BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 20 de novembro de 2018

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 21-11-2018.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/21-11-2018.htm

Hamlet, Príncipe da Dinamarca.
Hamlet, Príncipe da Dinamarca, Ato I, Cena IV de Henry Fuseli . Hamlet, Horatio, Marcellus e o Fantasma, na plataforma diante do Palácio de Elsinor.


The Tragedie of Hamlet, Prince of Denmarke[1] (A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca), geralmente abreviada apenas como Hamlet, é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601.[2][3] A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traiçãovingançaincestocorrupção e moralidade.

Leia mais:
Ofélia. Óleo sobre tela por John William Waterhouse.

Ofélia (em inglês Ophelia) é uma personagem da obra Hamlet de William Shakespeare. É uma jovem da alta nobreza da Dinamarca, filha de Polónio, irmã de Laertes, e noiva do Príncipe Hamlet.
Origem:
Uma possível fonte histórica de Ofélia é Katherine Hamlet, uma mulher jovem que caiu ao Rio Avon e morreu afogada, em maio de 1579.
Embora se tenha concluído que a jovem se desequilibrou enquanto carregava bastante peso, os rumores da altura indicavam que sofria de uma desilusão amorosa que conduzira ao suicídio. É possível que Shakespeare se tenha inspirado nesta tragédia romântica na criação da personagem Ofélia. O nome Ofélia nunca fora usado antes desta obra.[1]
Ofélia. Óleo sobre tela por John Everett Millais.
Tartufo.
Tartufo (em francês Le Tartuffe) é uma comédia de Molière, e uma das mais famosas da língua francesa em todos os tempos. Sua primeira encenação data de 1664 e foi quase que imediatamente censurada pelos devotos religiosos que, no texto, foram retratados na personagem-título como hipócritas e dissimulados.
Os devotos sentiram-se ofendidos, e a peça quase foi proibida por esta razão, pelos tribunais do rei Luís XIV de França, onde tinham grande influência.
Na língua portuguesa, o termo tartufo, como em outro idiomas, passou a ter a acepção de pessoa hipócrita ou falso religioso, originando ainda uma série de derivados como tartuficetartúfico ou ainda o verbo tartuficar - significando enganar, ludibriar com atos de tartufice.
Don Juan (Molière)
Página de rosto de Dom Juan ou le Festin de Pierre - a versão censurada - com ilustração da estátua na festa. De obras póstumas de Molière, 1682.


Dom Juan ou a festa com a estátua (francês: Dom Juan ou o Festin de Pierre [dɔ̃ ʒɥɑ̃ u lə fɛstɛ̃ də pjɛʁ] ou simplesmente Le Festin de Pierre ) é uma peça francesa, uma comédia em cinco atos, escrita por Molière , e baseada na lenda de Don Juan . O título da peça de Molière também é comumente expresso como Don Juan , uma grafia que começou no século XVII. [1] Os personagens de Molière, Dom Juan e Sganarelle, são os franceses do espanhol Don Juan e Catalinón, personagens que também são encontrados na ópera italiana de Don Giovanni , Don Giovanni, e Leporello. Dom Juan é a última parte da trilogia da hipocrisia de Molière, que também inclui A Escola para Esposas e Tartufo. Foi realizado pela primeira vez em 15 de fevereiro de 1665 no Théâtre du Palais-Royal , com Molière desempenhando o papel de Sganarelle. [2]
Leia mais:
Molière. Óleo sobre tela por Pierre Mignard.
Imagem/fonte:
 Retrato de Molière pintado em Avignon c. 1658, após o qual Molière e o artista formaram uma amizade duradoura


Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière (Paris15 de janeiro de 1622 — Paris17 de Fevereiro de 1673[1]), foi um dramaturgo francês, além de actor e encenador, considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de destaque na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Molière usou as suas obras para criticar os costumes da época. É considerado o fundador indirecto da Comédie-Française. Dele, disse BoileauDans le sac ridicule où Scapin s'enveloppe je ne reconnais plus l'auteur du Misanthrope - ("No saco ridículo onde se envolve Escapino, não reconheço mais o autor de O Misantropo"). Como encenador, ficou também conhecido pelo seu rigor e meticulosidade.

Leia mais:
Le Diable Amoureaux de Jacques Cazotte
Retrato de Jacques Cazotte.

Jacques Cazotte , nascido em7 de outubro de 1719em Dijon e morte guilhotinada em25 de setembro de 1792em Paris na Place du Carrousel , é conselheiro do rei em seu conselho, comissário-geral da Marinha (1760), membro da Academia de Ciências e Belles Lettres de Dijon (1763), prefeito de Pierry (1790), escritor Francês, proprietário do Château de la Marquetterie de 1760 a 1789.
Leia mais:
Cazotte defendido por sua filha.
livro: Les Prisons de Paris; M. Alhoy e L. Lurine; 1846
O Batismo de Jesus por João Batista. Aquarela de James Tissot.
Piazza di Spagna (Praça da Espanha)  e  Via dei Condotti. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

0 comentários: