BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Um pouco da história do Anuário Espírita

Chico Xavier e Waldo Vieira nos EE. UU. e na Europa
Conclusão do texto iniciado no email de ontem 23/2/1011

Irineu Alves (*)

OS MÉDIUNS NA EUROPA

Em Londres, onde encontraram um Espiritismo em muitos pontos semelhante ao brasileiro, Waldo e Chico visitaram a redação de Psychic News e de “Two Worlds”, onde surpreenderam fichários e documentários completos sobre realizações espíritas de nossa Pátria. Estabeleceram contato com diversos espíritas e escritores ingleses, dentre outros: o famoso médium e escritor Maurice Barnabell e sua digna esposa, Mrs. Sylvia Barbanell, e Mr. Charles K. Shaw, da Associação Espírita da Grã Bretanha.

Na França, começaram por visitar, em Paris, a Maison dês Spirites, onde se edita a “Revue Spirite”; a célebre casa fundada por Léon Denis, o cemitério de Pére Lachaise, onde identificaram o túmulo de Allan Kardec, sempre recoberto de flores e incessantemente visitado por espíritas do mundo inteiro, túmulo esse que se localiza não longe do de outro batalhador da verdade, Gabriel Delanne. Em Carcassone, cenário do romance Cristo Espera por Ti, do Espírito de Honoré de Balzac, psicografado por Waldo Vieira, examinaram locais inteiramente de acordo com as descrições do grande romancista francês desencarnado, locais esses que foram filmados e documentados para a Exposição Espírita Permanente. Com efeito, é impressionante a semelhança de tudo aquilo que o Espírito escreveu, meses antes da visita dos médiuns à velha cidade do norte da França. Devemos consignar que tanto em Paris quanto em outras regiões francesas, os dois amigos e nós encontramos médiuns e espíritas bem intencionados.

Na Itália, visitaram a redação da revista “Luce e Ombra”, dentre outras organizações.

Em Portugal, estabeleceram relações estreitas com o Comandante Isiro Duarte Santos, confrade largamente conhecido e admirado no Brasil, visitando a redação de “Estudos Psíquicos”, e inteirando-se de como devemos valorizar, no Brasil, o clima de liberdade no que se prende à manifestação ostensiva do ponto de vista religioso.

Na Espanha, já o disse muito bem Waldo Vieira ao Prof. J. Herculano Pires, o “Espiritismo é subterrâneo”. Mesmo assim, sob o guante do medo, há espíritas lutando pela divulgação da verdade. Debalde os médiuns procuram localizar onde foi inumada a médium Amália Domingo Soler. Nem mesmo os ossos dos médiuns repousam em paz, em certas partes do mundo. Isto, a nosso ver, deve servir de estímulo a todos nós que defendemos, abertamente, a causa da Terceira Revelação.

De Portugal, vieram diretamente para São Paulo, onde permaneceram por três dias, tendo sido entrevistados por alguns jornais da Capital. Em seguida, retornaram a Uberaba, onde os companheiros da Comunhão Espírita Cristã, principalmente, os esperavam com imensa saudade. Tão logo de volta aos pagos, Chico e Waldo se entregaram, com a habitual resistência que lhes caracteriza a tarefa, ao trabalho do livro espírita, partilhando com todos os confrades as horas agradáveis das sessões públicas e particulares daquela organização.

O júblio maior que Waldo e Chico sentiram ao retornar a Uberaba, depois de abraçar os companheiros de luta, foi a certeza de estar contemplando as colunas de cimento armado da sede própria da EXPOSIÇÃO ESPIRITA PERMANENTE que se ergue em ritmo acelerado.

Eis, caro leitor, para terminar, uma súmula do que os médiuns realizaram na memorável viagem:

Cerca de 4 meses de viagem; visitaram: 6 países, 9 estados americanos; dezenas de instituições doutrinárias; adquiriram: 410 livros em 5 idiomas diversos; 760 cartões postais; 190 “lides”; 50 mapas e guias; assinaram diversos jornais e revistas para intercambio com Uberaba; tiraram: 38 filmes cinematográficos de 8 mm; 620 fotos incluindo preto-branco, coloridas e “slides”; fizeram inúmeras gravações da palavra de companheiros para os confrades brasileiros; receberam algumas dezenas de mensagens em inglês; trouxeram diversos aparelhos para o setor de divulgação da E.E.P.; deixaram assinado o contrato com a Philosophical Labrary, de New York, para a publicação antes do Natal do “Spirit Ideal” – preço de capa $3.70; foi fundado o “Christian Spirit Center”, instituição correspondente à Comunhão Espírita Cristã, com amigos de vários Estados; teve inicio o serviço de divulgação de mensagens para todos os países de línguas inglesa e árabe; Chico e Waldo aguardam a chegada de uma grande amiga, Profa. Mrs. Hazel Morris, da Lousiania, em janeiro próximo, que vem para uma temporada de 3 a 6 meses com eles, em Uberaba, com o objetivo de intercâmbio doutrinário, estudos do movimento nos Estados Unidos e também ministrar-lhes aulas de Inglês para melhorar-lhes os conhecimentos do idioma, da vida e da psicologia americanas.

(*) Nosso confrade Irineu Alves foi companheiro de viagem dos médiuns Waldo Vieira e Chico-Xavier e testemunha ocular de muitas das importantes realizações daqueles tarefeiros espíritas em plagas norte-americanas e européias. Nota da redação.

Anuário Espírita 2011- Em lançamento


0 comentários: