BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Kardec e a responsabilidade social e ambiental



Wellington Balbo



Por longos séculos subestimamos a natureza, aproveitamos todos os seus recursos, sem nada, ou quase nada oferecer em troca, foi uma relação unilateral, onde exploramos com ímpeto suas benesses a pretexto de progresso.

Na questão social, por egoísmo alimentamos uma sociedade voltada à satisfação de nossos desejos, criando uma massa de excluídos, que como a natureza, agora também se rebela contra nós, pagando nossa indiferença com a lamentável moeda da violência. Somos, pois, forçados a reconstruir nossa sociedade, não apenas ofertando o que está “sobrando em nossas mesas”, mas criando mecanismos para que essas pessoas se tornem autônomas e independentes, podendo assim, seguir seu caminho, em paz.

Com relação à natureza, nos vemos na necessidade de lhe restituir o que tiramos desmedidamente. É como diz o ditado popular: “Um dia da caça, outro do caçador”. Nada mais é do que a lei de causa e efeito funcionando de maneira perfeita e justa, o abuso de hoje fatalmente desemboca na escassez do amanhã. Muitos equivocadamente julgam que a rebelião da natureza é punição divina. Nada disso, ao contrário, a rebelião da natureza trata-se de educação divina, porque o que ocorre é de fato um educar nossas ações em torno de uma postura saudável para com o meio onde vivemos.

Essa questão do respeito ao meio onde vivemos é ampla, e vai além de apenas respeitar o habitat natural. Não jogar lixos nas ruas, não poluir os rios, não misturar lixo orgânico com reciclado se constitui no que apenas NÃO DEVEMOS FAZER. No momento, agir é imperioso, ou seja, além de Não Agredir o habitat natural, precisamos restituir, e de certa forma, “reconstruir a natureza”, reciclando nossos hábitos.

Em “ O Livro dos Espíritos”, parte 3 – Cap 1 – “Lei Divina ou Natural” , encontramos a famosa questão de nº 642, onde Kardec questiona os mentores espirituais:

642 Basta não fazer o mal para ser agradável a Deus e assegurar um futuro melhor?

Não. É preciso fazer o bem no limite de suas forças, porque cada um responderá por todo o mal que resulte do bem que não tiver feito.

A resposta é de uma amplitude ímpar! Fazer o bem equivale a se movimentar, agir e trabalhar no bem em todas as esferas de atuação que estivermos inseridos.

Por exemplo, você costuma se preocupar com a procedência dos produtos que adquire? Costuma verificar se a empresa da qual você é costumeiro cliente desenvolve produtos que respeitam o meio ambiente? Será que pagando mais barato em determinado produto não estamos patrocinando a mão de obra infantil, o trabalho escravo, a poluição do planeta e o desrespeito a nosso habitat natural?

Pesquisa realizada pelo Procon de São Paulo mostra que 43,88% das pessoas não levam em conta se a empresa fabricante do produto tem preocupação social ou ambiental.

Na Europa e Estados Unidos a consciência é um pouco maior, com 50% das pessoas afirmando que pagam até mais caro para obter produtos de empresas que zelam pelo social e meio ambiente.

Ah, mas a questão do preço a nível Brasil é um problema que enfrentamos: o preço dos produtos que trazem a responsabilidade social e ambiental estampados em suas marcas é mais elevado do que os produtos convencionais. Para o padrão norte americano e europeu isso não é problema, porém, para o Brasil é. Como fazer alguém que ganha pouco pagar mais caro por um produto?

Só há um caminho: fazer com que os produtos com o selo de responsabilidade social e ambiental cheguem ao consumidor em igualdade de condições com os produtos convencionais.

Para isso, necessitamos prestigiar as empresas que têm a postura de respeitar o meio ambiente e desenvolver algo pelo social. Nesse particular, por hora, a classe um pouco mais abastada de nosso país pode desenvolver papel fundamental. Já que há uma tranqüilidade financeira, pode privilegiar com maior constância as empresas que zelam pelo social e pelo meio ambiente, esse prestígio redundará em maior produção desses bens, e, conseqüentemente, sua gradual popularização e a natural substituição dos produtos convencionais.

Outro ponto importante é a divulgação dos produtos que trazem uma maior preocupação com o meio ambiente. È preciso trabalhar com afinco fazendo um marketing eficaz em torno deles, chamando à atenção do consumidor para os benefícios que são por eles trazidos.

O consumidor tem de se conscientizar de que sua preferência por produtos com responsabilidade social e ambiental têm a força de fazer as empresas desenvolverem políticas nesse sentido. Muitas já vêm trabalhando para isso, porquanto, a mentalidade do consumidor vem se ampliando, e empresas que quiserem permanecer no mercado terão de se adequar as novas exigências dos consumidores conscientes do papel devem desempenhar na sociedade.

Os desmandos, o abuso de poder, o desrespeito a natureza, só imperam porque não há manifestação do bem. Os bons se calam, enquanto os “temporariamente maus” são audaciosos. Os bons dizem amém, enquanto os “temporariamente maus” agem.

Se adquirimos bens que são fruto de furto, estamos alimentado a violência. Se adquirimos produtos de empresas que não respeitam o meio ambiente, estamos alimentando a poluição de nosso planeta.

Por isso, se faz mister agir, pensar na vida com uma visão sistêmica, abrangente, porque nossa omissão pode custar caro a nós mesmos.

Pensemos nisso.

PALESTRAS COM AGNALDO PAVIANI SÃO PAULO E SÃO BERNARDO DO CAMPO

TEM ALTERAÇÃO EM RELAÇÃO AO INTERIORMENTE DIVULGADO



AGENDA DE PALESTRAS COM AGNALDO PAVIANI EM S.PAULO

Após o evento haverá venda de livros, DVDs e CDs e sessão de autógrafos



Agnaldo Paviani é médium, orador espírita, palestrante e autor de 12 livros psicografados por diversos autores espirituais. É dirigente do Centro Espírita Caminho de Damasco e da Creche Caminho de Damasco na cidade de Votuporanga/SP. Apresenta o programa FALANDO FRANCAMENTE na Rádio BoaNova toda sexta-feira às 16h00. Visite o site www.agnaldopaviani.com.br

AGENDA DE DEZEMBRO 2009


5ª feira

03

21h00

Centro Espírita Bênção de Paz

R Renato Rinaldi, 517 - Vila Carrão

6ªfeira 04

20h00

Núcleo Espírita Redenção

R Minerva N. 102-108 Perdizes

Sábado

05

20h00

Grupo F.E. João Ramalho

Rua Carlos Mieli, 154 Vila Olga

São B. do Campo

(Informações por email de Regina Bachega)

INFORMAÇÃO DA FEIG - Fraternidade Espírita Irmão Glacus

Queridos irmãos e irmãs, não percam nesta semana no novo site da FEIG o texto de Walter Barcelos, “Ensinar amando”. Nele o autor nos fala que “quem ensina e serve com Jesus doa amor no olhar, nas palavras, explicações, emoções, diálogos, gestos, conduta e atitudes”.

Confiram também informações sobre a evangelização infantil, uma importante tarefa na Casa de Glacus.

Acesse www.feig.org.br e fique por dentro dessas e de outras novidades!

(Informação recebida por email)

PALESTRA COM EDSON AGUILLERA FERNANDES NO SEOB SÃO CARLOS, SP


clique na imagem para ampliar

CORAL AMORIZANDO NA S.E. O CONSOLADOR JANDIRA, SP

CONVITE MARAVILHOSO.



No dia 06 de dezembro,das 9:00 as 10:00 hs. da manhã (domingo) teremos na Sociedade Espírita O Consolador, em Jandira,a apresentação do Coral Amorizando da cidade de Osasco. Venha e traga toda a família, convide os amigos e venha passar momentos maravilhosos conosco.



Por favor nos ajude a divulgar.



Jaci Gonçalves de Almeida.

tel.: 4269-0800 / 7283-7579 / 6455-0758



(Informação por email de Jaci Almeida)

PALESTRAS COM O ORADOR MANOLO QUESADA SÃO PAULO E REGIÃO


MANOLO QUESADA

AGENDA DEZEMBRO 2009
(11) 5611-4554 / 6421-7711



02/12 – 20h00 (quarta)

Núcleo Espírita Aldeia de Luz

Avenida dos Patos, 155

Aldeia da Serra – SP

Pense Bem... Viva Bem



04/12 – 20h00 (sexta)

Fraternidade Espírita Auta de Souza

Rua Loefgreen, 1428 – Vila Clementino

São Paulo – SP

Otimizando Relações Familiares



05/12 – 17h00 (sábado)

Instituição Espírita Seara de Jesus

Rua Júpiter, 16 – Jd. Novo Embu

Embu – SP

Otimizando Relações Familiares



05/12 – 19h30 (sábado)

Fraternidade Espírita Gina

Alameda dos Imarés, 546 – Moema

São Paulo – SP

As Potências da Alma



06/12 – 9h30 (domingo)

Centro Espírita Estudo e Meditação

Rua Jaboticabeiras, 148 – Gopouva

Guarulhos – SP

Otimizando Relações Familiares



09/12 – 19h30 (quarta)

Lar Espírita Caminho da Verdade

Rua Eugênia de Carvalho, 136 – Vila Matilde

São Paulo – SP

Ter ou Ser... Fique Com os Dois



10/12 – 20h00 (quinta)

Grupo Assistencial Sem Fronteira

Rua Frei Durão, 579 – Ipiranga

São Paulo – SP

Otimizando Relações Familiares



15/12 – 9h00 (terça)

Núcleo de Espiritismo Meimei

Rua Jasmin, 120

Taboão da Serra – SP

Pense Bem... Viva Bem



(Informações por email de Regina Bachega)

SEMINÁRIO SOBRE MEDIUNIDADE COM EDGAR MIGUEL BAURU, SP

CONVITE IMPERDÍVEL


“REUNIÃO MEDIÚNICA”

- com ênfase na Doutrinação –


Seminário voltado aos integrantes de

Reunião Mediúnica e estudiosos da Mediunidade

Expositor: Edgar Miguel

Data: 05/12/2009

(sábado, das 14 às 18h)


EVENTO GRATUÍTO

(Não há necessidade de inscrição)


Local: CE Menino Jesus

(Rua Primeiro de Maio, 13-56, Bela Vista - BAURU)

Por favor, divulguem...

REUNIÃO NO NÚCLEO ESPÍRITA UNIVERSITÁRIO/UERJ RIO DE JANEIRO

DIVULGAÇÃO

TODA QUARTA / 12h30mim - REUNIÃO NEU / UERJ

NESTA QUARTA-FEIRA, 02 DE DEZEMBRO DE 2009, HAVERÁ REUNIÃO DO NEU (NÚCLEO ESPÍRITA UNIVERSITÁRIO) / UERJ (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 524 - MARACANÃ).

NA SALA 9.038F (NONO ANDAR). ÀS 12 HORAS. PAVILHÃO REITOR HEITOR LIRA FILHO.

ESPERAMOS À TODOS.

(Informação recebida por email de neuuerj@yahoo.com.br)

PINTURA MEDIÚNICA COM MARILUSA VASCONCELLOS SÃO PAULO


clique na imagem para ampliar

XXII ENCONTRO PARA ESTUDO DA CIÊNCIA ESPÍRITA POÇOS DE CALDAS – MG

Aconteceu na cidade mineira de Poços de Caldas, nos dias 27,28 e 29 de novembro, sob a coordenação de Sônia Sarti, fundadora e dirigente da Sociedade Espírita Allan Kardec, o XXII ENCONTRO PARA ESTUDO DA CIÊNCIA ESPÍRITA, que já se tornou um encontro tradicional entre os espíritas de todo o Brasil.

Estiveram participando do evento 1.500 pessoas ( número limitado), pois o espaço utilizado neste ano (a URCA) não comportava mais do que este número de participantes.

Centenas de interessados ficaram sem participar, pois deixaram para fazer inscrição de última hora. No ano que vem, possivelmente, será no Palace Casino como aconteceu nos anos anteriores. Um espaço para atender até 2.000 pessoas.

O encontro teve como abertura, um espetáculo teatral com a apresentação da peça O Amor jamais te esquece, emocionando a todos os presentes.

Em todo o evento foram ministradas trinta e cinco palestras, onze oficinas, várias apresentações musicais e uma de pintura mediúnica com José Medrado - BA.

Impressionou-nos a todos, a organização do evento, a beleza do local e o empenho de todos os colaboradores do SEAK, os quais parabenizamos com as nossas almas agradecidas.

















Fotos:

Decoração da recepção; Jamiro Filho, Ismael Batista, Allan Vilches e Kaus Mascarenhas; Severino Celestino e esposa; Wladimyr Sanches; Sonia Sarti e José Medrado; Alamar Regis, Dr. Sérgio Felipe de Oliveira; Dra Hebe, Wladimyr Sanches, Humberto Pazziani, Jamiro Filho, Severino Celestino e Ismael Batista; Dra Hebe Lagui, esposo e Sonia Sarti; José Medrado; Ismael Batista e Dr. José Carlos de Lucca; Dr. Sérgio Felipe, Humberto Pazziani e Ismael Batista; Clayton Levi, Elidia Levi e Família; parte do público.

NOTICIAS DA MARILIA ESPÍRITA

Olá, amigos.

Muita paz.


6º ENCONTRO DE PRESIDENTES. Na última quarta feira, 25 de novembro, 20 horas, na União Espírita João de Camargo, a USE Marília realizou o 6º ENCONTRO DE PRESIDENTES, com a presença de 11 casas espíritas. Na reunião, a USE comunicou que para o próximo ano está programado o 1º Fórum sobre o Centro Espírita, com o tema central: "Um olhar sobre o Preconceito", no dia 28 de fevereiro; e a realização da 2a. Feira do livro espírita Chico Xavier, de 03 a 11 de abril, no Shopping Esmeralda. As fotos do encontro podem ser visualizadas acessando: http://picasaweb.google.com.br/donizete.pinheiro/6EnconPres?authkey=Gv1sRgCN7e1O-l_JeUdg#



COMUNIDADE EURÍPEDES BARSANULFO. Em dezembro, a COMUNIDADE EURÍPEDES BARSANULFO estará homenageando o "aniversariante do mês", com o ciclo de palestras: "E para nós, onde nasceu Jesus?", com a seguinte programação:



05/12, 20 horas
Expositor: Alexandre Perez
Tema:"Jesus, o Mestre dos mestres"



12/12, 20 horas
Expositor: Agrício Antonio de Almeida
Tema: "E para nós, onde nasceu Jesus?"



19/12, 20 horas
Expositor: Edson Toledo Silvério
Tema: "O Cristo e a cruz"



LAR AMÉLIE BOUDET. O 8º FESTIVAL DA PRIMAVERA, ciclo de palestras em comemoração ao 53º aniversário de fundação do Lar Amélie Bouder e 214º aniversário de nascimento de sua patrona, finda no próximo sábado, dia 05, 20 horas, com a palestra de ROOSEVELT ANDOLPHATO TIAGO, sobre o tema: Os Trabalhadores do Senhor



UNIÃO ESPÍRITA JOÃO DE CAMARGO (reiterando). No dia 12 de dezembro/2009, no Espaço Cultural de Marília, localizado na Av. Sampaio Vidal pròximo ao Correio, a instituição participará da mostra social promovida pelo Senac, vendendo artesanatos, doces e salgados. Será da 14:00h ás 22:00h.



CARAVANA PARA O CONGRESSO EM BRASÍLIA. O casal Maria Thereza e José Aurélio, do Centro Espírita Luz e Verdade, que está organizndo caravana para o III Conresso Espírita Brasileiro, e 100 anos de Chico Xavier, em Brasilia-DF, em abril de 2010, comunica que tem ainda dez vagas. Os interessados poderão manter contato pelos telefones: (14) 3454-6226 e 9162- 6747 e 9797-4112.



CENTRO ESPÍRITA LUZ E VERDADE. No dia 05, sábado, às 20 horas, palestra com José Maria Souto Netto, sobre o tema: Código Penal da Vida Futura.



NOTÍCIAS DO BRASIL



PROGRAMA TRANSIÇÃO. No próximo programa Transição, dia 06/11/2009, 15 horas, pela Rede TV, o convidado será Nanci Puhlmann, abordando o tema: Espiritismo e Reabilitação.



POMPÉIA. Nesta segunda-feira, 30.11, 20 horas, no Centro Espírita Cairbar Schutel, de Pompéia, Donizete Pinheiro fará palestra sobre o tema: CAUSA E E FEITO.



PARA OUTRAS INFORMAÇÕES, acesse:

www.mariliaespirita.jor.br

MULTIPLICADOR OFICIAL DA REDE. Encaminhe esta REDE aos seus amigos. Envie para nós o número de pessoas para as quais você retransmite. Precisamos fortalecer esse ideal.

Abraços,


Donizete

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA RICHARD SIMONETTI


RICHARD SIMONETTI



Entrevista com Richard Simonetti, residente na cidade de Bauru, SP que nos fala sobre sua vida e sua atuação no Movimento Espírita. Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Richard Simonetti é de Bauru, Estado de São Paulo. Nasceu em 10 de outubro de 1935. Filho de Francisco Simonetti e Adélia M. Simonetti. É casado com Tânia Regina M. S. Simonetti. Tem quatro filhos: Graziela, Alexandre, Carolina e Giovana.



Você é espírita desde quando?

Tive a felicidade de nascer em lar espírita. Nunca serei suficientemente grato ao Céu por permitir-me caminhar de olhos abertos, desde cedo, embora consciente das responsabilidades inerentes a essa condição, porquanto, como ensinava Jesus, muito se pedirá a quem muito recebeu.



Como se iniciou na tribuna espírita?

Foi em 1957, convocado pelo então presidente do Centro Espírita Amor e Caridade, de Bauru, do qual participo até hoje, senhor Homero Escobar. Lia e comentava o livro Alguém Chorou por Mim, de Fernando do Ó. Mais lia do que comentava, torcendo sempre para que temporais desabassem sobre a cidade, pouco antes da reunião, retendo os frequentadores em casa. Quanto menos gente, menor a tremedeira. Com o tempo fiquei sem vergonha.



E na literatura?

Em 1963 cometi um artigo, intitulado Medicina Pioneira, e o remeti ao Dr. Wantuil de Freitas, presidente da Federação Espírita Brasileira. Para minha surpresa foi publicado pela revista Reformador. Foi um grande estímulo para que eu continuasse a cometer literatura, buscando aprender e melhorar sempre. Às vezes duvido que isso esteja acontecendo, porquanto, após 47 livros publicados, noutro dia uma senhora, que leu quase todos, enfatizou que o seu preferido é Para Viver a Grande Mensagem, o primeiro, publicado pela FEB em 1970. Ao que parece, não aprendi nem melhorei muito.



Poderia falar algo de sua participação no movimento espírita?

Estou integrado no CEAC desde 1956. Participei de 1964 a 1994, da USE-Baru, como diretor do departamento de divulgação. Foi de minha iniciativa o Clube do Livro Espírita de Bauru, instalado pela USE em 1970. Liderei uma campanha de multiplicação dos CLEs em todo o Brasil, em 1976, com anúncios publicados em jornais e revistas espíritas. O título da campanha era muito sugestivo: O Ovo de Colombo, com um livreto de orientação distribuído aos interessados. Enfatizava-se ser algo tão simples, tão produtivo, que era supreendente as cidades ainda não terem colocado em pé esse ovo prodigioso. Na época contabilizamos perto de 200 cidades que aderiram, em todo o território nacional. Hoje há um número bem maior. O CLE é um maravilhoso veículo de disseminação do livro espírita, à mão cheia, como diria Castro Alves.



E na prática mediúnica?

No CEAC temos 75 grupos mediúnicos. As pessoas assombram-se com esse número. É que temos um sistema de formação de grupos a partir de curso de Espiritismo e Mediunidade, de dois anos. Ao final forma-se um grupo mediúnico com os participantes do curso. Sou monitor de vários grupos, pois entendo que a prática mediúnica é o aspecto sagrado do Espiritismo, por onde Kardec recebeu as informações que fundamentaram a Doutrina Espírita. Sempre enfatizo que todo espírita deve participar de reuniões mediúnicas, até mesmo para que receba ajuda espiritual mais efetiva. E também para que esteja sempre atento ao imperativo da reforma íntima, mirando-se nos sofredores do Além, não raro religiosos distraídos dessa necessidade.



Quem o acompanha sabe que você, além de escrever livros, dirigir instituições espíritas, fazer viagens de palestras no Brasil e exterior, escreve para diversos periódicos. Quais são?

Além de entrevistas e colaborações eventuais, escrevo regularmente para a Folha Espírita, Revista Internacional de Espiritismo e Reformador. Neste último sou, provavelmente, o mais antigo colaborador. Há 46 anos aquela revista exercita a generosidade de publicar meus artigos. Faremos bodas de ouro em breve.



Como é sua rotina para dar conta de tudo isso?

Lembro a recomendação de Emmanuel a Chico Xavier, em relação ao seu trabalho. Enfatizou que ele teria sucesso se cultivasse a disciplina, envolvendo horários, assiduidade, pontualidade, perseverança… É o que procuro fazer, com horários e dias específicos para cada atividade, observados rigorosamente. Como estou aposentado, o Espiritismo é hoje a minha profissão, remunerada com bônus hora. Algo que não me cansa, já que quando temos prazer no que fazemos, estamos sempre nos divertindo.



Sei que você já enfrentou enfermidades graves. Como tem lidado com elas? Atrapalharam suas atividades?

Considerando que tais doenças são tratamentos de beleza para o Espírito, não há por que esmorecer. Deixam suas marcas, mas nada que nos impeça de seguir em frente, com a consciência de que nunca nos faltará a proteção dos benfeitores espirituais. Lembrando Paulo de Tarso, devemos regozijar-nos sempre, mesmo diante das dores do Mundo. Afinal sofremos bem menos e recebemos bem mais apoio do que merecemos.



Poderia nos contar algo pitoresco em suas andanças como orador?

Eu expunha sobre os malefícios do cigarro e do álcool, em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, enfatizando que abreviam a existência pelos comprometimentos físicos que impõem, quando um senhor pediu a palavra. Diante do público numeroso, falou alto e bom som: Olha, moço, eu bebo e fumo desde a adolescência, e estou com 90 anos, sem nenhum problema de saúde! Restou-me dizer que não há regra sem exceção. Realmente, perto de um por cento da população é bem menos afetada pelo fumo e pelo álcool.



Qual o último livro publicado e quais as perspectivas futuras como escritor?

O último ainda não foi publicado, só após o óbito. O mais recente é Bem-aventurados os aflitos, uma abordagem do capítulo V, de O Evangelho segundo o Espiritismo. O próximo, 48º, será de comentários em torno do Centro Espírita. Se viver mais uns 150 anos chegarei perto dos 412 de Chico Xavier.



Há livros vertidos para outros idiomas?

Há alguns vertidos para o italiano, o francês, o inglês, o espanhol e o alemão. Há perspectivas para o russo.



Como vê a performance do Espiritismo no Brasil e no Mundo?

Como idéia o Espiritismo vai muito bem no Brasil. Aproximadamente metade da população aceita a reencarnação e a comunicação com o mundo espiritual. Como movimento ainda vamos devagar. Falta um maior envolvimento dos Espíritas com a divulgação da Doutrina. Na Europa, movimento espírita dos nativos só em Portugal e na Espanha, ainda insipiente. Nos outros países é feito por brasileiros, heróicos desbravadores que lutam com imensa dificuldade. Assim é também na América do Norte. Mas considero, conforme Léon Denis, que o Espiritismo não será a religião do futuro, mas o futuro das religiões. Princípios como Reencarnação, Ação e Reação e Mediunidade fatalmente serão assimilados por todas as religiões, já que exprimem leis divinas.










FOTOS: pais: Francisco Simonetti e Adélia M. Simonetti; com 1 ano de idade; Richard com 2 junto ao irmão Roberto de 7; aos 6 anos com a avó Helena; aos 18 anos se formando em Técnico de Contabilidade e aos 35 anos ; capa do livro Quem tem Medo da Morte? em alemão.

PALESTRAS COM AGNALDO PAVIANI SÃO PAULO E SÃO BERNARDO DO CAMPO

AGENDA DE PALESTRAS COM AGNALDO PAVIANI EM S.PAULO

Após o evento haverá venda de livros, DVDs e CDs e sessão de autógrafos



Agnaldo Paviani é médium, orador espírita, palestrante e autor de 12 livros psicografados por diversos autores espirituais. É dirigente do Centro Espírita Caminho de Damasco e da Creche Caminho de Damasco na cidade de Votuporanga/SP. Apresenta o programa FALANDO FRANCAMENTE na Rádio BoaNova toda sexta-feira às 16h00. Visite o site www.agnaldopaviani.com.br

AGENDA DE DEZEMBRO 2009

5ªfeira

03

14h30

Centro Espírita

Manoel Bento

Rua Alfredo Puyol, 77 Santana

5ªfeira 03

21h00

Centro Espírita Bênção da Paz

R Renato Rinaldi, 517 - Vila Carrão

Sábado

05

15h00

Grupo F.E. João Ramalho

Rua Carlos Mieli, 154 Vila Olga

São B. do Campo

Domingo

06

09h00

às

12h00

Núcleo Fraterno Samaritano

Rua Barão de Tatuí, 395

Santa Cecília

Ação das Trevas nos Grupos Espíritas


SHOW BENEFICENTE COM O CANTOR BRUNO DE LA ROSA SANTO ANDRÉ, SP

A COMISSÃO ORGANIZADORA DESTE EVENTO:

JOSÉ MARIA MEDEIROS....INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL LAR ALBERT SCHWEITZER...
DELMO..............................LAR NOSSO RECANTO
JESUS NO LAR................ROSINHA
E OS VOLUNTÁRIOS.....ADEMIR E EVANDRO

CONVIDAM VCS MAIS UMA VEZ A PARTICIPAREM DESTE EVENTO.

Dia: 06/12 – domingo, 19h

Show “O QUE VEM POR AÍ”, com BRUNO DE LA ROSA

Local: Primeiro de Maio Futebol Clube

Endereço: Av. Portugal, 79, Centro, Santo André-SP - Tel: (11) 4993-7100 - Santo André – SP

Ingresso: R$ 30,00

(Informações por email de ademir mendes)

PALESTRA NA SOCIEDADE ALLAN KARDEC DE ESTUDOS ESPIRITA BIRIGUI, SP

REGISTRO POR CIDINHA MICHELIN



Ismael Gobbo proferiu palestra neste domingo 29/11 desenvolvendo o tema com datashow “Chico Xavier, o homem e a obra”. Também se apresentou o Coral Kardecanta regido pela presidente da casa Rita Bonfim.








COMEMORAÇÃO DOS 9 ANOS DO CAPAF GUAIANAZES, SÃO PAULO

FOTOS POR TERESA PENTEADO


Foi comemorado na manhã deste domingo 29/11, o aniversário do CAPAF - Casa de Apoio e Passagem Anália Franco (Guaianazes), que faz parte do Paz e Amor em Jesus (bairro do Tatuapé), os 9 anos de sua fundação.

Estiveram presentes diretores das duas instiutições, convidados e assistidos.

O evento contou com palestra, música e dança artistica a saber:

Palestra

expositor Plínio B. Penteado Jr.

tema: Não misturar o mal com o bem!

música

Grupo Vocal Reencontro

dança artistíca com o tema: "Como é difícil dizer adeus".

Raquel e Danieli



(Informação e fotos recebidas por email de Plínio Penteado Jr)







FOTOS:

Público; Grupo Vocal Reencontro; Raquel e Daniele;

Plínio B.Penteado Jr; Plinio, Teresa Penteado e dirigentes do Capaf


PALESTRA, MÚSICA E PINTURA MEDIÚNICA NO MARIA BENTA SÃO PAULO

Queridos Amigos,



A Maria Benta tem o prazer de convidá-los para uma apresentação de Pintura Mediúnica, acompanhada de Palestra, com Claudia Rosa, amanhã, dia 30 de novembro de 2009, às 20:00h, em nossa sede situada à Rua Vieira Portuense, 341, Jardim Oriental, Jabaquara. (trav. da av. engº Georges Corbisier), e próxima da Estação do Metrô Jabaquara.



A parte artística ficará a cargo do músico Itamar Santiago.



Estacionamento em frente à Maria Benta, com segurança inclusive.Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone da Maria Benta: 5012-4474, ou via e-mail: jrezala@terra.com.br.





SUPERINTERESSANTE



Veja matéria publicada sobre nossa convidada na Superinteressante, nº 252, de maio/2008. http://super.abril.com.br/religiao/mediuns-447506.shtml



FLORES ESPIRITUAIS



Além da beleza das cores e do exotismo das plantas e flores, muitas vezes surgem aspectos transcendentais, trazendo mescladas com as mesmas figuras de pessoas desencarnadas ou ainda vivas.



Representam às vezes cenas espirituais, passagens evangélicas ou personagens bíblicos, sendo que estas imagens podem ser vistas por qualquer pessoa independente de seu credo religioso, nem necessitando de mediunidade de vidência.



Além disso, cresce também a finalidade curadora das pinturas mediúnicas!



A médium Claudia Rosa de Arruda Ferreira conta que desenvolve esse trabalho há 35 anos. "Eu apenas acompanho a obra e os artistas regem as minhas mãos". Claudia acredita na divulgação da Doutrina através da arte, mas salienta que "sempre se faz necessário o estudo Doutrinário". Ela lembra que este trabalho não deve ser feito como espetáculo, como um evento isolado. "Deve sempre ser feito dentro do trabalho espírita”, enfatiza Claudia, que pinta com as pontas dos dedos.



Ressalte-se que a apresentação da nossa convidada Claudia Rosa é totalmente gratuita, e nem mesmo o material empregado na Pintura Mediúnica é cobrado.Todo o produto do seu trabalho é doado para as Casas Espíritas.



Claudia Rosa também executa Pintura Mediúnica na contra-capa de livros, que, desta forma, tornam-se ainda mais ricos e valiosos, tornando-se presentes inesquecíveis.



Observação: Será sorteada uma tela gratuita entre os presentes, sendo que as demais telas serão vendidas ou rifadas e a renda revertida para obras assistenciais.





PALESTRA



Nosso convidado Sr. João, falará sobre um tema evangélico durante a sessão de pintura mediúnica.



Abraços fraternos,



Todos nós da Maria Benta.



(Informações por email de Jorge Rezala)

PALESTRAS NO SEARA ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS CAMPINAS, SP

AMAR SE APRENDE AMANDO



Dia 06 de DEZEMBRO de 2009 (domingo)

Às 10:00 horas



com exposição de



ADEILSON SILVA SALLES



Expositor e escritor espírita, membro da Casa Espírita Fé e Amor e Grupo de Estudos Espíritas O Consolador, Guarujá, SP



COMO BEM APROVEITAR A EXISTÊNCIA



Dia 13 de DEZEMBRO de 2009 (domingo)

Às 10:00 horas



com exposição de



ISMAEL BATISTA



Consultor e palestrante motivacional, escritor, palestrante espírita há mais de 25 anos. Fundador da Fundação Espírita Bezerra de Menezes, e ex-Presidente do Centro Espírita André Luiz, em São José do Rio Pardo, SP.



CONSTELAÇÃO FAMILIAR



Dia 29 de DEZEMBRO de 2009 (domingo)

Às 10:00 horas



com exposição de



AUGUSTO CANTUSIO NETO


Engenheiro Civil e Trabalhador da Seara Espírita Joanna de Ângelis,em Campinas - SP



Local: Seara Espírita Joanna de Ângelis

Endereço: Rua Dr. João Keating, 107 – Botafogo

Campinas – SP

CEP 13070-230

Telefones: (19) 3213-0809 ou (19) 3213-7856

e-mail: searaespirita.angelis@bol.com.br




2º Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade LONDRES, UK

Nos dias 07 e 08 de novembro de 2009, a British Union of Spiritist Societies – BUSS e a Associação Medico-Espírita Internacional realizaram com sucesso o 2º Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade.

Estiveram presentes 217 participantes, com delegações do Brasil, Dinamarca, Irlanda, Suíça e Suécia e o evento ocorreu na Stratford Old Town Hall Londres e estiveram

Dentre os conferencistas brasileiros, estavam a Dra. Marlene Nobre, presidente da Associação Médico Espírita Internacional e da Associação Brasileira Médico Espírita; Dr. Júlio Peres, Dr. Sérgio Lopes, Dr. Alexandre Moreira Almeida, Médico Psiquiatra, Dr Sérgio Felipe de Oliveira e Dr. Fábio Nasri.

Já como convidados internacionais, estavam o Dr. Alan Sanderson, o Dr. Peter Fenwick e o Dr. Peter Fenwick, Membros do Royal College of Psychiatrists,

Os momentos musicais foram de rara beleza e ficaram sob a responsabilidade do músico britânico Tim Wheater, compositor premiado, flautista, vocalista... que a todos emocionou com sua música, assim como Diego Carneiro e Carla Ruaro que apresentaram belíssimas composições de Villa Lobos, uma homenagem ao cinquentenário da sua morte.



Além das brilhantes conferências, da música envolvente... ressaltamos que o sucesso do evento também ficou por conta do trabalho dedicado de mais de 50 voluntários que, com sorriso no rosto e amor no coração, trabalhou com afinco para que tudo saísse perfeito.



Cada participante recebeu um certificado assinado pessoalmente pelos dois co-host Dr Marlene Nobre e Dr Andrew Powell.

Este ano um público maior do que no ano anterior compareceu ao evento, o que representa um sinal de que estes Congressos estão tendo uma excelente repercussão.

Claudia Werdine claudiawerdine@hotmail.com








FOTOS:

Grupo de voluntários; Diego Carneiro e Carla Ruaro; sentados: Dr Peter Fenwick, Dra Marlene Nobre, Dr Alan Sanderson, Dr Fabio Nasri, Em pé: Dr Sergio Felipe de Oliveira, Dr Sergio Lopes, Dr Alexander Moreira, Dr Andrew Powell; Dra Marlene Nobre e Joca Dalledone, Presidente BUSS e Elsa Rossi, organizadora geral e Christopher Kinghorn, mestre de cerimônias.

domingo, 29 de novembro de 2009

FESTA PARA AS CRIANÇAS NA CASA DA CARIDADE ARAÇATUBA, SP

REGISTRO COM TEXTO E FOTOS POR CIDINHA MICHELIN


Na tarde deste sábado, 28/11, em ambiente de muita descontração foi apresentado ao público infantil que freqüenta a Casa da Caridade algumas atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros de Araçatuba. A primeira delas foi a demonstração da roupa e demais equipamentos de uso pessoal que são utilizados no atendimento de pessoas em situações de incêndio. Depois foi demonstrado um atendimento a vítima que sofreu lesão corporal. Nesta fase, um garoto se apresentou como voluntário e representou o acidentado. Foi bastante interessante a demonstração pois a “vitima” recebeu atendimento completo, inclusive com a participação do Corpo de Bombeiros Mirim, chegando a dar um volta na viatura com sirene ligada, dando um toque todo especial ao trabalho desenvolvido. Antes da apresentação dos bombeiros houve festa para as crianças pelo encerramento do período de evangelização com distribuição de bolo, refrigerantes e guloseimas para elas e para os adultos presentes.