BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Lucas - Capítulo XXI

1 Jesus, levantando os olhos, viu os ricos deitarem as suas ofertas no cofre;   
2 viu também uma pobre viúva lançar ali dois leptos;   
3 e disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos;   
4 porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para o seu sustento.   
5 E falando-lhe alguns a respeito do templo, como estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse ele:   
6 Quanto a isto que vedes, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada.   
7 Perguntaram-lhe então: Mestre, quando, pois, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir?   
8 Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles.   
9 Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo.   
10 Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;   
11 e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.   
12 Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome.   
13 Isso vos acontecerá para que deis testemunho.   
14 Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de fazer a vossa defesa;   
15 porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer.   
16 E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós;   
17 e sereis odiados de todos por causa do meu nome.   
18 Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça.   
19 Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas.   
20 Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.   
21 Então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade, saiam; e os que estiverem nos campos não entrem nela.   
22 Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.   
23 Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! porque haverá grande angústia sobre a terra, e ira contra este povo.   
24 E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem.   
25 E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.   
26 os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.   
27 Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória.   
28 Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima.   
29 Propôs-lhes então uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;   
30 quando começam a brotar, sabeis por vós mesmos, ao vê-las, que já está próximo o verão.   
31 Assim também vós, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que o reino de Deus está próximo.   
32 Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo isso se cumpra.   
33 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.   
34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço.   
35 Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra.   
36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.   
37 Ora, de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, pousava no monte chamado das Oliveiras.   
38 E todo o povo ia ter com ele no templo, de manhã cedo, para o ouvir.  



Afresco barroco na Basílica de Ottobeuren. Alemanha,  ilustra a parábola do óbulo da viúva.
Imagem: 
A destruição do Templo de Jerusalém. Óleo sobre tela de Francesco Hayez.
Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
Oliveiras muito antigas no Getsêmani. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.



Getsêmani (português brasileiro) ou Getsémani (português europeu) (em grego: Γεθσημανή, transl. Gethsēmani; em hebraico: גת שמנים, transl. Gat Shmanim, do aramaico גת שמנא, Gat Shmānê, literalmente "prensa de azeite") é um jardim situado no sopé do Monte das Oliveiras, em Jerusalém (atual Israel), onde Jesus e seus discípulos oraram na noite anterior à crucificação de Jesus. De acordo com o Evangelho segundo Lucas, a angústia de Jesus no Getsêmani foi tão profunda que "seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão."[1]   (Wikipedia)
Escultura de pequena dimensão incrustada em parede da Igreja de Todas as Nações, ou Basílica da Agonia,  no
Jardim de Getsêmani,  que fica no sopé do Monte das Oliveiras. Local onde Jesus costumava orar. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo
Cristo entre os doutores. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.
Imagem/fonte:
Quadro intitulado “Mercadores expulsos do Templo” de Giovanni Paolo Pannini. Museu do Louvre, Paris, França.
Foto Ismael Gobbo.

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 12-12-2018.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/12-12-2018.htm

Adolfo, bispo de Argel.

Antoine-Louis-Adolphe Dupuch
Órfão aos 11 anos, foi criado pelo tio. Estudou no Liautard Institute em Paris, depois Collège Stanislas. Após a formatura, estudou direito e, em 1820, em Bordeaux formou-se como um advogado. Em 1822 ele entrou para o seminário de Issy em Paris e em 1825 em Saint-Sulpice para os sacerdotes ordenados. Depois disso, atuou em diversas funções pastorais e caritativas na Arquidiocese de Bordeaux. Por seu serviço durante a epidemia de cólera de 1835, ele foi condecorado com a Cruz da Legião de Honra. Em 1836, fundou um orfanato.
Em 25 de Agosto de 1838 foi nomeado bispo de Argel. Em 31 de Dezembro, ele embarcou para a Argélia, a fim de assumir o controle da diocese de cerca de 20.000 a 60.000 soldados e colonos.
Carlos Magno.


Carlos Magno (em latimCarolus MagnusalemãoKarl der GroßefrancêsCharlemagne2 de abril de 742 — Aachen28 de janeirode 814)[2] foi o primeiro Imperador dos Romanos de 800 até sua morte, além de Rei dos Lombardos a partir de 774 e Rei dos Francoscomeçando em 768. A denominação dinastia Carolíngia, que pelos sete séculos seguintes dominaram a Europa, no que veio a ser posteriormente chamado Sacro Império Romano-Germânico deriva do seu nome em latim "Carolus".[3][4]
Por meio das suas conquistas no estrangeiro e de suas reformas internas, Carlos Magno ajudou a definir a Europa Ocidental e a Idade Média na Europa. Ele é chamado de Carlos I nas listas reais da Alemanha (como Karl), na França (como Charles) e do Sacro Império Romano-Germânico. Ele era filho do rei Pepino, o Breve e de Berta de Laon, uma rainha franca. Carlos reinou primeiro em conjunto com seu irmão Carlomano, sendo a relação entre os dois o tema de um caloroso debate entre os cronistas contemporâneos e os historiadores.[5]
Clovis I levando os francos à vitória na batalha de Tolbiac , na pintura de Ary Scheffer do século XIX
Estátua de Sócrates. Biblioteca Nacional. Montevidéu, Uruguai.
Foto Ismael Gobbo

Sócrates (em gregoΣωκράτηςIPA[sɔːkrátɛːs]transl. Sōkrátēs; Alópece, c. 469 a.C. - Atenas, 399 a.C.)[1] foi um filósofoateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.[2]
Escola de Atenas. Vaticano.
Cristo entre os doutores. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.
Imagem/fonte:

Presépio. Santa Rita do Passa Quatro, SP. Foto Ismael Gobbo 12/2017.
Mapa do Mar da Galileia Lago de Tiberíades Lago de Genesaré Kinneret

O maior lago de água doce de Israel , o Lago Tiberíades, também é conhecido como o Mar de Tiberíades, o Lago de Genesaré, o Lago Kinneret e o Mar da Galiléia. O lago mede pouco mais de 21 quilômetros de norte a sul e tem apenas 43 metros de profundidade. O lago é alimentado em parte por nascentes subterrâneas relacionadas aosetor da Jordânia do Grande Vale do Rift, mas a maior parte de sua água vem do rio Jordão, que entra do norte. O curso sinuoso do rio pode ser visto drenando a extremidade sul do lago no fundo da imagem. Os padrões de campo angulares verdes e marrons cobrem a maioria das encostas nesta paisagem árida. Telhados brilhantes são a marca registrada de várias aldeias da região. O maior agrupamento de telhados brilhantes e quarteirões da cidade indica a localização de Tiberíades (em homenagem ao imperador romano Tibério), visível à imagem deixada na margem sudoeste do lago.


Jesus centralizou seu apostolado às margens do Mar da Galiléia, sobretudo na cidade de Cafarnaum. Dali partiu para outras regiões em pregações, inclusive em Jerusalém, onde foi crucificado. O Mar da Galiléia é um lago de água doce que recebe as águas do Rio Jordão.
Mapa do mar de Galiléia em A dictionary of the Bible (1887)
Fonte:
Banhistas no Mar da Galiléia em Tiberiades. Foto Ismael Gobbo
Mar da Galiléia em Tabgha, local onde teria ocorrido o episódio bíblico da Multipliação dos pães e peixes.
Foto Ismael Gobbo
Mar da Galiléia em Cafarnaum. Foto Ismael Gobbo
Placa indicativa de Cafarnaum. Israel. Foto Ismael Gobbo