BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 12 de dezembro de 2010

Teatro “A Morte é uma Piada” São Paulo

(Informação repassada pela USE/SP)

Chico Xavier lidera Concurso “O Maior Brasileiro de Sempre”

VAMOS VOTAR

Promovido pelo dramaturgo, jornalista e escritor Aguinaldo Silva

Para votar acesse: http://www.aguinaldosilvadigital.com.br/2010/?page_id=27

Resultado dos 10 primeiros colocados às 8 hs desta sexta feira 10-12-2010

· CHICO XAVIER (37%, 174.793 Votos)

· SILVIO SANTOS (31%, 145.459 Votos)

· EDIR MACEDO (20%, 92.226 Votos)

· JORGE AMADO (3%, 15.892 Votos)

· ANITA GARIBALDI (2%, 10.193 Votos)

· PADRE CÍCERO (1%, 6.524 Votos)

· LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (1%, 5.235 Votos)

· CHICO BUARQUE DE HOLANDA (1%, 4.182 Votos)

· FERNADO HENRIQUE CARDOSO (1%, 3.290 Votos)

· CLODOVIL HERNANDEZ (0%, 2.069 Votos)

OBS: CONSTATAMOS QUE É POSSIVEL VOTAR MAIS DE UMA VEZ

CHICO XAVIER COM TRABALHADORES DO GRUPO ESPIRITA DA PRECE. FOTO ISMAEL GOBBO

O Cristo de Deus

Ele já houvera sido cantado por inúmeros profetas de Seu povo, que O designavam como o Messias, o Salvador.

Em torno de Sua figura, as mais variadas expectativas se construíam. As esperanças de uma nação, firme e sincera em sua fé monoteísta, aguardavam a Sua vinda.

Àquela época, longe se faziam os tempos dos profetas, e as bocas, desde há muito haviam se calado para as vozes dos céus. A águia romana, que dominava a tudo e a todos, fazia subjugados e servos.

Assim, não eram poucos aqueles que tinham na figura do Messias a concretização dos sonhos de libertação, de retomada da Terra Prometida a Moisés, a Canaã.

As expectativas em torno do Messias eram inúmeras, porém, todas de caráter temporal e passageiro, vinculadas às coisas do mundo.

Ele chegou, anunciando que Seu reino não era deste mundo. Embora não negando Sua realeza, desprezava os tesouros do mundo, alertando que esses a ferrugem corrói, a traça come e os ladrões roubam.

Afirmava ser a Luz do mundo, mas evitava o brilho vazio das coisas do mundo. Com a mesma naturalidade que travava reflexões profundas com sábios e estudiosos, falava à multidão iletrada e ignorante.

Era capaz de explicar as coisas de Deus ao Doutor da Lei que O interpelava, assim como aos simples pescadores que O escutavam.

Em uma didática perfeita, soube utilizar das coisas do cotidiano, como o grão de mostarda, a pedra do moinho, a figueira seca, para explicar profundos conceitos de vida.

Analisava as leis do Seu povo não com os olhos, que veem as letras, mas com o coração, que enxerga a alma, dando novo alento às dores e às provações da vida.

Dava pouca ou nenhuma importância à externalidade da fé, das ações e dos sentimentos, se esses não tinham sua nascente no coração, chegando a comparar alguns seres a sepulcros, caiados por fora, e cheios de podridão por dentro.

Alertava acerca dos perigos e desafios da vida, colocando-Se sempre como o Bom Pastor, a cuidar de cada uma das Suas ovelhas que o Senhor da Vida Lhe confiou aos cuidados.

Incitava ao progresso, comparando as criaturas ao precioso sal da terra e convocando-as à responsabilidade, a fim de que o sal não viesse se tornar insosso.

Ofereceu roteiro de felicidade e paz, ao cantar o poema das bem-aventuranças, oferecendo caminho seguro para seguir. Não mais a guerra, a vingança, a revolta, pois bem-aventurados serão os mansos, os pacíficos, os aflitos.

Disponibilizou-Se como servidor de todos, ao convidar a que a Ele se achegassem os cansados e aflitos, pois Ele lhes aliviaria as pesadas cargas e dores.

E, ainda hoje, Ele aguarda a decisão de cada um de nós, a segui-lO, tomar do Seu fardo que é leve e do Seu jugo que é suave.

Já se vão séculos desde que Sua voz cantou as Leis de Deus em perfeição, pelos caminhos da Palestina, encontrando eco em muitos corações que, ao longo da História, se deixaram imolar por amor do Seu nome.

Ele ainda aguarda pacientemente que o Seu verbo encontre ressonância em nossa intimidade, e definitivamente O aceitemos como Modelo e Guia para nosso agir.

Redação do Momento Espírita.

Em 09.12.2010.


PORTA DE DAMASCO NA MURALHA DE JERUSALÉM. FOTO MARGARIDA LOPES DE ARAUJO 10/2010

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Jesus prega por toda a Galiléia e cura muitos enfermos

Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.

E sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfernidades e tormentos: endemoninhados , lunáticos e paralíticos. E ele os curou.

E da Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e dalém do Jordão numerosas multidões o seguiam. (Mateus 5: 23 a 25)


Costa Mediterrânea em Cesaréia, Israel. Foto Margarida Lopes de Araujo 10/2010

Terapia das vivências passadas

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

Foto: http://scee-online.blogspot.com/2009/04/pinga-fogo-com-simonetti-na-sociedade.html

1 – O que é a TVP?

É a terapia das vivências passadas, envolvendo pesquisas em torno de experiências traumáticas ocorridas no passado próximo ou remoto; na existência atual ou anteriores. O objetivo é ajudar o paciente a lidar com os conflitos e fobias resultantes desses traumas, a partir de uma catarse.

2 – O que é catarse?

Ao recordar a situação dramática que motivou seu problema, experimentando as mesmas emoções, o paciente aprende a lidar melhor com ele, superando-o. Alguém tem irracional pavor de recintos fechados, a claustrofobia. Submetendo-se à TVP descobre que em existência anterior morreu emparedado (preso num cubículo sem portas ou janelas). Ao reviver aquelas emoções, tomando consciência da origem de seu medo, começa a vencê-lo. É a catarse.

3 –Freud praticava a TVP?

Freud, que desenvolveu a teoria das emoções reprimidas, tentou a hipnose, como caminho para liberá-las, mas desistiu, considerando algumas dificuldades: nem todas os pacientes são hipnotizáveis e poucos atingem o estado mais profundo de transe, necessário à regressão. E o fato de não reviverem conscientemente as experiências passadas impedia a catarse. Partiu para outros métodos, como a livre associação de idéias e a interpretação dos sonhos.

4 – Se não deu certo com Freud, por que dá certo com a TVP?

A metodologia é diferente. O paciente não é hipnotizado. Ele é conduzido pelo terapeuta a técnicas de relaxamento que o induzem a recordar, conscientemente.

5 – Se o esquecimento do passado é útil e necessário, na medida em que nos ajuda em vários aspectos, principalmente a superar paixões e fixações que precipitaram nossos fracassos no pretérito, não seria inconveniente a TVP?

A função da TVP não é desvendar existências pretéritas, mas ajudar o paciente a lidar com experiências que o traumatizaram. São flashs, não uma história completa, passível de causar-lhe embaraços.

6 – E quanto às fantasias do paciente, reportando-se a supostas experiências anteriores?

Em qualquer terapia psicossomática o terapeuta lidará com fantasias conscientes ou inconscientes do paciente. Compete-lhe treinar a habilidade de separar a realidade da imaginação.

7 – A TVP é uma terapia espírita?

É uma especialidade médica, a ser exercitada por profissionais de saúde habilitados. Começou com um grupo de médicos americanos, sem nenhuma vinculação espírita. Fazem sucesso os livros do Dr. Brian Weiss, que se reporta ao seu trabalho nesse campo. O terapeuta não precisa sequer conhecer o Espiritismo, embora venha a lidar com um de seus princípios básicos – a reencarnação.

8 – Tem futuro a TVP?

Sem dúvida. Ela se expande com grande velocidade, mundo afora, exercitada por psicólogos, psiquiatras e psicanalistas. Contribuirá decisivamente para o reconhecimento da reencarnação como lei natural.

Casas André Luiz pede ajuda para construção de novos ambulatórios São Paulo

Olá,

As Casas André Luiz estão buscando recursos e parceiros para a construção de novos ambulatórios para atendimento a deficientes mentais e físicos. O primeiro acontecerá na cidade de São Paulo, bairro de Santana.

Hoje 1.400 pacientes recebem atendimento. A instituição tem como meta atender 5.000 até 2012. Ajude a construir a possibilidade de milhares de deficientes e suas famílias a receberem tratamento, gerando qualidade de vida à sociedade. Muitos esperaram por esta oportunidade!

Uma forma de ajudar: no período de 25/11/2010 a 24/12/2010

Ligue 0500 010 0007 - R$ 7,00

0500 010 0015 - R$ 15,00

0500 010 0030 - R$ 30,00

0800 11 90 12 - Para doações acima de R$ 30,00 ou Depósito Bradesco Agência 3397-9

Conta Corrente 17020-8

Doe e seja um agente multiplicador dessa atitude! Faça como o cantor Leonardo e outros que estão conosco nesta empreitada.

http://www.youtube.com/watch?v=HKexYEucl9o

acesse banner eletrônico da campanha do 0500 http://www.casasandreluiz.org.br/informativo/0500-euajudoaconstruir/index.html

www.casasandreluiz.org.br

www.twitter.com/casas_andreluiz

_____________________________________

Assessoria de Comunicação do Conselho Doutrinário 011-2973-6579/80 centroespirita@nossolar.org.br

(Informação em email de CENL CASAS ANDRE LUIZ centroespirita@nossolar.org.br)

Palestra Musicalizada no Fraternidade Espírita Gina São Paulo

PALESTRA DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE 2010

(Informação em email de Márcia Valente)

IV Seminário Médico Espírita de Ribeirão Preto, SP

(Informação em email de Giovana Campos)

Palestra na FEESP abordará “Análise da presença de Jesus entre nós, os encarnados” São Paulo

(Informação em email de Camara federativa@feesp.org.br)

Show Beneficente com Margarete Áquila São Paulo

Dia 16/12 - quinta - 19h

Show beneficente

Margarete Áquila

Participação especial: Jorge Vercillo e integrantes da tribo Kariri-Xocó

O cantor, que recebeu duas indicações ao Grammy 2010, e a cantora, compositora e pesquisadora da musicoterapia fazem show beneficente para a tribo Kariri-Xocó, do município alagoano de Porto Real (baixo São Francisco).


Ingressos: R$15,00 mais 1kg de alimento não perecível a ser entregue no ato da compra.

(retirada de ingressos: a partir do dia 14/12, das 14h às 20h) -

Sala Adoniran Barbosa (631 lugares)

Veja também:

Vídeo sobre a tribo Kariri-Xocó

Site oficial de Margarete Áquila

Nota no site do cantor Jorge Vercillo sobre a participação no projeto

http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_musica_popular.asp

(Informação em email de Ademir Mendes)

Ciclo de Palestras na Comunidade Eurípedes Barsanulfo Marilia, SP

(Informação em email de Donizete Pinheiro)

Coral Infantil Vozes do Coração se apresenta Jales, SP

OLÁ CAROS AMIGOS E IRMÃOS.

Gostaríamos de convidar a todos para assistirem a uma apresentação do Coral Infantil VOZES DO CORAÇÃO, do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores.

Será no dia 16 de dezembro a partir das 20h, na Praça Dr. Euplhy Jalles, em Jales-SP.

A sua presença é um estímulo para estes pequeninos, que cheios de ensutusiasmo cantam com o coração.

VENHA PARTICIPAR DE MOMENTO BELÍSSIMO

Chico Xavier lidera Concurso “O Maior Brasileiro de Sempre”

VAMOS VOTAR

Promovido pelo dramaturgo, jornalista e escritor Aguinaldo Silva

Para votar acesse: http://www.aguinaldosilvadigital.com.br/2010/?page_id=27

Resultado dos 10 primeiros colocados às 17h 30min desta terça-feira 07-12-2010


OBS: CONSTATAMOS QUE É POSSIVEL VOTAR MAIS DE UMA VEZ


CHICO XAVIER. ARQUIVO GERALDO LEÃO, PEDRO LEOPOLDO, MG

Nesta sábado palestra Comemorativa em Santa Terezinha de Itaipu, PR

A oradora e presidente do CEAK

NESTE SÁBADO 11/12/2010

Local: CEAK - Centro Espírita Allan Kardec, de Sta. Terezinha de Itaipu (STI): Rua Padre Bernardo, 1444 - Centro de STI. O CEAK é filiado à Federação Espírita do Paraná desde 10/12/1985.

Expositora: Regina Baldovino (Presidenta do CEAK), palestra comemorativa pelos 25 anos da Instituição.

Data: 11/12/2010 (sábado).

Horário: 20h30m.

Tema: Uma Nova Era para a Humanidade (com base na conferência de encerramento de Raul Teixeira no 6º Congresso Espírita Mundial, da Espanha, e no lançamento: "Transição Planetária", ditado pelo Espírito Philomeno de Miranda ao médium Divaldo Pereira Franco).

Entrada: Franca e para todo o público.

Confraternização: Logo após a exposição.

SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS AO CEAK

(Informação e fotos em email de Enrique Baldovino)


O homem e o tempo

No mundo moderno, parece que o tempo é um artigo de luxo.

São constantes as reclamações a respeito de sua falta.

Muitos se dizem atarefados em excesso.

Incontáveis afirmam que o tempo parece passar cada vez mais rápido.

Envoltos em inúmeros afazeres, sentem-se autênticos reféns da vida.

Essa dificuldade humana para bem administrar o tempo não constitui algo novo.

O Espírito Emmanuel, mentor de Francisco Cândido Xavier, já tratou dela.

Certa feita, ele afirmou que o tempo não passa pelo homem, mas que o homem, sim, passa pelo tempo.

A diferença pode parecer sutil, mas é muito importante.

Quando se está parado e algo passa, surge uma certa sensação de lerdeza ou imobilidade, pois não se consegue acompanhar o que vai adiante.

O fenômeno apresenta-se diferente quando é o homem que passa e segue em frente.

Segundo o dizer de Emmanuel, é justamente isso que ocorre em relação ao tempo.

O homem é que se movimenta e direciona o seu viver, ao longo do tempo que lhe é dado.

Sendo assim, ele é quem dita o ritmo de sua vida.

Essa imagem feliz procura desvincular o ser humano de um sentir deletério em relação ao fenômeno temporal.

Ela busca capacitá-lo para viver em plenitude o momento presente.

Sem remorsos pelo que já foi.

Se erros foram cometidos, é necessário corrigi-los, mas de nada adianta escravizar-se ao passado.

Também evita ansiedades pelo que ainda será.

O importante é fazer o melhor no tempo presente.

Desfrutá-lo, em suas inúmeras possibilidades.

Ter ciência de que cabe ao homem disciplinar o próprio viver.

A mídia por vezes trabalha contra isso.

Ela passa a impressão de que o relevante é comprar muitas coisas, frequentar certos locais, distrair-se até a exaustão.

Habitualmente se afirma que o tempo é de ouro, ou que tempo é dinheiro.

Dependendo do enfoque, as assertivas são verdadeiras.

É preciso mesmo dar destinação útil ao próprio tempo.

Mas de forma equilibrada, sem se converter em escravo de atividades que se multiplicam de modo desnecessário.

E também sem se permitir torturar pelo que já foi ou pelo que virá.

Desfrutar o momento que se vive.

Se é horário de trabalho, trabalhar com serenidade, sem se angustiar pelo que ocorre em outros ambientes.

Em casa, desfrutar em paz da companhia da família.

Em momentos de estudo, apenas estudar.

Para viver em paz em meio às tormentas do mundo, é preciso tornar-se senhor do próprio tempo.

Eleger o que merece dedicação em dado instante e fazê-lo com serenidade.

Como disse Jesus, o dia de amanhã cuidará de si mesmo.

Se o hoje for bem vivido e aproveitado, certamente o amanhã será pacífico.

Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.

Em 07.12.2010.Clique aqui com o botão direito do mouse para baixar imagens. Para ajudar a proteger sua privacidade, o Outlook impediu o download automático desta imagem da Internet.

Jesus vai a um lugar deserto

Jesus por Maria Teresa Braga

Sendo dia, saiu e foi para um lugar deserto; as multidões o procuravam e foram até junto dele, e instavam para que não os deixasse. Ele, porem, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado. E pregava nas sinagogas da Judéia.

Ficheiro:Judea.jpg

Deserto da Judéia. Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Judea.jpg

Roteiro de apresentações do cantor Plínio Oliveira Dezembro de 2010

Plínio Oliveira. Foto Ismael Gobbo

Dias 07 e 08 - 20h30min - Araraquara/SP
Praça Pedro de Toledo
Show
"Natal da Paz com Plínio Oliveira e Grupo Sou da Paz Araraquara"

Dias 09 e 10 - 20h30min - Catanduva/SP
Fachada da FATEC
Show
"Natal 2010 com Plínio Oliveira e Grupo Sou da Paz Catanduva"

Dias 12 e 16 - 20h30min - Curitiba/PR
Clube Santa Mônica
Show
"Natal 2010 com Plínio Oliveira e Grupo Sou da Paz Curitiba"

Dia 22 - 19h30min - Iperó/SP
Show
"Natal 2010 com Plínio Oliveira e Grupo Sou da Paz Araraquara"

(Informação em email de André Gandolfo)

Visite o site A Voz do Espiritismo

Organizado por Nelson Custódio da Silva

2º. Encontro Estadual de Educadores Espíritas São Paulo

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

CONVIDA

EDUCADORES, EVANGELIZADORES, EXPOSITORES, DIRIGENTES E TRABALHADORES ESPÍRITAS

2° ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCADORES ESPÍRITAS

SEJA UM CONSTRUTOR DA NOVA ERA

Dia: 11/12/2010 - sábado

Hora: das 9 às 11h

Facilitadora: Adalgisa Balieiro (Diretora do Depto. de Educação da USE)

Local: Sede da USE – R. Dr. Gabriel Piza, 433 - Santana - São Paulo-SP

Concebido como uma NOVA ERA para o pensar da Humanidade, o Espiritismo cumpre sua tarefa junto àqueles que o estudarem, desarmados de idéias pré-concebidas e juízos pré-formados, porque Ele traz notícias de uma realidade na qual velhas maneiras de pensar e conceber o mundo não se encaixam. Desestabilizando concepções cristalizadas pelo tempo, o Espiritismo desafia o homem a construir novas realidades. Tarefa desafiadora, aceita por grande maioria, não pode servir de acomodação àqueles que dizem dele se beneficiar.

O Espiritismo exige dedicação reflexiva ao desdobrar, metodologicamente, em seus conteúdos, a proposta evangélica sem o que, lhe faltaria sentido ao que se propõe. Doutrina de Educação, o Espiritismo funda um novo espaço de viver, por isso é sempre uma opção ser espírita.

Se você está disposto a fazer essa opção aceite o convite para rever concepções, necessárias à sua compreensão.

SEJA UM CONSTRUTOR DA NOVA ERA

Informações e Inscrições gratuitas: Secretaria da USE Fone: 11 - 2950.6554 - e-mail: use@usesp.org.br / www.usesp.org.br

INSCRIÇÃO PARA O ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCADORES ESPÍRITAS, DIA 11/12/ 2010, DAS 9 ÀS 11 HORAS:

Ficha de Inscrição - copiar e colar se necessitar de mais fichas

Nome da Instituição:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

(Informação em email de Regina Bachega)

Pintura Mediúnica no C.E. José de Aguiar Luz e Caridade Mogi das Cruzes, SP



(Noticias em email de mition20@yahoo.com.br)