BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 12 de dezembro de 2010

Trabalhadora do C.E. Humberto de Campos realiza exposição Florações São Luis, MA

A paper designer Rosemary Araujo, trabalhadora do CEHC, estará em cartaz na Galeria Maggiorasca no período de 8/dezembro/2010 a 3/janeiro/2011. A mostra FLORAÇÕES, um misto de flores e orações, é composta de 20 quadros, todos com dimensão de 40x40cm e técnicas variadas da arte com papeis, trazendo diferentes versões para cada uma das dez orações escolhidas e decoradas com flores, numa celebração à prece e ao clima natalino.

Essa é a segunda exposição de Rosemary. A primeira foi realizada no Espaço de Arte do Fórum Astolfo Serra, do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, em setembro passado. A primeira coleção disponibilizada à apreciação pública traz orações como O Pai Nosso, do Amanhecer, Salmos e outras preces de adoração a Deus. “Esse trabalho está em harmonia com o período que estamos vivendo, a chegada do Natal. É uma celebração à vida, à amizade, ao amor”, comenta.

Servidora da Justiça do Trabalho do Maranhão há 19 anos, a piauiense Rosemary Araujo desenvolve seu trabalho atualmente no Centro de Memória e Cultura (Cemoc) e, desde 1997, dedica-se às artes com papel.

A paper designer é autodidata. Ela iniciou suas atividades na área de encadernação, criando peças de papelaria fina personalizadas, cartões de visita, convites e caixas decorativas. Ao longo do tempo, a artista encarou novos desafios, na busca constante de aperfeiçoamento. Hoje, passeia com domínio de manuseio e conhecimento prático pelas técnicas Embossing (permite a criação de diversas formas impressas em relevo no papel), Punch Art (arte decorativa com furadores artesanais de papel), Quilling (decoração com tirinhas estreitas de papel enroladas, formando figuras num design variado) e Scrap Decor (vertente da decoração de álbuns personalizados, adaptada à decoração), em variadas combinações.

O estudo faz parte do processo de amadurecimento artístico de Rosemary. Por meio de pesquisas constantes, experimenta novas possibilidades, conhece novos materiais, que vai combinando e inserindo em suas criações, tornando-as singulares e harmônicas. O estímulo para expor veio do reconhecimento de familiares, amigos, clientes e de outros artistas do papel, admiradores do trabalho de Rosemary.


Técnicas:

EMBOSSING = permite a criação de diversas formas impressas em relevo no papel, utilizando boleadores e moldes de stencil metálicos vazados com desenhos variados, podendo ser adicionadas cores e texturas ao desenho ou deixá-lo ao natural.
PUNCH ART = arte decorativa com furadores artesanais de papel. Há no mercado uma enorme variedade de figuras e tamanhos de furadores, e a combinação entre eles possibilita o desenvolvimento de criativas peças, mesmo para quem não domina a técnica. “Punch” (ou confete) é a figura que se extrai dos furadores.
QUILLING = há registros de que esta técnica tenha surgido por volta do Século XV, quando freiras francesas decoravam objetos religiosos utilizando “filigrees”, ou seja, tirinhas estreitas de papel enroladas, formando figuras num design variado. No Século XVIII, o trabalho em filigrees se tornou popular na Inglaterra, mas o nome "Quilling" só foi adotado quando a técnica se espalhou pelas colônias americanas, sendo esta nomenclatura utilizada porque os rolinhos eram feitos com penas de ganso – os "quills".
SCRAP DECOR = vertente do “scrapbooking” (decoração de álbuns personalizados), adaptada à decoração, sendo utilizada em objetos como quadros, porta-retratos, caixas, dentre outras infinitas possibilidades, combinando variados materiais, mas tendo o papel como matéria-prima.

Contatos:

98.9973.9934

artemagistra@gmail.com

http://artemagistra.blogspot.com

Serviço:
FLORAÇÕES, da paper designer Rosemary Araujo
Local: Galeria Maggiorasca (Av. Litorânea, 11 - Calhau - São Luís-MA)
Em cartaz de 8/dezembro/2010 até 3/janeiro/2011, com visitação das 16h às 23h, diariamente.

Luz e Paz!

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC
Av. Projetada, s/n - São Cristóvão II - São Luís-MA - 65.099-110
Tels.: 98.3236.6468 / 8117.7513 (falar c/Lourdes)
centroespiritahumbertodecampos@gmail.com

(Informação em email do CEHC)

0 comentários: