentará por ter tentado enganar, terminando por enganado.

Seja a nossa vida como um lago; às vezes está sereno, outras vezes movimenta-se devido a alguma intrusão que lhe agita, porém, sempre disposto a calmaria e a paz.

ELE, O MAIOR DE TODOS NÃO PROJETOU-SE COMO SENHOR, MAS COMO SERVO, SIGAMO-LO.

Autor : Adelvair David - mensagem publicada no jornal "Folha Noroeste" em 26-10-11- Jales-SP.

sábado, 22 de outubro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 110) Stevan Laroca Bertozzo

Stevan Laroca Bertozzo

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Na entrevista deste sabado vamos ouvir mais um trabalhador espírita que deixou o solo brasileiro para divulgar a Doutrina Espírita em terras irlandesas. Casos como o de Stevan Laroca Bertozzo nos ajudam entender como a espiritualidade tem trabalhado para que a doutrina codificada por Allan Kardec ganhe o mundo todo. E o Brasil tem sido celeiro fecundo na preparação desses trabalhadores amigos que, chamados à luta, partem para a boa semeadura em todos os redutos de nossa Terra sob a inspiração de Jesus. A Doutrina Espírita nos tem possibilitado entender como funciona esse visivel processo de espiritualização do planeta, paulatino mas irretorquivel.

stevan pode nos fazer sua auto-apresentação?

Meu nome é Stevan Laroca Bertozzo, 34 anos, nascido em São Bernardo do Campo, SP, casado há 6 anos com Cristiane Mendes Bertozzo, 32 anos, nascida em São Paulo, SP. Sou filho de Vagner Bertozzo e de Silvia Lucia de Oliveira Laroca dos quais tenho dois irmãos Caio Mediolaro Bertozzo e Bruna Mediolaro Bertozzo. Tenho ainda o irmão Fillipe do segundo casamento de minha mãe. Por enquanto não temos filhos, mas estamos muito ansiosos para que eles cheguem e alterem nossa rotina.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou formado em Administração de empresas pelo IMES e atualmente exerço a profissão de contador aqui em Dublin.

Como conheceu e desde quando freqüenta o Espiritismo?

Fui apresentado ao Espiritismo pelos meus pais desde pequeno. Freqüentava “de vez em quando” e confesso que gostava da doutrina, mas não era tão praticamente. Todavia nunca deixei de fazer meu Evangelho no Lar, mesmo quando estava morando no quartel em Minas Gerais. Lia os livros, enfim, mantinha-me ligado com a doutrina sempre. Frequentava em São Bernardo o Grupo GEEAM “Lirio Branco”, grupo este que vi nascer ainda pequeno, mas me lembro, na sala da residência de Tia Durva, nossa querida dirigente, depois para uma garagem alugada e finalmente a “nossa casa”.

E sua ida para a Irlanda?

Como muitos sempre tive vontade de partir para o exterior, buscar uma melhor oportunidade na carreira, aprender o inglês fluentemente, mas nunca tinha oportunidade. Certo dia conversando com a Cris chegamos a conclusão que se queríamos mudar teria que ser naquele momento porquanto depois seria muito tarde. Fizemos algumas pesquisas e sempre os EUA ficava como primeira opção. Mas não nos agradava a situação de ficar na ilegalidade, transmitindo aos nossos pais aquela incerteza de poderem ou não nos visitar algum dia. Queríamos fixar residência e devido a isso os Estados Unidos foram cortados da nossa pretensão. Eis que um dia dos milhares de “Curriculum” enviados chegou um retorno de Dublin, local este que queria muito conhecer, mas não tinha idéia de nele viver. A conversa com a empresa evoluiu, a crise econômica começou, mas nós falamos que “não iríamos desistir”. E, assim, no dia 13 de abril de 2009 desembarquei em Dublin e a Cris ficou no Brasil até que algo de concreto acontecesse. Chegando aqui parecia que estava voltando para casa, nada me era estranho, tivemos dificuldades e desafios a superar.

Como começou sua atuação espírita na Irlanda?

Pelas pesquisas na internet eu sabia que havia um grupo espírita. Antes de minha partida tinha enviado um email e quase três meses depois ainda não tinha obtido resposta. O Evangelho era sempre feito por nós. Mas eis que um dia a Maria Tostes me liga dizendo que era amiga da Michele McCarthy e queria realizar uma reunião espírita. No dia e horário combinado estavam eu e mais algumas pessoas para realização de um lindo Evangelho no Lar. Combinamos que iríamos manter a reunião e ver o que poderia acontecer. E assim o fizemos!

A que casa espirita está vinculado presentemente?

Hoje sou o coordernador da Sociedade Espirita da Irlanda (Spiritist Society of Ireland)

Fale-nos sobre a Sociedade Espírita de Dublin.

O Grupo Espirita da Irlanda teve incio em 2007 através de quatro pessoas: Michelli McCarthy, Tennesse Jackson, Gustavo e Juliana Lazzari. O grupo fez algumas reuniões, mas acabou perdendo força devido aos compromissos de cada um e a distancia em que moravam. Porém, como foi dito, em Julho de 2009 nossa amiga Maria Tostes resolveu reunir o grupo novamente, e, desde então, sempre aconteceram as reuniões. Fomos percebendo que o grupo estava se solidificando e então foi composta uma diretoria no intuito de preparar o grupo para se tornar mais coeso. E fui convidado a presidir. Foram realizadas muitas reuniões, divergências de opiniões ocorreram, mas contamos com um apoio extraordinário da BUSS, na pessoa de Elsa Rossi, que a todo momento estava nos orientando, apoiando e incentivando. Em 2010 nosso querido Divaldo veio para a Irlanda e “selou”esse nosso compromisso; nossas reuniões passaram a ser em inglês e, com isso, estrangeiros passaram a vir aos encontros e partimos para conquistar nossa sede, já que as reuniões eram feitas em sistema de rodízio na casa dos participantes. Palestras, workshops e cursos foram realizados para conquistarmos nossa sede e, em junho de 2011, após a vinda do Divaldo novamente, conseguimos alugar nossa sala com capacidade para 50 pessoas, uma sala individual para ministrarmos os passes, cozinha e banheiro. Hoje estamos a todo vapor, e, pelo volume de crianças que estão vindo às reuniões, acredito que logo iremos começar a abrir a “turminha de doutrina espirita”. Assim, enquanto os pais ouvem a palestra na sala principal, as crianças receberão toda a assistência e evangelização infantil no outro espaço.

Todas as nossas palestras são em inglês e quando necessário utilizamos o sistema de tradução quer seja português/inglês como inglês/português.

Existe alguma diferença na forma de apresentação da doutrina?

Sim, e como tem. Acredito que por sermos latino-americanos e termos tido todo um passado de colonização e submissão, a fé e a esperança se manifestam muito forte e acabaram sendo incorporadas na nossa maneira de ser. É notório e fácil de perceber isto quando conversamos com algum brasileiro e pedimos-lhe para ter fé, acreditar em Deus, ter confiança. Conseguimos direcionar a conversa sem problemas adotando esse foco religioso. E na nossa casa espírita estávamos insistindo na abordagem por esse prima o que fazia com que muitos estrangeiros vinham e iam embora. Um dia numa conversa com uma tarefeira francesa do nosso centro, esta nos chamou atenção lembrando que na Europa quase de uma maneira geral existe uma grande massa de ateus e profitentes de outras religiões que não assimilam e não aceitam o enfoque puramente religioso que estávamos adotando. A explicação para o fato seria de que acontecimentos desagradáveis do passado desses povos deixaram-lhes marcas profundas a ponto de os tornar materialistas e descrentes. Então fizemos um teste começando a divulgar a doutrina pelo prisma da ciência e da filosofia. Houve grande transformação e aconteceu de muitos visitantes de outras nacionalidades começarem a frequetar, permanecer e a trabalhar no nosso centro espirita.

Qual o grande desafio a enfrentar quanto ao povo irlandês?

Os irlandeses são pessoas maravilhosas, alegres e muito prestativas, porém o numero de ateus esta crescendo muito. Como salientei antes a descrença vem ganhando grande espaço, convivemos com alto índice de suicídios entre jovens e os vícios estão aumentando cada vez mais. Como pode ver, trabalho não falta. Estamos construindo nossos alicerces e quando esses nossos irmãos estiverem prontos, estaremos de braços abertos para acolhê-los.

Como se sente nessa participação no movimento espírita?

Posso definir da seguinte forma: eu achava que sabia o que era ser espírita e hoje vejo que tenho muito a conhecer e aprender. Graças às oportunidades que me foram concedidas, creio que temos de perseverar e continuar trilhando esta longa estrada que se descortina à frente.

Quantos grupos espíritas funcionam na Irlanda?

Pelo que tenho conhecimento somente o nosso.

Qual a proporção entre irlandeses e imigrantes no vosso grupo?

Atualmente com a conquista de um endereço fixo e reuniões regulares, temos uma proporção aproximada de 20% de irlandeses, 15% de outros países e 65% de brasileiros.

Esperam o surgimento de outros núcleos para manterem intercâmbio?

Sim, com certeza, torcemos para que isto aconteça.

Vocês tem recebido oradores de outros países?

Sim, temos recebido alguns oradores. Dentre eles podemos relacionar Divaldo Pereira Franco, Dr. Carlos Roberto, da AME-Associação Médico Espírita, Franziska Kranz, da Alemanha, Vanessa Anseloni, dos Estados Unidos e Dr. Andrei Moreira, do Brasil. Já estamos trabalhando com a perspectiva de que outros convidados venham nos visitar no primeiro semestre de 2012.

Quais as atividades em andamento e as programadas?

Às quartas-feiras temos os grupo de estudos mediúnicos; às sextas-feiras o grupo de estudos sistematizados do Evangelho e, aos domingos, palestra proferida por um membro do nosso grupo ou algum convidado. Ao final da palestra temos a transmissão de passes.

Aos domingos os trabalhos são divididos em reuniões que contemplam o português, o inglês e está aberta para outras línguas como polonês, francês e espanhol. Fazemos um rodízio onde quinzenalmente temos como fixa as reuniões em inglês e nos intervalos intercalamos com uma outra língua. Assim conseguimos atender as pessoas das variadas culturas.

Grande público na palestra de Divaldo Pereira Franco em 9 de maio de 2011

Os irmãos Bruna e Stevan Bertozzo

Stevan Bertozzo (D) com o irmão Fillipe

Silvia (mae), Cris, Stevan, Pai e Raquel (esposa do pai

Stevan Bertozzo

Stevan Bertozzo

Stevan Bertozzo com os irmãos Bruna e Caio

Stevan e Cristiane na Torre Eiffel em Paris

Stevan, o quarto a partir da esquerda, de pé, ao lado da oradora Vanessa Anseloni, brasileira residente nos EUA

O grupo no piquenique da páscoa

O grupo participando de piquenique na páscoa

Turma 1 do ESDE (Road Map) 05/03/2010

Stevan na abertura da conferência por Divaldo Pereira Franco

em 9 de maio de 2011


Os trabalhadores do SSI com Divaldo Pereira Franco em 9 de maio de 2011.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.